EVANGÉLICO SENTE-SE CONSTRANGIDO POR CHAMARMOS VEREADOR DE PASTOR

image É… A coisa está feia para o lado dos vereadores de Valença, ninguém quer ser associados a eles. Olha que um tenente da Polícila Militar disse que era prejudicial usarmos o símbolo da PM numa montagem com os vereadores. Desta vez foi um evangélico que disse estar sentindo-se constrangido pelo fato de termos chamado o vereador Barreto de pastor. Vejam o que ele escreveu em minha time line do Facebook, solicitando a retirada da expressão (pastor) do vereador:

“Caro amigo Pelegrini gostaria de avisar que o Vereador Barreto não é pastor e sim presbítero da igreja, logo gostaria que o sr retirasse a expressão pastor, pois nos sentimos constrangido na postagem, pois ele esta sendo criticado e todos os pastores serão julgados junto”.

Desde já agradeço.

Pastor Sonito Santana

Seja feita a vossa vontade pastor Sonito, creio que o nobre pastor deve estar se sentindo mal com esse título que demos ao vereador. Será que o edil é um lobo em pele de cordeiro, e por isso o pastor quer que retire a expressão? Mas não foi por falta de informação, não, sabemos que o vereador não é pastor, só o chamamos assim pela brandura e eloquência que o nobre vereador usa quando fala no plenário da Cãmara.

Se a moda pega, vou ficar preocupado em saber se os coronéis de Ilheus morreram todos. Ou será que ainda existe algum moribundo que vai se manifestar pedindo para retirar o título de nosso coroné Bertulino? Ai, ai…! 

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Ninja disse:

    Daqui a pouco o diabo vai mandar tirar a imagem dele associada ao Vereador Barreto no Valença Hoje. É Pelegrini…Assim não pode, assim não dá, assim não podemos mais trabalhar?

  2. Pr. Josafá Souza Costa disse:

    Qual a diferença entre pastor, bispo e presbítero?

    Eu gostaria de comentar sobre a polêmica etimológica da palavra versada que causou um pseudo constrangimento dentro do conceito a que foi inserida no aspecto polítivo.
    Etimologicamente falando, o termo presbítero vem do grego, πρεσβυτερος, presbyteros, pessoa de idade, ancião. Daí derivam-se outros títulos como preste.
    Padre, significando pai, é uma forma de tratamento que recebe o presbítero na Igreja Católica, Igreja Ortodoxa e algumas correntes protestantes, como no anglocatolicismo ou nas antigas congregações de língua portuguesa da Igreja Reformada Holandesa, como o notável Padre João Ferreira de Almeida, exímio tradutor da Biblia Sagrada para a língua portuguesa.
    Já a ancião vem do latim antianus via francês arcaico ancien referindo-se a pessoa de idade avançada, antigo, velho, venerável, respeitável.
    A palavra hebraica equivalente é za•qen e identificava os líderes do Antigo Israel, quer no Âmbito de uma cidade, da tribo ou em nível nacional.
    Boa parte das igrejas protestantes como a Igreja Metodista e Calvinismo chamam seus presbíteros ordenados de pastores. Na Igreja Luterana os pastores são responsáveis pelo rebanho cristão, e os presbíteros das igrejas locais fazem parte do governo eclesiástico, se reunindo e deliberando no respectivo Sínodo Regional em representação das suas comunidades.
    No Novo Testamento, as palavras pastor, bispo e presbítero descrevem os mesmos homens (Atos 20:17,28; 1 Pedro 5:1-3; Tito 1:5-7). Eles servem em congregações locais, cuidando do rebanho de Deus.
    As várias palavras identificam os mesmos servos, mas cada palavra tem seu próprio significado. Essas variações de sentido ajudam para mostrar aspectos diferentes do trabalho dos homens que cuidam de uma congregação.
    Pastor é uma palavra comum na Bíblia. Freqüentemente se refere aos pastores de ovelhas, pessoas responsáveis pelos rebanhos. Tais homens protegiam, guiavam e alimentavam as ovelhas. O Espírito Santo usou esta palavra várias vezes no Antigo Testamento num sentido figurativo, descrevendo guias espirituais. Deus é chamado de Pastor desde a época dos patriarcas (veja Gênesis 49:24-25). Salmo 23 descreve o Senhor como pastor do seu servo fiel. O autor, um pastor de ovelhas na sua juventude, descreve o carinho e a proteção de Deus para com seus seguidores. Moisés descreveu o homem escolhido para guiar o povo como pastor (Números 27:17). Infelizmente, nem todos os pastores são bons. Deus condenou fortemente os pastores egoístas que devoravam o rebanho de Israel (Ezequiel 34:1-10). No Novo Testamento, homens qualificados devem pastorear o rebanho, a congregação do Senhor (1 Timóteo 3:1-7; Atos 20:28-35; 1 Pedro 5:1-3).
    Bispo vem da palavra grega episkopos, que quer dizer supervisor ou superintendente. Em 1 Pedro 2:25, se refere ao Senhor. Várias outras passagens usam essa palavra para descrever a responsabilidade de homens escolhidos para guiar os discípulos de Cristo no seu trabalho na igreja (veja Atos 20:28; Filipenses 1:1; 1 Timóteo 3:2; Tito 1:7).
    Presbítero (ancião em algumas versões da Bíblia) descreve alguém de idade mais avançada. A palavra é usada na Bíblia para identificar alguns dos líderes entre os judeus. No livro de Atos e nas epístolas, os homens que pastoreavam e supervisionavam as igrejas locais foram freqüentemente chamados de presbíteros (veja Atos 11:30; 14:23; 15:2,4,6,22,23; 16:4; 20:17; 21:18; 1 Timóteo 5:17,19; Tito 1:5; Tiago 5:14; 1 Pedro 5:1; 2 João 1; 3 João 1). São homens de idade suficiente que tenham filhos crentes. Necessariamente são alguns dos mais maduros dos cristãos na congregação. Usam seu conhecimento e experiência para servir como modelos e ensinar o povo de Deus.
    Pastores, bispos e presbíteros não são três ofícios diferentes, e sim três palavras que descrevem aspectos diferentes dos mesmos homens. Igrejas que procuram manter distinções entre pastores, bispos e presbíteros não somente fogem do padrão bíblico como também perdem a riqueza das palavras que o Espírito Santo usou para descrever os guias do povo de Deus.

  3. pelegrini disse:

    Muito bem, Pastor Josafá!

  4. picoleh de biribiri disse:

    Mas que bobagem. Se for assim ninguem mais pode ter apelido. Santa ignorancia desses insatisfeitos!

  5. Dalmo Nilo disse:

    Por isso a nossa igreja(Igreja Lírio dos Vales) é uma igreja sólida, nós temos um pastor que estuda e pesquisa e que sabe conduzir o ministério que Deus lhe confiou

  6. valenciano disse:

    Gostaria de perguntar aos demais pastores de Valença se os mesmos corroboram com o que diz o Pastor Sonito, uma vez que o nobre parece que está falando em nome de todos. Ele agora é o porta voz dos pastores de Valença é?????

  7. valenciano disse:

    É incrível a quantidade de idiotas que “aparecem” do nada e fazem tudo para “aparecer”… Pobres desocupados… Vivam e deixem os outros viver.. Cada um na sua…

  8. PLINIO R S M disse:

    ESSE CIDADÃO SE TORNA PASTOR PELA JANELA E AGORA ESTA SE ACHANDO QUE QUE ISSO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *