DEBATE NO FACEBOOK: MAIS UMA DO VEREADOR TÁCIO. “QUEM FALA O QUE NÃO DEVE, OUVE O QUE NÃO QUER”
O meu amigo Alexandre Menezes, colocou-me para acompanhar, hoje, no Facebook, um debate sobre um vídeo do vereador Tácio Lima, onde ele chama a atenção da prefeita para o estado que se encontra o cemitério de Valença (QUE JÁ É DE CONHECIMENTO ATÉ DE POPULAÇÕES DE OUTROS LOCAIS), em total abandono.
A senhora Nádia Ribeiro, funcionária do MP, na condição de colaboradora para o debate comentou o vídeo, alegando que aquilo seria um produto sensacionalista e com seu grande conhecimento (que vamos ver logo abaixo) nos deu exemplo do que deveria ser feito, contrariando a atitude do vereador. E disse: “Esse vídeo ta com cara de sensacionalismo… não entendi pq esse vereador cobra providências às autoridades, sendo ele uma autoridade competente… ele poderia elaborar um projeto de lei para reforma e manutenção do cemitério, e depois submeter a votação na câmara.”
Um senhor, conhecido por pastor Romero, de forma arrogante e mal educado, ofendfeu a senhora Nádia, comentando a favor do vereador Tácio, dizendo: “" Projeto de de lei para reforma e manutenção do cemitério, e depois submeter a votação na câmara." existe a palavra "asna" no dicionário? me poupe viu. Viva a liberdade de expressão.”
Mais abaixo, o vereador Tácio, que deveria ter uma postura de apaziguador e que também deveria tentar contornar a situação para não deixar o debate desencadear para o lado da hostilidade, abraça o pastor Romero e juntos cometem os deslizes da falta de educação e inexperiência, dá risada da própria ignorância e também comenta: “Prezado amigo Romero não queria perder meu tempo justificando à aqueles que não ajudam em nada e ainda dizem que isso é sensacionalismo…Nossa eu não sabia que eu era tão sensacionalista assim consegui mexer ate com o psicológico de alguém…me deixe viu! E ainda que quer se crie projeto de lei para reforma do cemitério e submeter votação na câmara kkkkkkkkkk seria bom essa nobre cidadã fazer um curso em gestão publica e desenvolver na disciplina "Processo legislativo"daí iria entender o que se atribui a cada "autoridade competente" Cada um no seu quadrado estou apenas fazendo meu trabalho,fiscalizando o município e cobrando a quem é de direito”. Pobre Tácio Lima, não sabia o que tinha por vir.
Como a debatedora até o momento não havia mostrado sua intimidade com as palavras (até então porque não tinha necessidade disso) e sentiu-se agredida pelos interlocutores, replicou de forma brilhante o comentário dos ‘homens de deus’, com as seguintes palavras: “Pelo visto Lucas (Lucas aqui é a pessoa que publicou o vídeo em sua time line e que abriu o debate), as pessoas acima são tão imaturas ao ponto de não aceitar opiniões diversas as suas. As pessoas não param para refletir sobre as críticas, apenas atacam sem o mínimo de debate crítico. É por causa desse tipo de pensamento e tratamento que a cidade de Valença não evolui… tudo vira picuinha partidária e nada avança em termos práticos no sentido de contribuir para o desenvolvimento da cidade.
Mas vamos lá…
Vou começar do início… Sobre o termo sensacionalismo: Este “além de caracterizado pelo apelo emotivo e pelo uso de imagens chocantes na cobertura de um fato, também se caracteriza pela capacidade de induzir o telespectador a prender-se a fatos em sua maioria distorcidos, trazendo à tona uma realidade irreal e alterada do cotidiano”. Na Filosofia o Sensacionalismo é Fundamento ou teoria cujas ideias são provenientes, exclusivamente, das sensações ou das percepções sensoriais. (ou seja, sem reflexões racionais).
Foi a partir desse conceito que falei que o vídeo estava com essa aparência sensacionalista. O conceito é auto-explicativo, dispensa detalhamentos, quem viu o vídeo irá entender. Se alguém discorda justifique com explicações racionais e não apenas com ofensas oriundas de sentimentos e sensações.
Não vi o autor do vídeo propor solução alguma, apenas vi o vereador/repórter expondo as imagens e cobrando providências apenas do poder executivo. Até quando estudei matérias do Direito, cabia a Câmara de vereadores não apenas o papel de FISCALIZAR, ela tinha como outras funções: Legislar, julgar e deliberar. Não vou detalhar cada uma, pois não sou assessora de vereador pra ensiná-lo o que fazer, nem sou paga pra isso. Mas se houve alteração nessas funções, por favor, alguém me informe.
Eu sei que é dever do município, zelar pelos seus patrimônios, mas é mais fácil para o executivo omitir-se, já que não há uma política, oriunda de uma lei, que defina e estabeleça critérios para destinação de verbas para manutenção… Em suma, falo da questão orçamentária.
Gostaria de saber do Sr. Tácio se quando o executivo elabora o orçamento público do município, pra onde ele é encaminhado para discussão e votação?
Quem vota a lei orçamentária do município?
Outra dúvida, Sr. Tacio: nos últimos dias o município estava elaborando o seu PPA, gostaria de saber do senhor quais foram suas contribuições no PPA para a resolução do problema apresentado no vídeo acima?
Não se preocupe com o meu psicológico Sr. Tacio, ele não é abalado por ofensas de pessoas imaturas e de baixo nível. Meu psicológico é abalado diariamente quando presencio o descaso vivenciado por nossa cidade… Me revolta ver pessoas despreparadas entrando em funções públicas apenas para promover o auto enriquecimento às custas das misérias do povo valenciano…”
O vereador Tácio, no final fez um comentário jogando a toalha, admitindo que é um vereador imaturo por ser jovem, mas não deixou a arrogância se desgrudar dele. Não vale a pena mostrar.
Por isso que é sempre bom irmos antes a time line das pessoas a que queremos nos dirigir para depois saber com quem estamos falando e não pagarmos esses tipos de mico.
Parabéns senhora Nádia Ribeiro, gostei da sua participação no debate. De grande utilidade e aprendizado para nós que gostamos de aprender mais e mais. Tenha certeza que não estou querendo dar uma de Tácio Lima (sensacionalista), mas publiquei o seu texto porque, não só é um bom texto, como também traz muitas informações de grande valia.
O vídeo é sensacionalista? Sim.
Mas não vamos esmorecer diante do propósito de mudar essa triste realidade do Cemitério de Valença. Agora que o canal de diálogo foi aberto, vamos além, pessoal.
Me revolta ver pessoas despreparadas entrando em funções públicas apenas para promover o auto enriquecimento às custas das misérias do povo valenciano…” ²
VEREADOR TACIO GOSTEI DO SEU VÍDEO, MOSTRA UMA REALIDADE QUE NECESSITA SER SUPERADA. PARABÉNS! QUANTA AS CRITICAS RELEVE, ELAS SÃO IMPORTANTES. VOCÊ ESTA O CAMINHO CERTO.
Já existe uma Lei de autoria da Vereadora Maria Helena que fala sobre essa questão do Cemitério Municipal a referida Lei encontra-se no site da Câmara Municipal de Valença http://www.cmvalenca.ba.gov.br/arquivos/leis/LEI_2.251.pdf
É visível o despreparo deste rapaz, alias falar em despreparo nesta Câmara é até redundante. Ele tem que entender que é apenas um Vereador, sendo absurdo da sua parte se utilizar de capachos para tentar desqualificar um cidadão ou cidadã pela simples emissão de uma opinião, mesmo que está o desagrade. Isso é de uma imensa covardia.
A interlocutora mostrou-se mais preparada tanto intelectualmente como emocionalmente para o debate que o jovem Edil. Seu questionamento é claro e resume-se ao fato de que pôr um vídeo no facebook não distingui a tarefa de um Vereador para a de um cidadão comum, além de ser muito pouco é a ação de um “propagandismo” oportunista. A obrigação de um Vereador é fazer muito mais que isso.
“Quando jovem ainda há tempo para aprender a se comportar diante das criticas, mas pode ser tarde para se moldar o seu o caráter”
O VEREADOR NÃO PODE APRESENTAR PROJETO QUE POSSA GERAR CUSTO ADICIONAL PARA O MUNICÍPIO, ENQUANTO O VEREADOR PODE E DEVE NA PEÇA DO ORÇAMENTO PROPOR EMENDA, MAS O QUE PODEMOS VER NA MAIORIA DAS CASAS LEGISLATIVAS DO BRASIL É A SUBSERVIÊNCIA AO PODER EXECUTIVO, OS CEMITÉRIOS TEM OS SEUS RECURSOS PRÓPRIOS E PODERIA TRANQUILAMENTE USAR ESSE DINHEIRO PARA A SUA MANUTENÇÃO, INFELIZMENTE ESSE DINHEIRO É DESVIADO PARA OS OUTROS FINS E PARA O BOLSO DE PESSOAS INESCRUPULOSAS, ENQUANTO O VEREADOR TÁCIO LIMA ELE ESTÁ DE PARABÉNS MOSTRANDO AS MAZELAS DA CONTINUIDADE DA ADMINISTRAÇÃO DO VELHO CHACAL.
Engraçado esse blogueiro, quando é Jairo ou Adailton que são seus amigos, o mesmo sai no seu próprio carro pela cidade fotografando até o que não existe para denunciar no seu blog, agora só porquê foi o jovem Vereador Tácio Lima que é seu desafeto, ele inventa argumentos vazios para deprecia-lo. Pelegrini me faça uma garapa de possível de picolé.
Esse moço infelizmente foi eleito pela universal totalmente incapaz, ja criou problema até pra policia.
Esse vereador é mas um daqueles políticos que o povo elegem sem se quer ter conhecimento da sua capacidade…ou seja esse vereador já vem atempos demostrando seu despreparo.
Correto os comentários de Kleber e Estudante, Vcs resumiram a incapacidade desse vereadorzinho de %$#%$%¨$#%.
Naldo, César, Estudante e Kleber, vocês todos são farinha do mesmo saco, ou seja, come no prato do blogueiro que come do prato da Prefeita que consequentemente nos mostra essa triste realidade que o cemitério e toda cidade entregue as baratas.
Sugestão- Esses “homens de Deus” pq não pegam seus grandiosos salários e reformam o cemitério. É tão simples! Gestos concretos fazem a diferença.
Triste Realidade você mim parece estar entre aqueles eleitores que voltaram nesse vereador despreparado para exercer a função de um legislador…você como tantos outros eleitores que o elegeram votam por influência e são induzidos a isso,quando vocês tiverem opinião própria ai sim escolherão melhor seus governantes, e ao invés de defender políticos despreparados como esse vai passar também para o lado de quem os critica cobrando deles ações que venham beneficiar a nossa população coisa que esse despreparado não tem feito e se estivesse feito estaria cumprindo nada mais que sua obrigação.
Saiba triste realidade que como eleitores temos que cobrar sempre dos nossos governantes independente de quem seja,nos últimos meses estamos vendo uma mudança de mentalidade do povo brasileiro e eu o convido a fazer parte dessa evolução.
isso e um vereador despreparado sem compentencia nehuma para o cargo e so ir no estancia azul onde o mesmo se criou i quie faz nada, que vergonha ter um representante como este!!
cada dia que passa fico mais triste com as pessoas que sao escolhidas para legislar, fiscalizar, e administrar nosso municipio. sabendo que eles nao sao errados… e sim que quem escolhe.
No momento não sou residente de Valença, mas sou filha da terra e acompanho os fatos ocorridos na cidade, através da internet, bem como em conversas com familiares e amigos.
Como filha da terra, me sinto no direito de opinar, de manifestar meus sentimentos acerca das ações públicas do poder executivo e legislativo do município… Afinal de contas, as políticas públicas (ANTES QUE O PASTOR E SR. TÁCIO INTERPRETE POLÍTICAS PÚBLICAS SINÔNIMO DE POLÍTICAS PARTIDÁRIAS) correspondem ao conjunto de objetivos que enfocam determinado programa de ação governamental e condicionam sua execução de modo a atender as necessidades da população, neste contexto, as ações afirmativas de políticas públicas torna-se do meu interesse, uma vez que, sou filha da terra e tenho parentes que fazem parte da atual população valenciana, assim justifico minha “indignação” com a postura de políticos imaturos estamos vendo em Valença.
Não me surpreende vídeos como esse veiculando na internet e comportamentos totalmente imaturos de pessoas desprovidas de conhecimentos acadêmicos e conhecimentos políticos. Até porque, esse não é a primeira e tão pouco a última gafe cometida pelo edil Sr. Tácio…
Muito me surpreende o sentido que o mesmo interpretou o termo sensacionalismo. Qual seria/será a classificação dessa mensagem do vídeo? Porque, para mim e muita gente que estudou as correntes filosóficas, principalmente as que surgiram a partir do século XVII sabe qual a classificação dessa comunicação. Penso que seria bom algumas sugestões de leitura, por exemplo: Luiz Carlos Rossi, Geovani da Silva Corralo, bem indicado Clemerson Merlin Cleve, Norberto Bobbio (esse tem disponível na internet em PDF), o Regimento… O filósofo Francis Bacon, diz que a leitura traz ao homem (HOMEM ESPECIE) um discurso seguro. Fato!!
Nas relações sociais, nos diálogos, há sempre uma frase clássica que de certa forma todo mundo usa. Alguém sabe qual é?
Quando o sujeito entra em um terreno/conversa/discurso, enfim, que não sabe mais como debater, quais termos usar, quais conhecimentos teóricos fundamentam sua teoria, sua tese, logo se usa a clássica frase, a saidinha à francesa, srsrsr… ” Cada um no seu quadrado ” estou apenas fazendo meu trabalho,fiscalizando o município e cobrando a quem é de direito”. Ou seja, não posso mais continuar a discussão, pois infelizmente não tenho mais argumentos sólido que referende meu pensamento. Fato.
Até aí, tudo bem…
Mas a pessoa usar uma justificativa de “SER JOVEM DEMAIS”! Quem é jovem de mais nessa perspectiva que o mesmo se defende, não deveria ter concorrido ao cargo que designa posturas adultas, esse é meu jeito de pensar. Assim, se tem o direito de falar o que bem quer sob calor de emoções pessoais, deveria estar preparado para ouvir também as opiniões contrárias as suas. Me poupe, viu?!
Nunca vi na literatura nenhuma menção que se justifique isso, principalmente vindo de pessoas que se prontificaram a assumir “lideranças”… Essa foi demais!
Nobres Srs, quem fala o que quer esta sujeito a ouvir o que não quer. ( já diz o ditado popular). Nosso país é democrático, e democracia pressupõe que cada cidadão tem o livre direito de se manifestar, isto esta preconizado na Constituição Federal Brasileira, ou estou enganada?
Na política e principalmente a política partidária sem que os senhores queiram, lhes traz o ônus das críticas e o Bônus que vocês já usufruem e muito bem por sinal!
Portanto, como cidadã brasileira, uma pessoa política (politizada) e não apolítica, que discerne as informações sob uma ótica racional e não com uma visão totalmente pessoal, emocional, me chateei ao ver o vídeo e a “indignação/vitimada” do Edil e do seu cabo eleitoral. Gente, pelo amor de Deus!!
Me poupe, viu? Por conta dessas coisas que se ver por aí e também em VALENÇA as ruínas deixadas e perpassadas por novas e novas gestões…
Sugestão:
1. Publique, veicule nos blogs, na mídia projetos concretos, ações palpáveis… Desenvolvendo a função que lhes são incumbidos.
Em consonância com o ponto de vista da Sra funcionária do Ministério Público, não me preocupo com respostas refratárias de cunho pessoais, mas me preocupo com as respostas dos questionamentos que a mesma faz, muito pertinente, por sinal. Me preocupo com o descaso com a população da cidade, sobretudo, os menos favorecidos, me preocupo com o despreparo das pessoas que são eleitas para representá-los, o despreparo de pessoas que tem assumido cargos públicos, me preocupo com a imaturidade mental, a qual difere de idade biológica e cronológica assumindo funções de lideranças, me preocupo com o rumo do futuro das crianças da cidade, me preocupo com o enriquecimento de figuras públicas, “líderes” políticos, religiosos que tem por aí, às custas dos miseráveis marginalizados pela sociedade em que estão inseridos… Nesta perspectiva comungo da indignação da Sra insultada e ironizada, srsrrs… Pelo jeito e argumentos da mesma no texto, isso não a incomodou, uma vez que a mesma parece ter domínio da língua portuguesa, figura de linguagem, fundamentação política.
Chega!!
Agora é esperar a próxima… kkkkkkkkkkkkkkkk
Bjs meu Povo!!
ESSES MOÇOS QUE ESTÃO NOS REPRESENTANDO SÓ ESTÃO PORQUE OS “LETRADOS” NUNCA FIZERAM NADA POR ESSE PAIS…QUE O DIGA LULA..
Quanta bestagem! Querem crucificar o Vereador Tácio só por quê o mesmo denunciou a vergonha que se encontra o Cemitério! Enquanto você Silvana que é “letrada” venha para sua terra e demonstre o seu amor, fica tirando onda que não mora aqui, meu Deus quanta hipocrisia desses que querem destruir Valença, Silvana seu palpite é surdo, espero que você um dia não vá até o Lixo tério para enterrar um parente, um amigo ou até mesmo você, pois quando eu morrer quero que me enterre na minha terra Natal, será a maior vergonha que você que defende essa gentinha vai ter.
É isso aí Vereador faça o seu papel de fiscalizar a vergonha que é essa quadrilha que se instalou em Valença e até mesmo de fora para usurpar o povo Valenciano.
Esse tal de Tácio, se se considera jovem de mais (e por isso, não tem capacidade para tamanha responsabilidade), então que renuncie e abra espaço para alguém mais preparado e digno. Coitada de Valença, se é essa a juventude que quer chegar ao poder… prefiro turma com mais de 30! E, para não perder a piada dos Titãs, com mais de 32 dentes… hehehehe
Pior do que ser idiota é ser puxa saco de idiota…
Queridos Valencianos,
Eu gosto de avisar que pratico o Ateísmo, portanto, se o vereador é pastor ou de que partido ele pertença não me importar.
Conterrâneos, se o sujeito está denunciando já é um bom sinal, se ele não está fazendo a coisa direito então devemos ajudá-lo e assim vamos construir um futuro, se o cabra se locupleta do erário de pagar e assim por diante.
Agora, reclamar e não agir não adianta nada, você falastrão partidário tira a bunda da cadeira e vai buscar o desenvolvimento, chega de tanta gente para reclamar e nada fazer.
Da mesma forma que está o cemitério, esta a saúde, a educação, o transporte, a poluição do Rio Una, a violência e ainda se diz que tem está tendo governo? Na política valenciana não tem ninguém comprometido com o município.
O que tenho visto é a migração dos chupa sangue de Valença para Cairu, são tantos abusos que não dá para descrever aqui.
Pobre Valença.
Marcel Fonseca
Queridos Valencianos,
Aproveitando a deixa, vejo no Blog a notícia que o Presidente do PT de Valença encontrou com Dilma e Lula, e daí? Que grande vantagem Valença está tendo com este encontro? Nem conseguiu se eleger e quem não obteve êxito não tem moral no PT.
Eu votei em Dilma, Wagner e Lula e no João Enrique e foi grande decepção, não voto mais em partido que acoita ladrão, não voto mais em partido que faz coligação.
Política é sustentada por ideologia e esta é como água e óleo, cada partido tem a sua, e no mais, temos que ter alguém para julgar, da maneira que está fica parecendo a casa da mãe Juana, lá todo mundo manda.
Marcel Fonseca
Não entendi a indignação do nobre cidadão Marcos Soares, a respeito do LETRADA… Que pena! Mais uma vez vemos postagens de cunho emocional e sem a necessária reflexão que separa o infante dos adultos. Sr. Marcos, tens o direito de discordar de minha opinião, faz parte do jogo democrático. O que temos que defender de fato, é o direito do contraditório, da oposição, do debate franco e aberto que fortalece as instituições. Quando disse que não moro em Valença hoje, não o falei para “tirar onda” como falou o Sr. Sou Valenciana e amo minha terra. Estou fora de Valença por questões acadêmicas e profissionais, mas não me furtarei ou deixarei me furtarem o direito de acompanhar minha cidade. O vereador em questão fez a denúncia? sim, fez! E o que mais? De fato, para que não seja considerada uma atitude sensacionalista e um factóide político, a denúncia deveria ser acompanhada de justas medidas e iniciativas no âmbito do legislativo municipal com a proposição para a sua solução. É isso difícil? Quem se coloca em função pública tem que saber que estará em incessante estado probatório por parte dos cidadãos, afinal os elegem para serem representantes da coletividade. O vereador se considera jovem e imaturo? Que busque uma assessoria experiente que o oriente e busque aprender no eterno ciclo dos erros e acertos. E creio que o Sr. Marcos quando disse que minha opinião é “surda”, na verdade quis dizer que minha opinião é muda, sem voz. Bom, na verdade existe alguma razão nisso, mas não apenas a minha opinião é “surda”, a minha e a de milhões de brasileiros que clamam e se manifestam às autoridades e não são ouvidos. Quanto a enterrar um parente meu no cemitério, espero que o vereador Tácio possa mostrar algo mais do que um vídeo e aja na busca de uma efetiva solução do problema, pois assim saberemos que não só os meus, mais todos os entes queridos de nossa cidade serão enterrados de forma digna. Quanto à mim Sr. Marcos, não posso me enterrar, uma vez morta caberá ao meu esposo e minha família me oferecerem esse ato de caridade, posso sim pedir pelo local, mas não poderia estar morta e “ir me enterrar”. Por favor, raciocine um pouco.