O FUTURO EM FOCO

Por Analista

Já se vão os noventa dias. Após três meses de mandato o que se viu até o momento de planejamento que possa dar ao povo de Valença a esperança de dias melhores? Isso é realmente uma pergunta! Quem souber responda. Não estou cobrando resultados, pelo menos ainda, estes virão como consequência de ações efetivas. Todo agricultor sabe que para colher o milho de São João é preciso plantá-lo no dia de São José. Se o milho não for plantado logicamente não será colhido, e qual o milho até agora plantado por essa gestão? O que tem de efetivo nas ações que vislumbrem um outro rumo para a nossa terra?

Essa Administração carrega o pesado fardo de ainda não ter começado e sofre de uma visível crise de identidade e criatividade. Ainda não estão claros quais são os objetivos programáticos de Governo e o rumo político a ser tomado. Encontra-se presa ao pragmatismo do “Governo dos amigos”. Vemos muitas ações midiáticas e pouca perspectiva. Já tivemos visita de Secretário de Estado e Deputados, promessas de reativação do Aeroporto1 e revitalização da Orla do Guaibim, da solução definitiva para o SAC, da conclusão das Obras da Ponte de Águas de Março e da UPA, implantação do SAMU, de uma terceira ponte e reforma da Orla do Rio Una, etc., etc. e etc. As mesmas questões emperradas de outrora. E de concreto o que temos? O remanejamento desplanejado dos ambulantes do calçadão2, a persistência do impasse com o funcionalismo e o excesso de apelação a Deus3 nas mídias sociais.

O inicio de ano foi recheado de expectativas sobre o comportamento da Prefeita em relação ao seu padrinho político. A Prefeita quando esteve na Rio Una FM afirmou que a sua postura em relação a situação lastimável em que herdará o patrimônio público seria tratada de forma transparente, nada iria para debaixo do tapete. Também se utilizou do discurso austero de quem estava preocupada com o saneamento financeiro do município e tomaria atitudes com o propósito de reduzir o custeio da máquina pública. Cheguei a elogiá-la, enxerguei naquele momento o perfil ético que a nossa cidade precisa, porém, bastou alguns dias para ser enviado a Câmara Projeto de Lei de sua iniciativa propondo o aumento dos salários do primeiro e segundo escalão da sua administração. Tremenda contradição! Como o discurso na política pode ser apenas a cortina de fumaça para a demagogia. Depois dessa é difícil acreditar que a criatura se volte contra o seu criador4, as vezes parece que essa relação é indissolúvel, é a mesma cortina de fumaça utilizada na Campanha que teve como resultado a manutenção das forças do atraso no Poder.

1. O funcionamento do Aeroporto nunca é discutido sobre o ponto de vista da criação da demanda para sua viabilidade. Até parece que ele por si só trará desenvolvimento para o município.

2. Sou plenamente a favor da desobstrução não só do Calçadão, como também das demais áreas públicas da Cidade, porém o que está sendo feito é um armengue melhorado a lá Ramiro. Sem estudo de viabilidade econômica e planejamento integrado do espaço urbano o destino dos ambulantes será retornar aos seus pontos anteriores.

3. Todos têm o direito de professar a sua fé livremente, inclusive a Prefeita, mas o abuso do proselitismo e do maniqueísmo no campo político é merecedor de críticas.

4. Esse criador é a mistura complexa de eminência parda e ditador populesco brincalhão que carrega consigo ao mesmo tempo uma rejeição histórica e dinheiro para comprar a mudança de opinião.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Elpídia disse:

    Enquanto isso a feira municipal continua uma vergonha…imunda, com mal cheiro, desorganizada, deprimente…

  2. Em Nazaré vai ter evento esse fim de semana…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *