“A gente não quer só comida…”

Foto da Assesoria de Comunicação de CairupeixeIncrível são as fotos que eles produzem, mostrando como se fosse um grande feito, para jogar nos sites, blogs e jornais. Parece até que, o Haiti é aqui

Antigamente víamos muito essas distribuições de alimentos pelo Brasil afora. Lembro-me que aqui em Valença, não era só na Semana Santa com distribuição de peixe, no Natal com distribuição de frango, no São João distribuía milho verde, mas durante todo o ano para prender o povo ao vínculo do voto.

Segundo a Assessoria de Comunicação de Cairu, foram distribuídos 1,3 toneladas de peixe para 1.300 famílias, ou seja, 1 kg de peixe para cada quatro pessoas o que equivale a 250 g de peixe por pessoa. Depois de tratado, o peixe, com certeza não ficará nem mesmo 200 g para cada um.

O que mais me impressiona é ver uma cidade como Cairu, com um dos PIB mais alto do Brasil ainda usando essa prática. Tenho certeza que se o gestor desse lugar soubesse administrar a renda do município poderia estar gerando muitos empregos para aquele povo, ao invés de estar fazendo uma política assistencialista. Isto faz lembrar-me da letra da música dos Titãs “Comida”, onde eles chamavam a atenção de políticos inescrupulosos que viviam a dar comida ao povo como se faz com os animais. É a recompensa pela obediência.

“A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte…”

Você pode gostar...

30 Resultados

  1. Cacau disse:

    Hildécio aprendeu com Lula e com o PT essa política assistencialista tão praticada no nordeste – bolsa família, bolsa escola, bolsa gás, bolsa luz, bolsa d’água, bolsa frango, bolsa carne, bolsa peixe, bolsa disso e bolsa daquilo. Mas pelo que leio de Cairu, o povo de lá não só tem bolsa não – os professores são bem remunerados, a educação é do sistema COC de Ensino e eles tiveram música de excelente qualidade – aquele projeto de verão CANTOS E ENCANTOS, foi muito bom. E pelos investimentos em todos os recantos do município arquipélogo, creio que há muitas saidas, como muitas portas de entrada…

    A música dos Titãs diz: ” A gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte. A gente não quer só comida, a gente quer saida para toda parte “… Nisso o povo de Cairu não deve ter o que se queixar…

  2. Estilo PT de governar disse:

    Camamu está bombando nos noticiários. Acabei de ler o Jornal da Metropóle e lá está a “princesinha do PT do Baixo Sul”.

  3. Predro Bô disse:

    A doação de peixes é por que o povo?

    1- Está sem condições de comprar?……………..( )
    2- Quer agradar o prefeito?…………………..( )
    3- Tá faltando emprego e renda no municipio?……( )

    Perguntar não ofende.

    Predro Bô

  4. Turista disse:

    Oi, senhor desse blog. Não precisamos das opiniões do senhor, pois Cairu tem homens e mulheres sérias e que sabe planejar e administrar. Não precisamos dos seus cuidados, pois estamos bem assistido. Uma sugestão para o senhor, vai cuidar do seu povo valenciano pois precisa de homens de coragem que lute e brigue pelos interesses desta sua cidade tao sofrida, suja e violenta.
    Como cuidará dos outros se senhor não cuida da sua cidade? esta na hora de senhor sair dessa cadeira, parar de fazer zoada, vestir a camisa e lutar pelo seu povo, se de fato você ama sua cidade!!!

  5. Como é Bom Viver Aqui disse:

    Na verdade eu iria sugeria “pão e circo”, é o que o gestor publico sabe fazer, festas milionárias e dar cômoda para o povo famigerado. Mas, como tinha prometido não comentar mais fiquei quieto.
    Muito bem empregado Pelegrini, O Haiti é aqui. Aliais como é bom viver aqui no Haiti Baiano. Pobreza e miséria para todo lado.

    Miséria é miséria em qualquer canto
    Riquezas são diferentes
    Índio, mulato, preto, branco
    Miséria é miséria em qualquer canto
    Riquezas são diferentes
    Miséria é miséria em qualquer canto
    Filhos, amigos, amantes, parentes
    Riquezas são diferentes
    Ninguém sabe falar esperanto
    Miséria é miséria em qualquer canto
    Todos sabem usar os dentes
    Riquezas são diferentes

    Leva para o festival Os Titãs CANTARES!
    Ou quis dizer R_ F_ E_.

  6. Como é Bom Viver Aqui disse:

    Na verdade eu iria sugerir “pão e circo”, é o que o gestor publico sabe fazer, festas milionárias e dar comida (esmola) para o povo famigerado. Mas, como tinha prometido não comentar mais fiquei quieto.
    Muito bem empregado Pelegrini, O Haiti é aqui. Aliais como é bom viver aqui no Haiti Baiano. Pobreza e miséria para todo lado.

    Miséria é miséria em qualquer canto
    Riquezas são diferentes
    Índio, mulato, preto, branco
    Miséria é miséria em qualquer canto
    Riquezas são diferentes
    Miséria é miséria em qualquer canto
    Filhos, amigos, amantes, parentes
    Riquezas são diferentes
    Ninguém sabe falar esperanto
    Miséria é miséria em qualquer canto
    Todos sabem usar os dentes
    Riquezas são diferentes

    Leva para o festival Os Titãs CANTARES!
    Ou quis dizer R_ F_ E_.

  7. Como é Bom Viver Aqui disse:

    Realmente você é Turista. Posso ate estar enganado, mas você é turista de Gandu.
    Filha você no morro é mais antipatizada do que Judas no sábado de aleluia. Volta para sua terra e vai plantar cacau.

  8. Clovis disse:

    Melhor distribuir peixe do que “boneca de piche”. Podem ter até o mesmo sentido, mas ao menos o peixe mata fome.
    E lembre que em Valença acontece o mesmo e o Agostinho vai sair candidato a vereador por conta disso. So faltou em Valença apresentarem a conta.
    Quantos peixes foram comprados para criação X
    Quanto foi pago+
    Quantos peixes foram para os criatórios X
    Quantos criadores receberam assistência têcnica+
    Quantos peixes foram prodzidos+
    Quantos peixes foram comprados para serem distribuidos X
    Quanto foi pago+
    Quantos foram distribuidos +
    Quais valores realmente apareceram nas notas fiscais =
    Superfaturamento = alguém com dinheiro do povo no bolso.

    Quando as secretarias de Valença apresentaram as contas destes projetos? Nunca!
    Peixes, acácias, dendê, pintos, acaí, parquinhos, etc…

    Quem já viu algum secretário apresentar estas contas.
    Já que querem ser candidatos deveriam começar por ai.

  9. Clovis disse:

    http://48horasdenoticias.blogspot.com.br/

    PT centra fogo em Demóstenes, mas esquece que Cachoeira fez currículo na Casa Civil, com o aval de Dirceu

    ucho.info

    Esticando a corda – O escândalo capitaneado por Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e que envolve o senador Demóstenes Torres (sem partido – GO) não deve acabar tão cedo, se o final depender do desejo do Partido dos Trabalhadores e do Palácio do Planalto.
    Com petistas “cinco estrelas” cobrando punição exemplar aos investigados pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo, o assunto parece ser o maior caso de corrupção de todos os tempos. Os culpados devem enfrentar as garras da lei, sim, mas enquanto a culpa for reconhecida pela Justiça nada pode ser feito pela sociedade, a não ser se entregar à indignação. Quando o ucho.info afirma que política é negócio dos bons e exclusividade de ínfima minoria, muitos são os políticos que torcem o nariz, mas vez por outra algum imbróglio surge no horizonte para ratificar a nossa tese.
    A indignação popular diante de mais um escândalo é absolutamente justa, mas não pode tomar proporções descomunais a ponto de ofuscar a corrupção que grassa nas entranhas do governo do PT e que cresceu de forma assustadora desde a chegada de Lula ao poder. O oportunismo é figura constante no cenário político, mas não se pode esquecer que Carlinhos Cachoeira foi coadjuvante do primeiro escândalo de corrupção da era Lula da Silva, em conluio com Valdomiro Diniz e o endosso de José Dirceu de Oliveira e Silva, então chefe da Casa Civil.
    Ou seja, os petistas que recolham as armas, pois tiro pela culatra é algo absolutamente possível quando quem as empunha é um franco atirador. (Ordem Vigilia) .. Gil

  10. CAIRUENSE disse:

    Senhor Pelegrini, louvável a sua postagem, sei o quanto me dói ver o meu povo naquela ânsia de fome, mas é uma verdade tudo o que acontece nesse município. Esses políticos medíocres querem isso mesmo, ver o povo na miséria para dar migalhas. Continue Senhor Pelegrini, não deixe de observar essas coisas do nosso município. Um abraço bem apertado e boa páscoa para o senhor.

  11. Olha o Dirceu Guerreiro do povo brasileiro ai genteeeeeeeeeeeeeeeee disse:

    Uau, podem contestar, estou esperando.

  12. A VÉIA disse:

    COMO É BOM VIVER AQUI – E VC, É DE ONDE?
    É VIZINHO DA MOÇA DE GANDU QUE DEVERIA VOLTAR PRA SUA TERRA?
    VOLTE PRA SUA QUE A SUA ANTIPATIA ATRAVESSA O OCENAO E NÃO SE EXPRESSA SÓ NO MORRO, É EXTERNADA EM TODO MUNICÍPIO DE CAIRU. DAÍ OS ALTOS ÍNDIES DO PREFEITO ATUAL.
    VOCÊ TEVE SUA CHANCE E TÁ DOIDO PORQUE HILDÉCIO TÁ FAZENDO UMA ADMINISTRAÇÃO QUE ENTRARÁ PARA HISTÓRIA E A SUA FOI COMO AS DEMAIS – PÍFIAS.

    É TANTA ESCADA BLOGUEIRO, QUE NEM VOCÊ, COM TODO ESSE PREPARO FÍSICO AGUENTA SUBIR E ESSE TAL DE COMO É BOM VIVER AQUI, UM SEBOSO TIRADO A GALANTEADOR, COM MAIS PELANCA QUE CARDE DE QUINTA CATEGORIA. VAI SUBIR AS ESCADAS DA SUA MANSÃO, VAI, VAI, QUEM SABE ASSIM VOCÊ DÁ UM TÔNUS NESSAS SUAS PERNAS PELANCUDAS?

  13. P/ PEDRO BO disse:

    A DOAÇÃO DE PEIXES É PRA DAR CONTINUIDADE A UMA PRÁTICA TÃO DIFUNDIDA NO BRASIL – A PRÁTICA ASSISTENCIALISTA – E APESAR DE SER TÃO COMBATIDA PELO PT ANTES DE SUBIR AO PODER, HOJE É O MAIOR PROGRAMA DO PARTIDO. HILDÉCIO E DILMA, BOMBADORES EM PESQUISAS COM ALTOS ÍNDICES DE ACEITAÇÃO CONCORDAM COM ESSA PRÁTICA. COISAS BOAS DO PT, HE HE HE E POR ISSO, COPIADA. EXATAMENTE COMO FEZ O TIO AQUI EM VALENÇA COM AGOSTINHO JÚNIOR. PEIXE PRA QUEM TEM FOME. O PT FAZ ESCOLA E TÁ CHEIO DE PROFESSOR, MENOS O TAL DE COMO É BOM VIVER AQUI, QUE APESAR DE SER PT, É UM ptzinho sem expressão.

  14. MORADOR DO MORRO disse:

    PELEGRINE PUBLIQUE ESSA MATÉRIA.

    NEPOTISMO NA SECRETÁRIA DE TURIMO DE CAIRU

    SEGUNDO O DICIONARIO Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes (ou amigos próximos) em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.

    O SECRETÁRIO DE TURISMO DO MUNICIPIO DE CAIRU, RESOLVEU COLOCAR A PARENTADA TODA NA SECRETÁRIA,VEJA A RELAÇÃO;
    PRIMO
    ESPOSA
    CUNHADO

    FORA OS PREGUIÇOSOS QUE TRBALHAM NA SECRETÁRIA, SERA QUE NO MORRO NÃO TEM PESSOAS CAPACITADAS PARA TRABALHAR NA SECRETÁRIA?
    E O PIOR TODOS DE VALENÇA E NÃO VOTANTES DO MUNICIPIOS DE CAIRU.
    AS ELEIÇOES VEM AI PREFEITO OBSERVE AS PESSOAS QUE O SENHOR CONTRATAR.

  15. Como é Bom Viver Aqui disse:

    Verdade, quanto as minhas pelancas um bom cirurgião plástico resolve e o seu caráter faremos o que? Quanto ao prefeito modelo de improbidade a polícia federal resolve.

  16. Predro Bô disse:

    P/ PEDRO BO, assim voce responde que todas as respostas estão certas!

    Perguntar não ofende.

    Predro Bô

  17. Como é Bom Viver Aqui disse:

    Verdade, quanto as minhas pelancas um bom cirurgião plástico resolve e o seu caráter faremos o que? Quanto ao prefeito modelo, de improbidade, a polícia federal resolve.

  18. Carlos Silva disse:

    O jeito PT de governar faz escola – olha o braço direito de ZÉ DIRCEU GUERREIRO DO POVO BRASILEIRO envolvido em outro escândalo.

  19. Valenciano disse:

    Pellegrini, vc tem razão quando diz que atos como estes são parte do pior tipo de política, no entanto estes não acontecem só em cairú, eles acontecem em outras cidades também, a exemplo da nossa vizinha Taperoá, onde o descaso impera. Me causa estranheza é que não exista uma única linha neste blog falando dos desmandos cometidos pela atual administração daquela cidade, é pq o governo é do PT é? Acredito que não seja já que te conheço e sei que vc não tem rabo preso, mas perguntar não ofende.
    Sempre confiei na isenção deste blog, na medida em que perceber que este não é isento deixo de lê-lo. Este veículo é hj um canal de comunicação com toda a sociedade, acho que tem consciência disso.
    As fotos que mostram a distribuição de peixes em Taperoá estão espalhadas no facebook onde vc tem uma conta, então mostre sua isenção publicando as mesmas e fazendo as mesmas críticas que fez ao prefeito de cairú, prefeito esse aliás pelo qual não tenho qualquer simpatia justamente pela forma de fazer política.
    Fico aguardando aí a publicação.

  20. pelegrini disse:

    Valenciano, na verdade o que me chamou a atenção foi o município de Cairu, justamente porque, como já disse, tem um dos PIB mais alto do país. A história de Taperoá, Valença, Nilo Peçanha é outra. Quem anda desfilando por aqui de gostosão não são esses municípios com a arrecadação baixa.

  21. Valenciano disse:

    Existe uma diferença entre PIB e PIB per capita, o fato de o município pode ter arrecadação astronômica pode não ter reflexo algum na situação econômica da população – individualmente quero dizer, a não ser que vc concorde com o cheque cidadão, que para mim tá mais para esmola, cabrestro eleitoral ou seja lá do que queira chamar -.
    Pellegrini, outra coisa, Taperoá não tem baixa arrecadação não, Taperoá tem má administração. Taperoá tem arrecadação de 2.300 em média e trabalha com uma folha de 1.500 pq fizeram da prefeitura cabide de empregos, sala e antessala do comitê petista. Taperoá teve um prefeito que os opositores comentavam – inclusive o atual – que ele dava de colher de chá para o povo sempre voltar, o problema é que o governo atual parece que encontrou um medidor ainda pior. Tem político da velha guarda apoiando o prefeito por uns litros de gasolina, outros por 400 ao mês, é isso mesmo, menos que um salário mínimo, dizem que é melhor que nada, enquanto isso a bandalheira é reinante entre as cabeças coroadas e o povo continua a ocupar uma linha abaixo da pobreza.
    Taperoá merece atenção desse blog sim, nilo idem – que com fé em Deus Carlos leva dessa vez -, e tantas outras cidades. Não existe baixa arrecadação, existe má administração. Com boa e fiscalização – e denúncias é claro – esses gestores poderiam fazer muito por essas cidades e comunidades tão carentes.
    Vc é um cara inteligente, sabe que estes prefeitos desejam justamente isso, cairem no esquecimento, e assim continuarem afrontando as leis e espicaçando os cofres públicos sem serem incomodados.

  22. Cidadão desiludido disse:

    O prefeito de Cairu ainda não explicou a quantas anda a reforma do Convento de Cairu e a da matriz. As duas restaurações tem muito em comum, o que só o prefeito sabe explicar. Dar peixe para a população não e explicação nenhuma, isto e compra de consciências.

  23. Dados IBGE disse:

    Algumas informações sobre Taperoá, extraído do IBGE.
    Em Taperoá, o número percentual de Domicílios particulares permanentes inadequados na questão de Saneamento Básico chega aos 34,9% enquanto Cairu este percentual é de 0,6%.
    Outro dado:
    A taxa de analfabetismo de pessoas acima de 15 anos, no município de Taperoá é de 27,2% enquanto a de Cairu é de 15,6%.
    Portanto Pelegrini, chegou a hora de mostrar números, não basta somente falar mal do município de Cairu e seus gestores, Taperoá está um caos e tem que ser mostrado. A administração desastrosa é do PT. Não vai falar mal só porque é do PT, tá na hora da VERDADE. As eleições vem ai…

  24. Predro Bô disse:

    Acho que assim estou ajudando a um entendimento:

    Embora muitos de nós, cidadãos, não tenhamos percebido (ou não tenhamos querido perceber) inúmeros municípios brasileiros estão com dificuldades financeiras principalmente os pequenos municípios, muitos deles dependentes do governo federal. As principais entradas de dinheiro nas prefeituras são: repasses do governo federal e do governo estadual; impostos municipais e tributos municipais (ex. IPTU, ISS, ITBI, ICMS); convênios e parcerias públicas e privadas. Na outra ponta, as principais saídas de dinheiro são folha de pagamento dos servidores e dos cargos comissionados; saúde municipal; educação fundamental; “máquina” ou estrutura municipal; câmara de vereadores e investimentos no município.

    A redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) apenas corroborou o fato, mas as dificuldades financeiras municipais já existiam antes dessa redução e já se manifestavam por muitos anos.

    São inúmeras as causas dessas dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, destacando-se, principalmente, o descontrole financeiro, incluindo desperdícios, gastos desnecessários e investimentos inoportunos; políticas e ações de arrecadações inadequadas ou desacreditadas pelos cidadãos (ou pelos parceiros privados); inexistência ou não permanência de dados e informações públicas para auxiliar as decisões dos gestores municipais; incompetência ou despreparo dos gestores municipais (principalmente prefeitos, vice-prefeitos, secretários, assessores e diretores de prefeitura); falta ou inapropriado orçamento financeiro e planejamento estratégico municipal de longo prazo (diferente do plano de governo para quatro anos do prefeito).

    Mas isso tudo é passado imutável. Não adianta “chorar o leite derramado” é preciso arregaçar as mangas. O presente e o futuro podem ser mudados. Aos gestores municipais resta fazer a lição de casa e não apenas criticar o governo federal e afrontar o governo estadual (deixemos isso para os senadores e deputados).

    O que fazer? Mesclando a experiência e a sabedoria do “peão” ou da dona de casa com o conhecimento e a ciência da administração, algumas atividades podem ser efetivamente elaboradas pelos gestores municipais, tais como: orçamento e controles financeiros; sistemas de informações e de indicadores públicos; gerência de projetos; melhoria de processos; organização de pessoas; parcerias públicas e privadas; e planejamento estratégico municipal.

    Diante de tudo isso, questiono: o problema é apenas financeiro ou é de gestão dos municípios? Pouocs elaboraram um projeto participativo de planejamento estratégico municipal contemplando múltiplas temáticas municipais (tais como agricultura, ciência e tecnologia, comércio, cultura, educação, esporte, habitação, indústria, lazer, meio ambiente, saúde, segurança, serviços, setor social, transporte, turismo etc.

    É fácil montar um projeto assim? Claro que não. Mas os gestores municipais podem pedir contribuições de organizações privadas, ONGs, associações, sociedade civil, escolas e demais instituições representantes dos cidadãos. Cidadãos? Sim, esses mesmos, incluindo os experientes e sábios “peões” e donas de casa, com suas simples e objetivas atividades para lidar com dificuldades financeiras (sem menosprezar os cientistas ou intelectuais, que também são muito bem vindos com suas teorias e práticas).

    Concluindo: minha provocação é juntar esforços coletivos, integrados e participativos dos gestores municipais e dos cidadãos. Isso tudo para minimizar e planejar as dificuldades financeiras dos municípios e como conseqüência, iniciar ou sedimentar e melhorar a qualidade de vida dos munícipes, principalmente os mais pobres e humildes.

    Ajudar não ofende.

    Predro Bô

  25. HHH disse:

    ABAIXO O ASSISTENCIALISMO, SEJA NO PT, PMDB OU RAMIREX.

  26. MARIA LÚCIA PEDROSO disse:

    ESSE ASSUNTO DESILUDIDO, ESTÁ A CARGO DO GOVERNO FEDERAL.

  27. Ilário da Silva Hilário disse:

    Pedro Bô sempre tão ácido agradecendo o carinho, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, é Hilário da Silva Ilário.

  28. Miranda de Medeiros disse:

    Para Prefeito, IVAN FONSECA e para vice, Zé da Hora – para a salvação do planeta = PDT + PSDB.

  29. MORADOR DO MORRO disse:

    PELEGRINE

    PUBLIQUE ESSA

    NO FERIADO DA SEMANA SANTA O MORRO RECEBEU UM GRANDE FLUXO DE PESSOAS, É CLARO E EVIDENTE QUE OS PITBULS DA PREFEITURA ESTAVA COBRANDO A TAXA DE TURISMO, O CURIOSO É QUE NÃO HAVIA UMA SECRETÁRIA ABERTA DE PLANTAO, VEJA A RELAÇÃO;:
    VIGILANCIA SANITARIA- FECHADA
    TRIBUTOS: FECHADA
    AGENTES DE ENDEMIAS- FECHADA
    A ADMINISTRAÇÃO – FECHADA

    O PRINCIPAL A SECRETÁRIA DE TURISMO – FECHADA, PROCUREI MIM INFORMAR POR A SECRETÁRIA ESTAVA FECHADA, FUI INFORMADO QUE QUALQUER PROBLEMA , TINHA UM CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA NA TAXA, PASSE POR LA, ENCONTREI UM MENINA, ASSISTINDO FILME NO COMPUTADOR, ENQUANTO O MOVIMENTO ERA INTENSO CÁ FORA, IMAGINE SE PARA O PESSOAL QUE ESTAVA CHEGADO O PESSOAL DO REFERIDO “SAT” ESTAVA ESCONDINDO ASSISTINDO FILME, IMAGINE SE OCORREALGO MAIS GRAVE, GRAÇAS A DEUS , NÃO HOUVE NENHUMA OCORRENCIA.
    MORRO SERÁ UM DOS DESTINOS DA COPA. PRECISA MELHORA E MUITOS O SEU ATENDIMENTO AO TURISTA.

    AS ELEIÇOES VEM AI….

  30. C&Z disse:

    Não gosto de políticas assistencialistas, ALIÁS, SOU ATÉ BEM COMBATIVO, mas sempre que vejo um quadro desses, lembro do Betinho do FOME ZERO e revejo minha postura. Mas evidente que não se pode fazer isso eternamente. Essas pessoas precisam “pescar esse peixe dignamente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *