O COMENTÁRIO DO PROFESSOR NETO MERECE O POST PRINCIPAL

Prezado amigo Pelegrini e demais leitores

Existem várias versões que remontam as terras de Cairu, sendo uma delas levantada, que Cairu teria sido fundada no ano de 1501 sendo o 2º vilarejo do Brasil,proveniente dos náufragos sobreviventes das viagem de Americo Vespucio, onde decadas após fora colocada a pedra fundamental do Convento da Ordem do Santo Antonio em 1554, sendo administrado pelos então padres Franciscanos da ordem primeira, porém essa versão é minoritaria nos estudos historiográficos.

Contudo a versão positivista do tempo de existencia de Cairu ressalta sua elevação a Vila no inicio do seculo XVII.Desta forma, o tempo historico da existencia como povoado da Vila de Nossa Senhora do Rosario 1553 , antiga ARACAJURU(Cidade do Sol) dos indios Aymorés/Tapuia é diferenciado da sua emanciapaçao politica ,sendo elevado a municipio somente em 1608 como Vila Nossa Senhora do Rosario de CAIRU.

Onde o povoamento completa neste ano 457 anos de existencia e a cidade 402 anos de existencia.Contudo como todos os fatos historicos são controversos, existem dúvidas sobre a verdadeira idade do municipio que outrora comandou todo o vale do Rio Una que consistia das terras Cairu até a cidade de Santa Ines já no Portal do Sudoeste da Bahia, final do Vale do Jequiriçá

Mas de qualquer forma, Cairu está de parabens por ser uma das mais velhas e importantes cidades do Brasil que indiscutivelmente contribuiu para a escrita da História de nosso País. (FONTE:Monografia:CARLOS,Francisco de Aguiar Neto.Os trabalhadores do Mar:Labuta,cultura e momória na ilha da Gamboa do Morro-Cairu-Bahia.UNEB-BA.2002)

Prof.Francisco Neto (Nascido na Gamboa do Morro-Cairu-Bahia)
Graduado em Historia UNEB SAJ
Graduado em Filosofia FBB-Ssa
Bacharelendo em Direito-FAINOR-Vit.Conq-ba
Mestrando em Educação Comunitaria EST-RS
Especialista em psicopedagogia InstitucionalFACE-ba]
Detetive da Policia Civil de Valença-Bahia
Diretor de Polo IESTE-FACE Sudoeste Bahia

6 thoughts on “O COMENTÁRIO DO PROFESSOR NETO MERECE O POST PRINCIPAL

  • janeiro 7, 2010 em 12:40 am
    Permalink

    Está de parabéns Cairu por não deixar o comércio de Valença falir…

  • janeiro 11, 2010 em 8:22 pm
    Permalink

    Realmente, este comentário é digno de uma postagem especial… Parabéns Prof. Neto, me orgulho muito em ter te conhecido e por você fazer parte das pessoas que admiro e que busco conservar sempre como amigo, continue sempre assim essa pessoa prestativa e que busca transmitir o conhecimento a todos que dele necessitem para a sua transformação social.

    Abraços do Amigo, José Novaes

  • janeiro 13, 2010 em 7:33 pm
    Permalink

    Parabéns Prof. Francisco Neto…

    Isso sim é uma pequena aula de história, você merece o reconhecimento da população valenciana e principalmente da população de cairu. Espero poder vê mais artigos desse tipo.

    Pelegrini cada dia o blog está melhor.

  • janeiro 13, 2010 em 8:14 pm
    Permalink

    Obrigado Tony!

  • maio 1, 2010 em 4:36 pm
    Permalink

    Parabéns prof. Neto, realmente, vc. sabe fazer da hísotia da sua bela cidade, um monumento reconhecível e ao mesmo tempo, nos mostra a sua coragem e, principalmente o seu caráter como um homem de bem, e, que zela pelo patrimônio que tanto é reconhecido por vc. e demais moradores dessa terra. Sucessos,e continue sempre assim!! Sua colega e amiga: Mary.

  • maio 1, 2010 em 4:38 pm
    Permalink

    Parabéns prof. Neto, realmente, vc. sabe fazer a hístória da sua bela cidade,destacando a mesma como um monumento reconhecível e ao mesmo tempo, nos mostra a sua coragem e, principalmente o seu caráter como um homem de bem, e, que zela pelo patrimônio que tanto é reconhecido por vc. e demais moradores dessa terra. Sucessos,e continue sempre assim!! Sua colega e amiga: Mary.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *