Um “beijo no ombro” para o “modismo anti-petista”

no faceCláudio Lisboa da Silva*

Tem se tornado recorrente o aparecimento nas redes sociais de comentários raivosos contra o Partido d@s Trabalhador@s e o Governo Dilma. Seriam até preocupantes se estes comentários fossem fundamentados e consistentes ou se estes não fossem, em sua grande maioria, ligados a blocos conservadores da política brasileira ou estimulados pelos interesses da “grande mídia” deste país. O conservadorismo político não consegue digerir as mudanças promovidas pelos Governos Lula e Dilma em prol do povo brasileiro e a “grande mídia”, que se caracteriza pela centralização dos grandes meios de comunicação nas mãos de algumas “poucas e poderosas famílias”, não vê com bons olhos a crescente instrumentalização social do povo, impulsionada por uma série de ações e políticas desenvolvidas nesta última década. É compreensível que “os conservadores” e “os coronéis das comunicações” intensifiquem a ofensiva contra as mudanças já experimentadas e contra quaisquer possibilidades de transformação social que tenha como horizonte o bem popular. Foram (e são) estes os grupos mais aplicados em se colocar contra a política de cotas nas universidades, bem como agora contras as cotas nos concursos públicos; contra a reforma do sistema político brasileiro com ampla participação popular; contra a criação de novas universidades públicas e o fortalecimento do ensino profissional e superior; contra os programas de transferência de renda para a população em estado de vulnerabilidade social; contra a maioria das pautas dos movimentos sociais referentes à gênero, diversidade sexual e diversidade religiosa; contra a democratização dos meios de comunicação… Por mais que estas colocações me pareçam suficientes para o repúdio a esses dois grupos, a lista de “medidas e posições não populares” poderia seguir.

Logicamente, existem críticas necessárias, e também seria muito estranho se não existissem. O Governo atual não é o que podemos chamar de “gestão dos sonhos”, mas certamente está nas proximidades do que podemos considerar como “gestão do possível e das possibilidades”, tanto é que nos instrumentaliza para que possamos pensar e atuar na construção “do que virá”, tanto é que nos embebe de perspectivas. Perspectivas estas que tendem a se materializar a partir da crítica responsável aos erros e acertos. De forma objetiva, podemos pontuar que uma coisa é a postura crítica diante do Governo e outra coisa é a raiva incondicional disseminada contra o PT e Governo. Desconsiderar as transformações sociais em curso no Brasil é garantir a sustentação do discurso conservador e fortalecer a movimentação nociva da elite brasileira, dos segmentos historicamente dominantes no cenário político e que sempre tiveram como instrumento forte e estratégico a subjugação do povo.

Vou apontar alguns dos episódios que contribuem para o entendimento de quais forças tem atuado sob a orientação de respeito e defesa das pautas sociais e populares. No ano passado (2013), a presidenta Dilma (em resposta às manifestações populares de junho e em consonância com um debate já existente no Partido dos Trabalhadores) apresentou a proposta de convocação do plebiscito por uma constituinte exclusiva para tratar da reforma política, sendo esta proposta integrada ao que se chamou dos “cinco pactos” apresentados por ela (Dilma) nas áreas de transporte, educação, saúde, responsabilidade fiscal e reforma política. A referida proposta foi automaticamente criticada pelos grupos conservadores do Congresso Nacional, pela mídia golpista e por outros agrupamentos que também não conseguem admitir a efetiva participação popular nesse processo. Hoje, os movimentos sociais e outras organizações políticas (inclusive o PT e sua militância), em rede, estão atuando na luta pelo Plebiscito Popular Por Uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, que tem como foco garantir o debate sobre uma nova legislação para o sistema político brasileiro. No ano de 2009, o Democratas (antigo Partido da Frente Liberal – PFL) ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra as cotas raciais nas universidades alegando que a adoção das cotas gera “ofensa arbitrária ao princípio da igualdade” e negando a efetividade do conceito de reparação histórica. É um discurso similar ao do racista e anti-popular Demétrio Magnolli, que afirmava (e, ainda afirma) que a política de cotas e as ações afirmativas destruiriam as universidades. Em suma, é o reforço da perversa ladainha de que os pobres e pretos não tem o direito de estudar numa universidade de qualidade e de ter o seu direito de permanência e formação garantidos. Avançamos no debate das cotas e @s estudantes negr@s, vindos das camadas populares e das escolas públicas, tem apresentado um histórico de sucesso acadêmico nas universidades brasileiras. Outro elemento importante é avançarmos ainda mais no combate ao racismo que, assim como nos demais espaços, não se faz ausente da dinâmica universitária.

A “grande mídia” e a elite brasileira não queriam o Programa Mais Médicos, que tem atuado na ampliação, fortalecimento e melhoria dos atendimentos nas regiões onde há a escassez de profissionais; não queriam a aprovação do Marco Civil da Internet, que reconhece a internet como ferramenta fundamental para o exercício democrático da expressão e aponta para deveres e direitos essenciais dos usuários; não querem a expansão e interiorização das universidades e institutos federais; não querem as medidas que visam ampliação da participação do povo na construção política do nosso país; não querem o Imposto sobre Grandes Fortunas; não querem a democratização dos meios de comunicação; não queriam a eleição do Lula; não queriam a eleição da Dilma, bem como não querem sua reeleição…

Meus sentimentos aos pessimistas, mas o Partido d@s Trabalhador@s vai continuar na luta e nas ruas, ao lado do povo, “lutando suas lutas”. Meus sentimentos aos agourentos, mas o povo brasileiro reelegerá Dilma e, junto com ela, o projeto que vem transformando para melhor a vida de milhões de brasileiros e brasileiras. Todo respeito a@s que constroem a boa luta do povo… Aos anti-petistas, “beijo no ombro”.

* O Autor do texto é Taperoense, Negro, Militante, Educador e Estudante da UFRB

Você pode gostar...

13 Resultados

  1. CAS disse:

    Sm querer tomar partido mas * O Autor do texto é Taperoense, Negro, Militante, Educador e Estudante da UFRB E INOCENTE (do tipo sabe de nada). Enfim vamos esperar a democracia fazer a parte dela DEPOIS aí então eu quero ver o tal “beijinho no ombro” (mas isso é musica que um educador universitário ouça? que nível hien?)

  2. José Aurélio disse:

    A melhoria das discrepâncias sociais de proporções amazônicas sempre assustou nosas “elites”. Parabéns pela forma lúcida como enxerga o panorama político e social brasileiro. O PT continuará no governo para que o bonde da inclusão siga nos trilhos e esse país seja, efetivamente, de todos.

  3. Valeska popozuda disse:

    Blá blá blá blá…texto enfadonho, sem contexto, com baixa argumentação, ou seja, o pseudo EDUCADOR taperoense escreveu nada com nada! Deve estar sob efeito da “marvada”, cuidado com o bar pisa no freio, SABE DE NADA INOCENTE…KKKKKKKKKKKK

  4. Valenciano Revoltado disse:

    Minha gente, o texto é cansativo demais e dá muitas voltas e não chega a lugar algum… SABE DE NADA INOCENTE. É só olharem ao redor, não precisa ir tão longe não. Já que o governo do PT melhorou tanto as coisas em todo o Brasil, o que avaliar da nossa própria cidade, Valença???? Valença melhorou nesses anos de PT???? Antigamente eu saia pela cidade, podia caminhar à noite, sair com amigos, etc… Ir na Orla e voltar tranquilo, enfim… Hoje, quero ver vc sair de casa e não ser assaltado, quero ver vc sair a noite em Valença e voltar tranquilo pra casa. Já foi o tempo em que nossa cidade era tranquila. Sem contar milhares de outras coisas que só pioraram com o passar do tempo. Gente morrendo aos montes por falta de tratamento médico adequado, profissionais com nariz empinado ocupando vagas na saúde da cidade e matando gente por erro médico… Esgoto hospitalar e de toda cidade jogados no Rio Una… O comércio de mal a pior… A educação fuleira… Cadê os doutores da nossa terra? Doutores (só de for dos livros de Jorge Amado, rsssss… Coronéis, isso sim)… Cada dia mais imposto pra pagar… MELHOROU TUDO MESMO. kkkkkkkkkkkkkk… Acorda meu povo!!!!

    Estão todos dormindo, sentados na merda!!!! Deixo pra vocês o link da Gaiola das Popozudas, grupo musical preferido do nosso amigo, autor do texto acima:

    http://www.vagalume.com.br/gaiola-das-popozudas/

    Peço que avaliem as músicas da grande pensadora Valesca e o seu teor. É a realidade que todos falam tão bem… Melhorou tudo!!!
    Enquanto o país não entra em regime ditatorial, espero poder deixar meu comentário, democraticamente!
    Obrigado!

  5. XPTO disse:

    CAS, deixe de ser preconceituoso…. Pelo o que vi, Cláudio Lisboa foi irônico usando a expressão “beijinho no ombro”… Até porque o recalque da direita (incluindo os ex-petistas desiludidos) está em nível crônico…

  6. Joao Matos disse:

    Tem alguém entendo esse País!!! A maior prova são a repetição dos comentários aqui no blog sobre o texto. O anti-petismo é raivoso e enburrece a juventude, não por ser oposição, mais por ser vazio e não apresentar alternativas sólidas. É a retórica da cretinice.

  7. Disse tudo! A elite realmente fez com que o povo fique contra a o publico, o que é nosso, e em tudo que o PT construiu! Afinal, é simples e pratico apontar os defeitos em vez de dizer o que o partido construiu todo esse tempo … alienados realmente são os que fazem parte de acusar (de forma ruim) a nossa presidenta Dilma, eles fazem isso apenas por “modinha” ;) Aposto que quem é contra a esse governo é pelo motivo de não receber bolsa família e nem aderiu fazer vestibulares públicos (ironizar é preciso). Ah, e pra deixar bem claro, eu conheço Cláudio e também sou taperoense …. E VAAAMOS ACORDAAAR!

  8. o indignado disse:

    Disse tudo e não disse nada. É o mais do mesmo. Discurso pronto e repetitivo, feito por pessoas alienadas, tem o mesmo traço contextual, qualquer imbecil percebe isso.
    “Lula é DEUS, Dilma é MARIA e o PT é a mais perfeita RELIGIÃO”, bastava voce resumir todo o seu infantil texto nesta única frase, teria o mesmo efeito e não seria tão cansativo.
    Aliás tenho uma proposta para o Brasil, vamos voltar a ser Monarquia e deixamos o Rei Lula como chefe de Estado, pronto.
    Triste do ser que não pensa. Abra sua mente meu caro: o PT acertou, mas cometeu muitos erros, que não caberiam neste texto, basta ler jornais ou sites, etc.
    Em nome da DEMOCRACIA precisamos de outro governo, outro grupo político, outras idéias. O bolsa família era pra ser em caráter temporário e virou a maior muleta política e chantagista pela troca por votos nunca vistas antes na história deste país. Votei no Lula, mas não mais voto, em nome da DEMOCRACIA.

  9. Cas disse:

    É sempre assim provou do poder… já era. Mas,,,estamos em uma democracia e o povo na sua “infinita sabedoria” vai decidir de se continua ou não. Simples assim. Agora o que não pode é essa propaganda aí, igualzinha a de outrora. Já disse e repito quero mesmo é viver no brasil da propaganda do PT!

    Quero poder colocar meus filhos na escola publica sem culpa!
    Quero cancelar meu plano de saúde com a certeza que terei atendimento quando e onde precisar sem SUSto.
    Quero ter a certeza que posso ir comprar pão na esquina e voltar vivo.

    Quero mesmo é que o pobre um dia saiba o que pagar imposto de renda! E esse dia não esta longe não. A cada ano mais e mais pessoas ganham menos e pagam mais. Imposto Imposto Imposto e pouquíssimo em troca.

    Esses jovens de hoje não sabem o que era a 20 anos atrás. E acham tudo lindo hoje esse monstro horrendo que esse partido se tornou.

    Os ricos continuam mais ricos.. e o pobre? Bolsa família? Cade a educação de qualidade? A saúde? A segurança!? E a coitada da classe média só tomando no couro pagando tudo.

    Repito nao estou aqui defendendo partido algum. Agora vir pra cá com esse historia de pt… partido lindo , da esperança;;; ahhh.

  10. Valenciano Revoltado disse:

    Disseste tudo, caro “indignado”…

    Depois de Dilma a educação melhorou, vejamos:

    Transparente……………………Transparenta
    Ofegante…………………………Ofeganta
    Doente……………………………Doenta
    Presidente……………………….Presidenta

  11. Leitor disse:

    Existem muitas verdades no texto, o PT vem investindo pesado nos IFS aprovando muitos projetos de qualidade, dialogando com movimentos sociais e o maior exemplo deles é o próprio MST. A elite conservadora não aprova muitas das mudanças feitas pelo PT, que trouxe sim suas contribuições, mesmo assim não deixou de se trair e enriquecer ainda mais os banqueiros. Não deu a devida importância para a diminuição da corrupção (até agora nem um dos partidos propuseram propostas eficazes para este quesito), em alguns casos até mesmo protegeu mensaleiros, porém o PT trouxe melhorias sociais ao pais, está sendo um governo diferente dos outros embora não tenha cumprido com o esperado.
    Esperávamos mais de um partido de esquerda que tem uma história de luta como a do PT… As eleições estão chegando e como o autor do texto explanou bem existem muitas pessoas reproduzindo agressões ao PT sem saberem de fato o que estão dizendo, o problema disso é que estas pessoas serão manipuladas e não irão as urnas votar de maneira consciente, com certeza boa parte destas pessoas estarão contaminadas com idéias falsas ou extrapoladas de ambas as partes sem se quer parar para investigar ou refletir sobre os fatos. Seja lá quem vencer, vencer porque manipulou as massas, deste não deve vir nada bom…

  12. XPTO disse:

    Caro Valenciano Revoltado

    Essa (des)educação é da época de FHC… Agora, vá ler primeiro um bom dicionário (como o aurélio e o houaiss – de preferência, edições antigas), antes de falar asneira… Ser coxinha eu até entendo, Mas ser desconhecer a língua portuguesa fazendo uma paródia ridícula, é inadmissível…

  13. João Paulo disse:

    Ok, vocês querem argumentos?

    1 – Aumento dos Impostos;
    2 – Mensalão (Roubo mesmo);
    3 – Escândalo da Petrobrás (Roubo mesmo);
    4 – Tudo que a Dilma prometeu em campanha, ela está fazendo o contrário!

    Ok, agora vocês citaram as pessoas que, assim como eu, são contra as cotas. Vou citar alguns motivos:

    1 – Os brancos não são melhores do que os Negros.
    2 – Os Negros são capazes de tirar uma nota igual ou superior ao do Branco, só precisa estudar mais do que o Branco.
    3 – Existem muitos Brancos pobres e muitos Negros Ricos!

    Certo, mas daí vocês vão voltar no tempo e dizer que, devido a escravidão e tal, os Negros tem menos oportunidades. Discordo pelos seguintes motivos:

    1 – Não conheço nenhum branco hoje, vivo, que escravisou um Negro;
    2 – Os Negros, desde pequenos, têm acesso às escolas públicas, assim como os Brancos.

    Tenho que concordar com um ponto. EXISTE RACISMO! Porém, nem todos os Brancos são racistas!!!

    Os Negros tem que conquistar o seu espaço! É simples! Estude, leia… faça acontecer! Um Negro, se quiser, tem condições de ser primeiro colocado em qualquer Universidade!!!

    Hoje temos muito material na INTERNET! Se você gasta seu tempo para ler meu comentário neste blog, poderia entrar no Youtube, por exemplo, e assistir uma vídeo aula do assunto de seu interesse!

    Não tenho nada contra o PT, mas acho que o Lula, foi infinitamente melhor do que a Dilma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *