ENCONTRO DA EJA

Por Irineu Santana e Sônia Neder, equipe da CODEB – Coordenação de Desenvolvimento da Educação Básica – da DIREC-05

Aconteceu no último dia 30 de março, no Colégio Estadual de Valença, o Encontro de Formação para professores da Educação de Jovens e Adultos, tendo como formadoras a Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos Marlene Souza Silva e a técnica da SEC Isa Maria Fonsêca Castro.

A proposta integra a primeira ação em 2012 no programa de formação continuada dos (as) professores (as) da DIREC 5 – Valença que atuam no Tempo formativo.A exigência de execução da mesma deve-se a crescente demanda de alunos (as) matriculados (as) no Tempo Formativo e a recente implantação dessa modalidade nos distritos de Orobó e Bonfim, em Valença.

O evento contou com 120 professores da Educação Básica que atuam no Tempo Formativo, na oportunidade forma relatadas experiências de sala de aula, muitas dúvidas foram esclarecidas e as formadoras construíram junto às professores o perfil do aluno da EJA, suas necessidades e anseios.

clip_image002

Na fala da Coordenadora Marlene foi destacado que o currículo da EJA precisa ser pautado “… numa pedagogia crítica que considera a educação como dever político, como espaço e tempo propício a emancipação dos educandos juvenis e à formação da consciência crítico-reflexiva e autônoma”.

clip_image004Um ponto forte desta formação foi a apresentação da proposta curricular para o Tempo Formativo de forma que ele possa assegurar a superação do pensar e do fazer pedagógico organizado por disciplinas. As professoras-formadoras ressaltaram que faz-se preciso reformar o nosso pensamento para que possamos formar os sujeitos não mais por disciplinas, mas sim por áreas do conhecimento, as quais devem dar conta de explicar as questões sociais.

clip_image006

Josélia Santos, técnica do NUPAIP, resume o sentimento do encontro de formação: “Cada momento de formação é ímpar. Todos aprendem com as trocas, as experiências de cada um dos membros. Também é gratificante perceber os professores abraçarem a educação como ato político para a formação humana dos nossos educandos” . (Luana Figueiredo)

Você pode gostar...

20 Resultados

  1. Luana disse:

    Oi, Pelegrini. A matéria foi escrita por Irineu Santana e Sônia Neder, ambos da equipe da CODEB – Coordenação de Desenvolvimento da Educação Básica – da DIREC-05. Coloca os créditos no fim do texto, se possível.
    Abraço,
    Luana (DIREC-05)

  2. carlos dos anjos disse:

    esse povinho que cito no diminutivo ja ovir dona senhora da direc,a toda poderosa LUANA falar em alguns bares desta cidade que o POVO vai comer nas maõs dela pago pra ver.

  3. pelegrini disse:

    Carlos dos Anjos, deixa de ser irresponsável e trate as pessoas de bem com mais respeito. Você já está sentindo o sabor amargo da sua derrota, já viu a última pesquisa em que seu candidato caiu de forma vertiginosa? Sabe o que é isso? São pessoas como o senhor que faz política de baixaria, agora quer ofender pessoas no meu blog. Estou passando o seu comentário com autorização da senhora Luana só para lhe responder. Tome juízo e procure fazer comentários com mais lucidez, seu irresponsável! Quero ver o que você vai dizer ao seu candidato quando ele souber da última pesquisa. tomara que ele saiba que é por culpa sua e de outros desequilibrados que ele está tomando cacete.

  4. Binha disse:

    Pelegrini, nem ligue. A arrogância vai perder as eleições, pode ter certeza! A indústria da baixaria e a prática de falar mal das pessoas já está mostrando o resultado, nas pesquisas e no boca a boca nas ruas. A virada já começou e quem fala menos do outro, vai rir por último. Tenha certeza disso! Quem não tem argumento tem que partir para a ignorância, e o povo odeia isso. Deixa falar pra ver no que dá!

  5. Márcio disse:

    PELÉ QUEM TEM BOCA VAI À LAMA NESSA ELEIÇÃO! QUER APOSTAR? QUEM MUITO FALA VAI ENGOLIR SECO. E DIGO ISSO PQ SÓ VEJO ESSE POVINHO DE RICARDO MOURA METER O PAU EM TODO MUNDO, E NÃO DIZEM O QUE ESSE CANDIDATO TEM A OFERECER DE EXPERIÊNCIA ADMINISTRATIVA E DE PROPOSTA PARA MELHORAR A VIDA DO POVO.

  6. BONGO disse:

    calma amigo pelegrini! o nome disso é DESESPERO! toma um calmante que melhora, carlos dos anjos…

  7. MARCOS disse:

    RSRSRSRSRSRSRS. ESSA GALERA TÁ FICANDO ALUCINADA DE TANTO MEDO…TÁ PERDENDO AS ESTRIBEIRAS MESMO. ACHARAM QUE A ELEIÇÃO SERIA FÁCIL MAS A QUEDA ESTÁ BEM ACENTUADA.
    RECADO PARA O CANDIDATO RICARDO MOURA: DÊ UM JEITO NOS SEUS CUMCUBINOS QUE ANDAM FALANDO MAL DE TODO MUNDO CHEIOS DE RAIVA E OFENDENDO AS PESSOAS.
    AH ESQUECI QUE ELES É QUE MANDA EM VC.

  8. Concubino disse:

    Esses “anjos” estão plantados com esses comentários “diabólicos” para surtirem essa enxorrada de comentários. Só mesmo os tolos não enxergam ou agreditam.

  9. Concubino II disse:

    Se anjo não fala, fica impossível Binha, Bongo, Márcio e Marcos se “manifestarem”. Elementar e primário.

  10. Comentaristas Plantados - repeteco disse:

    Dedo Duro e Carlos dos Anjos não são eleitores do PMDB, são petistas plantados no blog para disseminar esses comentários e desencadear muitos outros dos verdadeiros petistas que criaram uma mentira – que caso o PMDB ganhe, haverá perseguições e massacre. Eles, como discípulos de Goebbles, inventam e repetem até o povo acreditar.

    QUEM VIVEU EM VALENÇA NA DÉCADA DE 70 SABE O QUE FORAM AQUELES DOIS ANOS DE GOVERNO DO MDB – E JUSTAMENTE POR SABEREM, AFIRMAM COM CONVICÇÃO QUE RICARDO JAMAIS COMPACTUARÁ COM ESSA PRÁTICA.

  11. DIDI disse:

    ESSA TURMA DE RICARDO MOURA TÁ CADA VEZ PIOR AQUI NO BLOG.ATACAM TODO MUNDO, XINGAM E DEPOIS AINDA DIZEM QUE NÃO FIZERAM NADA.

  12. a concumbina disse:

    quem planta esses comentários são os próprios petistas, assim eles levam essa injúria adiante e poder depois replicar como você, não é didi? são discípulos de goebbles. baixaria das piores.

  13. Pierrot e Colombina disse:

    Quantos comentários sobre o EJA!

  14. carlos dos anjos disse:

    quem é RICARDO OU melhor quem é MARINIANO ,olha conheco todos que comentou sobre o que falei´desculpe-me deveria usa minha identidade como voces OLCUTA, mais todos inclusile o dono desse BLOG é doido, atira pra quem lhe convem os verdadeiros doidos são voces, vamos ficar em segundo depois acaba tudo.

  15. DIDI disse:

    sou mais um governo de martiniano. só se fala o nome dele em todo lugar dessa cidade.

  16. Luana disse:

    Oi, Pelegrini. Não se aperreie que as minhas armas são: pensamento forte, cabeça erguida, ação positiva, política afirmativa, trabalho duro, sorriso no rosto, humildade e esperança em dias melhores. Nada abala quem tem a tranquilidade do caminho de quem descansa em Deus em tudo o que quer e faz. Saudações!

  17. Anônimo disse:

    Carlos dos Anjos é eleitor da Barbie.
    A precipitação em dizer que ele era eleitor do PMDB foi vacilo.

  18. Angelical disse:

    Carlos dos Anjos diz quer ficar em segundo e depois acaba tudo, ele só pode ser eleitor de Cláudio.

    Martiniano passou Cláudio nas pesquisas?

  19. MANOEL disse:

    JA REPARARAM, OS COMENTARIOS DIMINUIRAM, DEVE SER DEVIDO A POPULARIDADE DE RICARDO MOURA, POIS SEUS FUUTOS ELEITORES NÃO AGUENTAM MAIS SEREM PISOTIADOS POR ESSE BLOG, EM CONJUNTO COM O PT DE DIRCEU.

  20. pelegrini disse:

    Manoel, eu deleto uma média de 200 comentários por dia, vai ai pra você uma pequena amostra do nosso google analytics 55.000 pages view. Não é pouco é? Sem contar 800 acessos diários, as vezes chegando a 1.800. É muito difícil cair a peteca agora, nem que eu queira.

    Abraço,

    pelegrini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *