CAMPANHA DE DILMA DIZ QUE ELA TEM 47% E AÉCIO, 44%
Às 14 horas e 50 minutos de 13 de outubro de 2014 o Blog manteve contato com o QG de Dilma Rousseff e obteve informação sobre o tracking da manhã desta segunda-feira. Dilma estaria empatada tecnicamente com Aécio Neves, mas, numericamente, teria passado à frente.
Se a eleição fosse hoje, Dilma teria 47% dos votos absolutos e Aécio, 44%.
Vale explicar que os números referem-se a sondagens majoritariamente por telefone e indicam tendência, não podendo ser precisados em termos numéricos. Os trackings servem para dizer se há movimento de alta ou de baixa dos candidatos, comparando os números mais atuais como os mais antigos.
Apesar dos artifícios para materializar na opinião pública crença em favoritismo de Aécio, desde sábado as pesquisas internas da campanha de Dilma davam números muito diferentes da pesquisa Sensus divulgada recentemente.
Nesta segunda feira, os números apontaram para ultrapassagem de Dilma sobre Aécio. Como a diferença é muito pequena, dentro da margem de erro, o empate técnico permanece. (247)
Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania
“Faz mais de 10 anos que todo mês tenho uma “briga” marcada com o meu barbeiro, um cearense de trajetória admirável. Ele veio para São Paulo nos anos 70 em busca de uma vida melhor. Comeu o pão que o diabo amassou, mas pode-se dizer que venceu.
Em Sampa, Pedrinho conheceu uma pernambucana, que desposou. Com ela teve um filho, que nasceu “especial”. Mas sua trajetória de vida fez dele um conservador. Aprendeu a cortar cabelo quando serviu no Exército, e não foi só isso que lá aprendeu.
A caserna fez do barbeiro cearense um reacionário. Tem preconceito contra homossexuais e sempre teve um ódio visceral pelo PT. Inexplicavelmente, por conta do Bolsa Família.
Algumas vezes pensei em trocar de barbeiro, mas, além de Pedrinho ser um homem sério, trabalhador e de bom coração – apesar da ignorância –, ninguém corta meu cabelo tão bem quanto ele.
O barbeiro e a família que formou integraram-se à classe média paulista, sobretudo depois que ele começou a ganhar dinheiro – ironicamente, na era Lula –, comprou o imóvel onde funciona a barbearia e se mudou para a Vila dos Remédios, do outro lado do Tietê – morava em Guaianases, antes.
Não chega a ser um bairro nobre, mas a casa é dele.
Uma vez por mês, entro no estabelecimento, abraçamo-nos e logo me acomodo em uma das três cadeiras eletrônicas de barbeiro das quais ele tanto se orgulha, apesar de que jamais entendi por que um barbeiro que trabalha sozinho precisa de três cadeiras.
Enfim, após as gentilezas protocolares, eu ou ele puxamos o assunto política. Às vezes, finjo que desta vez não estou afim de discutir, mas a discussão acaba surgindo. E sempre acalorada. Terminou o corte, porém, volta a cordialidade e nos despedimos com outro abraço.
Pedrinho previu que Marina se mostraria uma farsa e que logo ruiria. E, antes de qualquer outro, já dizia que o candidato “certo” para “derrotar o PT” seria Aécio, que iria para o segundo turno.
Detalhe: Pedrinho só se informa pela tevê e pelo rádio – Globo e CBN. E pelos “doutores” engravatados da Bovespa que também cortam o cabelo ali – a barbearia fica no centro velho. Não lê jornais ou revistas, e parece ter medo da internet e de computadores em geral.
No sábado, fui cortar o cabelo. Alguma coisa me dizia que teria muito a discutir com meu barbeiro, e que, desta vez, a conversa poderia ser diferente.
Explico: Pedrinho é um nordestino orgulhoso, do que dá prova a decoração com motivos nordestinos no salão. Nos dias que antecederam a ida até lá, fiquei imaginando se ele ficara sabendo da onda de ataques a nordestinos na internet…
Quando apareço na porta da barbearia, ele não me encara. Cabisbaixo. E eu, em tom de ironia:
– Como é que anda o barbeiro mais baiano de São Paulo?
– Ah, vai falar da xingação, né?
– Se você quiser…
– Bando de filhas da puta. A gente construiu essa merda dessa cidade.
– Como você ficou sabendo da onda de preconceito, Pedrinho? Está usando computador, agora?
– Deus me livre. Foi a Jussara [a esposa]
– E sobre a “xingação”, o que você sentiu?
– Raiva, né? Que você acha?!
– Não sei, ora. Afinal, você sabe por que xingaram os nordestinos, né?
– Sei…
– Então… Se você não gosta do PT, se tem tanta raiva do PT, fiquei pensando se não iria apoiar os eleitores paulistas do Aécio que xingaram o povo do Nordeste por votar em peso em Dilma.
– Porra, Eduardo! Minha mãe é cearense, meu pai é baiano, meus irmãos são cearenses, minha avó é cearense, porra!
– O que você sentiu?
– Decepção
– Decepção? Não foi raiva?
– Também, mas mais decepção.
– Vamos ver se entendi: você não sabia que os paulistas da gema veem assim o Nordeste?
– Achei que isso era coisa do passado. No meu bairro tem tanto nordestino, aqui no centro tem tanto nordestino… São Paulo é só nordestino, porra!!
– Sim, é verdade. Mas uma parte dos paulistas não se mistura… Ou você não sabia disso?
– Sabia, mas não sabia que pensavam essas coisas…
– Ah, vai me dizer que não sabe quem é Mayara Petruso?
– Quem?
– Aquela filha de um dono de supermercado de Bragança Paulista, estudante de direito, quem, em 2010, logo após a vitória de Dilma no segundo turno, pediu que as pessoas fizessem “um favor” e matassem um nordestino afogado.
– Não sabia. Teve isso, também?
– Teve…
– E o que aconteceu com ela?
– Foi processada, perdeu o emprego, ficou manchada.
– Cadeia não, né?
– Filha de bacana, Pedrinho. Mas, para ser honesto, sendo ré primária…
– Ah, tá. Tendi…
Ficamos algum tempo em silêncio. Pelo espelho, olhava o semblante do meu barbeiro. Juro que havia dor.
– Ficou chateado, né, Pedrinho?
Os olhos dele marejaram.
– Fica assim não, Pedrinho. Essa gente não merece. Eles são ignorantes. Escravizaram as meninas da sua terra, trancaram-nas em quartinhos de empregada sem janela, trabalhando 7 dias por semana. Essa gente odeia vosso sotaque, vossa comida, vossa cultura. Mas não abre mão dos vossos serviços…
– Eu nunca pensei… Falei com a Ju, Eduardo. Estamos pensando em voltar pra terrinha. Juntei dinheiro, aqui. Acho que quero viver onde não sou desprezado. Ela também.
– Não faça isso, meu amigo. Fique e lute. Mas para de votar nesses coxinhas tucanos. Eles representam essa gente.
– Nem sei…
Pedrinho é duro na queda, mas foi ali que a mulher dele, que até então permanecera silente, manifestou-se:
– Ele vai votar na Dilma nem que seja a tapa, Eduardo. Ele e todo mundo lá da Vila. Estou ligando pra todo mundo e tem mais gente fazendo a mesma coisa. Depois a gente vai embora desta merda. Com todo respeito, Edu…
– Imagine, Jussara. Fica tranquila. Entendo perfeitamente. E acho que, de certa forma, você tem razão.”
Cadê a virada da ex-presidente Dilma, esse ano não vamos ter reeleicão. Agora é 45 neles!!!
Policial Civil Lucas Gomes Arcanjo Denuncia Aécio Neves.
-Esse cara é um bandido. É um playboy, viciado, noiado, notoriamente conhecido, que beneficia tráfico de drogas, amigo de Perrela e companhia, que esta envolvido com tráfico de droga em Minas Gerais….
http://WWW.YOUTUBE.COM
Ricardo Hage, adorei o texto que você trouxe. Dentro de uma forma humana e poética (imagino até como Vidal veria isso), mostra bem o que está em jogo nessas eleições. Sem cair no maniqueísmo insosso, mas ao se repetir novamente a disputa entre o PT e a aliança conservadora do PSDB, novamente se coloca em questão qual rumo o Brasil irá seguir: cair no canto de sereia do priorizar o mercado em detrimento do povo OU seguir em frente com políticas sociais associadas uma política econômica responsável? Continuar com um sistema político viciado OU meter as caras e arriscar fazer uma reforma política contundente? Discretamente mantermos as diferenças e preconceitos de classes OU ousar mudar a realidade, em prol de uma sociedade mais solidária e tolerante? E só agora que muitos brasileiros estão entendendo bem a mudança que o Brasil passou com os 12 anos do governo petista. Já se foi o tempo de chicote de aroeira, do coronelismo, da cultura de se humilhar outras classes sociais. Hoje, o povo mostra que pode sim ter uma vida digna e acesso a serviços públicos decentes, de qualidade e gratuitos. Uma filha de faxineira ou de camponês pode sim estudar para doutor. E atitudes como o preconceito de achar que nordestino é burro está cada vez inaceitável. Lamento que ainda temos uma direita, incapaz de aceitar republicanamente um derrota eleitoral, parte para destilar sandices na internet. Mas a raiva que eles demonstram aumentar, porque cada vez menos pessoas humildes aceitam caladas essas humilhações e demonstrações de preconceito. Quero vez, no segundo turno, não apenas o Nordeste votando a favor da Mudança com o PT, mas todos os brasileiros conscientes (inclusive dos Sul e Sudeste) mostrando que o Brasil precisar, com a Força do Povo, continuar mudando e conseguindo novas conquistas. É 13!
Sou baiano, nordestino e brasileiro. Meu voto é em Aecio, para o bem da nação brasileira! O PT quer implantar o medo e dividir a nação. Não permitiremos, vou conseguir todos os votos possíveis para Aecio! Mostrarei aos desinformados todas as roubalheiras que este partido faz com o Brasil! Se não publicar, pelo menos vai ler sorveteiro, sei que seu blog é veículo de comunicação do PT e por isso não gosta de publicar verdades sobre essa corja!
Todos que votam contra Dilma aqui no nordeste é Anti-Pt é diferente, Aécio é o mesmo FHC do passado CPMF etc… corja. Nós queremos o melhor para o nordeste. E sobre a roubalheiras dos partidos seja ele qual for ,quem não mete a mão??????.
É lembrar aquela canção cantada por Elba Ramalho…..NORDESTE INDEPENDENTE!…De parabéns pelo texto Jorge, e por muito mais meu voto é 13.
Renato, só hoje é que é descoberto as roubalheiras e agradeça a Dilma, pois botou a P.F. /M.P/ ADGU para trabalhar. Relembre os tempos do Delegado ROMEU TUMA que eles manipulavam,
e todos os processos relacionados a roubalheiras de FHC e seu grupo eram engavetados. Cadê ele ? sumiu da mídia !
Vocês apaixonados por Aécio, não vão bagunçar o pais não entendeu, é 13 é DILMA !!!!!!!!. Meu povo Baiano!!!!! e nordestino com muito orgulho.
Santos, é seu direito votar em quem quiser. Só quero te lembrar que que MEDO foi a arma usada pelo PSDB em 2002, quando colocou Regina Duarte naquela saia justa de dizer que tinha medo do PT.E o resultado, gostando ou não, foi bem diverso: temos outro um país altivo e que se preocupa mais com seu povo. E quanto a corrupção, talvez os 12 anos passados tenha feito que você esquece-se que antes tínhamos um ENGAVETADOR Geral da República que abafava as denúncias. Hoje, qualquer suspeita é motivo para investigação dura. Se hoje, aparentemente, a corrupção é maior, é porque aumentou o combate. E nãos e engane não: vencendo Aécio, a corrupção continuará – só que ninguém irá investigar e tudo terminará realmente em pizza. Foi assim com FHC e foi assim em Minas Gerais – motivo pelo qual Aecio Neves foi DERROTADO lá, na própria casa…
Santos, só mais uma coisa: que divide a nação? Quem governa São Paulo – estado de onde vem sempre as manifestações preconceituosas quando perdem a eleição nacional? Pense nisso, se o DEMO não está na coligação DEMo-tucana, fazendo o inverno, apesar de se vestir de padre? Vale a pena votar mesmo em um partido cujo um dos expoentes (FHC) vive a insultar o povo?
cazezeu, essa roubalheiras toda foi feita no governo Lula, o caso da roubalheira na petrobras, a Dilma era presidente do conselho da Petrobrás, o mensalão também na era lula, e quem botou os mensalheiros na cadeia, foi Joaquim barbosa e não dilma, ela simplesmente, pressionou o Joaquim barbosa para deixar a justiça e agora você está vendo os mensalheiros estão todos soltos, ou ver ser não ver a mídia, me deixe viu.
a imprensa falada e escrita fala todo dia desse assunto só você que não ver.
Vamos ter um pouco de HONESTIDADE INTELECTUAL aqui e deixar de ver as coisas superficialmente! Fica feio ofender a inteligência alheia usar argumentos rasteiros….
01) QUEM INDICOU O “Barbosão” para o STF? Lula, com base no currículo e cultura jurídica dele (embora Joaquim Barbosa não tenho sido juiz, mas promotor).
02) Na atuação de Joaquim Barbosa durante a AP470 ele se DEIXOU SEDUZIR PELOS HOLOFOTES e cometeu vários erros (alguns até primários). Em suma, nessa ação NÃO SE FEZ justiça no sentido técnico, mas um circo midiático cheia de falhas que desmoralizou profissionalmente Joaquim Barbosa. Só ingênuos acham ele realmente fez o certo nessa ação.
03) QUAL É A PROVA de Joaquim Barbosa foi “pressionado” a sair? Ou foi ele mesmo que abriu sua cova, com atitudes destemperadas e incompatíveis com o cargo, em relação aos colegas de plenário – além da compra irregular do apartamento no exterior, ferido o decoro da magistratura?
04) Será que amnésia ou má-fé que se esqueceram de outros escândalos no Brasil? E a pasta rosa? A compra de votos para a emenda a reeleição? O caso Proconsult? A Privateria Tucana? A diferença é que, na atual administração SE INVESTIGA. Nas outras, se escondia. E mesmo se quisermos falar “apenas” dos últimos anos, vários dos escândalos envolve mais a “oposição”: TRENSALÃO paulista, MENSALÃO TUCANO-MINEIRO, O Helicóptero de Perrela (cheio de drogas), etc. E esses são mais lesivos que ao superestimado “mensalão”.
05) Qual é a moral da nossa decantada “imprensa escrita e falada” para acusar os outros, se ela mesmo tem seus próprios escândalos? A Rede Globo sonegou uma fortuna em impostos e as outras empresas se calaram… Várias vezes a revista Veja, o jornal Folha de S. Paulo e a TV Globo foram acusados de deixar o profissionalismo de lado para fazer verdadeiros atentados contra a ética profissional pela parcialidade. Haja visto as declaração de Xico Sá no Twitter.
06) E quanto ao argumento em si de que “O PT é corrupto”, será que o outro lado é tão bonzinho para que, caso ganhe e assuma o governo, fará a corrupção desaparecer por “mágica”? Olha, se lembrarmos que eles já assumiram o governo e pelo que se tem feito ultimamente (como os aeroportos construídos em fazendas particulares usando dinheiro público), está claro que o discurso anti-corrupção dos demo-tucanos é pura demagogia…
Sim, parece que 12 anos de governo petista fez que muitos brasileiros, por amnésia ingênua ou pura má-fé pensa-se que o Brasil começou com o PT e só a partir dele veio a corrupção. Qualquer pessoa com um mínimo discernimento sabe que o Estado brasileiro historicamente foi construídas em bases viciadas. Agora, foi com a atual administração que se iniciou um combate mais firme e republicano contra a corrupção. Se ela aparece “mais” atualmente, é porque a lei está sendo para coibir essa prática.
Se vamos fazer um debate sério e profunda sobre política, sugiro usar outros argumentos mais consistentes do que o antipetismo emocional camuflado em moralismo anticorrupção. Olhe bem antes a ficha corrida dos Demo-tucanos antes de se acusar os outros…
Com os votos do Nordeste, iremos vencer o PT! vcs vão vê!!!!
EDUARDO. A presidenta Dilma ontem no debate afirmou tudo que postei aqui, todos os escândalos e roubalheira que aconteceu no governo FHC, e diga-se de passagem não foi eu que mandei msg para ela cobrar do candidato Aécio, pois postei antes do debate. Se vc não entendeu ou faz de não entender é problema seu… Vc deve pertencer a elite brasileira…então vote neles, porque…….MEU VOTO É 13 por isso e muito mais.
XPTO. Seu comentário finaliza a realidade dos fatos ora debatido. ” Parabéns”.
comentam por ai que Lula não está aparecendo na campanha de Dilma no 2º turno,
isso é claro,Lula não quer aparecer na campanha da Dilma para debitar a derrota a ela mesma.
Cazezeu, obrigado pela sua citação. Mas, olhando bem o desenrolar das argumentações e comentários postados por alguns aqui, o caso a pessoa não está interessado um debate honesto de política, mas de plantar desinformação/contra-informação eleitoral… Se ligue na situação…
Eduardo, onde você viu essa informação de Lula? Qual é a fonte? “comentam por ai” não é muito vago não? E como você tem certeza em derrota, nas as pesquisas estão mostrando empate técnico, com vantagem para Dilma? Sinceramente, estou querendo entender bem essa história aí…