Empresários participam de reunião sobre como vender para a prefeitura

cdl e prefeitura Na tarde desta quinta-feira (23), empresários e representantes do setor de licitação da prefeitura estiveram reunidos na sede da ACE/CDL para discutir como as empresas do município podem vender para a prefeitura. A reunião foi convocada pelo Secretário da Indústria e Comércio, Ademir Costa, ao perceber a dificuldade das empresas locais em participar das licitações.

Para Ademir Costa, os empresários não participam de licitações por não estarem devidamente orientados e desacreditarem na prefeitura. “Existe um grande mito em torno da licitação pública quanto à documentação. A prefeita já havia demostrado o interesse que as empresas do município participassem mais das licitações e hoje podemos concretizar mais uma mudança no cenário de Valença. Vamos agora em parceria com a ACE/CDL buscar a capacitação para esses empresários e inverter essa situação.” afirmou Ademir.
O ponto mais abordado durante a reunião foi sobre a divulgação da abertura dessas licitações, os empresários alegaram que nunca ficam sabendo sobre as licitações e questionaram porque esses editais também não são publicados em jornais e veículos de comunicação de circulação local.

Luiz Inácio, Procurador do município, respondeu aos questionamentos afirmando que a prefeitura segue as orientações legais e todos os editais são publicados nos jornais a Tarde, Correio da Bahia e ficam também a disposição no site da prefeitura. ”Quem participa desse processo de licitação sabe exatamente como e onde encontrar esses editais, na verdade o que leva os empresários do município a não participarem das licitações é o fato de acharem que o processo é carta marcada, e nós estamos aqui para desmistificar isso. Não existe preferência nem irregularidades em todo o processo, aliás, a licitação é aberta ao público e qualquer pessoa pode assistir afirmou Inácio.

Durante a reunião ficou definido que os editais a partir de fevereiro ficarão a disposição no site da CDL(www.cdlvalenca.com.br) e deverão ser publicados também no Jornal Valença Agora. As instituições empresariais ficarão responsáveis por promover o treinamento dos empresários para concorrerem nesse processo.

Esta é a primeira vez que eu vejo a prefeitura convocar os empresários para discutir sobre o processo de licitação, um avanço muito grande para o município. Uma reunião muito produtiva e de resultados, agora vamos trabalhar juntos para fomentar o desenvolvimento das empresas no município” afirmou  Osni Melgaço, presidente da CDL de Valença,

Participaram da reunião, o Presidente da CDL, Osni Melgaço, o vice-presidente do SINCOMVAL, Otoniel Melgaço,  o Secretário de Planejamento, Alexandre Aquino, o Secretário de Administração, Ademar Barreto, o Presidente da Comissão de Licitação, Michel Pinto, o Procurador do município, Luiz Inácio e o Secretário de Indústria e Comércio, Ademir Costa . (Cristiane Pires)

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. J. Macedo disse:

    a ACE/CDL está com tanta credibilidade na cidade que não participou nenhum empresário, apenas o presidente da ACE, da CDL, o vice do SINCOMVAL, além dos representantes da Prefeitura. A questão das licitações são basicamente a falta de certidões e documentações por parte das empresas e a corrupção. Empresas fantasmas ou de empresários que colaboram com as campanhas. Se fizer um levantamento das licitações da cidade pode observar que poucas empresas participam. Se pesquisar quem são os sócios vai observar que são pessoas ligadas a prefeitura. Muita boa vontade de Ademir, só que vai ser mais um blá blá blá. até quando Valença vai viver de ilusões? Ações midiaticas sem resultados? Quais são as ações realmente realizadas pela CDL e por essa secretaria para o desenvolvimento do comércio da cidade?

  2. ney lima disse:

    PL./19.414/2011
    Institui mecanismo de controle do patrimônio público do Estado da Bahia, dispondo sobre provisões de encargos trabalhistas a serem pagos às empresas contratadas para prestar serviços de forma contínua, no âmbito dos Poderes Públicos do Estado da Bahia.
    isso vai servir logo loga para os municípios.

  3. Olá J Macedo, toda critica será sempre aceita pela ACE/CDL, cabe a nós filtrar o que realmente faz sentido e melhorar a cada dia as nossas ações. Com relação ao seu comentário de que a “a ACE/CDL está com tanta credibilidade na cidade que não participou nenhum empresário, apenas o presidente da ACE, da CDL, o vice do SINCOMVAL”, queremos lhe dizer que essa informação não é verdadeira. Participaram da reunião além dos representantes da prefeitura e da ACE/CDL e SINCOMVAL, representantes de diversas empresas, podemos citar: MMA, PANIFICADORA SÃO FELIX, POLPA DE FRUTA BEIJA-FLOR, ARM INFORMATICA, BRIONE VEÍCULOS, BAHIA DESIGN, ASCOOB, DYNE CALÇADOS, BOM FERRO, REALE TECH, FAZENDA VIVA SERVIÇOS, GRAFICA PRISMA, NOVOTEMPO, RUMO RÁPIDO TRANSPORTES, WP2 INFORMATICA, MAQTEC, MR PORTO, B.M.E TRANSPORTES, MAGAZINE ELMUNIZ, LACLIV E PRÓ SAÚDE. Essa reunião é apenas uma de muitas que acontece nestas casas, algumas de resultados imediatos e outras de construções a longo prazo , mas temos convicção de que todas são positivas.

    Você tem razão quando diz que mais empresários poderiam participar deste momento, mas essa conscientização é um trabalho longo e que estas instituições fazem constantemente.

    Bom J Macedo, teríamos muito o que falar sobre o trabalho destas instituições, mas queremos convida-lo a fazer parte deste trabalho em busca do desenvolvimento de Valença e do comércio local, quanto mais pessoas para contribuir melhor. Estamos a disposição para qualquer esclarecimento.

    Local: II Travessa Drº Raul Malbouisson (Praça do Chico do Galeto)
    Tel: 3641 3320
    E-mail: cdlvalenca@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *