As Vozes do Ancestral Exposição de Infogravuras do artista plástico Elias Santos

O público do município de Valença, no período de 05 de abril a 05 de maio, poderá visitar a exposição As Vozes do Ancestral, do artista plástico Elias Santos, no Centro de Cultura Olívia Barradas.

A exposição que terá abertura no dia 05 de abril, às 20h, foi contemplada no Programa de Cultura Banco do Nordeste/BNDES 2012. Serão expostas 10 infogravuras (gravuras digitais) do artista, com dimensões de 0,80 por 1,20 m em papel fotográfico e laminação fosca. O projeto prevê ainda a realização de duas atividades pedagógicas que visam aproximar o público do processo de criação do artista, sendo: um bate-papo com Elias Santos no dia 08 de abril, das 09 às 11h, e a realização da Oficina Desenhos Ancestrais, nos dias 24, 25 e 26 de abril, das 09 às 12h. As atividades são gratuitas, direcionadas para jovens de 14 a 29 anos e acontecerão no Centro de Cultura Olívia Barradas.

Neste trabalho, o artista vislumbrou a possibilidade de trabalhar com a energia de Exu e suas polaridades: positiva e negativa. Elias Santos trabalha com essa noção de polos para a criação de formas híbridas, hermafroditas, coexistência de tendências indefinidas que apontam para um contínuo de possibilidades existentes entre o masculino e o feminino. Ao reelaborar aspectos de uma religiosidade tão presente no corpo e no inconsciente dos brasileiros, em especial dos baianos, Elias dialoga com o passado utilizando a modernidade tecnológica. O grande diferencial do seu trabalho é a busca pela depuração da imagem, através da supressão dos elementos não essenciais. Todo esse processo está relacionado a uma aproximação com uma ancestralidade que se manifesta nas formas de expressão do corpo. Esse corpo é, por excelência, o espaço gráfico onde se inscreve as marcas de uma herança cultural.

Para conhecer melhor o trabalho do artista, acesse: eliassantosportfolio.blogspot.com.

Serviço:

Onde: Centro de Cultura Olívia Barradas (Rua Maestro Barrinha s/n – Graça – Valença, Bahia)

Quando: 05 de abril a 05 de maio de 2013.

Quanto: grátis

Realização: CRIARE – Projetos Culturais e Educacionais

E-mail: projetoasvozesdoancestral@gmail.com

Contato: Ricardo Lemos (75) 8117-3644 / Poliana Bicalho (71) 9275-1353

FICHA TÉCNICA:

Curadoria e Design Gráfico: Elias Santos

Realização: CRIARE Projetos Culturais e Educacionais

Coordenação de Produção: Poliana Bicalho

Produção Local: Vagner Rocha

Assessoria de Imprensa: Ricardo Lemos

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

(Indicada para maiores de 10 anos)

EXPOSIÇÃO:

Coquetel de abertura: 05 de abril, às 20h.

Visitação: 06 de abril a 05 de maio de 2013

Centro de Cultura Olívia Barradas

Rua Maestro Barrinha, s/n – Graça – Valença, Bahia.

Tel.: (75) 3641-3594

Horários de visitação:

Segunda à Sexta-feira: das 9h às 19h

Sábado e Domingo: das 14h às 19h

PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA:

Bate –papo com o artista e pesquisador convidado – 08 de abril, das 9h às 11h

Público-alvo: estudantes, artistas e pesquisadores interessados na temática.

Vagas: 50

Momento em que o artista Elias Santos e um pesquisador convidado dialogarão com o público sobre a relação entre cultura afro-brasileira, representação e expressão artística na exposição As Vozes do Ancestral.

Inscrição através do e-mail projetoasvozesdoancestral@gmail.com ou no Centro de Cultura Olívia Barradas.

Oficina Desenhos Ancestrais – 24 a 26 de abril, das 9h às 12h

Público-alvo: jovens de 14 a 29 anos

Vagas: 15

Oficina teórico-prática em que o artista Elias Santos irá compartilhar com os alunos os procedimentos utilizados no processo de criação da exposição (relação entre desenho manual e vetorial, tendo como princípio criativo a imersão no universo cultural afro-brasileiro). Pretende-se, ao final da oficina, que cada participante apresente um produto/ desenho.

Inscrição através do e-mail projetoasvozesdoancestral@gmail.com ou no Centro de Cultura Olívia Barradas.

Currículo do Artista

Natural do município de Cairu, Bahia, o artista formou-se em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, no ano de 1998. Ao longo de sua carreia participou de 43 exposições no Brasil e no exterior, destacando-se a exposição “Junções”, individual que o artista realizou em junho de 2011 na Galeria ACBEU, em Salvador. O artista participou também de várias feiras e exposições na Inglaterra, na Holanda e nos Estados Unidos, representado pela galeria GVArt, em Londres. Em 2008, participou da coletiva Atualização em Retalhos Postais da Bahia, realizada em 2007 em Portugal. Recebeu prêmios em três edições do Salão Regional de Artes Visuais da Fundação Cultural do Estado da Bahia e em duas edições da Bienal do Recôncavo, promovidas pelo Centro Cultural Dannemann, na cidade de São Félix, Bahia. Em 2009, foi homenageado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia durante o Salão Regional de Artes Visuais da Bahia, na cidade de Valença. Em março de 2011, participou da coletiva DESDOBRAS "Desdobramentos de obras literárias em obras de escultura", na Livraria Cultura, do Salvador Shopping. Sua experiência na arte de mosaico foi aprimorada entre os anos de 2005 e 2009, quando executou vários projetos para pisos e paredes em pousadas na vila de Boipeba. No período de dezembro de 2011 a janeiro de 2012, ministrou aula da técnica do mosaico em Valença – Bahia, através do projeto Intervenções em Mosaico, apoiado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. O artista foi professor substituto da Escola de Belas Artes da Ufba e, atualmente, vive e trabalha em Salvador.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *