SE ISSO NÃO FOR INTRIGA E FUXICO, O QUE SERIA MESMO?

LEVI VASCONCELOS RINDO Acabei de ler a coluna “Politizando”, do Jornal Valença Agora, que o nosso amigo e jornalista, Levi Vasconcelos, assina. Fiquei impressionado com a resposta do jornalista ao governador Wagner sobre a política de Valença, no texto em que ele intitula “Os desafios de Valença”, o governador pergunta o que teria acontecido por aqui, se todas as pesquisas apontavam Ricardo Moura do início até a semana do voto como favorito absoluto e na hora deu Jucélia. Ele respondeu, ressaltando que, “Jornalismo que se preza não faz intrigas e nem fuxicos, relata fatos”, o jornalista disse que fez um relato sucinto e equilibrado. Então veremos:

“As idas e vindas de Jucélia com Ramiro, as desditas legais de Ricardo Moura e as dificuldades de Martiniano.

Em síntese: se Ricardo não tivesse problemas jurídicos, injustos ou não, ganharia. E aí descambou-se para um segundo momento, tudo a pouco mais de uma semana da hora do voto. Martiniano atacou Ricardo na esperança de que desconstruindo-o, seria ele a bola da vez, por ser o segundo nas pesquisas. O eleitorado que saiu de Ricardo correu para Jucélia. E ponto.

Wagner quis saber particularmente de Martiniano. Falei conforme minha interpretação: foi um candidato que, pelo histórico do jeito de fazer política, tudo gravitando em torno de si sem fazer afagos aos que lhe rodeiam, tem baixa capacidade de formar alianças para forjar a maioria. De saída, ao invés de unir o próprio partido, implodiu”, resumiu o jornalista.

Sucinto foi, até demais, mas o equilíbrio que todos nós esperavámos de um jornalista seria bem diferente. Respeitando o seu longo tempo como jornalista na imprensa da Bahia, o que me pareceu foi mais uma queimação que o jornalista quis fazer de Martiniano ao governador. Dizem que quem está de fora, vê o jogo melhor do que quem está jogando, eu, pelo menos, lendo o texto do jornalista pude ver isso, quando ele disse que cobrou do governador um pouco mais de atenção a Valença, lembrando a ele que os valencianos o deram 83% dos votos em 2010. Pois é, porque não culpou também ao governador pela derrota do seu candidato aqui na cidade, alegando essa falta de atenção por parte do governo da Bahia? E que negócio é esse de dizer que foi o ataque de Martiniano que desconstruiu a candidatura de Ricardo, já que foi assim, deveria também dizer ao governador que houve um erro de estratégia de Martiniano e que se assim não fosse poderia estar em condições melhor, mas nunca dizer que o cara “tem baixa capacidade de formar alianças para forjar a maioria”. Só para uma pequena reflexão, um candidato tinha pouco mais de 19 partidos com ele e 36% dos votos, não ganhou, Martiniano com três partidos obteve pouco mais de 26% dos votos. Será que é tão ruim assim? 

Agora, fazendo a nossa análise de quem mora em Valença e não em Salvador, a campanha de Martiniano que enfrentou o poder econômico e a máquina na mão de um candidato e o outro com todos os comerciantes e um prefeito vizinho que se diz o barão da Costa do Dendê, podemos dizer que Martiniano foi um super-herói. A implosão que o jornalista disse ter havido no partido, nada mais foi do que alguns membros que não gostam de Martiniano pela seriedade que ele conduz a política sem se render a negociar cargos e posições para quem quer que seja, antes mesmo da vitória. Ser sério é um mal? Então está certo, Levi.

Martiniano teve sim, um bom desempenho, quase onze mil votos num universo de quarenta mil para três é um bom resultado. Não esqueçam que na primeira eleição ele teve apenas 1.750 votos e hoje oito anos depois eleva para quase 700% o seu crescimento, sem contar que um intermediário entre ele pontuou com quase 4.000 votos. É ou não é, uma evolução do partido? 

Apareça amigo Levi, você precisa conversar mais com outras pessoas aqui da cidade e não ficar daí de Salvador só ouvindo o seu sobrinho (por sinal um cidadão gente boa) que te informa.

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Augustus Maximus disse:

    Pelegrine, na boa, você está fumando algum tipo de intorpecente. Você queria que Levi rasgasse Martiniano de elogios? A análise dele foi perfeita, talves você tenha se doído por que ele não te citou como cabo eleitoral do negão.

  2. sergio sampaio disse:

    Pelegrini só faltava essa vc fazer criticas ao jornalista da marca de Levi Vasconcelos!! Para isso, vc terá que vender muito picolé e sorvete num panacun… PQP.

  3. Só Olhando disse:

    Meu caro Amigo Pelé, lembro-me que há mais ou menos 9 meses atrás você metia o pau em Martiniano e rasgava elogios a Ricardo, o que mudou?

  4. pelegrini disse:

    É assim mesmo, Só Olhando, naquela época eu estava retado com o meu partido, mas agora fiz as pazes e estou voltando com tudo. Se precisar meter o pau, meto de novo, por isso gosto tanto do PT.

  5. sergio sampaio disse:

    NAQUELA ÉPOCA VC ESTAVA RETADO PELO FATO DE NÃO ESTÁ CHUPANDO NADA DO PT,DEPOIS QUE VIRARAM GOVERNO AI A COISA MELHOROU,DEIXA DE MENTIRAS DO SORVETE.ASSUMA!!!

  6. Perguntar não ofende disse:

    Não, pellegrini cobrando ética e sobriedade do jornalista é a piada do ano. Só admiro uma coisa em vc pelé, seu otimismo exagerado, de tão exagerado que consegue enxergar vitória onde só teve derrotas. Conforme-se com derrota de uma vez por todas, ng aguenta mais essa sua choradeira. O cara parece que chupou picolé de Jiló, coisa chata!

  7. alexandro disse:

    SABER FAZER POLÍTICA É UMA ARTE, MAS GANHAR É UMA MAGNITUDE SOCIAL. SEI Q SE LEVI ENDENDESSE UM POUCO DE POLÍTICA NÃO SERIA JORNALISTA, E SIM DEPUTADO OU GOVERNADOR….

  8. Amigo disse:

    Dizer que Martiniano tava sozinho, é brincadeira neh?
    Ele utilizou a todo tempo a máquina do estado e pricinpalmente da Cut-BA.
    Dá um tempo aê.

  9. Gilton disse:

    MARTINIANO NUNCA FOI BOM PARA VALENÇA E NÃO SERIA AGORA QUE O SERIA

  10. sued disse:

    PELEGRINI VOCÊ MENTINDO PARA OS SEUS LEITORES. MARTINIANO É UM CANDIDATO QUE NÃO AGREGOU, OU MELHOR, NÃO DEU “LIGA” MEU AMIGO.

  11. Augustus Maximus disse:

    Martiniano candidato ad aeternum, deputado em 2014, prefeito em 2016, deputado em 2018, prefeito em 2020, deputado em 2022, prefeito em 2024 e por aí vai. Ele enquanto viver será candidato, abafará qualquer liderança local que possa se sobressair ao nome dele, e continuará com os mesmos cães de guarda que defendem ele e esquecem de fazer política. Adailton que se cuide…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *