Empossados novos acadêmicos da AVELA

image Na noite de sexta-feira, 13 de setembro passado, Angela de Merice, Luiz Claúdio Santos e Ricardo Vidal tomaram posse como mais novos membros da Academia Valenciana de Educadores, Letras e Artes (AVELA). A solenidade aconteceu na sede da Fundação Cultural Euzedir e Araken Vaz Galvão, no bairro da Urbis, sendo seguido de coquetel da recepção.

A mesa que presidiu as atividades foi composta pelos acadêmicos Alfredo Gonçalves, Araken Vaz Galvão, Moacir Saraiva, Mustafá Rosemberg, Rosângela Góes, Carlos Magno de Mello, Pedro Geraldo, Otávio Mota e Ivanmar de Queiroz; a diretora da DIREC 05, Flordolina Angélica e a Secretária Municipal de Cultura, Edna Xavier. Também foi assinala a presença do jovem agitador cultural Adriano Pereira, mentor do projeto Ocupação Cultural.

A primeira pessoa a ser empossada foi Angela de Merice Gomes, mestra em Educação e artista especializa em Joalheira e Preservação do patrimônio histórico cultural. A recepção foi feita por Araken Vaz Galvão, que, ao ler a biografia dela, destacou a serenidade como principal característica da nova imortal. Após o recebimento das insígnias acadêmicas, Angela leu seu discurso sobre a patronesse da cadeira 21, Cecília Meireles. Destacou a figura de professora e folclorista de Cecília Meireles, em um relato lírico.

O segundo a tomar posse foi o professor da UNEB Luiz Cláudio Santos, doutorando em Educação pela Universidad de Santiago de Compostella (Espanha), que foi recepcionado por Moacir Saraiva. Luiz Cláudio leu seu discurso sobre o patrono da cadeira 11, Anísio Melhor, conterrâneo do próprio Luiz Cláudio. A sobrinha de patrono, Anísia Melhor, convidada para o evento, enviou um representante, que leu uma saudação à AVELA e aos novos acadêmicos, em especial ao professor Luiz Cláudio.

O último a ser empossado é o acadêmico mais jovem: Ricardo Vidal, escritor e professor. A recepção foi feito por um dos decanos da intelectualidade valenciana, Mustafá Rosemberg, que entremeou a leitura da biografia do jovem confrade com emocionados elogios. No seu discurso de posse, Ricardo Vidal versou sobre a vida do Barão de Uruguaiana, patrono da cadeira 20.

Após a solenidade, ocorreu o coquetel para os convidados. Entre os presentes estavam o casal Mauricio Sena e Jamille Monteiro, os advogados Carlos Eduardo Lisboa e Alcídes Bulhões, a professora Luz Andrea, a presidenta da ONG Mais Vida, Giovina Santini, o locutor da EdMaisFM Cláudio Cacau, Irine Dóres – além de parentes e amigos dos convidados.

Fonte: Agência Valenciana de Notícias Ltda.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *