A BOA GESTÃO “INVISÍVEL”

Por Analista

Avaliar a gestão de determinado Prefeito ou Prefeita numa cidade nem sempre é uma tarefa simples como pode parecer. Uma boa Administração nem sempre se caracteriza apenas por realizações que saltem aos olhos, determinados comportamentos éticos e procedimentos rígidos no aspecto, administrativo, político e principalmente fiscal também podem ser a marca de uma boa gestão. Genericamente falando, não é comum se lembrar do Prefeito que arrumou a casa, equilibrou a dívida pública, implantou a cultura da eficiência no atendimento a população, investiu em informatização e tecnologia, criou mecanismos permanentes de transparência com o gasto público e etc. Normalmente é lembrado o Prefeito que fez mais obras, iluminou praças, calçou ruas, deixou a cidade limpa, ou seja, deixou uma herança material “visível”, mesmo que tenha sido feito à custa do aumento do endividamento do município e sacrifício dos seus servidores. Temos relatos de que determinado ex-prefeito, que por ter asfaltado ruas do centro da nossa cidade mesmo que em detrimento do pagamento de meses de salários do funcionalismo municipal, alguns deles até fome passaram à época, é lembrado por seus pares como exemplo de moralidade e gestão.

Vez ou outra em conversas informais comenta-se que a dívida de Valença é enorme e aumentou em escala exponencial nos últimos 12 anos; que as obrigações tributárias do município são adimplidas sempre no mínimo necessário para se adquirir as certidões para a realização de determinados convênios e depois novamente esses compromissos são empurrados com a barriga; que apadrinhados políticos e financiadores de campanha recebem tratamento fiscal privilegiado e assim segue. Até que ponto isso é verdade? Se for, a longo prazo isso é uma catástrofe para a cidade, é aproximá-la cada vez mais da beira do precipício.

Como cidadão gostaria muito de saber através de mecanismos confiáveis como se encontrava a situação financeira do município no inicio da gestão de Ramiro e como ele deixou-a. Não seria justo que tivéssemos instrumentos confiáveis para acompanhar essas informações? Não seria austero que os novos Administradores municipais apresentassem um planejamento para a amortização dessas dívidas, estabelecendo metas de acompanhamento e previsão de como pretendem deixá-las para a Gestão subsequente? Uma administração para que possa ser perfeitamente avaliada precisa tornar público e de fácil acesso os seus atos financeiros e contábeis. Sabe-se que a Lei de Responsabilidade Fiscal, de diretrizes orçamentárias e algumas outras vinculam a ação dos emanados do poder, mas estou falando de atos políticos e não apenas legais, algo que possa ser mais bem mastigado pela população.

Os atos “invisíveis” de uma administração, mesmo que não tragam ganhos políticos imediatos, são tão importantes, ou até mais, que aqueles ditos “visíveis”, possuem o poder de preparar o município para o futuro, sanear suas contas e aumentar a sua capacidade de investimento, criar novos hábitos e permitir que a população aprecie diretamente a eficiência dos gastos municipais. Precisamos de gente com coragem para assumir o eventual desgaste que essa escolha possa vim a trazer, para o futuro isso é tão importante quanto uma nova escola ou um novo posto de saúde.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. KAKÁ disse:

    Como acreditar que não é continuismo???? Toda equipe de Ramiro continua com Jucelia, até o presidente da câmara é o mesmo, secretarios e diretores todos da finada administração anterior

  2. carlos cardoso disse:

    Só os TOLOS e ILUDIDOS acreditaram e continuam a dá crédito a administração do CONTINUÍSMO, tanto que ele botou ela lá para ela preparar o retorno dele. E não duvide que o continuísmo vai dá certo até o fim!
    Aqui é como definiu o sábio… Só tem duas classes de pessoas: Uma que manda e outra que é mandada.

  3. DANEELA disse:

    TENHO QUE CONCORDAR COM CARLOS CARDOSO,E KAKA,VCS ESTÃO CERTISSIMOS
    FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS.

  4. ESSA MULHER É RETADA!!! disse:

    OPOSIÇÃO VINGATIVA E DO CONTRA NÃO DEVE SER OUVIDA!!!!

    OS DO CONTRA DEVEM FICAR CALMINHOS QUE AINDA FLATAM 4 ANOS PARA VCS PERDEREM NOVAMENTE!!!!

    VIVA VALENÇA, VIVA JUCÉLIA!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *