NÓS SOMOS TETRA DAS CONFEDERAÇÕES, OS ÚNICOS NO MUNDO!
Por Irene Dóres
“Brasil ficou vazio na tarde de domingo ê olha o sambão e viva ao país do futebol” Milton Nascimento falou isso e eu repito um pouco diferente, mas o que importa a forma como o Milton escreveu neste momento? Não há nada mais arrepiante do que ver o Maracanã inteiro gritando para os espanhóis: “ê o Fred vai te pegar”; ou “cuidado com o Fred, o Fred te pega”, logo eu que nem estava torcendo para a seleção brasileira e tinha quase certeza que a Espanha levaria o título. Domingo à tarde estava eu lá diante da tv vendo o time brasileiro voltar a tempos remotos e fazer rolar no gramado uma bola redondinha.
Analisando friamente o desenrolar da copo das confederações veremos que o time espanhol chegara ao Brasil com a taça na mão, e de certa forma anunciando e garantindo que a levaria para casa. Afinal de contas, era invencível há três anos, isso por que, não havia entrado em campo contra o Brasil nesse período. Ah! Mas eles ganharam para todos os outros times europeus que disputam competições com o Brasil e que têm o mesmo peso no mundo do futebol. Na primeira partida marcou 10 gols contra o Taiti, mas o Brasil não pegou o Taiti, e não pode mostrar os mesmos resultados. E os espanhóis foram seguindo jogo a jogo assim como Brasil, invictos no torneio. A seleção brasileira estava tão desacreditada que nem os apresentadores e comentaristas da tv Globo criam em placares sóbrios contra seus adversários. Certeza que o Brasil ganharia a competição? Penso que nem o treinador tinha, posto que a dança dos técnicos que é um problema politico não inspira confiança por parte dos torcedores e nem dos próprios profissionais que muitas vezes escalam o time de acordo com as ordens do patrocinador e da imprensa que interferem de forma objetiva e conceitual.
Após a derrota nas oitavas de finais na copa do mundo da África do Sul, e a troca por treinador ainda inédito, a seleção brasileira recebe nova formação e com a queda de Mano, Felipão que veio de Portugal desacreditado assume a seleção e mantém a base de convocação do técnico anterior, e aí todos pensam: “agora é que são elas lá vai o Brasil perder outra competição!” É claro que eu estava incluída nesse rol, mas não é que quebramos a cara. O Brasil ganhou a Copa das Confederações. Na moral até que estamos todos felizes, o Brasil não tem boa educação, não tem boa saúde, não tem respeitabilidade política, mas o nosso futebol é campeão. Pelo menos no futebol temos algumas vitórias, por que na política interna o brasileiro só acumula derrotas.
Mas voltando ao futebol de verdade, faz muito tempo que não vejo uma seleção tão coesa e com vontade de defender seu objetivo de ser campeã, da defesa ao ataque todos brigando pela manutenção da Taça das Confederações em solo brasileiro. O David Luiz um gigante, na zaga, o Paulinho o equilíbrio e a organização, o bola da seleção. O Fred me surpreendeu, pois mostrou seu lado líder e se garantiu como um dos melhores jogadores do torneio. O Neymar nem precisa falar muito, pois mesmo que ele tivesse uma péssima atuação a TV Globo e Galvão Bueno dariam para ele o título de melhor. A atuação do Brasil nessa copa lembra os métodos de trabalho utilizados na copa do mundo de 1958, (é claro que não vi esta copa, mas adoro futebol) onde a estratégia dos jogadores era arriscar no começo do jogo para tentar marcar no início, eles pressionavam o time adversário nos primeiros três minutos para marcar o gol e seguirem a partida com moral, a esse método a imprensa chamou de "os três minutos mais grandiosos da história do futebol"
No quesito incentivo não se vê um lugar algum no mundo coisa mais linda que a torcida brasileira nos estádios, a entonação do hino nacional emociona e aumenta nos jogadores a vontade de bater seus adversários. Falando nisso, nossos heróis amarelinhos enfrentaram momentos delicados e a cada vez que eles iam se superando eu como espectadora começava a acreditar numa possível vitória, mas o que me fez realmente torcer pela seleção foi à entrevista do Eniesta que garantiu ganhar do Brasil com um placar de 4X0. Desaforo dizer que vai bater nosso time na nossa casa, fala sério! Levou o que merecia 3×0 e os espanhóis estrão zonzos até hoje, procurando saber se o orégano que fumaram estava vencido.
Na boa pessoas, quem ganha mesmo com essas conquistas? O que de bom vem para o Brasil materialmente falando? Bem, materialmente o Brasil ganha a reforma de alguns estádios antigos como o Maracanã, o Castelão, Beira Rio e a reconstrução da Fonte Nova. Aí você pensa: nós não precisamos disso. Precisamos sim, O Brasil como é dito na frase inicial dessa crônica “é o país do futebol” e se vamos ao estádio é bom que tenhamos conforto, nós merecemos tudo de melhor. Se as copas das Confederações e do Mundo não fossem realizadas no Brasil a Fonte Nova estaria abandonada e eu sou a favor da existência de bons espaços para o povo frequentar.
Agora falando muito sério, como diria o Chico Buarque, uma coisa fantástica que as copas trouxeram para o Brasil, foi o amor próprio. O povo brasileiro de repente percebeu sua importância no mundo político, foi para as ruas e disse aos representantes “nos respeitem, façam alguma coisa, vocês foram eleitos para isso”. É claro que não acredito que eles irão tomar todas as providências exigidas, mas as mais urgentes estão sendo providenciadas. Em 2014 teremos a copa do mundo e as eleições, espero sinceramente que o povo acompanhe as votações dos políticos e dê para eles a taça que eles façam por merecer. À seleção brasileira meus parabéns e orgulho de ver a camisa canarinho mostrando quem manda no futebol mundial, afinal somos a seleção com maior numero de títulos no mundo. Que venha 2014 e que haja muita união entre os jogadores para que possamos pegar de volta a taça do mundo!
Nunca vi tanta baboseira em um texto. Vai procurar um tanque de roupa suja para lavar. É bem mais proveitoso.
não entendi patavinas! Misturou a comemoração ufanista da vitória do Brasil com comentários sobre política atual e no fundo… bem, espero daqui a duas semanas se alguém recordará o tal levante do vinagre com coxinha ou todos vão considerar um mero sonho de uma noite junina, com quentão, fogos e canjica. Embora a mestra História já tenha ensinado sobre isso…
MUITO CHATO ESTE TEXTO!!!
PROLIXA ESSA PESSOA. PELE SELECIONA MELHOR ESSES TEXTOS ANTED DE PUBLICAR!!@@