Valença realiza Conferência Municipal das Cidades
Aconteceu na última quarta-feira (29), no Centro de Cultura, a 5ª. Conferência Municipal das Cidades, em Valença. O evento, que foi promovido e organizado pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento do município, reuniu representantes do poder público e dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada local, como instituições de ensino, associações de moradores, movimentos sociais e populares, entidades classistas e profissionais, ONGs e a população em geral. Eles discutiram sobre os problemas urbanos de mobilidade, saneamento , uso do solo e habitação.
Após as falas de alguns membros componentes da mesa diretora do evento e a palestra de Maiana Freitas, da secretaria estadual do Desenvolvimento Urbano, abordando que o desenvolvimento necessariamente passa pela qualidade de vida que decorre de uma cidade melhor em aspectos de sua infraestrutura urbana, os participantes foram divididos em grupos específicos para a discussão dos eixos temáticos. No final foi feito um relatório a ser encaminhado à conferência estadual, que acontece em agosto.
O secretário municipal do Planejamento, Eduardo Gomes, observou, na oportunidade, que a Conferência Municipal da Cidade de Valença “é um raio-x dos nossos problemas urbanos e a oportunidade de discuti-los e encaminhá-los a instâncias superiores”. Para o vice-prefeito Joailton de Jesus, a presença da sociedade, como acontecia ali no encontro, é fundamental para que o “governo do município possa continuar caminhando na busca da solução das nossas questões urbanas e sociais. Existe aí muito o que corrigir e é muito importante a participação de todos nesse sentido”
A prefeita Jucélia Nascimento, presente à Conferência, agradeceu ao legislativo municipal o apoio ao seu governo. À sociedade, ali representada em seus mais diversos segmentos, ela agradeceu a confiança, coisa que tem procurado corresponder com toda dedicação e seriedade. A todos Jucélia se dirigiu dizendo que “com a união de forças com certeza teremos uma Valença melhor. Vamos superar as dificuldades e vamos conseguir isso, juntos”.
Presenças também do sociólogo e assessor da prefeitura, Antonio Mateus Soares, do presidente da Associação da Federação das Associações de Moradores de Valença Romilson Muniz, dos vereadores Bertolino de Jesus, Adailton Francisco, Reginaldo Araújo, Jairo Baptista, Antonio Barreto, Fabrício Lemos e Tácio Lima.
Magno Jouber
Valença cada vez mais cresce no cenário estadual!!!!
Parabéns prefeita, eu acredito na mudança.
Vamos no rumo certo!!
JUSTIÇA E MP INVESTIGAM USO DE OSCIPS COMO FACHADA
.
Dois processos na Justiça Federal de Brasília e um na Advocacia-Geral da União (AGU) devem apurar, nos próximos dias, se a administração pública pode contratar empresas, por meio de Oscips (organizações da sociedade civil de interesse público), sem licitação. E, no caso de fraude, quem deve reembolsar o erário. Os dois processos judiciais já estão conclusos para sentença. O caso concreto em julgamento envolve a venda de um software para o Ministério da Previdência no valor de R$ 38 milhões. A encomenda feita ao Instituto Vias nunca foi entregue. Ao mesmo tempo, a Corregedoria da AGU desdobra um Processo Administrativo Disciplinar contra o procurador da Fazenda Hugo César Hoeschl por atuar, ao mesmo tempo, em Oscips que mantêm contratos com o poder público e em empresas contratadas por esse esquema. O esquema investigado baseia-se em contratações trianguladas. A Oscip faz convênio com o órgão público e contrata empresas sem licitação, em uma ação entre amigos. Segundo a promotora de Justiça Márcia Aguiar Arend, que investigou os negócios do Vias, a falta de fiscalização sobre as Oscips enseja desvio de dinheiro público “sob os auspícios de uma benemerência que sabemos afeiçoada ao lucro”.(Fonte: Folha)