MAIS FIGURAS FOLCLÓRICAS DE VALENÇA
Luiz: “até o fifofó eu aposto”
Esse é Luiz, catador de lambretas, adora uma aposta e um jogo de porrinha. Aposta tudo, até contra o Bahia, seu time. O importante para ele é jogar, pode até perder, mas não se importa, o importante é estar dentro da putaria. Disse que aposta até o fiofó.
Luiz passou um tempo com problemas serissímos de catarata, mas graças a Deus o governo da Bahia nos seus mutirões devolveu a alto-estima desse nosso amigo que apesar de ser folclórico é um bom caráter.
Daniela e sua voz meiga: “Ei, Inho, dá um dindin pá tomá uma cervejinha”
Daniela, uma figura charmosa, passa na Orla fazendo o maior arraso, onde vê homens encosta e diz bem juntinho do ouvido: “Ei, Inho, dá um dindi pá eu tomá uma cervejinha”. Não tem quem aguente, com essa voz sensual todo mundo acaba liberando um trôco para a patricinha.
Uma pessoa alegre e extrovertida, tanto que volta e pede de novo mais um dindin, “pá tomá ôta”, aí já viu, né!?
Zome: Quatro quentinhas por dia e quatro por noite
Nosso mais famoso flanelinha da Orla, “Zome”, gente finíssima, não ofende ninguém, não se reta quando não dão o trôco pra ele. “Nunca risquei carro de ninguém em minha vida, quando os zome não dá os trôco a gente entrega pá Deus, aí, se amanhecer riscado, já não foi mais eu, porque eu entreguei pá Deus”, diz Zome, se isentando de qualquer culpa.
Disse que come uma média de 4 quentinhas por dia e mais quatro por noite. Perguntei onde ele arranja tanto dinheiro pra comprar as quentinha e ele disse: “É os zome que dá pá nóis, ué! Eles não gostam é de dá dinheiro, mas comida!? Eles pensam que a gente é porco!”
Gel: “É um grande prazer fazer exame de próstata”
Grande Gel! esse é uma espécie de Tião Macalé, nojento mesmo, quando faz exame de próstata toda a cidade fica sabendo no outro dia, conta pormenores: como foi que o médico fez, a posição que ficou, o dedo que o médico enrabou ele, a cara de dor que fez e ainda diz que foi um grande prazer fazer o exame.
Ultimamente anda meio doentinho, mas o povo que gosta dele anda fazendo muitas orações. Interessante é que não deixa de ser sacana. Fique bom Gel, porque esse mês é o de fazer exame.
Coroné Bertulino: prendo, processo, espanco e bummmm!!!
Ha! Esse aqui tem história, não dá pra contar toda, mas dá pra resumir. É tetra presidente da Câmara de Vereadores (assim como Ramiro foi prefeito), também ninguém sabe como. Dizem que o jornalista Rodrigo Mário (Rorô de Canô), traz uma Mãe de Santo de Santo Amaro para desamarrar os caminhods dele toda vez que ele disputa uma eleição. Fica no cantinho todo caladinho e depois aparece Lelo que já foi passado a perna por ele duas vezes e o elege presidente. Um ás do jogo da política, até Galdino de Nilo Peçanha, Paulo Maluf de São paulo, tiram o chapéu pra ele.
Tem um colega dele que diz assim: “Nunca vi um tabaréu mais sabido em toda minha vida!”. Apelidaram-no de Coroné, porque toda vez que alguém fala mal dele ele ameaça processar e mandar pra cadeia. “Diz que faz e acontece, que não tem medo de nada, aumenta a voz fala alto” e no dia das eleições fica manso parecendo uma carneirinho. Massa mesmo é o seu jingle; “Com Deus e o povo é Bertolino de novo”, aquilo no nosso ouvido entra como se fosse uma garateia. Dá vontade mesmo é de pedir pra ele: Se não tocar o jingle eu voto em você.
É isso meu povo, completamos mais um quadro de figuras folcóricas de Valença. Esperem para ver as próximas.
Até lá!
Dani estra preso pro tráfico de drogas Pelegrini!! Foi na semana passada…
Ixi, coitada! É uma pessoa tão boa.
Como é que é?? O cabra ganha de Galdino???
Ganha com folga, Edson… rsrsrs!
Tem notícias dele??
De Galdino?
Ele mesmo.
Tá lá em Nilo Peçanha, amargaurado, vai ter que ficar pelo menos mais 8 anos sem poder se candidatar, ele e a mulher, dois fichas sujas.
eh mais agora o Coroné não vai ser presidente mais não,
Jairo botou pocando em cima dos planos dele,
vai seu outro qualquer menos ele,
e aí sem a máquina na mão vamos ver se ele ]
se reelege veriador, vamos ver ?
Poxa, 8 anos de ostracismo…o negócio foi sério então.
É, muito mais sério do que a gente imagina.
Pelegrini, Nilo Peçanha então merecia uma postagem especial. Tem algo de oficial?