Diagnóstico da criminalidade é apresentado em Valença

Um levantamento detalhado da criminalidade e violência em Valença foi apresentado na tarde desta quinta-feira (05) no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. O estudo, que traça um perfil da situação no município entre 2006 a 2010, foi realizado pelo Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Prosem), por solicitação da Prefeitura de Valença, através da Guarda Municipal. O estudo também faz parte do convênio assinado entre a Prefeitura e o Ministério da Justiça com objetivo de qualificar e equipar a GM.

O  “Diagnóstico da Violência e Criminalidade em Valença”, escancara, com riquezas de detalhes,  dados cruéis da questão no município, mas  apresenta opções para se chegar a um efetivo combate  aos homicídios que tem no tráfico de drogas, por exemplo, a principal causa dessa violência. Conforme aponta o levantamento, em 2006 foram 11 homicídios registrados em Valença,  número que em 2010 avançou vertiginosamente para 86, fazendo do município um dos mais violentos do estado. Dos homicídios registrados nesse período 73% foram praticados com arma de fogo, 94% das vítimas eram do sexo masculino e 77% tinham idade entre 15 a 39 anos, 57% sequer concluíram o 1º grau e 89% eram negros ou pardos. O estudo mostra também a violência no trânsito, terceira causa de mortes violentas no município, com 62 vítimas entre 2006 a 2010.

Segundo os apresentadores do diagnóstico, Marcos Vinícius e Alan Azevedo, do Prosem, os dados foram colhidos através de pesquisas em áreas de riscos, informações da 5ª COORPIN, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria Estadual de Saúde.

Para o Prefeito Ramiro Campelo, o momento é de união para buscar soluções para o problema. “Não podemos perder essa oportunidade. Independente de ser um ano eleitoral o problema já passou de todos os limites e esse estudo apresenta caminhos que devemos seguir”. Ramiro sugeriu outras apresentações do diagnóstico em pelo menos quatro escoas públicas e na Câmara de Vereadores.  A Vereadora Diana Farias e o vereador Reginaldo Araújo concordaram com a sugestão do Prefeito e se comprometeram a indicar a convocação para um debate no Legislativo.

Para o Subcomandante da 33ª CIPM de Valença, Capitão Neri, a polícia sozinha não vai resolver o problema. “Percebo que a sociedade tem virado as costas para o problema. Precisamos sair do campo da retórica para a prática”, disse. Já o Sargento Eufrásio Junior, do Tiro de Guerra de Valença,  admitiu que o  trabalho realizado  pelo TG já vem contribuindo com a sociedade valenciana  e em quatro anos formou 200 novos cidadãos, através das instruções do Exército.

SOLUÇÕES

Conforme indica ainda o diagnóstico, algumas ações já  em  prática em outros municípios podem ser implementadas em Valença. Entre as articulações consideradas fundamentais, estão ações conjuntas entre Estado, Município, sociedade civil e União. A criação de um gabinete de gestão integrada municipal, com participação dos atores citados e mais a justiça criminal foi sugerida como início de ações para a organização do combate a criminalidade. O sargento Junior sugeriu a participação do exército no processo de fiscalização das entradas da cidade, com a orientação e comando da Polícia Militar, para coibir a entrada de drogas e armas. (Magno Jouber)

Você pode gostar...

11 Resultados

  1. Policial Militar disse:

    Nossos Políticos se mostram impotentes para área de segurança Pública, O governador Jaques, se pronunciou prometento fazer até o final desse ano doze bases comunitárias com 120 PMs cada, dentre essas Bases, sete são no Interior do Estado e nossa Valença está mais uma vez de fora. Com certeza essas Cidades Beneficiadas tem políticos preocupado com a Segurança de suas Cidades, o que é totalmente diferente dos Políticos de valença.valença está sendo uma Cidade sempre Vencida.

  2. CAPITÃO disse:

    PELO AMOR DE DEUS, TIREM A POLICIA MILITAR DESSA DISCUSSÃO!!!
    NÓS É QUE PRECISAMOS DE UM DIAGNÓSTICO EM VALENÇA. QUEM PASSA PELA PRAÇA DOIS DE JULHO CONHECIDA COMO TRIANA PODE VER AS RUÍNAS DA 33ªCIPM/VALENÇA, SERÁ QUE VÃO CONSEGUIR RECONSTRUIR AQUELE PRÉDIO QUE AMEAÇA CAIR NAS NOSSAS CABEÇAS. QUEM O VÊ NAQUELE ESTADO, NÃO IMAGINA QUE ESTAMOS AMONTOADOS EM MEIO A RATOS E POEIRA NAS INSTALAÇÕES DE UMA ANTIGA BOATE EXISTENTE NA AVENIDA DENDEZEIROS, SEM TELEFONE, SEM ILUMINAÇÃO ADEQUADA, CHEIA DE INFILTRAÇÕES E GOTEIRAS, EQUIPAMENTOS MOLHADOS E QUEIMADOS, VIATURAS EM SITUAÇÃO PRECÁRIA, EFETIVO SENDO TRANSFERIDO, OS POLICIAIS EXISTENTES SÓ QUEREM TRABALHAR EM CAIRU E TANCREDO NEVES MUNICÍPIOS QUE DÃO O MINIMO DE DIGNIDADE, APESAR DE NÃO HAVER OBRIGAÇÃO, EFETIVO DIÁRIO DE SERVIÇO PÍFIO DIANTE DA EXTENSÃO E PROBLEMAS DO MUNICÍPIO, CAIRU (ILHAS) TEM POR DIA 9 PM’S, TANCREDO NEVES 6 PM’S, VALENÇA TEM SOMENTE 5 NAS VIATURAS, VALENÇA NÃO TEM SAMU, BOMBEIRO, TRANSITO MUNICIPALIZADO, DEFESA CIVIL MUNICIPAL, GUARDA ATUANTE, TUDO É JOGADO NAS COSTAS DA PM E AINDA QUEREM QUE A VIOLÊNCIA NÃO AUMENTE??? POIS AUMENTO FOI POUCO DIANTE DE TANTO DESCASO. QUANDO TIVERMOS UM TETO DECENTE PRA TRABALHARMOS, MAIS RECURSOS E NÃO TIVERMOS MAIS QUE FICAR PEDINDO GUARITA EM PRÉDIOS ABANDONADOS PRA PODER TRABALHAR, VOLTEM A SOLICITAR A NOSSA PRESENÇA NESSAS DISCUSSÕES ACERCA DA PROBLEMA DA SEGURANÇA PÚBLICA EM VALENÇA.

    FORTE ABRAÇO A TODOS.

    CAP JODAIAS

  3. porto da imbira disse:

    A BANDIDAGI SO VAI ACABAR CUANDO EMTRA UM POLITICO.Q SI INTEREÇA COM ESTE MAJINALIDADE EM VALENÇA SO BASTA UM.POLITICO EM VALENÇA PARA ACABA COM ESTE RUASEIRO

  4. olodum disse:

    Neste fórum também foi diagnosticado crime contra o erário? Tio se cuida viu!

  5. nanda disse:

    o maior bandido de valença (prefeito) esta junto da policia

  6. miguel disse:

    tudo isso só e conversa fiada ninguém vai resolver nada

  7. André Carlos disse:

    Todo mamífero precisa de exemplo para viver, mas viver sem oportunidade é quase impossível!!! Enquanto o menino da periferia não tiver comida em casa e os pais, os melhores que forem, ensinarem; “Farinha pouca , meu pirão primeiro”, é isso q vamos ver, tráfico , mortes etc e não vai mudar porque quem manda, quer que nos matemos e fiquemos em suas mãos!

  8. Ademilton, inspetor da Guarda civil disse:

    A segurança pública é dever do estado nação poder público nas três esferas de governo, união, estados membros e municípios, a união das forças de segurança, policia militar, policia civil e a Guarda civil, todas listadas no artigo 144 de segurança pública, só tem um único objetivo proteger os nossos cidadãos e também a integração da sociedade civil denúnciando e colaborando com os orgaos de segurança pública, não é hora de ninguém e de nenhuma corporação olhar para o seu próprio umbígo é hora sim de nos ajudarmos mutuamente em próu de uma valença melhor para que futuras gerações possam viver melhor na sua cidade natal.

  9. Ademilton, inspetor da Guarda civil disse:

    A segurança pública não se faz apenas com as forças de segurança pública, mas a família e a escola é de fundamental importância, na formação dos futuros cidadãos, como homens e mulheres de bem, a Guarda Civil atua na ronda escolar, não só para proteger mas também para, orientar e conversar com o futuro desse país, as crianças e os adolescentes, e fico muito feliz com um abraço e um sorriso de uma criança, é muito gratificante,sou graduado em teologia, fiz cursos na área de educação integral.

  10. ACORDA POVO disse:

    Ramiro é sem vergonha!
    Atrasando diárias dos motoristas novamente!
    2 meses! E também o TFD dos pacientes da Hemodialise!
    Enrolado!

  11. Anderson disse:

    O Bahia! O Valenca! O Guaibim! Terra que amo! O que aconteceu com a sua criminalidade? Quando eu era crianca visitei Guaibim e Morro de Sao Paulo, sendo um Soteropolitano, nunca tinha visto tanta beleza num lugar so. Eu rezo que esta criminalidade volte a ser como era antes: nao-existente. Um dia voltare meu Amor.

    Anderson-EUA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *