LAVAGEM DO AMPARO MANTÉM BRILHO E TRADIÇÃO

amparoAntecipada para este domingo (19), em virtude do pleito eleitoral do próximo domingo, a Lavagem do Amparo de 2014, principal  manifestação do sincretismo religioso em Valença, que antecede a realização da festa da padroeira da cidade. Nossa Senhora o Amparo, manteve  o  brilho e a beleza de sempre.  e neste ano contou com a participação 16 terreiros do povo de santo. O cortejo saiu da Praça Admar Braga Guimarães por volta das 09 horas, chegando ao adro do Amparo por volta das 11 horas.

Sob a coordenação e organização das secretarias de Cultura e Turismo, o evento contou ainda com as participações da prefeita Jucélia Nascimento, do vice-prefeito e secretário de Agricultura, Joailton de Jesus, secretários e colaboradores.

Para a prefeita Jucélia Nascimento, festa representa um dos expoentes da cultura popular de Valença “Manter as tradições, garantir a diversidade, zelar pela cultura, preservar o respeito às pessoas, a fé e o amor ao próximo. Esta é a lavagem do Amparo”.

Presente ao evento, o presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro destacou a importância da manifestação e o trabalho realizado pela Prefeitura para manter a tradição. “A prefeita Jucélia Nascimento tem demonstrado comprometimento contribuído para realizar esta grande festa”, disse.

FESTA

A parte religiosa da festa do Amparo começa no próximo dia 30, às 19h30, com a abertura do Novenário e a procissão luminosa, com as imagens de Nossa Senhora do Amparo e do Sagrado Coração de Jesus. No dia 08 de novembro, dia dedicado a Nossa Senhora do Amparo, a programação começa às 06h, com o Ofício de Nossa Senhora, ás 07 horas a missa das comunidades, às 10 horas, missa festiva, às 15 horas, procissão solene saindo do Amparo e às 18 horas o show Mariano e a benção do santíssimo.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *