LAVAGEM DO AMPARO MANTÉM BRILHO E TRADIÇÃO
Antecipada para este domingo (19), em virtude do pleito eleitoral do próximo domingo, a Lavagem do Amparo de 2014, principal manifestação do sincretismo religioso em Valença, que antecede a realização da festa da padroeira da cidade. Nossa Senhora o Amparo, manteve o brilho e a beleza de sempre. e neste ano contou com a participação 16 terreiros do povo de santo. O cortejo saiu da Praça Admar Braga Guimarães por volta das 09 horas, chegando ao adro do Amparo por volta das 11 horas.
Sob a coordenação e organização das secretarias de Cultura e Turismo, o evento contou ainda com as participações da prefeita Jucélia Nascimento, do vice-prefeito e secretário de Agricultura, Joailton de Jesus, secretários e colaboradores.
Para a prefeita Jucélia Nascimento, festa representa um dos expoentes da cultura popular de Valença “Manter as tradições, garantir a diversidade, zelar pela cultura, preservar o respeito às pessoas, a fé e o amor ao próximo. Esta é a lavagem do Amparo”.
Presente ao evento, o presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro destacou a importância da manifestação e o trabalho realizado pela Prefeitura para manter a tradição. “A prefeita Jucélia Nascimento tem demonstrado comprometimento contribuído para realizar esta grande festa”, disse.
FESTA
A parte religiosa da festa do Amparo começa no próximo dia 30, às 19h30, com a abertura do Novenário e a procissão luminosa, com as imagens de Nossa Senhora do Amparo e do Sagrado Coração de Jesus. No dia 08 de novembro, dia dedicado a Nossa Senhora do Amparo, a programação começa às 06h, com o Ofício de Nossa Senhora, ás 07 horas a missa das comunidades, às 10 horas, missa festiva, às 15 horas, procissão solene saindo do Amparo e às 18 horas o show Mariano e a benção do santíssimo.






É a política no Baixo Sul do Estado da Bahia.
Realmente não tem dono. Tem colonizadores. Povo valenciano não manda em nada rs.
janeiro 9, 2026 às 4:28 pm Excelente texto! Mas, tem babacas que não entendem o que é soberania ou não…
Excelente texto! Mas, tem babacas que não entendem o que é soberania ou não querem entender! Esses imbecis são os…
Reflexão pertinente sobre um tema cada vez mais presente. Os avanços tecnológicos pedem análise cuidadosa, responsabilidade e diálogo.