DO BRASIL PARA VALENÇA

Por Analista

Essa semana foi bastante movimentada em Valença e no Brasil, muitos protestos e debates dignos de uma democracia ainda jovem que insiste em se consolidar mesmo diante de uma mídia interesseira e manipuladora. Nacionalmente o debate melhorou, saiu um pouco do submundo das Revistas e Jornais de reputação duvidosa e tomou contornos do posicionamento ideológico que diferem Petistas e Tucanos. Com a visita de Yoani revivemos o sádio debate entre a ditadura Castrista e o imperialismo nada democrático Estadunidense. Tem argumento pra todo gosto que demonstra que o fim da ideologia política é uma falácia. Ficou claro que Cuba ainda não é analisada sob a perspectiva da sua complexidade e sim com a ótica reducionista de um regime autoritário. Na nossa cidade persiste a discussão sobre a questão do “calote” ao funcionalismo e o interminável lenga lenga de Juscelistas e Ricardistas disputando quem puxa mais o “saco” da sua liderança.

Que chatice!!!

A corrida para sucessão presidencial começou. Pouco antes do Partido dos Trabalhadores simbolizar os seus dez anos de governo numa comemoração em São Paulo, o Senador mineiro Aécio Neves, que de mineiro não tem nada, se antecipou e ocupou a Tribuna do Senado para atacar a esse mesmo governo que pretende enfrentar em 2014 sendo o principal candidato da oposição. Ainda sem musculatura eleitoral e candidatura consolidada, os Tucanos, representados por Aécio partiram pra cima fazendo críticas das quais muitas divergem dos números e informações oficiais apresentados. As críticas, intituladas como os treze fracassos do PT, vão desde o PAC até a gestão das Estatais, em especial da Petrobras. Do lado Petista as coisas vão caminhando de forma obvia, ao que tudo indica Dilma concorrerá a reeleição. Com altos níveis de popularidade, a Presidente encontra cada vez menos resistência até mesmo nas alas mais radicais do seu Partido. Com os números do País debaixo dos braços, Dilma pretende fazer deles o seu principal cabo eleitoral destacando a ascensão da mobilidade social e o menor índice de desemprego das últimas décadas. Por fora correm Marina Silva e, até o momento, governista, Eduardo Campos, cujas ambições são conhecidas.

Em Valença, passado o momento de letargia natural da chegada de uma nova Administração testemunhamos o debate politico como uma extensão da campanha eleitoral, com as mesmas picuinhas que contribuem para o baixo nível da discussão. Com raras exceções, é o “mais do mesmo”. Recentemente tivemos uma entrevista da Prefeita na Radio de maior audiência da cidade. No geral, acho que ela se saiu bem, pelo menos ao que parece ela deixou bem claro que vai encaminhar aos Órgãos competentes as mazelas da gestão passada sem pôr nada debaixo do tapete, vamos dar-lhe esse tempo, mesmo sabendo que tem gente envolvida até o pescoço com Ramiro no primeiro escalão do seu governo. Outra questão importante foi a declaração de que para adequar a folha de pagamento a realidade do município é preciso se fazer um corte de 500 mil reais. Não se trata apenas de imposição legal, é preciso urgentemente alargar o poder de intervenção da Prefeitura nos serviços básicos da cidade e para isso é preciso aumentar a sua capacidade de investimento, que se faz aumentando a arrecadação e reduzindo-se o custeio. Para o município não há alternativa a não ser a exoneração e imediata redução no custo com pessoal ao tempo que aperfeiçoa a capacidade do município na arrecadação de seus tributos.

Temos problemas sérios com a inadimplência. Diversas oportunidades de captação de recursos estão sendo perdidas devido à irresponsabilidade histórica dos Prefeitos que aqui passaram. Endividaram e sucatearam a máquina pública. Nossas dificuldades na geração de emprego, os gargalos da infraestrutura e a inércia produtiva não se justificam se não pela falta de compromisso dos políticos com a cidade. E o nosso povo também é culpado! Vem, ao longo do tempo, escolhendo mal seus representantes. Esse é o debate que deve ser travado. Confesso que gostaria de ver mais defensores de ideias do que de pessoas em Valença. Que os políticos fossem a representação mais próxima de um conceito e não simplesmente a personificação do clientelismo e do empreguismo que sufocam as contas públicas.

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. gilberto andrade silva disse:

    E lamentavel que uma pessoa aparentemente tao capaz nao tenha a coragem de se identificar ao expressar seus pontos de vista.
    Da para notar que o articulista esta capacitado para ser um grande operario na reconstrucao de valença.
    Agora e so tomar coragem e se apresentar como voluntario.

  2. Jodé Damasceno disse:

    Como ela pode baixar os custos da folha de pagamento se ela mesma contratou uma empresa de lixo que recebe mais que o dobro da anterior? E por falar na anterior ela continua recebendo também como Rio Una Transporte e Rio Una para capina, e o Beto da Ascoval continua lá na Rio Una transporte, Como Baixar a Folha, se contratou eletriciata quando a prefeitura tem eletricistas que não pisam lá inclusive tem um que presta serviços a Claro Tv em pleno horário de expediente e funcionários que nem moram em Valença recebendo na folha de pagamento desde os tempos do preparado Luis Martins?. Mais uma pergunta será que ´vai ter coragem de demitir os parente de Lelo? de Reginaldo Araujo e outros? Vamos esperar para ver mais esse blá,blá,blá…

  3. Até concordo com redução de custo mas, que seja desde o 1º escalão.

  4. Kleber Cruz disse:

    A prefeita deveria cortar na carne, exonerando todo seu parentesco do quadro da prefeitura! Quero vê se algum deles vão ser exonerados…

  5. JORNALISTA disse:

    A PREFEITA EMPREGOU DE VALENÇA A SERRA GRANDE, CERCA DE 150 PARENTES. GOSTRIA QUE A CAMARA PEDDISE A FOLHA E CONFERISSE ISTO. EU ESTOU FALANDO PORQUE POSSO PROVAR. SE A CÂMARA NÃO FIZE ISTOURGENTEMENTE, EU VOU FAZER. LAU, CUNHADA DE LAU E A TURMA TODA DE SERA GRANDE.

  6. ANALISTA disse:

    Caro Gilberto Andrade Silva,
    Obrigado pelo interesse no texto e também pelo comentário. O “Analista” não é um pseudônimo, digamos que ele seja apenas uma personalidade. Nasceu da vontade de estimular o senso crítico das pessoas sem contaminá-las com as suas próprias convicções, apesar de que as vezes pela própria fragilidade da natureza humana é impossível que essas mesmas convicções não fiquem subentendidas ou até mesmo escancaradas.
    Jamais o “Analista” usará esse espaço para denegrir ou difamar a imagem de alguém!

    José Damasceno,
    Você tem toda razão. A Prefeita pode pagar muito caro com um desgaste político prematuro se o seu discurso estiver afastado da prática como aparenta. O tempo é o grande amigo da verdade.

    A BOM KKKKKKKKKKK,
    Concordo com vc. Os cortes devem ser iniciados com os ASPONES e depois planejado de forma à comprometer menos à execução do serviço público. Esse saneamento não deve isentar o primeiro escalão.

    Kleber Cruz,
    O Nepotismo é uma prática odiosa. Sua fiscalização pela população se torna díficil a partir do momento que a maioria das nomeações das Prefeituras não são públicadas no Diário Oficial do Munícipio (http://www.valenca.ba.io.org.br/diarioOficial). Ocorre o mesmo com os extratos de Dispensa de Licitação, modalidade que aqueles que chegam ao poder usam para, as custas do dinheiro público, cumprir os seus compromissos de campanha. A transparência é uma das inimigas da picaretagem. Tenho certeza que o Vereador Jairo fará as denúncias quando estas forem pertinentes. Não o estou promovendo, inclusive não votei nele, mas até hoje ele tem sido uma referência de dignidade no exercício do seu cargo.

    JORNALISTA,
    Repito o que disse para o Kleber, a nomeação de parentes nas circunstâncias relatadas devem ser denunciadas com o propósito de resguardar a nossa constituição e a probidade administrativa. Porém deve ser feita de forma séria, sem falsas acusações. Procure o seu Vereador e o Ministério Público.

    Abs a todos.

  7. Democracia do grego demo=povo e kracia=governo, então não podemos construir com uma pessoa ou com um grupo e sim estimular toda a sociedade para os debates.

    O Brasil está longe de ser uma democracia, as leis são criadas em gabinetes, votadas de acordo com interesses particulares dos apoiadores de campanha política.

    Valença é uma grande vaca leiteira na mãos dos que se dizem defensores da democracia, palavra empregada para dar direito a falar o que quiser mesmo sem provas ter e que não é empregada como é GOVERNO DO POVO PARA O POVO.

    O resto é pura balela, temos que ter um direcionamento político viável, todos devem respeitar a legislação, todos deverão estar em igualdade perante a lei, a lei deverá ser escrita isenta de interpretações.

    Menos circo e pão e mais educação, só assim faremos uma democracia de verdade.

    Quero saber se o lixão de Valença já foi fechado, cadê os democratas de plantão?????

    A saúde está legal, cadê os democratas de plantão??????

    As escolas estão em perfeitas condições e o salário dos funcionários públicos em dia, cadê os democratas de plantão???????

    E viva a democracia.

    Marcel Fonseca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *