A DESISTÊNCIA DO PAPA

Por Irene Dóres

O mundo nas últimas 48 horas se apresenta chocado, e a mídia no Brasil mudou de assunto, não há mais o grande clamor em prol da perda de centenas de pessoas mortas num incêndio. O clamor agora se faz pela perda ou substituição do pastor (orientador espiritual) de milhões de almas em todo mundo ocidental.

Há quase 600 anos o último Papa a não querer continuar no comando da maior Igreja Cristã do Ocidente se retirou em vida, da posição mais importante da religião católica para viver em harmonia consigo mesmo e voltar ao anonimato voluntário e calmo. Ele era Gregório XII, o século era quinze e o ano precisamente 1415. Era uma época conturbada, pois se fazia naquele momento a Cisma do Oriente, ou pra melhor entender; a divisão da Igreja em Ortodoxa grega e Igreja de Roma, isso aconteceu em Constantinopla, hoje Turquia. O então Papa já com 11 anos de pontifício abriu mão de seu cargo em nome da união da Igreja, pois era a única forma de acabar com a divisão ativa e tirar do poder os antipapas: Bento XIII, em Avignon na França e João XXII, em Pisa, também na Itália. Foi preciso Gregório renunciar para que os outros Papas fossem depostos. Isso é claro aconteceu após a sua morte em 1417.

Em se tratando do Papa, sua imagem representa o contato direto entre o religioso católico e Deus já que o pontífice é o substituto de São Pedro na Terra. A sua substituição de forma normal e determinada pela Santa Sé é por morte, e esse Papa atual, diga-se de passagem, já foi eleito pra morrer logo. O primeiro critério para sua eleição em 2005 foi à idade, pois ele seria apenas um Papa transitório, por isso o mais idoso possível para não durar muito. Mas isso não gerou efeito positivo, porque esse Papa não pop, não buscou a via da abertura nas leis morais e prevaleceu firme em suas ideias conservadoras mesmo se relacionando bem com todos os outros segmentos religiosos, principalmente os representantes religiosos do Oriente Médio.

A Igreja católica desde seu surgimento foi muito ortodoxa, matou em nome de Deus, torturou e também se enriqueceu á custas das doações dos fiéis, aculturou muita gente para disseminar seus dogmas e imprimiu modos de comportamentos padrões e posições preconceituosas. É claro que não estou dizendo aqui que as outras religiões cristãs são melhores, muito pelo contrário. O que quero dizer mesmo e que as praticas e o continuísmo da Igreja Romana fez com que os fiéis fossem se afastando e trocando de religião, mesmo sendo explorados por estas. Ao meu olhar a religião católica já melhorou muito, a ponto de ter reconhecido seus erros e pedido perdão, na questão financeira também mudou a forma de arrecadar proventos.

Mas o que tem a desistência do Papa Bento XVI com isso? Bem o Papa já assumiu a Igreja dizendo que “o barco do catolicismo estava afundando”. Mesmo sabendo da diáspora religiosa ele não conseguiu fazer muita coisa para juntar os fiéis e fazê-los continuar na prática cristã romana, tampouco percebeu que o mundo se transforma a cada segundo e que as instituições precisam se flexibilizar para ter uma aceitação mais ampla. Que fique claro aqui, que toda religião ortodoxa age pelo mesmo princípio, por isso não existe superioridade em Igreja alguma.

Amigos e não amigos pensem comigo, Deus criou as pessoas como elas são: feias, bonitas, gordas, gays, mas a Igreja de forma generalizada acredita que os gays, por exemplo, não têm direito a ser “gente”, isso está aliado a outras proibições que não caem nunca, vem de encontro ao direito do homem e do cidadão e finalmente afasta os fiéis da Igreja. E você acha que isso é muito? Então pense nos abusos sexuais praticados pelos representantes de Deus.

Agora pense num senhor com 85 anos de idade, doença no coração (ele usa marcapasso) e nas articulações, proibido pelos médicos de fazer viagens longas e com uma tremenda falta de vontade de relaxar pelo menos alguns pontos nos dogmas da Igreja para que as pessoas possam se sentir mais filhas de Deus. Pensou? Então, agora você acrescenta as dificuldades de administrar uma instituição do tamanho da Igreja católica, mais o cérebro cansado de uma pessoa idosa. Bem somando tudo, resulta numa pessoa fragilizada e sem condição de conduzir um barco que já se encontra há muito tempo prejudicado em sua navegabilidade.

A saída de Bento XVI do comando da Igreja Católica para os setores mais liberais da instituição, certamente virá como esperança de uma abertura religiosa e a humanização das “minorias”. Mas, na moral, o próximo Papa bem que poderia ser um Papa mais jovem e com a mente mais aberta para garantir a presença dos fiéis nas Igrejas e conquistar novos religiosos. Bem, enquanto o mundo se retorce, eu fico aqui torcendo para que   a próxima fumacinha branca do vaticano traga um Papa mais moderno.

Você pode gostar...

13 Resultados

  1. Eli disse:

    A igreja católica está perdendo fiéis pq a verdade liberta…

  2. Pr. Josafa Souza Costa disse:

    Talvez seja difícil quando não impossível entender que Teologia Dogmática e Princípios sejam imutáveis, daí a questão da Igreja ser avessa ou fechada às “Mudanças do Mundo moderno”, haja visto que a visão da Igreja é antagônica à visão do mundo e não poderia ser diferente pois os princípios basilares da vida cristã não se espelham nas propostas e mutações do que o mundo globalizado produz e sim nos ensinos de Deus cuja cartilha é a Bíblia.
    As mudanças no mundo são necessárias e elas caminham na velocidade da luz, mas a Igreja não precisa mudar, porque quem muda são as pessoas, as formas de viver, as políticas, as filosofias, o costumes, as culturas, etc. Se a Igreja acompanha as mudanças absolvendo aquilo que é peculiar aos seus interesses quanto ao status social de forma equilibrada, mas quanto ao que não lhe é pertinaz, ela fica com os ensinos neotestamentário e veotestamentário que a coloca na parcela da reserva ou guardiã dos bons princípios, haja visto que temos acompanhado na verdade é um “degringolamento da moral e dos bons princípios” com os quais a Igreja não concorda, para não ser antagônica ao que nos adverte a Palavra de Deus, quando diz: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Romanos 12:1 e 2.
    Ao referir-se à Igreja, Jesus disse: “Pai, não peço que os tires do mundo, mas que os guarde do mal” João 16:
    A convivência pode ser pacífica mesmo diante dos costumes tenebrosos. A Igreja não tem o dever de discriminar ninguém, mas deve a responsabilidade de apontar o caminho para o céu que é Cristo, cabendo ao indivíduo escolher entre o caminho largo e o estreito.
    A mudança do Papa inexoravelmente não mudará a mente das pessoas, pois, o líder religioso é apenas mais um mortal que ocupava um espaço, cuja lacuna não é de um homem, mas sim de Deus na vida dos homens. O próprio dono da Igreja que não é qualquer religioso, por mais santo que seja, mas Jesus Cristo, disse o seguinte: “Eu edificarei a minha Igreja e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela”.
    A transição será mais um processo que trará no seu arcabouço a legitimação de um processo já há muito internalizado nos parâmetros que o clero já tem como vitais para a manutenção da boa fé.

  3. Blogueiro disse:

    A Igreja está perdendo fiéis? Será? Somente os infiéis dizem que deixam de ser cristãos católicos e essa história que a VERDADE LIBERTA já está muito batida, é lamentável que vocês não colocam em prática, pois se a verdade libertasse mesmo, vocês não seriam IRMãos SEPARADOS! Pessoas que louvam a Deus e os bolsos! Hipócritas! Cristãos de garagem, sem identidade, filhos de Lutero e das máscaras que sobraram do carnaval. Levem o viadeiro para a Igreja de vocês, não são bonzinhos? Levem os pobres para a igreja de vocês, não são caridosos? Sabem a bíblia de có e se esquecem de que a fé sem obras é morta. Quais são as obras de vocês aqui em Valença? Só querem dízimo e venha a nós o vosso reino!

  4. Crente disse:

    “Eu edificarei a minha Igreja e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela”. Quem é Pedro? O papa! Quantos anos tem a Igreja Católica? Que entre e saia papas, bispos e padres a igreja continuará sempre de pé. SE temos tantas igrejas protestantes pq não temos paz? Falam tanto de Jesus e se dizem tão numerosos, observem que quando a sociedade tinha uma relação melhor com a Igreja nós viviamos em outros saudosos tempos, tinha-se respeito, valores morais, éticos e cívicos e hoje se as coisas não vão bem na nossa sociedade a culpa é desses mecenários que não são todos assim, tem os crentes descentes também o que vivem a palavra, os tolerantes, mas estou me referindo aqueles fanáticos extremistas que não prestam para seus pais e familiares, aprontavam horrores e agora dizem que “Conheceram Jesus!” e Querem consertar o mundo de forma sínica e hipócrita!

  5. Crente disse:

    O papa renunciou e daí? Será que Edir Macedo, R.R. Soares, Silas Malafaia, Valdomiro santiago e nossos “pastores” das igrejinhas clandestinas daqui de Valença que surgem sem pé e cabeça vão renunciar também?

  6. Cristã disse:

    Vem aí o novo programa da REDE GLOBO: Pequenas igrejas, grandes negócios!

  7. Evangélico disse:

    Eu louvarei, eu lourarei, eu louvarei ao meu $ENHOR! Glória a DeU$ e aos bolsos!

  8. Sônia disse:

    Tudo posso nos bestas que com o dízimo me fortalecem. (Com casa, carro do ano, roupa lavada, escola particular para filhos, salão de beleza para a esposa do pastor, viagens missionárias para Disney, para Europa, para Costa do Saúpi, ….)

  9. Professora disse:

    A verdade é o seguinte: O PAPA RENUNCIOU EM SOLIDARIEDADE aos professores de Valença que além de não receberem com dignidade e corretamente os seus salários, tem que engolir o PADRE SECRETÁRIO MARIONETE que só faz aquilo que as professorinhas puxa-sacos dele orientam. O Papa está certo! Renunciou com vergonha do clero samba-canção!

  10. O Indignado disse:

    Porque o “mundo chocado”? É a decisão de um líder religioso em não mais ocupar o cargo.
    Motivos? não importa…
    O mundo deveria estar chocado é com a fome que ainda existe neste mundo, com a injusta distribuição de renda em muitos países, com a violência que existe, pelos crimes de colarinho branco, etc, etc e etc.
    As religiões são muito importantes, ponto.Seria difícil conviver sem elas. O resto é puro sensacionalismo. Destaque ao que vende mais, o resto ****-**.

  11. ANTONIA SOARES ALBUQUERQUE disse:

    MUITOS FALSOS QUE SE DIZEM PROFETAS ESTÃO APARECENDO,E ELES QUE ACABAM COM A FÉ DE VERDADE A IGREJA CATÓLICA,APOSTÓLICA E ROMANA.ESSA É A VERDADEIRA.O MUNDO ESTÁ ASSIM POR ESSAS IGREJAS FARSANTES PASTORES ESTRUPADORES,PASTORES QUE ESTÃO SEMPRE ENCHENDO O BOLSINHOO DELES.ESSA É A VERDADE,NÃO CRITICA MINHA RELIGIÃO QUE É A CERTA.DEPOIS DESSAS FARSS DE RELIGIÕES QUE O POVO PROCURA FICAR GRITANDO AO INVÊS DE PROCURAR DEUS NO SEU INTIMO NO CORAÇÃO.

  12. GUTO disse:

    a RENUNCIA DO PAPA BENTO XVI e apenas um comprimento da profecia de apocalipse 17,10 que acaba de se compri a palavra de DEUS esta se comprindo JESUS ESTA VOLTANDO !! ESSA E A PURA VERDADE LEIA COM ATENÇÃO TODO O CAPITULO DE APOCALIPSE 17E DEPOIS ANALISE COM BASTANTEMENTE COM MUITA ATENÇÃO O QUE SIGINIFICA 7 REIS a MULHER Q ESTA ASSENTADA SOBER MUITAS AGUAS E NOS MONTES OS 10CHIFES TUDO ISSO E UMA FORMULA SIMBOLICA QUE É USADA PARA COMPARA ALGUMA COISA (COMO UMA PARABOLA)” SE VC FOR LER O CAPITULO DE DANIEL 8 VC VAI VER LÁ A QUEDA DAS DUAS TORRES GÊMIAS DOS ESTADOS UNIDOS QUE FALA DE FOMULA SIMBOLICA É COMO DIZ A BIBLIA APOCALIPSE 17,9 A QUI ESTA A MENTE QUEM TEM SABEDORIA . TIRE SUAS DUVIDAS NÃO TO QUERENDO CRITICA NENHUMA RELIGIÕES MAIS APENAS MOSTRA O QUE ABIBLIA ESTA SE REFERINDO ANTES DE VCS ME CRITICA ( MATEUS 22,29 )ERRAS POR NÃO CONHECERES AS ESCRITURAS NEM O PODER DE DEUS (JOÃO 5,39) EXAMINAI AS ESCRITURAS PORQUE CUIDA-AIS TER NELA VIDA ETERNA PORQUE SÃO ELAS QUE A DE MIMTESTIFICAM .(OSEIAS4,6) O MEU POVO ESTA SENDO DESTRUIDO POQUE FALTOU CONHECIMENTO. E PARA TERMINA SALMO 1ANTES TEM O SEU PRAZER NALEI DO SENHOR E NA SUA LEI MEDITA DE DIA E DE NOITE.
    PREPARA-TE JESUS ESTA VOLTANDO !!!! OSEIAS 4,12)PORTANTO ASSIM TE FAREI, O ISRAEL,E PORQUE ISSOTEFAREI, PREPARA-TE PARA TE ENCONTRARESCOM O SENHOR TEU DEUS. UM FORTE ABRAÇO E QUE DEUS OS ILUMINES EVEJA A VERDADE

  13. luiz carlos santos oliveira disse:

    O Espirito do Senhor sempre fez presente nessa igreja e com certeza atitude do papa é mais uma ação do Espirito Santo diante das condições delibitada do atual Papa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *