A culpa é dos sulistas! (leia com ironia)
Eu já esperava por isso quando, finalmente, o TSE mostrou a apuração dos votos. Diante de uma vitória apertada do Dilma, quando a quase consolidação dos resultados das urnas no Sul-Sudeste contrastava com o fato de que ainda havia as urnas do Norte-Nordeste ainda estava sendo apuradas, começaria o show de horrores: os derrotados, na falta de argumento melhor, começaram a culpar do Nordeste pelo resultado da eleição e para isso, foi liberado todo o chorume contido em sua caixa craniana.
A galimatia é bem conhecida: nordestino é burro (por isso vota no PT); nordestino é influenciável (só votou porque recebe Bolsa-Família); o nordestino é pobre miserável (pelo mesmo motivo de depender da Bolsa-Família do PT); nordestino é a suprema encarnação do outro que rompe com narcisismo egocêntrico e xenófobo do sul “maravilha”(?). Daí veio o corolário de que: a) nordestino não deveria votar; b) nordestino deveria viver em bantustões “independentes” para não atrapalhar mais a plutocracia ignara e arrogante em desgovernar o Brasil; c) Se preciso for, até realizar uma solução final do problema nordestino no meu exemplo hitlerista: exterminando os nossos compatriotas setentrionais. O pior é que, desde 2006 esse mantra está sendo cada vez mais repetido nas redes sociais a cada derrota da direita e sendo feita pelos eleitores mais exaltados e ignorantes – mantra esse cuja resposta se limita a uma tímida reprimenda moral, alguma pena judicial branda e um silêncio (não sei até que ponto) magnânimo dos injuriados.
Mas, sabe de uma coisa? Gostaria de deixar de lado o bom-mocismo cristão “perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem”, o estoicismo político de suportar as asneiras alheias e oferecer a mesma peçonha destilada na Baba de Caim a essas pessoas, invertendo a argumentação – com o declarado motivo de ridicularizá-las.
Sinceramente, gostaria de dizer que, no fundo, a Culpa é do Sul. Tínhamos feito uma eleição linda e poderíamos termos ganho com uma votação tranquila (quiçá, liquidarmos a fatura logo no primeiro turno) se não fosse culpa de quem? Da neoplasia do Brasil chamado (com o perdão da má palavra) “Sul-sudeste”! Sempre eles vêm para melar o processo e impedir que a nossa nação realize o tão sonhado “grande salto adiante” na civilizacional. São os burros que não sabem votar e escolhem errado, elegendo a demo-tucanalha e o pântano que compõe o baixo clero do Poder Legislativo! Não iria mentir (se eu não estivesse sendo irônico agora, com esse texto) que gostaria de me revoltar com isso e dizer algumas verdades a esses pascácios.
Que moral os paulistas tem para criticar a escolha nordestina pelo melhor do país quando eles se deixam manipular pela mídia e elegem um governo que colocou São Paulo no Mapa da Seca? Grupo esse que irão para 24 anos! Será que eles não percebem a ditadura demo-tucanalha, conservadora, xenófoba, criptoseparatista, excludente, neoliberal, homofóbica, fundamentalista religiosa (e outras desgraças mais) que vivem? Só mesmo a burrice para justificar a eleição de um grupo político que, mais uma vez, não entende nada de gestão hídrica (não nos esquecemos do apagão elétrico ocorrido no segundo governo FH do seu C). Por isso que está se falando de uma ajuda para libertar os paulistas através da “Bolsa-Água” e do programa “Meu banho, minha vida”, pois a gestão mercantilista da Sabesp se mostrou um fracasso (como geralmente acontece na gestão demo-tucanalha). Está provado que não sabem votar e, portanto, deveriam ser excluído do processo eleitoral brasileiro!!
Ainda falando dos paulistas (e incluindo também os fluminenses, catarinas, mineiros, capixabas, paranaenses e gaúchos já que não estou a fim de ver nuances, mas colocar tudo no mesmo balaio simplista #sqn), quem virou motivo de piada nacional elegendo com votação maciça a excrescência do Congresso Nacional, nas figuras de Marcos (in)Feliciano, Celso Russomano, Paulo Maluf e os Bol(ta)sonaros “Biba Pai” e “Biba Filho”? Ou melhor, quando um estado elege um Coronel Telhada ou um Samuel Malafaia para uma assembleia legislativa, é porque não se respeita como tal… Mas, no fundo, o que se observa é que esses estados meridionais são a quinta essência do coronelismo, em que os clãs Maia, Garotinho, Covas, Abi-Ackel e Bornhausen fazem e desfazem deputados, merecem uma intervenção e ficarem sob a tutela dos avançados estados democráticos do Norte-Nordeste.
E se eu fosse pensar numa causa para o atraso do Sul, o que poderia talvez mais afirmar? São Paulo nasceu uma piada pronta: o bandeirante mesmo, sozinho, é destinado ao fracasso… Comemoram altivamente uma revolução (?) constitucionalista (??) que é na verdade uma derrota militar estrondosa. Arrotam aos quatro ventos que são a locomotiva da economia nacional que, na verdade, foi erguida pelo valoroso sangue nordestino e as matérias primas vinda do norte. O paulista quatrocentão clássico, bastardo bandeirante cuja fidalguia cafeeira deriva do aprisionamento indígena, até para montar o parque industrial, precisou da ajuda de fora, na figura dos seus imigrantes.
E falando em imigrantes, não seria justo pensar (usando o mesmo argumento preconceituoso dos ignorantas sulistas) que o pessoal de Santa Catarina (estado com o voto mais conversador) deveria ter menos direito a voto, exatamente porque a maioria de povo é composta por brasileiros “recentes”? Afinal, o Brasil foi descoberto na Bahia e foi no nordeste que estão os mais antigos pontos de civilização brasileira e colonização lusitana (um dos pilares centrais e histórico da formação de nosso povo). Salvador é a arquidiocese mais velha e a primeira capital, Pernambuco (com a cana-de-açúcar) foi o primeiro polo econômico e as muitas cidades nordestinas são antiquíssimas do país. Santa Catarina, não! Entrou depois como terra marginal e ainda é composta de descendentes de imigrantes de outras terras que não das mães Lusitânia. América e África. Como eles podem entender o que melhor para o Brasil? Deixemos isso aos nordestinos, fundadores natos de nossa república. No máximo, teriam etnarcas tutelados para cada quisto de imigrantes e, talvez, necessitem de programas sociais nacionalizantes a fim de aprenderem mais sobre o Brasil antes de opinar.
E como solução final, eu pregaria que os nordestinos deveriam fazer um último sacrifício altruísta e patriótico, levando nossos genes avançado para lá. Será um grande favor para o Brasil não deixar que sulista se reproduza com sulista a fim de que deixe essa burrice se reproduzir. Antes, eugenicamente precisamos dar a essa raça o melhor de nosso sangue, da nossa educação, da nossa cultura, até mesmo da nossa culinária. Nossa pátria teria o que agradecer com essas medidas, com cerveja!
Bem, se você conseguiu ler isso até aqui e serenamente não concorda com as teses levantadas acima, parabéns! EU TAMBÉM NÃO CONCORDO COM NENHUMA DELAS! No fundo, as idiotices que as fundamentam são do mesmo material que justificam os ataques preconceituosos aos nordestinos pela vitória de Dilma. Mas, se aqui, o que eu escrevi é um modesto exercício de ironia, o que se ver na internet é o triste retrato de que o nosso país precisa avançar nos elementos mais elementares da civilização e tornar inadmissível qualquer sinal de preconceito – principalmente entre patrícios filhas e filhos da grande Pátria-Mátria-et-Fátria Brasil.
P.S. E só para lembrar: foram os votos de Minas Gerais e do Rio de Janeiro (região Sudeste) que foram numericamente decisivos para a vitória de Dilma, da mesma forma Aécio ganhou em três estados amazônicos. Será que isso não foi notado pelos preconceituosos do Sul, revoltados com o resultado democrático da eleição?
J.B. de Oliveira Cristo (XPTO)
51 anos; Mestrando em História Regional e Local (UNEB-SAJ)
Depois de ler esse texto, chego a conclusao que a melhor resposta e o meu silencio!!!
Depois de ler esse texto, chego a conclusao que a melhor resposta e o meu silencio!!
Bravo! Perfeito só Deus, mas esse cara escreveu com a maestria de um bom nordestino bem informado e inteligente. Parabéns!
Caro Larry Smith, espero que você tenha entendido, em primeiro lugar, que o texto todo é uma ironia com os ataques preconceituosos contra os nordestinos na internet. Fiz questão de enfatizar isso o tempo todo que alguns argumentos “preconceituosos contra o sul” são tão absurdos como a onda preconceituosa contra o nordeste, vindo da histeria demo-tucanalha por terem perdido a eleição. A diferença é que sei que o que disse (algumas delas) são absurdas e não devem ser levadas ao pé da letras. Já o que foi dito contra o Nordeste, esse foi dito como se fosse verdade mesmo…
Perfeito XPTO. Faltou vc mencionar que o Estado do Paraná foi descoberto e emancipado por um Nordestino Valenciano, chamado Zacarias de Góes Vasconcelos, além de outros intendentes nascidos aqui, que desbravaram a região sul, sudeste Brasileiro
O texto é meio nebuloso em alguns momentos, mas, na essência, é um fino ensaio irônico sobre o preconceito e a ignorância.
Sabemos que a internet e terreno fertil para o aparecimento das mais inacreditaveis crendices:podem surgir teses de que o PT manipula o clima para que as chuvas sejam raras em sao paulo,ou que o proprio PT,usando ciencia Ovni-cubana ,conseguiu aumentar a absorcao de agua pelo solo sub-cantareira).Caso comprovado ,parte-se para a caca as bruxas,ou seja ,os responsaveis pelos danos:em roma antiga ,os cristaos foram condenados por supostamente porem fogo na grande cidade;na alemanha,os judeus vistos como responsaveis pela quebra da nacao germanica;em muitos lugares,protestantes eram vistos como causas de grandes tragedias,vistas como castigo divino pela presenca de um povo tao diferente;no nosso caso ,os eleitories do Pt,ou seja, a confederacao minas-rj-norte-nordeste.Talvez assistamos o fortalecimento de movimentos como o da Republica Juliana.Mas nao sou tao pessimista,acredito que parem por ai,a aceitacao vira logo:o povo brasileiro tem vocacao para a paz(Deitado eternamente em berco esplendido).Logo logo a poeira abaixa,as forcas de oposicao se redefinem(importantes essas num regime democratico) e tudo volta como dantes.Os proximos capitulos dessa novela e que renderao grandes risadas ,fruto de teorias mirabolantes tendo como alvo os pobres mortais do norte de Capricornio e sua “representacao” partidaria.(eu por exemplo,fico indignado quando o meu Baea perde,fico enfurecido quando o vice de canabrava ganha,jamais passei disso)
retificando,nao :”caso comprovado”: a caca as bruxas comeca logo,pois muitas vezes pensa-se ,e o que e pensado e tomado como snedo verdade absoluta
Caro ze ninguem abestado, concordo com muitas de suas teses. Eu só fico preocupado com essa repetição da desculpa “só ganhou porque o Nordeste pobre e ignorante vive do Bolsa-esmola”. Ok, eu entendo que, logo depois de uma eleição, a raiva de quem perdeu tende a racionalizar procurando um culpado externo: Dr. Wilson Gomes, professor de comunicação da UFBA, em meio a um de seus comentários no facebook, brincou que, caso o PT fosse derrotado, a bola da vez seria a “terrível mídia manipuladora”. Eu posso entender que, num momento de perda, os derrotados passem pelas cinco etapas de Kübler-Ross. Agora, se me permite a dúvida: será que, nesse constante lapso freudiano, nossa direita está gestando um monstrinho? Quando os partidos da Demo-tucanalha não se voltam para se posicionar contra esse preconceito e as respostas legais continuam tímidas, não corremos o risco de que se acirre e se naturalize ainda mais o preconceito? Em suas colocações, você citou bem o anti-semitismo germânico, que era latente desde os séculos XIX e XVIII. Contudo, foi por não haver posicionamentos contrários mais forte que se redundou na Nazismo e o resultado a História mostrou, para quem quiser ver…
Caro Cazezeu, falar do nosso conterrâneo Conselheiro Zacarias seria até covardia – uma vez que o Paraná é o que é hoje devido a um valenciano que era de esquerda (no caso, Zacarias era defensor do liberalismo clássico, numa época em que ainda imperava o paeloconservadorismo). Até porque, deveríamos lembrar também que o Barão de Uruguaiana foi presidente (ou seja, governador) do Rio Grande do Sul, na época do império – sendo que, Uruguaiana também era de “esquerda”, ou seja, liberal.