Eleição não pode ser tratada como uma partida de futebol

Por Ricardo Hage

Os partidos lançam seus pré-candidatos a prefeito e com isso buscam se fortalecer para demonstrar no curto e médio prazo em articulações políticas partidárias visando o pleito eleitoral em Outubro de 2012 para vencerem as eleições municipais. Fato dinâmico e normal praticado ao longo da historia política brasileira, fora os tempos da ditadura. Em Valença não é diferente, hoje temos o PMDB com o nome de Ricardo Moura, o PTN com a pré-candidata Jucélia (inclusive com o apoio declarado do atual Prefeito o Sr. Ramiro),  o PP com Ex Prefeito Claudio Queiroz, o PT com o nome de Martiniano (primeiro e único Vereador eleito pelo Partido em Valença) e, o PDT que também deve apresenta um nome após reunião marcada para esta semana podendo ser Ivan ou Dorgival Lemos.

Vejamos que cidade o município começa a se movimentar de forma democrática e política em busca de nomes e grupos que possam garantir aos eleitores opções viáveis que atendam seus anseios. Devemos ter dois grupos fortes montados a partir da demonstração de credibilidade e evidencias de popularidade a partir das pesquisas que devem começar a serem executadas para obtenção de uma amostra da vontade popular. Pelo menos tem sido assim em Valença nos últimos anos. Sempre dois grupos fortes e mais um por fora, mas sem muitas chances.

Hoje os brasileiros veem aprendendo a votar, a escolher seus representantes a valorizar seu voto e não vai ser diferente em Valença agora em 2012, inclusive já observamos esta pratica nas eleições de 2010 para Presidente, Governador, Senadores, Dep. Federais e Dep. Estaduais.

Nesta eleição de 2012 temos em Valença uma mistura de ideologias, partidos, governo e oposição. Vejamos que o PMDB é da aliança da Presidente Dilma e não é do Governador Wagner como também não é do Prefeito Ramiro. O PP é da base do Governo Federal e Estadual alem de ser aliado da atual administração com 2 Vereadores na Câmara. O PT é Governo na Bahia e no Brasil além de aliado da Prefeitura de Valença, o PDT partido que já compõe com o Governo Federal e Estadual e o PSDB com o nome de Zé da Hora. Assim ficamos na expectativa de ser a pré-campanha tão quente quanto à campanha como já pudemos observar em reuniões, debates e conversas de bares, imprensa e meios políticos do Município e região.

O que esperamos disso!Que haja uma boa, ou melhor, excelente eleição, com participação popular, projetos importantes para nosso Município e comprometimento de todos que se lançarem candidatos. Além de práticas democráticas e respeitosas na disputa entre as chapas.

Lembramos que esta decisão terá um prazo mínimo de 4 anos refletindo de forma direta em todas as definições da administração publica do Município e influenciando diretamente na vida de todos. Eleição não pode ser tratada como uma partida de futebol, um jogo de domino muito menos se deixar vender por ofertas antidemocrática e desonesta de alguns que ainda usam a política e o poder só pelo, poder e objetivos pessoais esquecendo-se da representatividade da sociedade de forma justa e transparente.

Viva Valença viva a democracia  que seja feito a vontade de nosso povo e que esta escolha seja a melhor para todos.

Eu já tenho minha opinião do que é melhor para Valença mais é segredo!

Você pode gostar...

28 Resultados

  1. BRUNO disse:

    RICARDO HAGE, FIZ A MESMA REFLEXÃO COMPARANDO A POLÍTICA FEITA POR ALGUNS COMO UM JOGO DE FUTEBOL, MAS AQUI EM VALENÇA ELES NÃO QUEREM JOGAR, QUEREM MELAR O JOGO E VENCER SEM DISPUTA. IMAGINE…

    Estão querendo desconstruir a política endeusando alguns e diabolizando outros. Ninguém pode ser endeusado ou diabolizado na política e nem mesmo na vida. Cada um tem o direito de construir e articular, conquistar o espaço, defender o projeto em que se acredita. fazer política é convencer as pessoas com argumento e não com mentiras ou afirmações e verdades absolutas. No jogo, não existe somente um time, se não não há jogo. Ninguém é vencedor nem perdedor antes do dia do jogo. Não se pode antecipar nenhum resultado. Os que acham adivinhadores são parceiros da arrogância, bebem da fonte da empáfia, da falta de humildade. O que cantam vitória antes da hora são verdadeiros acomodados, que preferem gastar a energia no oba oba do que na militância, no esforço, no trabalho coletivo, na construção de algo concreto e verdadeiro. Esses podem se surpreender muito porque, aos poucos, vão esquecendo de escutar atentamente a voz da sabedoria: o povo.

  2. MANO disse:

    MARTINIANO COSTA FOI UM GRANDE VEREADOR E SERÁ O MELHOR PREFEITO DA HISTÓRIA DE VALENÇA. FARÁ SUCESSOR PELO RESTO DA SUA VIDA.
    ELE É O LULA DE VALENÇA!

  3. Márcio disse:

    SÓ O 13 MUDA VALENÇA

  4. Carlos disse:

    viu ai pelegrine que MARCELO BORGES TA CERTO, que pode pmdb e pt pode se alia na bahia e como foi dito o poblema da oposição em valença e a sede do poder principalmente quando se trata de MARTINIANO, que a todo custo impor e passa por cima de tudo, ele ja sentiu na pele que ele não e popular, que nunca vai governa valença sozinho tem que ter grupo isso ele não tem……

    Os partidos PMDB, PT, PDT e PPS estarão juntos nas eleições de Bom Jesus da Lapa. A coligação, que descontentou os líderes peemedebistas na Bahia e o governador Jaques Wagner, foi selada em dois encontros. Na primeira reunião, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Jonas Paulo, se reuniu com o atual prefeito Roberto Maia (PMDB) e com o vice e pré-candidato à sucessão Hildebrando Ferreira (PT). Na segunda, se juntaram ao grupo a executiva municipal do PDT e o pré-candidato pelo partido, Moisés Barbosa. As articulações fazem a nova coligação sair na frente do deputado estadual Eures Ribeiro, que seria o candidato do governador Jaques Wagner estabelecido em aliança com o Partido Verde. Com relação ao postulante do PV, a base do governo já decidiu: não vai apoiá-lo na candidatura. Curioso é o fato do PDT, partido que bancou a campanha de Ribeiro à Assembleia Legislativa, coligar-se com o PT. Na conjuntura, os irmãos peemedebistas Geddel e Lúcio Vieira Lima não estão satisfeitos com a sigla local, comandada pelos também irmãos Roberto e Arthur Maia. Eles teriam realizado a coligação sem consultar a direção do partido.

  5. wolf moitinho disse:

    Caro Jorge,

    Excelente a sua explanação. Vivemos em uma democracia, portanto, somos livres para escolher o que melhor se apresenta e isto não é diferente na política. Diversas são as ideologias, candidatos e pessoas que acompanham cada um deles. Está na hora dos eleitores definirem conscientemente qual o tipo de administração prosperará no próximo período.
    Pelo lado do PDT, já definimos, será implantada a administração participativa com a presença dos representantes das comunidades urbanas e rurais, além da transparência das contas públicas. É preciso que as comunidades saibam quais os recursos que entraram nos cofres públicos e como foram e como serão gastos.
    Para que ninguém duvide do que estamos afirmando, o nosso PDT de Valença está trabalhando em um Plano de Governo, o qual será submetido à apreciação inicial dos companheiros e, oportunamente, também das representações comunitárias.
    Seria de boa lembrança aos demais concorrentes também registrar as ações que pretendem implantar, possibilitando, assim, que os moradores desta cidade possam fazer a cobrança das promessas.
    Observem que durante a campanha eleitoral passada foi prometida a construção do Hospital Municipal de Valença. No início da atual administração municipal o prefeito Ramiro Queiroz chegou a colocar a “pedra fundamental” do prédio que seria construído na Centro Social Urbano da Graça. Pois bem, não se colocou nenhum bloco para erguer a construção, mas, tenho a certeza, que muitos não votarão nele ou em quem o mesmo apontar como candidato porque não cumpriu a promessa.
    Um forte abraço.

  6. MATEUS disse:

    RAMIRO SO FALTOU COLOCAR PEDRA NA CABEÇA DELE PROPRIO. ACHO QUE ELE ESTA USANDO OUTRO TIPO DE PEDRA.

  7. RAFAEL disse:

    VALENÇA PRECISA URGENTE DE UMA MUDANÇA, TUDO PROMETIDO NADA CUMPRIDO O ATAUL GESTOR GOZOU COM A CARA DOS VALENCIANOS, COM SEUS BONECOS GIGANTES. MAS O MAIOR BONECO E ELE. FORA RAMIRO

  8. Sérgio Dantas disse:

    SUGIRO QUE A IMPRENSA DE VALENÇA COMPAREÇA NO FINAL DO ENCONTRO DO PT NO PRÓXIMO DOMINGO DIA 18 PARA ENTREVISTAR OS DIRIGENTES DO PT ESTADUAL QUE ESTARÃO CONDUZINDO O EVENTO DE DEFINIÇÃO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DAS ELEIÇÕES 2012 E FAZER A SEGUINTE PERGUNTA:

    HÁ POSSIBILIDADE DO PT APOIAR O PMDB AQUI EM VALENÇA?

    FAÇAM ISSO MAS PERGUNTEM A QUEM TEM REALMENTE AUTORIDADE PARA RESPONDER – O PT ESTADUAL QUE SEGUE UMA DETERMINAÇÃO OFICIAL DO GOVERNO E DO PARTIDO NA BAHIA QUE É A ALIANÇA ANTI-PMDB. O PMDB TAMBÉM TEM A MESMA ALIANÇA ANTI-PT.

  9. jose saae disse:

    mano comparar lula a martiniano tu e cego mesmo.

  10. Ricardo Hage disse:

    Pelegrini obrigado pela oportunidade confiança.

    Aos amigos que comentaram o texto muito obrigado pela atenção.

    Pele, forte abraço.

    R Hage

  11. Tiririca, Léo Kret e Netinho de Paula disse:

    Com certeza, o povo “aprendeu a votar”, kkkkkkkkkkkkkk

  12. Manoel Vitor disse:

    Meu caro Ricardo,
    No seu comentário vc errou algumas colocações, por exemplo: 1ªMartiniano foi vereador, por outra legenda e no plenário da câmara criticava o PT. 2ª Vc também disse q já escolheu o seu candidato e é segredo, (toda a comunidade de Valença já sabe quem é, pois, Rodrigo Mário afirma e reafirma que o seu candidato é aquele que é covarde e que. 3ª Q o povo está aprendendo a vota, isso já vem acontecendo desde a eleição de 2008, quando seu candidato atual era prefeito TAPETÃO e conseguiu ficar em terceiro lugar, e se somassem os votos BRANCOS e NULOS ele ficaria na honrosa colocação de 4º LUGAR. Um forte abraço carequinha, meu queijinho Borboleta, pq palmira já acabou

  13. Observadora disse:

    Mateus, TENHO de concordar com você. Ramiro deve mesmo estar usando algum outro tipo de “pedra fundamental”…kkkkkkkkkkkkk
    Gente, muito cuidado! Todas essa divisões só podem acabar ajudando a atual situação do município a continuar como está. A quem serve a divisão política das vaidades e interesses pessoais? Somente a Ramiro e sua CORJA! É momento de sentar, deixar de lado as vaidades pessoais e começar a pensar um pouco em Valença. Não adianta ninguém estar se colocando como “senhor certinho” ou “salvador da pátria”, até porque os nomes qu foram citados aí acima já participaram em outras épocas das administrações passadas, principalemte na autarquia SAAE e foram coniventes com tudo o que sempre aconteceu. Muito cuidado. Santo Antônio de Jesus, Cairu e Tancredo Neves (ciades tão próximas!) estão muito melhor do que Valença. Deixemos as vaidades pessoais de lado e vamos começa a articular de que forma podemos contribuir para melhora a cidade. Sem Ramiro, é claro!

  14. PROFESSOR ZE CARLOS disse:

    caro vagner do saae achei mais fichas sujas vamos a elis

    ROSALVO DA VARZEA- este teve a coragem de dizer e era para presta contas eu não sabia.
    NATINHO DO TENTO- não vou presta tambem não serei mas canidato
    MARCOS MONTEIRO- se quiser não pode so ir no forum
    MATHEUS PASSOS- este nem ADEMIR ISMERIM da jeito

    CARO VAGNER E PELEGRINI EU NÃO FALO MAIS DE PEIXE PEQUENO E VEREADOR É PEIXE PEQUENO, VAMOS FAZER O SEGUINTE VAGNER FALA DOS VEREADORES E EU VOU PESQUIZAR ESSE CANDIDATOS A PREFEITO QUE TÃO FEDENDO COMO PEIXE.

  15. Macacos me mordam II disse:

    pelo que estou sabeno ricardo vai apoiar o chará de,do pmdb, ricardo 15 e foi desição da família dele toda,inclusive roberto pacheco também está para decidir, se mantera seu apoio a martin ou não.

  16. DESCONTENTE disse:

    EI MARTIN, DEU PÉ EM CRAUDIOS E ELE ESTÁ INTRAZ DE COLOCAR O PAZTOR NA VICE,MAS O PAZTOR NAO VAI QUERER POIS CONFESOU QUE FASER POITICA PARA GANHAR É COM RICARDO QUE CLAUDIOS JA TVE A PARTE DELE NA CIDADE;

  17. DESCONTENTE disse:

    O NOME DESE PAZTOR É JOSAPAS

  18. Júlio Silva disse:

    Pelé, Não sei se o presidente do PDT é Wolf Moitinho ou Dorgival, por favor me responda: Alguém me falou que é Dorgival mas eu só vejo Wolf falando pelo partido, quem é quem afinal?

  19. o tio do irmão do tio disse:

    ramiro é candidato e torce pela divisão. os eleitores divididos, ele soma.

  20. o tio do irmão do tio disse:

    tio ramiro é candidato e torce pela divisão. os eleitores divididos, o tio soma.

  21. Eu li aqui disse:

    dito pelo Grupo PT rm Movimento que a Igreja Católica estava fechada com Martiniano. Achei engraçado, inclusive porque sou católica e de dentro da igreja e não vi nenhuma orientação nesse sentido.

  22. zoiao disse:

    Fala de Claudio que teve 7.000 Martiniano quando foi candidato a prefeito teve 700…

    paciencia

  23. ALOPRADOS disse:

    Será que a Barbie ainda vai desafiar o TRE fazendo suas palestras e colocando em seu blog de campanha eleitoral.

  24. Predro Bô disse:

    Esse Ricardo Hage é pre candidato?

    Perguntar não ofende.

    Predro Bô

  25. seahawk disse:

    AÍ MATEUS O QUE RAMIRO COLOCOU NA CABEÇA DELE FOI UMA PEDRA MAS,FOI A DE CRACK;PORQUE UM HOMEN DESEQUILIBRADO,LOUCO E CÍNICO DESSE JEITO SÓ AQUI EM VALENÇA MAS, OS MAIORES CULPADOS FOMOS NÓS QUE NÃO O EXPULSAMOS A DA PREFEITURA ENQUANTO ERA TEMPO.

  26. Júnior disse:

    Ei li aqui, nunca vi o PT falar sobre igreja católica. pare de invenção!

  27. KLEBER disse:

    ZOIÃO, MARTINIANO QUIS DAR UMA OPÇÃO A VALENÇA EM 2004 E NÃO ESCOLHER ENTRE CLAUDIO E RENATO. CLAUDIO REPRESENTAVA O CARLISMO E RENATO ERA PSDB E FEZ CAMPANHA CONTRA LULA, QUE, NA ÉPOCA, TINHA SIDO RECENTEMENTE ELEITO PRESIDENTE. ALÉM DISSO, O PT AJUDOU MUITO NA ELEIÇÃO DE DR. RENATO EM 2000 E QUANDO RENATO ENTROU BATEU A PORTA NA CARA DOS PETISTAS NEM CHAMOU PARA CONVERSAR. RENATO ROMPEU COM QUEM LHE DEU VOTOS. ATÉ INVENTARAM QUE CHAMARAM MARTINIANO PARA VICE MAS FOI MENTIRA, NENHUM CONVITE FOI FEITO POR NINGUEM. DEPOIS QUE ENTROU LOTEOU A CIDADE COM A TURMA DE JOÃO ALMEIDEA. OS DOIS CLAUDIO E RENATO FIZERAM CAMPANHAS MILIONÁRIAS E OS DOIS ENTRARAM NA PREFEITURA. E AÍ? O QUE ACHOU DOS GOVERNOS QUE ELES FIZERAM?
    O PT, MEU CARO, É PARTIDO QUE RESISTE E E VAI ATÉ O FIM, INSISTINDO COMO FEZ COM LULA. E AGORA, O MOMENTO É OUTRO

  28. Hugo disse:

    P/ ZOIÃO: claudio teve a prefeitura com ele gastou muito na campanha e ficou em terceiro lugar. martiniano fez campanha modesta, sem derramar dinheiro e a eleição polarizou não teve jeito, mas hoje temos a chance de não errar novamente e atrasar mais ainda a nossa cidade. acertar é indispensável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *