ESQUENTANDO OS TAMBORINS DA POLÍTICA DO BAIXO SUL

Meus amigos, essa vida de blogueiro e sorveteiro não é fácil, sei que estão me cobrando a atualização do blog, mas infelizmente esse período de verão é sempre muito corrido para nós, fica quase desatualizado pela falta de tempo, mas não se preocupem que a partir de amanhã, segunda-feira, estarei fazendo pequenas postagens para que possamos debater nossa política diária.

Tenho aqui um discurso que o deputado Hildécio fez, por conta da inauguração da nova Câmara e Cadeia de Cairu, e creio que se der, ainda posto hoje. A política de Cairu é uma política ativa, apimentada, cheia de momentos intempestivos.

Já a política de Valença, anda meio morta, especula-se tantas coisas. Já disseram até que o “Tio” vai apoiar o sobrinho, Claudio Queiroz, para prefeito. Claudio, hoje é igual a Ricardo Moura, são considerados os competentes de Valença, competem, competem e não ganham nada. Forte mesmo quem vem chegando é Martiniano Costa, que tem o Secretário da Serin como seu grande aliado e apoiador. Também a prefeita Jucélia que tem o poder na mão e é amiga do governador. Já algumas pessoas aqui em Valença dizem que onde Hildécio tocar o dedo, esse vira prefeito, uma espécie de Rei Midas da política. Eu não acredito, acho que o ex-prefeito de Cairu é um grande estratégista político, mas dentro do seu território que é Cairu. Aqui ele já amargou a derrota de Ricardo, de Geddel por duas vezes e também do septuagenário Paulo Souto e de quebra a derrota de Aécio. Continua do lado fraco e do lado fraco não vai pra lugar nenhum. Certo fez Fernando, correu logo e se acomodou alí do lado dos mais fortes.

Se essa turma do PMDB não se organizar, vão levar pau toda a vida, ficam aí achando que os “elefantinhos” são os caras e depois se quebram. Política se faz com o novo, não na idade, mas nas idéias, nos pensamentos, nas mudanças e transformações.

 

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Jaime Lessa disse:

    Como político você é um ótimo sorveteiro Pelegrini… sabe tudo!

  2. XPTO disse:

    Pelegrini, sei que política é algo intermitente e dinâmico. Mas, se me permite um pequeno comentário: estamos ainda na aurora de 2015 e a próxima eleição municipal é em outubro de 2016. Passaram ainda muita água por baixo da ponte até vermos mesmo qual será o verdadeiro cenário eleitoral.

    Sobre Cairu, esse desentendimento entre o criador e a criatura é realmente interessante. Mas… durará até quando? Você lembrou bem que Hildécio, apesar da sua fama de Rei Midas eleitoral, foi testado com sucesso lá na cidade dele. Aqui em Valença seus apoios foram furados – Ricardo Moura, Geddel, Paulo Souto e Aécio. Depois, ele estará em Salvador, um tanto distante do cotidiano político da região. Será que era isso mesmo que Fernando estava esperando, para não ficar na sombra de seu padrinho? Ou será que, na verdade, Fernando está preparando o terreno para uma futura adesão de Hildécio à base governista? Não afirmo, apenas faço a especulação pelo fato de que, no cenário estadual, o PMDB cada vez mais perde espaço e está ficando muito na dependência dos outros partidos mais hegemônicos. Não nos esqueçamos que, muito do núcleo histórico do MDB oposicionista já não está mais no atual PMDB – já migraram para partidos como PT, PSDB e até o DEM. Depois, qual é o quadro de votação do PMDB nas eleições, desde 2002?

    Em 2014, o PMDB, coligado com o DEM e o PSDB numa coligação grande, perdeu feio e de virada, amargando 37,39% contra 54,53%.

    Em 2010, Geddel, mesmo com uma coligação grande de 12 partidos (entre eles, o PR e o PTB) amargou um terceiro lugar, com 15,56%. Tudo bem, Paulo Souto, numa coligação menor, porém densa eleitoralmente (DEM/PSDB), obteve 16,09% – em contraposição aos 63,38% do PT.

    Em 2006, participou da coligação do PT e fez o vice-governador, naquela eleição histórica em Jacques Wagner recebeu 44,88% dos votos, contra 36,51% do então governador Paulo Souto.

    Em 2002, Prisco Viana ficou com a terceira colocação, com apenas 4,23%, mesmo coligado com o PSDB. O PT, segundo colocado, teve 38,47% e Paulo Souto, 53,69%.

    E só para constar a série histórica: em 1998, o PMDB se coligou a primeira vez com PFL (cabeça de chapa) e venceu as eleições. Em 1994, foi o quarto colocado (atrás de Paulo Souto, João Durval e Jutahy Magalhães, respectivamente), com 8,28%. E em 1990, ficou em segundo lugar, com 32,10%. Só em 1986 é que o PMDB realmente na Bahia, com Waldir Pires, com 66,95% dos votos. EM em todos elas, está diminuindo a quantidade de deputados federais eleitos por essa legenda.

    Ora, o que fica claro é que o PMDB, como cabeça de chapa, já não tem mais força sozinho e, como confederação de caciques, tem um quadro muito fluido para sobreviver como partido forte para disputar a hegemonia na sociedade. Será que os PMDBistas continuaram essa linha oposicionista dos irmãos Vieira Lima, tornando linha de transmissão de outros partidos? Logo o partido que, no cenário nacional, ainda tem relevância – a ponto de ser o partido do vice-presidente? A cada ano míngua os deputados que o partido elege para os parlamentos e menos nos rincões, a sobrevivência política dos caciques locais tem levado à desobediências ostensivas por parte dos frente em relação ao Diretório Estadual. Por isso, penso que, seja por maquiavelismo palaciano em Ondina, seja por caminho natural interno, não estranharia uma nova aproximação do PMDB baiano com o atual governo do estado – quiça, rebolando feito Salomé, entregando as cabeças de Geddel e de Lúcio sob uma bandeja de prata. E com o PMDB estadual aderindo, acaso Hildécio ficará sozinho como um Don Quixote imaculado? Aliás, Hildécio, na eleição passada, basicamente só fez campanha para Paulo Souto, por força das circunstância. Burocraticamente citava de Geddel como candidato a senador e ignorou solenemente Aécio Neves durante todo o primeiro turno. E só me movimento por Aécio no segundo turno meio que para não ficar feio junto aos seus aliados na época – pelo menos, assim me pareceu. E a vinda de Fernando para o lado do PT só se deu no segundo turno, quando Rui Costa estava sacramentado como sucessor de Wagner… Diante disso, faço essa possível especulação sobre os caminhos de Cairu. E, como eu disse, ainda há a muita água a rolar por lá…

    Quanto ao cenário de Valença, essa “disputa” de Cairu, aparentemente, mata a especulação de que Hildécio pudesse se candidatar para prefeito de Valença. Na nossa cidade, Ricardo Moura agiu como o coveiro do PMDB e, aparentemente, não há mais quadros bons e competitivos aqui. Na Câmara de Vereadores, quem se destaca, como o melhorzinho, é Jairo – que não se mostrou um bom nome para prefeito, pelo menos, com a densidade eleitoral de Ricardo Moura. Cláudio será o nome da direita? Ele ainda está meio queimado devido a sua gestão tampão. Jucélia se apresenta como um nome mais forte devido a máquina porque, se me permite a sinceridade, a gestão dela é ainda anódina, sem maiores realizações realmente digna de nota – o que me faz pensar que essa aproximação com o governo estadual não é pura tática de sobrevivência política. Concordo contigo quando tu lembra de Martiniano Costa como um nome forte. Ele que fora chefe de gabinete na Serin e continua nessa posição, através do apoio de seu amigo Josias Gomes. Seu teste será na manutenção de Valença como centro das políticas educacionais da região, nos novos núcleos que irão substituir as DIRECs. Nas eleições legislativas, Martiniano se mostrou mais puxador de voto que Jucélia, contribuindo para as eleições de Josias Gomes e Paulo Rangel – ao passo que o candidato petista de Jucélia, Robinson Almeida não logrou se eleger e ficou estranho os apoios dúbios de Jucélia para um candidato à deputado estadual situacionista e outro oposicionista. Mesmo assim, ainda é cedo em pensar que a próxima disputar será mesmo entre Martiniano e Jucélia. Qual fato político poderia colocar um novo nome na disputa? E mesmo não se apresentando nada no horizonte que se justifique tal ato, será que poderíamos ter algum conchavo palaciano de acomodação de forças? Ou alguém mudará de lado, caso seja conveniente para uma (re)eleição? Ou ainda, o nome da vez será alguém saindo da atual Câmara Municipal? Ainda é muito cedo para se fazer as apostas. O mais certo é saber nesse verão, amigo Pelegrini, seus sorvetes e picolés serão mais que bem vindo para aguentar esse calor da zorra que se aproxima. Aliás, quais são os sabores de Palleta Mexicana que você está/estará oferecendo ao público? Terá algum sabor exótico, como Capim Santo, Erva Mate, Abóbora ou Romeu-e-Julieta?

    PSTU Saudações.

  3. XPTO disse:

    Pelegrini, sabe de uma coisa: ficando pensando em que o Analista diria dessa situação de Cairu. Apesar do silêncio sepulcral, ele seria a pessoa mais correta para fazer uma análise de conjuntura…

  4. barbarino disse:

    quer dizer então que o novo é se acomodar do lado do puder?vergonha essa classe que vive de buscar as migalhas do governo e mais vergonhoso são os incentivadores dessas praticas. como politico o senhor tem grande oportunidade de ser um bom sorveteiro.

  5. CARLOS disse:

    Como sempre Martiniano so aparece aqui em eleições e e o que mais apanhou nas urnas, mesmo como apoio do governo presidente perdeu pra jucelia e hj que a prefeita tem o senador otto, governador ruy e o ex. wagner que tem abrigação de apoiar ela pois a mesma mesmo sendo seu partido contrar o governo ela ficou a favor, e martiniano ta sem moral no palacio de ondina foi secretario tampão e no atual governo nem seu nome foi lembrado imagine pra prefeito que venha 2016 E JUCELIA NA CABEÇA DE MEU POVO..

  6. XPTO disse:

    Carlos, creio que essas são ilações não batem com a verdade dos fatos. Por exemplo, QUEM DISSE QUE Martiniano FOI “SECRETÁRIO TAMPÃO’? Ele foi chefe de gabinete (o que é uma coisa TOTALMENTE diferente. Depois, QUEM DISSE QUE ELE NÃO TEM “MORAL”? O que acontece é o inverso – Martiniano é mais respeitado FORA de Valença, sempre gozou de mais prestígio junto a cúpula do partido – aliás, para quem usa essa “critica de que fica pouco aqui”, seria interessante observar esse detalhe da biografia dele, QUANTAS VEZES ele está em cargos e atividades de vulto bem maior do que sonha alguns provincianismos. E na eleição, foi MARTINIANO quem realmente CAPITANEOU A CAMPANHA de Rui Costa e elegeu os candidatos que ele apoiou. Jucélia apareceu mais AQUI e fez muito jogo de cena na imprensa e nas redes sociais. Informar-se um pouco sobre os fatos não custa nada para ninguém.

    PSOL Saudações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *