BERNARDO BISPO DOS SANTOS: Conheça a vida do homem escolhido pela comunidade para batizar com o nome do Colégio do Jeriquiriçá
Bernardo Bispo dos Santos nasceu no povoado de Jiquiriçá, município de Valença, Estado da Bahia, no dia 21 de janeiro de 1942. Era analfabeto e nunca foi à escola, mas falava muito bem, participava de grupo de associativismo, dando exemplo ao homem do campo.
Os que com ele conviveram contam que ele amava o samba de roda, sendo um dos fundadores do Grupo Agdá do Jiquiriçá. Foi lavrador sua vida inteira e gostava muito de viajar era devoto de Bom Jesus da Lapa.
Casou-se com Maria das Neves, com quem teve 06 filhos, depois arrumou outra família e teve mais 06 filhos. Tinha uma grande sabedoria em matemática mentalmente, lidava muito bem com os números, mesmo sem nunca ter aprendido em sala de aula. Foi doador do terreno do primeiro ginásio construído no Jiquiriçá, contribuindo assim muito com a educação daquela localidade. Outro sonho dele era construir uma igreja.
Numa das suas viagens, ele foi à copa de 94, sofrendo um terrível acidente, onde perdeu sua mãe. Ele sofreu graves ferimentos, quebrou a clavícula e se machucou muito. Depois de nove meses doente por causa do acidente, não resistiu, vindo a falecer aos 55 anos de idade, no dia 11 de julho de 1995.
O seu nome foi escolhido por unanimidade pela comunidade em homenagem ao grande homem que serviu aos vizinhos, parentes e amigos.
Pois é bem assim, exemplos não faltam desse tipo de atitude basta olhar para Brasília.
Parabéns Pelegrini por essa excelente matéria!
Não só ao Prefeito dou meus Parabéns, mas em especial ao Governador Jerônimo Rodrigues por ter aceito a EMENDA do…
[…] dignas de nota triste, como enterrar uma baleia em plena faixa de areia, como ocorreu em Valença, em novembro…
Como Levi Vasconcelos,só queremos o melhor pra Valença. Isso aí Marcos Medrado mostre mesmo o seu potencial. Só quem ganha…