ESCOLA ESTADUAL NA ZONA RURAL É DE PRIMEIRA

image As escolas novas do Orobó e Bonfim iniciaram as atividades no dia 05 de março

Por Rosângela Góes

Foi-se o tempo em que a zona rural ficava sem receber assistência do governo ou, quando recebia, eram investimentos sem qualidade. Ficou pra trás a época em que a política inferiorizava o campo, enxergava as famílias da zona rural como atrasadas e dependentes. Está sendo entregue agora o Colégio Estadual de Ensino Médio do Bonfim (HERMÍNIO MANOEL DE JESUS) uma escola de primeiro mundo, com seis salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, área de lazer, estacionamento, cozinha, refeitório, dependências administrativas e área verde. Linda, completa e à altura do povo do interior do município, que não precisa mais vir para Valença estudar. A segunda a ser entregue, das cinco que estão organizadas para Valença. A próxima será a do Jequiriçá, além das de Serra Grande e Guaibim, que já funcionam em prédio alugado, mas que também serão construídas.

A equipe de professores é também de alto nível. Docentes com boa formação profissional, a maioria jovem e cheia de boas idéias para incrementar a Educação no campo. Todos eles incorporaram a missão de fazer uma Educação de qualidade específica do meio rural, voltada para o contexto cultural e de valores do campo, com novos conteúdos e processos pedagógicos.

Para puxar as cinco escolas estaduais para a zona rural de Valença, a DIREC-5 se adiantou na aproximação com as comunidades, ouvindo as associações, entidades religiosas, familiares e estudantes. Em seguida, tratou de providenciar a documentação com agilidade, pois percebeu que as pessoas da zona rural não tinham mais que esperar por um benefício a que almejavam há décadas sem sucesso. No Bonfim, as pessoas se uniram para doar a área ao Estado, que é a contrapartida do município. Não foi fácil conseguir. Mas outros fatores apressaram as providências, fazendo com que um pequeno produtor do Bonfim, Edgar Lima, o seu “Dig”, doasse a área necessária com a boa vontade de toda a família. Para Seu Edgar, o estudo que não pôde ter ou proporcionar para seus descendentes, ele sonhava contribuir para seus netos e os filhos e netos da boa gente do Bonfim.

História boa é aquela que se inscreve no tempo pelo querer das pessoas. Esse poder, hoje, está no associativismo, que cresce de maneira produtiva e independente na região, sobretudo na zona rural, onde as pessoas cansaram de esperar por decisões que não as levam em conta. Assim, atuaram nessa parceria com a DIREC-5 lideranças como Edvaldo, Davi, Adailton, Carmino, Jailton, José Rico, Jacira, Dílson, Sandra, Djalma, Alice, enfim, pessoas que vivem a realidade de cada região. Essas autoridades anônimas, que contribuíram muito para a concretização do sonho, puderam expressar o sentimento no último domingo, dia 04, e ver com seus próprios olhos aquilo que eles mesmos correram atrás para acontecer. Eis a escola!

Nesse contexto, o governo do Estado da Bahia se insere na proposição de que o serviço público deva chegar até onde estão as pessoas que dele precisam. Daí o papel da DIREC-5, através de sua diretora, Prof. Flordolina Angélica, em atuar para fazer o que, na área de Educação, tem que ser feito: dialogar, propor, planejar, firmar parcerias e realizar, um a um, os sonhos das pessoas. Sempre com elas. A vez do Bonfim e da zona rural de Valença começou. Que Deus continue iluminando essa boa luta!

Você pode gostar...

25 Resultados

  1. OS ratinhos disse:

    Terça, 06 de Março de 2012 – 10:40

    Jequié: Prefeito e secretária de educação são acionados por fraude em licitações
    Composição: Andrei Amós | Bahia Notícias
    O prefeito de Jequié, Luiz Carlos Souza Amaral, a secretária de educação Miriam Oliveira Rotandano, o ex-secretário de infraestrutura Geomésio Ataide Cândido, quatro membros da comissão de licitação do município e dois sócios da CR Construtora Ribeiro foram acionados pelo Ministério Público Federal (MPF) por improbidade administrativa contra o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Eles são acusados de fraudar licitações que causaram um prejuízo de R$ 109 mil aos cofres públicos. O procurador da República, Ovídio Augusto Amoedo Machado, constatou entre os anos de 2010 e 2011 diversas irregularidades em licitações para reformas e ampliações de escolas municipais, além de desvio e mau uso de verbas do Fundeb. Entre as fraudes encontradas estão a simulação e falsificação de processo licitatório para beneficiar a CR Construtora Ribeiro, licitação de obra de engenharia civil sem projeto básico aprovado, aceitação de proposta com valor superior ao orçado no edital, pagamento por serviços não realizados e falsificação para pagamento de despesa com nota fiscal “fria”. As irregularidades incluem ainda a contratação da empresa para execução de obra já concluída no ano anterior e o uso de materiais de baixa qualidade e técnicas inadequadas na construção.

    Em VALENÇA AS LICITAÇÕES É DO JEITO QUE O PREFEITO QUER, NENHUM VEREADOR ACOMPANHA OS MALES QUE TRAZ PARA AS CRIANÇAS, NÃO TEM MERENDAS DE QUALIDADES,ESCOLAS DE QUALIDADES,CALÇAMENTOS DE QUALIDADES,NENHUM VEREADOR COMPARECE NAS LICITAÇÕES E NEM AS COMUNIDADES AÍ SOBRA CARTA MARCADA,AÍ SOBRA SERVIÇOS DE PESSÍMA QUALIDADE PARA O MUNICIPIO E O PREFEITO A CADA DIA FICANDO MAIS RICO AS CUSTAS DA POBREZA VALENCIANA E ALGUNS VEREADORES COM AS SOBRAS DO PREFEITO.

  2. Os TRAIRAS DE VALENÇA disse:

    Será que o secretário de saúde de valença ja esta preparado para conter as DENGUES neste municipio de valença,ou esta em campanha a tiracolo da BARBIE.

  3. Salvem a Professorinha disse:

    Queria tanto ensinar nessa escola. Pena que não sou eleitora da DIREC.

  4. pERGUNTAR NÃO OFENDE! disse:

    AGORA EU PERGUNTO:

    PROFESSOR DE MATEMÁTICA VAI ENSINAR MATEMÁTIAC?

  5. Predro Bô disse:

    Quem de nosso municipio tem influencia direta nesta conquista alem dos doadores dos terrenos?

    Por que a Prefeitura não apoia esta excelente obra do estado?

    Perguntar não ofende.

    Predro Bô

  6. Rafael disse:

    Que milagre não falaram de Martiniano? Acho que estão tomando vergonha na cara e estão percebendo que usar a máquina pública para auto promoção não cola mais em nossa cidade. Vergonha pessoas acharem que estão nos tempo em que qualquer conversa era engolida pelo povo. Nada mais do que obrigação, isso é pouco, o povo merece mais!

  7. O OUTRO LADO DO PT disse:

    Quanto custou as obras de Construção da Escola do Orobó, Bonfim e Jequiriçá? A transparência é a marca do PT! Aí eu quero ver se realmente a galera da DIREC joga limpo com o dinheiro do povo! Talvés a DIREC não tenha o controle dos custos mas como um Orgão do Governo tem por obrigação nos informar os custos das obras.
    Fico no aguardo!

  8. Walter disse:

    QUER VER A CARGA HORÁRIA DOS PROFESSORES? VÁ ATÉ A ESCOLA E CONFIRA. PERGUNTEM AOS ALUNOS QUE ESTÃO MARAVILHADOS COM O NÍVEL DA ESCOLA O QUE ELES ESTÃO ACHANDO.

    OS PROFESSORES SÃO CONCURSADOS – É, WAGNER FEZ CONCURSO PÚBLICO E CONTRATOU MAIS DE 3 MIL PROFESSORES EFETIVOS.

    REDA INDICADO NÃO EXISTE MAIS AGORA TEM QUE FAZER PROVA DE VERDADE E SER APROVADO POR MÉRITO PRÓPRIO.

    GENTE PAREM DE INVENTAR COISA. A ESCOLA ESTÁ FUNCIONANDO PLENAMENTE E FOI BEM PLANEJADA. A TORCIDA PARA QUE TUDO DESSE ERRADO NÃO FEZ EFEITO. POVO DE BONFIM COMEMORE E POVO DO CONTRA SE CONFORME.

  9. p/ Pedro Bó disse:

    Aêeeeeeeeeeeeeeee, fazendo propaganda de Martin, hem?

    Por acaso você do grupo PT EM MOVIMENTO ou do PRO-MARTIN?

  10. p/ WALTER disse:

    REDA é REDA – mesmo sendo um processo seletivo, não está de acordo com a legislação que é clara – na saúde e educação os profissionais precisam ser concursados e terem um plano de cargos e salários.

    Quem não sabe o que é REDA, eu digo – um contrato de um ano, podendo ser prorrogado por no máximo mais um ano. Ou seja, o professor entra já sabendo o seu prazo de validade.

    PESSOAL DO PT, O MAL DE VOCÊS É ACHAR QUE TODO MUNDO É ABESTADO COMO VOCÊS.

  11. só acredito vendo disse:

    onde estão os professores concursados? os mestrandos? ai walter, pede a lista, isso não é ilegal, o povo tem direito de saber e se o pessoal da direc fala, certamente tem como comprovar. li a matéria de luana em que ela diz que os professores são concursados e existem até mestrandos nos quadros efetivos da direc e ainda que todos são oriundos de grandes universidades. se isso for mesmo verdade e não mais um golpe midiático do pt, eu fico feliz por valença, mas como sei o quanto é difícil a migração de professores qualificados para zona rural, ainda mais mestrandos, estou duvidando, mas sei que com a sua competência e proximidade com a direc, nos fornecerá os dados e iremos assim acabar de uma vez com essa dúvida.

  12. Fale Direc disse:

    Já que a Direc utiliza o blog para divulgar suas ações, deveria também utilizar para sanar as dúvidas dos leitores. Professores concursados e mestrandos na zona rural, essa eu gostaria de ver.

    Falo isso porque conheço o Governo Wagner, cuja prioridade com certeza não é a educação.

    Fico aguardando.

  13. Antonieta disse:

    Eu não sou de Valença, e não tem interesse de defender PT, pois PT para mim é LULA!
    Mas estive na entrega da chave do colégio do Bonfim e constatei que o professor de Geografia, Português, Inglês, Biologia, entre outros, que não sei o nome, são do quadro efetivo da Direc 5, inclusive tem um professor que é egresso da Universidade do Estado da Bahia e já tem 15 anos de docência, por sinal muito competente!
    Portanto, para fazer política partidária não precisa desmerecer e/ ou ofender os professores que tanto estudaram para estarem onde estão, pois falar do professor do estado é fácil, mas ser aprovando em um concurso público para professor não é!!!

  14. Antony disse:

    Querem saber o nome dos professores

  15. Antony disse:

    Eu não sou de Valença, e não tem interesse de defender PT, pois PT para mim é LULA!
    Mas estive na entrega da chave do colégio do Bonfim e constatei que o professor de Geografia, Português, Inglês, Biologia, entre outros, que não sei o nome, são do quadro efetivo da Direc 5, inclusive tem um professor que é egresso da Universidade do Estado da Bahia e já tem 15 anos de docência, por sinal muito competente!
    Portanto, para fazer política partidária não precisa desmerecer e/ ou ofender os professores que tanto estudaram para estarem onde estão, pois falar do professor do estado é fácil, mas ser aprovando em um concurso público para professor não é!!!

  16. Antônio Antonieto Anthony disse:

    Ninguém está desmerecendo os professores Antonieta ou Antony – você que sequer mora em Valença tem mais informações que nós. Aliás, inúmeras informações. O que o povo quer saber é sobre os datos fornecidos formalmente pela DIREC – professores concursados e oriundos das melhores universidades, alguns especialistas e mestrandos.

    Leia os comentários antes de acusar. Fico muito feliz por você, uma pessoa que sequer é de Valença tenha sido tão participativa.

  17. Um leitor de Pelegrini disse:

    Bem, já que existe dúvidas quantos às informações, sugiro uma busca simples na internet e veja se o quadro realmente é competente, Cruze, por exemplo, a informação do currículo lattes dos professores com as informações da SEC. Veja, por exemplo, se a professor de inglês do Colégio Hermínio Manuel, José Ricardo da Hora Vidal, é realmente diplomado em Letras/Inglês e onde. Vejam bem o currículo dele no CNPQ. Veja também o currículo da professora Taylane Santos do Nascimento, de professora Claudiana de Souza Pereira Costa. Procure bem e depois tirem suas conclusões.

    Sei que estamos ano de eleições municipais e é naturalmente que ocorra o disse-me-disse, a maledicência, a insinuação com gosto de fel. E quem tem boca fala o que quer. Contudo, ao falar em público, lembrem para provar muito bem provado o que se afirma, para não se passar por mentiroso…

  18. Negativo disse:

    Quem fez as afirmações foi a DIREC em um texto informativo divulgado nos meios de comunicação de Valença. E se existem dúvidas quanto as informações prestadas e as mesmas foram expressas nos comentários desse blog, cabe a DIREC, esclarecer. Não vou investigar nada, isso eu deixo para quem tem tempo. A obrigação da DIREC é prestar esclarecimentos do que diz. A não ser que o tão badalado órgão não esteja com o texto publicado.

  19. Negativo disse:

    A DIREC está de acordo com o texto publicado, então tem que esclarecer o que disse – professores concursados provientes das melhores universidades e mestrandos.

  20. Um leitor de Pelegrini disse:

    Caro Negativo, sinceramente, é fácil afirmar e cobrar dos outros as provas. Eu, que conheço alguns dos professores do colégio do Bonfim, estranhei o teor dos comentários e estou mostrando que as coisas não são bem assim. Leiam com calma o texto da DIREC e, independentemente, procurar provas. Se pesquisarem bem, verá que existe professores deste colégio que, ou são especialistas ou estão concluindo este curso. Além do mais, mostram que estão atuando nas áreas em que se formaram. Nos comentários, há quem fale que uma mulher formada em matemática foi convidada a ensinar inglês lá e a verdade é que O PROFESSOR de inglês é homem e formado em inglês. E este não ensina outra disciplina que nãos eja sua área. De minha parte, estoue sclarecendo os fatos para evitar o disse-me-disse de ano eleitoreiro, apresentado as provas…

  21. Lucas Santos Café disse:

    Eu acho muito engraçado esse pessoal que acha que é crítico e político, mas não tem coragem de se identificar no comentário. Sou professor do Onildo Raimundo de Cristo, e estou disponível para conversar com todos que desejam que a escola realize um bom trabalho para comunidade do Orobó e para toda sociedade valenciana. Tenho acompanhado esse blog, e acho que o grande erro dele é ceder credibilidade para fakes, fantasmas e brincalhões.

    abraços!

  22. Lucas Santos Café disse:

    Outra coisa. Se as pessoas se identificarem, posso convidar para a defesa da minha dissertação que sairá em breve. Enquanto isso, coloca meu nome no google e vai lendo meus artigos publicados!

    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W0941881

    Abraços!

  23. Lucas Santos Café disse:

    Agora faço uma crítica direta ao blog. Porque publicar comentários de pessoas que não realizam nenhuma contribuição da a discussão? Em outro blog um comentário insinuou que eu teria entrado pela “janela” e duvidado de minha formação. Não sei quem prestou informações ao autor do comentário. Mas fico triste mesmo por Pelegrini aprovar comentários que possam criar dúvidas e alvoroço no público através de inverdades. Principalmente comentários sem identificação da autoria.

  24. pelegrini disse:

    Lucas, você já falou que é uma inverdade, provou isso, não acredito que alguém venha questionar. Então vamos deixar o bicho quieto.

  25. anonimo disse:

    Essa história de professor formado em uma área lecionar outra, é recorrente aqui nesse blog e coisa bem antiga. Não sei se é específico dessa escola. Quem tiver informações sobre tal procedimento anti-pedagógico, deve postar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *