Colégio Estadual Onildo de Cristo é exemplo em Gestão Democrática e Participativa
O Colégio Estadual Onildo de Cristo, situado na comunidade do Orobó, zona rural de Valença, vem se destacando na rede estadual de ensino da Bahia como unidade modelo referente à participação democrática da comunidade escolar nas decisões administrativas e pedagógicas da instituição.
Inaugurado em 2011, pelo plano de expansão da educação implantado pelo Governo da Bahia, a comunidade do Orobó recebeu investimentos na ordem de R$ 934.898.83 para a instalação da unidade educacional que vem revolucionando a comunidade através de ações que visam o fortalecimento local. Além disso, foi totalmente equipada e mobiliada e funciona plenamente, com tudo que a comunidade tem direito: fardamento gratuito, livros, professores e funcionários qualificados, material didático, alimentação e transporte escolar todos os dias.
Sob a Direção do Professor Lucas Café, a unidade de ensino vem passando por profundas intervenções com o objetivo de se tornar uma unidade modelo em educação pública gratuita, de qualidade e emancipadora.
Tendo sua administração pautada na gestão democrática e participativa, o Diretor Lucas Café implantou na unidade de ensino as reuniões de gestão com a presença da comunidade interna e externa. As reuniões debatem temas apresentados pela comunidade como primordiais para o fortalecimento da unidade de ensino e da comunidade do Orobó, abrindo totalmente a escola para os moradores do distrito rural.
Na tarde do dia 09/07, a comunidade escolar do Colégio Estadual Onildo Raimundo de Cristo, formada principalmente por estudantes e seus pais, reuniram-se com a gestão municipal no Centro de Referência da Mulher, a fim de discutir e debater os problemas que afetam as comunidades e o distrito do Orobó. Os estudantes do Onildo e seus pais deram um show de cidadania, ao debater e discutir diante dos olhos da gestora municipal, a Prefeita Jucélia Nascimento, e de seus secretários, problemas que antes ficavam omitidos pela comunidade e pelas gestões passada.
Durante a reunião, foi firmado um compromisso entre a gestora municipal e a comunidade presente para a reestruturação e reconstrução das estradas que dão acesso a unidade de ensino e a outras localidades do Orobó, além da realização de uma próxima reunião a ser realizado no Colégio Onildo com o objetivo de debater novas intervenções para o bem estar da comunidade.
Pois é bem assim, exemplos não faltam desse tipo de atitude basta olhar para Brasília.
Parabéns Pelegrini por essa excelente matéria!
Não só ao Prefeito dou meus Parabéns, mas em especial ao Governador Jerônimo Rodrigues por ter aceito a EMENDA do…
[…] dignas de nota triste, como enterrar uma baleia em plena faixa de areia, como ocorreu em Valença, em novembro…
Como Levi Vasconcelos,só queremos o melhor pra Valença. Isso aí Marcos Medrado mostre mesmo o seu potencial. Só quem ganha…