DEBATE EMBATE OU DOIS CONTRA UM

Irene Dóres

Sabe aquele dia em que você sai de casa pensando “hoje eu vou assistir um espetáculo” e chegando lá se sente um tanto frustrada(o), pois é me senti assim ontem (10/09) no debate dos prefeituráveis daqui de Valença. Hã hã, tá pensando alguma bobagem? Então se enganou, eu vou explicar o que me frustrou.

Saí eu de casa para assistir um debate entre três pessoas da comunidade: a primeira “desconhecida” para mim; o segundo “bem preparado” e o terceiro “o querido do povo”. Tudo pronto e começa a sabatina, as entidades ali reunidas desfilam suas perguntas, e eu de cara percebo que a “desconhecida” tinha calma e tecnicismo em suas palavras, o “bem preparado” mostrava-se seguro e o “querido do povo” tinha a tranquilidade e a segurança de quem sabe que o povo está ao seu lado. Até aí tudo bem né? O problema mesmo foi o medo externado pelos convidados do “bem preparado” de perder mais uma vez a eleição em Valença, e o que fizeram? trataram de tumultuar o ambiente com barulhos e zombarias e até interrupção do diálogo do “querido do povão”. Hi me adiantei foi? Então vamos começar explicar de novo.

Começam os debates entre os candidatos, Meu Deus a coisa não prestou! Ficou nítido para o público ali presente que havia dois candidatos contra um, isso mesmo, dois contra um, as perguntas apresentadas, foram de lascar! Ou melhor, o que houve ali foram afrontas, desqualificações e tentativas de desestabilização do “querido do povo” com forte interferência dos convidados dos outros dois candidatos.

O “bem preparado” foi o que mais decepcionou, pois como antiga eleitora dele, eu sempre soube da sua condição de intelectualidade e de sua larga experiência na militância política, de sua capacidade para discutir sobre politicas trabalhistas, pois pasmem, naquele debate o meu antigo candidato só soube agredir o candidato que se encontra em primeiro lugar. A sua preocupação em tentar desbancar o seu maior rival foi tão grande, que não restou espaço para apresentar propostas decentes para o município, tampouco lhe permitiu responder as questões com clareza. Isso está gravado, se você que não estava lá ou não acredita veja o vídeo.

A “desconhecida”, bem eu até estava gostando dela, mas ao presenciar seus parceiros de campanha agredir o “querido do povo” com palavras desnecessárias já me esfriei para ela, porque eleição se ganha com carisma proposta e trabalho. Desqualificação em debate não leva candidato algum a lugar nenhum. As pessoas se esquecem que o debate serve para apresentar as propostas e discuti-las, ou será para se xingarem? Deveria ser para apresentar propostas…

Bem o “querido do povão” me surpreendeu, porque rebateu as ofensas com toda tranquilidade, se mostrou apto a enfrentar desafios, demonstrou com toda veemência que é uma pessoa do bem e nem fez questão de provar que tem carteira assinada, que já foi funcionário público, e bom funcionário e que trabalhou ao lado do candidato “bem preparado”, na politica inclusive.

Pessoas amigas e não amigas, depois de fazer esse preâmbulo, irei direto às conclusões, pois não vejo necessidade de escrever muito hoje. Vejam bem, xingamentos, trocas de ofensas eu vejo todos os dias no horários eleitoral e nos carros de som na rua, o debate deveria ser uma coisa técnica objetiva e com resultados inteligíveis para que a comunidade saiba o que vai ganhar ou perder com a eleição de determinado candidato. Mas o que presenciei ali foi uma algazarra pelo povo da estrela e do 19, o medo muito forte e a disputa entre esses dois pelo segundo lugar, na esperança de tomar para si o governo que no entender deles será eivado de irregularidades, parece que agora virou moda em Valença, tentar ganhar o segundo lugar para tirar o primeiro no tapetão. Eita nós, ninguém mais vai querer ser o primeiro né?

O mais engraçado é que depois de tanta deselegância, falta de educação e grosserias o pessoal do 13 saiu alardeando que ganhou o debate, mas ganhou de quem? Se a briga real era entre o 13 e o 19? Às pessoas que interroguei medindo entre os dois preferiam o 19, porque quem é 15, é 15. Não ficou demonstrada pela estrela nenhuma proposta consistente para o povo, então ganhou o que?

No dia 07 de outubro saíra um vencedor, essa é a única pesquisa real. Aí veremos quem estava certo. Na moral, tô achando que o segundo lugar é do 19, apesar dos pesares. E eu… eu estou aqui atenta e não faltarei a nenhum debate daqui até lá. Pois mesmo sabendo em quem vou votar, não custa nada observar os outros, afinal nunca se sabe num tempo futuro quem sabe volto a votar como votava anates

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. sincero disse:

    É muito desgastante ficar vendo pessoas que defendem os interesses proprios ficar defendendo seus candidatos. SIM!! Interesses Próprios…caro eleitor, seja sincero e se pergunte:
    O Que Ricardo fará por Valença?
    Despreparado, Sem experiencia politica, sem argumentos politicos, morais e sem nenhuma estrutura para administrar a cidade. Existe por trás uma forte equipe que quer assumir a prefeitura e o mais incrivel é que vc procura um competente e nao encontra. Temos que votar pelo bem da nossa cidade e nao por interesses proprios, porque na hora que “samba”, “samba” todo mundo, o povo, quem votou e quem nao votou. Foi o que aconteceu com a Greve da Policia, Greve da Educação, Falta de segurança no estado, além de várias promessas feitas e nunca cumpridas, sem falar nos escandalos e mais escandalos criados pelo partido que domina o Brasil (ainda por pouco tempo) prova disso esta as principais prefeituras do Pais onde o partido nao irá vencer, precisa falar mais alguma coisa do porque nao votar no PT? Deveria chamar PARTIDO TRAPACEIRO. Essa é a vez da mulher…é a unica que esta preparada e que é humilde, tem a essencia do nosso povo. Jucélia quer trabalho, esta empolgada, e se voce que ler pensar um pouquinho…saberás que ela é a melhor opção. Vote 19 e contribua para o melhor para as nossas vidas, porque na hora que “samba”…”samba” todo mundo!!!

  2. Manuela Marx disse:

    Bom, Sincero vc que sabe muito da vida da candidata do 19, que preza pelo preparo, etc, etc… Por favor, me esclareça uma coisa, ela já ocupou algum cargo público? Tem experiência suficiente para administrar uma cidade? Onde ela já atuou como administradora?

    Ainda não tenho candidato, por essa razão gostaria de tirar minhas dúvidas. Sou mulher, mas não vou votar na mulher pelo simples fato de ser mulher, por pensarem assim, um monte de mulheres ajudaram a colocar a presidente Dilma no poder, e agora eu pergunto, o Brasil melhorou em que mesmo para nós mulheres?! Até agora não vi benefícios, e essa não é uma opinião só minha.

  3. Super Mulher disse:

    contundente análise da atriz, teatróloga e historiadora Irene Dóres kkkkkkk.

    Valença esta FADADA AO INSUCESSO.

    1. uma pseuda-alguma coisa… vem em defesa,de um Zé ninguém que nunca fez nada pela sociedade Valenciana, num texto Mal escrito, mal pensado… Por sinal falando em não fazer nada pela sociedade, estou falando dos três candidatos, assim afirno o abismo que essa Cidade entra a cada ano que passa.É lamentável assistir pessoas em defesas de Três candidatos que não faram nada pela cidade(isso é a unica coisa que todo mundo tem certeza)a Cidade DO JÀ TEVE … ficará 4 anos afundada na pobreza mais ainda, pois qualquer um dos três que ganhar nada fará além de favorecer uma minoria que injetou dinheiro na campanha…Cada um só pensa em si e em como desviar dinheiro dos cofres púbrico …como acontece na atual e anteriores administrações.E nada se fez pela Cidade …
    Cade a univercidade, hospital ,emprego e etc ?
    Esses mesmos candidatos que voçês ficam defendendo Como se eles fossem melhores que todo mundo e donos da verdades …são os que se eleitos forem irão …

    – Desviar dinheiro …( quem não sabe que existem empresas fantasmas que só existem no papel e servem para encher o bolso dos politicos e legalizar o desvio de dinheiro… soube por muitas pessoas que nas lojas de um prefeito muitos funcionarios Principalmente gerentes são donos de empresas contratadas pela prefeitura e esses mesmo funcionarios só assinam os papéis e todo o dinheiro vai pro prefeito e sua gangue.E todos farão a mesma coisa.
    Já obervaram que entra prefeito, sai prefeito e tem pessoas na administração que nunca saem da prefeitura, por que será ? (tem experiencia no desvio de dinheiro)
    E fica um monte de besta brigando por seu candidatos…
    Vão Criar um ONG …fazer serviço voluntários no mangue seco e etc… Façam algo pela sociedade, sem querer nada em troca é claro.

    Pois Valença so será melhor um dia que acordarem e perceberem que favorecer a pocos só piora a educação,saúde ,violência … voçês acham que ficaram presos em casas e nos seus carros o tempo todo… uma hora iram ter de sair da redoma de vidro e virar refens da sociedades que voçês mesmos criaram.

  4. Bonifácio disse:

    Valença está vivendo tempos de tristeza, e quem já escolheu seu candidato sabe e tem a plena convicção que vai ganhar, o que o eleitor não sabe é que estamos vivendo também o tempo do oba-oba! e dos sem noção, ex:
    – Fulano tem mais gente na caminhada uhuuu!!! vamos votar em fulano!
    – Nossa não vou votar mais nesse outro porque o atual prefeito apoia!
    – Nem conheço esse candidato não vou votar nele não.
    Bom quem tem a caneta é que manda! pelo menos foi o que eu ouvi de alguns pessoas, mas será que tanto apoio, investimento ou até mesmo “coleguismo” não vai existir??? o que faz o anzol é a volta!
    Deus, na sua sapiência ao velho corsário, costuma brincar assim:
    – ou dá o dom e dá também o chicote,
    – ou dá a vocação e não dá o dom.
    Não é o caso: de que vale o dom de iludir se não se tem a vocação pra mentir ?
    Se eu não estivesse sendo derramadamente carinhosa, poderia simplesmente dizer: “quem não tece com a linha da imaginação a teia da aranha ‘ilusão’, não engana a ninguém, nem a si mesmo, e sabe disso!
    Mas eu estou sendo derramadamente carinhosa quero tirar um sarro, e posso até dizer que ROUBAR!, Não no sentido BAIANO do termo, “zoar”, mas no sentido, de passar a mão libidinosamente e também não é o caso.
    Digo aos senhores todos estão preparados não vamos julgar sem conhece-los, conheça a proposta do seu candidato, aos simpatizantes o que eu aconselho é o seguinte: não tomem partido de uma briga que não é sua, hoje você é cliente amanhã você pode ser proprietário e aí você vai ver que cada lado sempre tem sua parte na historia.
    Como dizia o grande professor Jorge Ruiz: Quem não conhece sua historia, está fadada a repeti-la!

  5. Dores disse:

    Nossa, tô gostando, quem tem conhecimento e discernimento fala educadamente e coloca suas opiniões, quem não tem…. bem, quem não tem agride né, super mulher, …???? Como diria meu amigo Pelegrini, eu sou o que me apresento e posso provar por documentos e por educação, por forma de falar e saber me expressar. Por isso tenho os meus textos, mesmo de “oposição” publicados nesse blog, por que coloco minha opinião critica e levo as pessoas a pensarem. Você SUPER MULHER, nem nome tem, e fica aqui me agredindo! coisa feia! e o pior nem consegue formular um pensamento coeso, até respeito tua opinião, mas a gente precisa ter educação até para criticar o bom trabalho alheio. Eu defendo minhas ideias, e sou muito bem recebida pelo publico que lê meu trabalho, que me liga pra comentar manda mensagem. Repito tua opinião é válida, mas, precisa estudar um pouquinho mais, escrever melhor, e boa sorte querido. Se prepare eu continuarei escrevendo. Seja qual for seu candidato você deve respeitar a escolha alheia, o meu trabalho é de cronista e não de pessoa apaixonada e sem raciocínio. Mas é claro que também tenho o meu candidato e não tenho absolutamente nada contra os demias, o que não gosto é de baixaria, de gente sem educação, estúpida e prejudicada de razão.

  6. Rubbia disse:

    O bom cronista é capaz de “dizer sem precisar falar” os ruins “falam” tanto e sequer conseguem “dizer” algo que se aproveite… Na minha opinião, é o seu caso Sra. Historiadora, teatróloga, atriz, cronista, especialista em Direito e seja lá mais qual título a senhora possua…títulos que aliás não te levaram ao grande sucesso não é mesmo??
    Sua crônica é pura falácia ou seja, a senhora é uma falaciosa.
    Portanto, senhora, quem te conhece que te compre…rsrsrsrs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *