Colégio Estadual Onildo de Cristo é exemplo em Gestão Democrática e Participativa

onildoO Colégio Estadual Onildo de Cristo, situado na comunidade do Orobó, zona rural de Valença, vem se destacando na rede estadual de ensino da Bahia como unidade modelo referente à participação democrática da comunidade escolar nas decisões administrativas e pedagógicas da instituição.

Inaugurado em 2011, pelo plano de expansão da educação implantado pelo Governo da Bahia, a comunidade do Orobó recebeu investimentos na ordem de R$ 934.898.83 para a instalação da unidade educacional que vem revolucionando a comunidade através de ações que visam o fortalecimento local. Além disso, foi totalmente equipada e mobiliada e funciona plenamente, com tudo que a comunidade tem direito: fardamento gratuito, livros, professores e funcionários qualificados, material didático, alimentação e transporte escolar todos os dias.

Sob a Direção do Professor Lucas Café, a unidade de ensino vem passando por profundas intervenções com o objetivo de se tornar uma unidade modelo em educação pública gratuita, de qualidade e emancipadora.

Tendo sua administração pautada na gestão democrática e participativa, o Diretor Lucas Café implantou na unidade de ensino as reuniões de gestão com a presença da comunidade interna e externa. As reuniões debatem temas apresentados pela comunidade como primordiais para o fortalecimento da unidade de ensino e da comunidade do Orobó, abrindo totalmente a escola para os moradores do distrito rural.

Na tarde do dia 09/07, a comunidade escolar do Colégio Estadual Onildo Raimundo de Cristo, formada principalmente por estudantes e seus pais, reuniram-se com a gestão municipal no Centro de Referência da Mulher, a fim de discutir e debater os problemas que afetam as comunidades e o distrito do Orobó. Os estudantes do Onildo e seus pais deram um show de cidadania, ao debater e discutir diante dos olhos da gestora municipal, a Prefeita Jucélia Nascimento, e de seus secretários, problemas que antes ficavam omitidos pela comunidade e pelas gestões passada.

Durante a reunião, foi firmado um compromisso entre a gestora municipal e a comunidade presente para a reestruturação e reconstrução das estradas que dão acesso a unidade de ensino e a outras localidades do Orobó, além da realização de uma próxima reunião a ser realizado no Colégio Onildo com o objetivo de debater novas intervenções para o bem estar da comunidade.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *