O PAÇO MUNICIPAL DE VALENÇA PEDE SOCORRO

Por Prof. Francisco Neto/Historiador UNEBimage Prezados amigos, infelizmente vemos hoje a nossa herança Histórico Patrimonial se deteriorar enfrente a nossos alhos e nada fazemos para impedir. Não podemos deixar o prédio do Paço Municipal atual Câmara de Vereadores de Valença se  acabar. Só para termos a noção da Importância histórica deste imóvel  vamos conhecer um pouco da historia e peculiaridades   do Prédio secular que Valença ainda possui.

Histórico do Prédio da Câmara

O Paço Municipal foi a residencia  de propriedade do Capitão Mor Bernardino Sena Madureira Nascido em 1769 e faleceu em novembro de 1852. Pacificador dos índios aimorés, fundador da Cidade de Valença, construiu a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, e sua residência de estilo arquitetônico que até hoje serve de exemplo a estudos de estilo.

O Paço municipal de Valença é um belo palacete construído em 1849, pelo Capitão-Mor Bernardino de Sena Madureira.

Sua construção é feita  em parede autoportantes, alvenaria mista de pedra e tijolos ornato. A casa, embora não tenha relevos frontais, apresenta um jardim lateral e cômodo para os quatro lados, denunciando hábitos mais ligados á natureza. Sua planta se estrutura em função de grandes hall central, disposição também encontrada na prefeitura de Camamu, neste caso, sem iluminação zenital. A sala de jantar, em forma de galeria de arcos envidraçados, surge no início do século XIX em solares como o Marback (Salvador) e Vitória (em Cachoeira), na chácara Pocina e no sobrado à rua Conselheiro Saraiva, 47 em Santo Amaro da Purificação. Esta disposição foi também incorporada a edifícios anteriores, como a casa do Barão Rio Real (Salvador) e o sobrado à rua da Matriz em Santo Amaro.

Visita mui  ilustre

Em 22 de Janeiro de 1860 esta casa recebeu a visita do Imperador D. Pedro II e sua esposa, ficando hospedado no Paço Municipal de onde saíram para visitar a Igreja de Nossa Senhora do Amparo e a Fabrica "Todos os Santos" que dava a Valença o Titulo de Cidade Industrial.

Descrição técnica e detalhada da casa:

Edifício de relevante interesse arquitetônico, desenvolvido em dois pisos, mais sótão, que aproveita o vão da cobertura de duas águas. Lanternim, em caixilharia envidraçada, proporciona iluminação zenital para um grande “hall” central, em torno do qual se articulam vários cômodos do edifício. O frontispício( fachada central do prédio) possui sete portas, no térreo, sendo a central mais alta , superpostas por sete janelas rasgadas, com balcões em lioz e grades de ferro forjado. Sobre as cornijas, frontão curvilíneas, rasgadas por duas janelas em guilhotina, todas em arcos ogivais. As fachadas laterais têm o mesmo tratamento. A posterior apresenta traçado neoclássico com frontão triangular e vãos em arco abatido ou verga reta. Jarrões marcam as esquinas da platibanda que circunda o telhado do edifício. O seu interior mantém forros e pisos originais e escadarias central em três lançes. O edifício conserva retratos a óleo e mobiliário original, doados por seus filhos. No Jardim lateral dois leões de louca, uma fonte com dois delfins entrelaçados e um pequeno banco com recosto decorado de azulejos brancos, azuis e carmins.

Dados cronológicos


  • 1799- Por carta régia de 23 de janeiro, a povoação do Una é transformada em Vila de Nova Valença do Sagrado Coração de Jesus, instalada a 10 de julho, pelo ouvidor de Ilhéus, Balthazar da Silva Lisboa, que sugerira a criação da Vila por localizar-se próxima aos cortes de madeira.
  • 1849 – Foi elevada a Cidade, com o nome de Industrial Cidade de Valença.
  • 1849 – Data sobre a porta principal, assinada a construção do imóvel pelo Capitão-Mor Bernardino de Sena Madureira.
  • 1852 – Após sua morte a propriedade passa para seus filhos: Bernardino de Sena Madureira, Casimiro de Sena Madureira e Izidro de Sena Madureira.
  • 1860 – Em 22 de janeiro, D. Pedro II e a Imperatriz D. Tereza Cristina Maria visitam a casa de Bernardino Sena Madureira, no salão encontrava-se retrato de D. Pedro II, quadro pintado em 1859 .
  • 1878 – O imóvel foi doado ao governo da Bahia.
  • 1888 – O Paço da Câmara é considerado o melhor do Estado, sendo somente inferior ao de Salvador.

Restaurações realizadas


  • 1879 – Embora não exista registro, o edifício, passou por uma grande reforma quando foi transformado em Paço Municipal.
  • 1913 – Notícias de consertos radicais do Paço municipal.
  • 1931- foi remodelado em parte.
  • 1975 – Pintura geral do prédio.

Caros cidadãos Valencianos e amantes do Patrimônio Histórico Cultural, vamos então cobrar da Presidência da Câmara de Vereadores e demais autoridades que protejam o Patrimônio Histórico Cultural Brasileiro uma reforma urgente no Paço Municipal que nos enche de orgulho e coloca Valença dentro da Historia do Brasil

Conhecer  e valorizar nosso passado é o primeiro passo para que tenhamos um presente conciso e um futuro promissor !

RESTAURAÇÃO JÁ DO   PAÇO MUNICIPAL !!!

FONTES:


http://bernardinosenamadureira.blogspot.com.br/


http://www.cmvalenca.ba.gov.br/memorial/historico_predio.asp



IESTE: EDUCAÇÃO E CIDADANIA !!

Complexo Educacional Damásio de Jesus-Unidade Valença-BA-Pense Grande ,faça Damásio !

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. JORGE disse:

    Não é possivel que deixem um predio historico tão bonito e tão importante para valença se acabar deste jeito. Já basta os predios proximo ao hospital de valença que derrubaram e ninguem falou nada

  2. talita disse:

    VALENÇA ESTA CAINDO AOS POUCOS ACHEGADA DE VALENÇA ESTA UMA BAGASEIRA. VAMOS VALENÇA MELHORE QUERO VER ANIMO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *