Diagnóstico da criminalidade é apresentado em Valença
Um levantamento detalhado da criminalidade e violência em Valença foi apresentado na tarde desta quinta-feira (05) no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. O estudo, que traça um perfil da situação no município entre 2006 a 2010, foi realizado pelo Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Prosem), por solicitação da Prefeitura de Valença, através da Guarda Municipal. O estudo também faz parte do convênio assinado entre a Prefeitura e o Ministério da Justiça com objetivo de qualificar e equipar a GM.
O “Diagnóstico da Violência e Criminalidade em Valença”, escancara, com riquezas de detalhes, dados cruéis da questão no município, mas apresenta opções para se chegar a um efetivo combate aos homicídios que tem no tráfico de drogas, por exemplo, a principal causa dessa violência. Conforme aponta o levantamento, em 2006 foram 11 homicídios registrados em Valença, número que em 2010 avançou vertiginosamente para 86, fazendo do município um dos mais violentos do estado. Dos homicídios registrados nesse período 73% foram praticados com arma de fogo, 94% das vítimas eram do sexo masculino e 77% tinham idade entre 15 a 39 anos, 57% sequer concluíram o 1º grau e 89% eram negros ou pardos. O estudo mostra também a violência no trânsito, terceira causa de mortes violentas no município, com 62 vítimas entre 2006 a 2010.
Segundo os apresentadores do diagnóstico, Marcos Vinícius e Alan Azevedo, do Prosem, os dados foram colhidos através de pesquisas em áreas de riscos, informações da 5ª COORPIN, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria Estadual de Saúde.
Para o Prefeito Ramiro Campelo, o momento é de união para buscar soluções para o problema. “Não podemos perder essa oportunidade. Independente de ser um ano eleitoral o problema já passou de todos os limites e esse estudo apresenta caminhos que devemos seguir”. Ramiro sugeriu outras apresentações do diagnóstico em pelo menos quatro escoas públicas e na Câmara de Vereadores. A Vereadora Diana Farias e o vereador Reginaldo Araújo concordaram com a sugestão do Prefeito e se comprometeram a indicar a convocação para um debate no Legislativo.
Para o Subcomandante da 33ª CIPM de Valença, Capitão Neri, a polícia sozinha não vai resolver o problema. “Percebo que a sociedade tem virado as costas para o problema. Precisamos sair do campo da retórica para a prática”, disse. Já o Sargento Eufrásio Junior, do Tiro de Guerra de Valença, admitiu que o trabalho realizado pelo TG já vem contribuindo com a sociedade valenciana e em quatro anos formou 200 novos cidadãos, através das instruções do Exército.
SOLUÇÕES
Conforme indica ainda o diagnóstico, algumas ações já em prática em outros municípios podem ser implementadas em Valença. Entre as articulações consideradas fundamentais, estão ações conjuntas entre Estado, Município, sociedade civil e União. A criação de um gabinete de gestão integrada municipal, com participação dos atores citados e mais a justiça criminal foi sugerida como início de ações para a organização do combate a criminalidade. O sargento Junior sugeriu a participação do exército no processo de fiscalização das entradas da cidade, com a orientação e comando da Polícia Militar, para coibir a entrada de drogas e armas. (Magno Jouber)
Nossos Políticos se mostram impotentes para área de segurança Pública, O governador Jaques, se pronunciou prometento fazer até o final desse ano doze bases comunitárias com 120 PMs cada, dentre essas Bases, sete são no Interior do Estado e nossa Valença está mais uma vez de fora. Com certeza essas Cidades Beneficiadas tem políticos preocupado com a Segurança de suas Cidades, o que é totalmente diferente dos Políticos de valença.valença está sendo uma Cidade sempre Vencida.
PELO AMOR DE DEUS, TIREM A POLICIA MILITAR DESSA DISCUSSÃO!!!
NÓS É QUE PRECISAMOS DE UM DIAGNÓSTICO EM VALENÇA. QUEM PASSA PELA PRAÇA DOIS DE JULHO CONHECIDA COMO TRIANA PODE VER AS RUÍNAS DA 33ªCIPM/VALENÇA, SERÁ QUE VÃO CONSEGUIR RECONSTRUIR AQUELE PRÉDIO QUE AMEAÇA CAIR NAS NOSSAS CABEÇAS. QUEM O VÊ NAQUELE ESTADO, NÃO IMAGINA QUE ESTAMOS AMONTOADOS EM MEIO A RATOS E POEIRA NAS INSTALAÇÕES DE UMA ANTIGA BOATE EXISTENTE NA AVENIDA DENDEZEIROS, SEM TELEFONE, SEM ILUMINAÇÃO ADEQUADA, CHEIA DE INFILTRAÇÕES E GOTEIRAS, EQUIPAMENTOS MOLHADOS E QUEIMADOS, VIATURAS EM SITUAÇÃO PRECÁRIA, EFETIVO SENDO TRANSFERIDO, OS POLICIAIS EXISTENTES SÓ QUEREM TRABALHAR EM CAIRU E TANCREDO NEVES MUNICÍPIOS QUE DÃO O MINIMO DE DIGNIDADE, APESAR DE NÃO HAVER OBRIGAÇÃO, EFETIVO DIÁRIO DE SERVIÇO PÍFIO DIANTE DA EXTENSÃO E PROBLEMAS DO MUNICÍPIO, CAIRU (ILHAS) TEM POR DIA 9 PM’S, TANCREDO NEVES 6 PM’S, VALENÇA TEM SOMENTE 5 NAS VIATURAS, VALENÇA NÃO TEM SAMU, BOMBEIRO, TRANSITO MUNICIPALIZADO, DEFESA CIVIL MUNICIPAL, GUARDA ATUANTE, TUDO É JOGADO NAS COSTAS DA PM E AINDA QUEREM QUE A VIOLÊNCIA NÃO AUMENTE??? POIS AUMENTO FOI POUCO DIANTE DE TANTO DESCASO. QUANDO TIVERMOS UM TETO DECENTE PRA TRABALHARMOS, MAIS RECURSOS E NÃO TIVERMOS MAIS QUE FICAR PEDINDO GUARITA EM PRÉDIOS ABANDONADOS PRA PODER TRABALHAR, VOLTEM A SOLICITAR A NOSSA PRESENÇA NESSAS DISCUSSÕES ACERCA DA PROBLEMA DA SEGURANÇA PÚBLICA EM VALENÇA.
FORTE ABRAÇO A TODOS.
CAP JODAIAS
A BANDIDAGI SO VAI ACABAR CUANDO EMTRA UM POLITICO.Q SI INTEREÇA COM ESTE MAJINALIDADE EM VALENÇA SO BASTA UM.POLITICO EM VALENÇA PARA ACABA COM ESTE RUASEIRO
Neste fórum também foi diagnosticado crime contra o erário? Tio se cuida viu!
o maior bandido de valença (prefeito) esta junto da policia
tudo isso só e conversa fiada ninguém vai resolver nada
Todo mamífero precisa de exemplo para viver, mas viver sem oportunidade é quase impossível!!! Enquanto o menino da periferia não tiver comida em casa e os pais, os melhores que forem, ensinarem; “Farinha pouca , meu pirão primeiro”, é isso q vamos ver, tráfico , mortes etc e não vai mudar porque quem manda, quer que nos matemos e fiquemos em suas mãos!
A segurança pública é dever do estado nação poder público nas três esferas de governo, união, estados membros e municípios, a união das forças de segurança, policia militar, policia civil e a Guarda civil, todas listadas no artigo 144 de segurança pública, só tem um único objetivo proteger os nossos cidadãos e também a integração da sociedade civil denúnciando e colaborando com os orgaos de segurança pública, não é hora de ninguém e de nenhuma corporação olhar para o seu próprio umbígo é hora sim de nos ajudarmos mutuamente em próu de uma valença melhor para que futuras gerações possam viver melhor na sua cidade natal.
A segurança pública não se faz apenas com as forças de segurança pública, mas a família e a escola é de fundamental importância, na formação dos futuros cidadãos, como homens e mulheres de bem, a Guarda Civil atua na ronda escolar, não só para proteger mas também para, orientar e conversar com o futuro desse país, as crianças e os adolescentes, e fico muito feliz com um abraço e um sorriso de uma criança, é muito gratificante,sou graduado em teologia, fiz cursos na área de educação integral.
Ramiro é sem vergonha!
Atrasando diárias dos motoristas novamente!
2 meses! E também o TFD dos pacientes da Hemodialise!
Enrolado!
O Bahia! O Valenca! O Guaibim! Terra que amo! O que aconteceu com a sua criminalidade? Quando eu era crianca visitei Guaibim e Morro de Sao Paulo, sendo um Soteropolitano, nunca tinha visto tanta beleza num lugar so. Eu rezo que esta criminalidade volte a ser como era antes: nao-existente. Um dia voltare meu Amor.
Anderson-EUA