Os irmãos Márcio e Ramirinho, esses que onde tocam a mão prospera

Por Luana Figueiredo

Soube que a Subway é de um empresário valenciano. A franquia foi adquirda por um jovem daqui que está investindo. Torço para que dê certo e o movimento seja constante. Eu prestigiarei.

Bem-vindos a Valença!

As grandes franquias estão chegando em Valença, repararam? As empresas não fazem nem mais pesquisa de mercado para atracarem por aqui. Sabem por que? Porque as primeiras grandes corporações já investiram recurso alto em pesquisa e o fato de terem dado o SIM a Valença reflete o resultado positivo obtido através dos números apresentados antes da instalação delas.

Provavelmente, a Máquina de Vendas (grupo que engloba Ricardo Eletro e Insinuante) foi a que mais gastou para saber se o comércio de Valença valia a pena. E nem precisava tanto depois do “boom” das Lojas Guaibim que se espalharam pelo interior da Bahia na época e já dava sinais de que Valença era um mercado a se prestar atenção. Também tivemos em 2008 a publicação de uma grande matéria publicada em revista nacional dos empresários valencianos, os irmãos Márcio e Ramirinho, esses que onde tocam a mão prospera.

A partir daí, as outras empresas vieram e estão vindo na “ponga” das primeiras. Elas investem aqui confiando na decisão de grandes grupos empresariais, como o G Barbosa e nada mais nada menos que a rede WallMart (Todo Dia). Essas e outras empresas provaram que o mercado daqui é promissor e vale a pena instalar lojas do grande varejo em nossa terra. Que venha mais! Venha a “Le Biscuit”, Riachuelo, etc.

Valença tem sim público para coisa cara. Tem muita gente que está muito bem de vida e a concentração de renda por aqui fez alguns milionários, que, acreditem, não são poucos.

Nessa reflexão, meus caros, peço que sempre valorizem a nossa cidade, o que ela tem de bom, o seu povo, quem investe aqui, o seu caminho de progresso que é claro e evidente nos últimos anos, apesar dos pesares, e foram muitos os pesares.

Agora, tá na hora de distribuir esse progresso com o nosso povo, fazer todo mundo viver melhor e ter uma partizinha desse crescimento. Afinal, se todos estão vindo, nós temos que recebê-los e levar deles a nossa parte.

Diante dessa realidade, imaginem se o poder público finalmente der sinais de um bom trabalho…Eta que seremos finalmente a capital dessa região, mas só podemos impor essa condição e nos orgulhar de verdade com justiça social, trabalho e renda para toda a gente.

Vamos valorizar quem acredita na gente. Porque acreditar em Valença é confiar em nós mesmos, porque Valença somos nós e nós somos Valença.

Você pode gostar...

14 Resultados

  1. mikaelleamachado disse:

    Luana,
    [
    Então, devemos elege-los para prefeito de Valença, ao contrario do pai, para que vALENÇA PROSPERE.

    Pois Valença é uma caso vergonhoso a nivel nacional… eu creio!!!! A nOva prefeita já está querendo deixar os servidores da educaçaõ sem salario…. A prefeitura será que é dela??? E nós não sabemos!!!!!!!!!

  2. Márcio Vieira disse:

    Enfim um comentário lúcido e cheio de esperanças, pensando assim muitas cidades do sudoeste são hoje polos de crescimento e desenvolvimento, com empresas locais que conquistaram mercado nacional e internacional.
    Parabéns a Luana que escreve com sinceridade, é assim que devemos pensar a cidade com otimismo, mesmo diante de tantos desafios a vencer. Venceremos!
    Fico triste em saber que este progresso foi travado por mais de quatro anos de des governo da família de Ramiro que não permitia nemhuma grande rede se instalar aqui: MAPRON , AMERICANAS, EXTRA, ETCs.
    Por fim fico triste em saber que o atual prefeito meteu a mão no dinheiro do FUNDEB e desviou R$ 800 mil reais para pagar uma tal de D. Iris do capeta ( Transporte escolar que já estava sem funcionar e parado … SERÁAAAAÁ)???? , deixando os professores municipais sem o salário de janeiro, que só receberá no fim de janeiro se a Prefeita conseguir crédito, ou se a justiça obrigá-la a pagar!
    APLB pra rua atrás de Ramiro ele deu o golpe em todos isto é o que sabemos fora o que não chega ao nosso conhecimento como diárias volumosas aos puxa sacos e mata cachorros. Todo governo imundo age assim a Justiça está na praia tomando sol!
    O Ministério (mistério) Público dorme e o povo come rama!!! Triste Valença@!

  3. DANEELA disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Luana Figueiredo disse:

    E aí, companheiro? Como vai esse início de 2013? Espero que bem, vendendo muito picolé, né não? Não esperava o comentário como post, mas que bom que gostou. Na verdade, a ênfase do texto não eram os irmãos Márcio de Ramiro Jr, mas se formos comentar algo sobre isso, dá um artigo igualmente interessante.

    Vamos imaginar os dois competentes irmãos administrando o Clube Hípico, a Ramiro Auto Peças, a Unacar, a Kasinsky e o Hotel Royal. Na minha opinião, estariam todas abertas e bombando. O que vc acha? Valença também não teve essa sorte. E olha que Valença elegeu nosso ex-prefeito pela sua riqueza e pelo “tino administrativo”. O que será que há de tão anacrônico na administração pública e na pessoal exercida pela mesma pessoa?

  5. Edson F. disse:

    Só o Bradesco não acredita em Valença, aliás odeia o povo valenciano. Tomara que chegue aí o Santander e roube todos os clientes desse Bradesco.

  6. Clériston Soares disse:

    Tai Luana sua reflexão foi perfeita , espero que o gigante adormecido (valença),possa acordar com muito vigor apartir de 2013 e ocupar um lugar de destaque no senário baiano ,(como foi outrora).

  7. Gildimar José Lins Pacheco disse:

    e Ricardo Moura faz o que mesmo ?
    ah, já sei aguarda um dia o julgamento de um processo
    sabem de que ele vive ? de sair de um processo e entrar em outro

  8. W.B disse:

    Luana,

    Muito bem colocado, esse é um fato visível e constante em nossa cidade. Valença, devido possuir o comércio mais desenvolvido do Baixo Sul, acaba atraíndo consumidores da região e com isso a cada dia o Município tem rebido as grandes redes, ação esta que gera inúmeros pontos positivos e negativos. Positivos para os consumidores, pois estimula a concorrência local, dar alternativas de produtos/serviços, algumas com preço, prazo, qualidade nos serviços, gera emprego e renda,etc. De um outro lado é uma concorrência desleal com o comérciante local, pois o poder de compras de redes como essas é muito superior ao empresário local que possui apenas 1 ou 2 lojas, consequentemente o custo dos produtos tornam-se menores e com isso o preço de venda também fica menor. Outro fator negativo é que essas empresas deixam na cidade apenas os salários dos funcionários. Não deixam impostos, pois são somente filiais ou franquias, não compram produtos na cidade pois são enviados pela Matriz, investem pouco em Marketing local, haja vista que a mídia dessas empresas são televisivas na maioria das vezes… Essas empresas acabam “levando” as receitas da cidade, pois os lucros não são gastos aqui e com isso o dinheiro não circula no municipio. Faça uma balança… imagine quanto uma empresa dessa leva de receita de nossa população e quanto deixa… O correto seria o apoio para o desenvolvimento dos empresários locais, através de incentivos, capacitação profissional, criação de núcleis setoriais, Sistema de compras coletivas, isso tudo para que a renda fique concentrada no Municipio e não vá para a fora.

  9. olhudo disse:

    Ricardo em breve assumira a prefeitura…

  10. Frank disse:

    Pelegrine… Estou em casa, Rua da Taboca, 22:49h de sexta-feira… Abro a torneira e não cai água…. Procuro o recibo do mês pra saber se está pago…. O mesmo está pago… Então ligo pro SAAE pra saber o motivo da água está cortada em minha casa…. Depois de umas vinte ligações alguém atende… Muito educada e solicita a mesma me informa que a falta d’água na minha casa deve-se pelo fato do SAAE está fazendo “manobra”… Não entendo dessas coisas… Mas o fato é “minha água está paga mas esta cortada”… independente se é no hidrômetro ou seja lá onde for ou pelo fato do SAAE está fazendo “manobra”… pelo menos na minha casa não chega água… Então tá cortada…. A quem devo reclamar???? Uma vez que minha água está paga mas está cortada??????????????????????????????????? Acho que vou fazer umas “manobras” no meu orçamento… Vou pagar um mês e pular outro pra ver o que é que dá….

  11. pelegrini disse:

    Pois é Luana, Ramiro armengueiro teve uma grande virtude, soube criar os filhos. Ainda bem.

  12. Wolf Moitinho disse:

    Minha cara Luana,

    Os comentários a respeito do seu texto são interessantes e diversos. Então, é certo que tem boa repercussão e evidencia que você ascendeu a estima, o entusiasmo, acendeu a chama que o nosso povo de Valença precisa para iniciar uma nova era de prosperidade. Infelizmente os nossos políticos não são tão competentes quanto os políticos de cidades circunvizinhas a despeito de todas elas terem melhorado com as políticas públicas implementadas nos últimos 20 anos.

    Valença não teve a mesma sorte, ou melhor, a população votante não soube ou o povo foi enganado pelas promessas (e também R$) elegendo pessoas descompromissadas, tanto do poder executivo quanto do legislativo (salvo raras e honrosas exceções), o que emperrou o progresso deste município.

    A esperança é que a nova gestora seja rígida ao administrar os recursos públicos, iniciando esta nova fase política de construção de uma sociedade e, como bem disse, reproduzo com outras palavras, elevando a nossa cidade a condição de Capital do Baixo Sul.

    Quanto ao desenvolvimento do comércio de Valença é certo que irá se destacar porque aqui aportarão grandes empresas que serão de grande importância para o desenvolvimento do município, pensamento este que diverge de outros comentaristas,.. Por outro lado, a Bahia e o Brasil também experimentarão um desenvolvimento espetacular, especialmente no tocante ao turismo (veja A Tarde de ontem) com a vinda de eventos internacionalmente reconhecidos.

    Nada deveria obstar que empresas pudessem ser instaladas aqui e que vendessem os seus produtos e serviços, afinal já seria uma forma da existência de uma concorrência leal. Aliás, impedimentos devem existir quando tratar de normas de proteção ao cidadão e não fincadas em razões pessoais criadas com o intuito beneficiar a si próprio ou outrem (crime praticado por funcionário público).

    Devo salientar que a vinda de empresas gera recolhimentos de tributos e que parte destes retornará aos cofres públicos municipais, sendo que na sua totalidade os tributos municipais destinarão ao município. Essas mesmas empresas contribuirão com empregos, melhorias dos ambientes residenciais, comerciais e industriais de sorte que terão repercussão na visão dos que aqui virão como os turistas, em um primeiro instante, ou na categoria de morador ao perceber que todas as condições inerentes para se viver com dignidade, ou seja, que haja qualidade de vida, são encontradas no município.

    Em 1987, quando estive aqui pela primeira vez, deslumbrado com o verde exuberante, a quantidade de água, a tranqüilidade do lugar e pela qualidade dos seus habitantes resolvi vir morar aqui com a minha família. Logo fui questionado sobre saúde e educação. Então, penso que para haver desenvolvimento é preciso que os gestores (também os habitantes) se preocupem com a qualidade da educação, da saúde, moradia e do emprego.

  13. Luana Figueiredo disse:

    Quanta honra ter comentários ao meu comentário.

    Concordo que existe aí uma balança que tende para os dois lados. A vinda de grandes redes tem pontos negativos, como tudo nessa vida, a exemplo da questão dos impostos.

    Sou radicalmente a favor de um programa de incentivo aos empresários locais, benefícios para pequenos e micro empreendedores, organização do mercado informal com espaço digno e concorrência leal. Além disso, eventos durante todo o ano para acabar com o movimento sazonal do comércio.

    Aqui tem tudo para ser um grande portal de desenvolvimento da região. Pessoas de cidades circunvizinhas podem considerar Valença um centro de saúde, comércio e serviços. Se chegar o SAC, melhor ainda. Imagine quando uma família vem fazer compras, um exame ou uma consulta, ela deixa dinheiro aqui, pois tem que fazer um lanche, almoçar, abastecer o carro e isso movimento a nossa economia. A nossa vizinha Santo Antônio de Jesus que o diga…

    Outra coisa que acontece: essas empresas aproveitam daqui a mão de obra barata e desqualificada. Os postos de trabalho bons, que pagam bem e que dão chance de ascenção profissional são dados a pessoas de fora que chegam de mala e cuia para morar aqui. Isso tem que mudar. Qualificação profissional é urgente. Temos uma gente boa que quer trabalhar e crescer e temos que possibilitar capacitação.

    O que chamo atenção é para nessas reflexões é que temos que gostar de Valença. Chega de olhar para o lado e dizer que é melhor mesmo que seja. Temos tudo para ser muito mais e viver muito bem aqui. O desgosto é com pessoas, situações e escolhas que fizemos, não com a nossa terra. Dela temos que amar e nos orgulhar, apesar de tudo, e principalmente fazer a nossa parte. Vamos ser otimistas, ter fé, acreditar que tudo vai melhorar porque pior do que está sempre dá pra ficar. Por incrível que pareça, acreditem!

  14. Marcos disse:

    Que venha a LE BISCUIT pra VALENÇA…….isso que é loja……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *