Creio que a nossa cidade poderia ser o centro de todo o Baixo Sul

Por Wolf Moitinho

Caro Pelegrini,

Anteriormente fiz um comentário sobre a eleição da Associação Comercial e Industrial de Valença (veja abaixo), no qual apresento os meus argumentos.

Então, refleti e decidi submeter o meu pensamento a respeito da situação política de Valença com o intuito de perquirir respostas de todos os seus leitores, ainda que conflitantes (o que é muito importante).

Creio que a nossa cidade poderia ser o centro de todo o Baixo Sul. A Capital, como são algumas cidades interioranas que outrora nada representavam para a Bahia. Cito como exemplo cidades próximas como Presidente Tancredo Neves, Santo Antonio de Jesus, Amargosa e, mais distantes, posso dizer, Serrinha, Paulo Afonso, Guanambi, Bom Jesus da Lapa.

Todos estes centros se transformaram em razão de administrações comprometidas com o engrandecimento da população. Todas elas possuem administrações que contemplam pequenas, médias e grandes indústrias. Deveria reportar a todas citando a quantidade de indústrias implantadas, os empregos ofertados, o nível de satisfação da sua população. Poderia falar da organização administrativa, sobre o controle do trafego de veículos, coleta seletiva de lixo, saúde, educação e tantas outras coisas que não encontramos no nosso município. Estive diversas vezes em todos esses municípios e posso descrever tudo sobre o que encontrei em cada um desses municípios, se provocado.

Entretanto, vou me ater sobre um município muito perto, Santo Antonio de Jesus, porque sei muito bem que constantemente os cidadãos de Valença procuram a localidade para resolver problemas que dizem respeito à saúde, educação, questões sociais, inclusive para adquirir produtos e serviços.

Esta cidade dista apenas 75 km de Valença. Está se transformando, se já não é, em uma mini capital onde encontramos infra-estrutura tão boa quanto a Capital Salvador. Se não vejamos: Hospital de primeiro mundo; comércio em pleno desenvolvimento – lá se encontra o que se procura; prestadores de serviços saúde (clínicas, consultórios, postos de saúde equipados); educação de bom nível, seja publico ou privado; e, segurança (lá existe um batalhão da Polícia Militar). Nada obsta informar que muitas pessoas se deslocam para aquela cidade porque lá encontram o que desejam para satisfazerem as suas necessidades.

Pasmem senhores, em Santo Antonio de Jesus existe uma quantidade muito grande de estabelecimentos distribuidores de produtos fincados em diversos galpões dos muitos bairros existentes. Estes estabelecimentos vendem para todas as cidades do Estado da Bahia, inclusive para Valença. No entorno da cidade encontramos diversas áreas em modificação, máquinas removendo terras para planar e construir mais estabelecimentos, conseqüentemente mais empregos, mais condições para uma vida melhor dos seus cidadãos.

Enquanto isso aqui em nossa “terra”, nosso rincão, vemos perdurar a miséria, a falta de uma educação que leve os jovens a galgarem posições destacadas, um desenvolvimento cultural medíocre, saúde a desejar (ao leitor convém pensar nos Postos de Saúde), trabalho como subemprego, logística de trafego totalmente irregular, ruas pavimentadas inadequadamente, falta…

Tudo que nós moradores do município precisamos para termos a nossa dignidade é respeito daqueles que elegemos para nos representar e para administrar os recursos oriundos das contribuições pagas ao governo municipal, estadual e federal pelos moradores desta cidade.

É preciso que construamos uma consciência coletiva para que comecemos "PENSAR VALENÇA".

Um forte abraço a todos que nada temem.

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Cobrita disse:

    Temos o Renova Valença,
    o Acorda Valença,
    o Ressuscita Valença
    e agora o mais novo,
    o Pensar Valença.

  2. anonimo disse:

    Comparar Valença e Santo Antônio de Jesus é o maior equívoco.

  3. Gedel Lobão disse:

    Sr. Wolf Moitinho,

    Não o conheço pessoalmente, mas o senhor em sua matéria postada por Pelegrini.org, foi muito feliz nas suas colocações. Lá em Santo Antonio diz o Sr.”máquinas removendo terras para construir mais estabelecimentos, conseqüentemente mais empregos”, aqui máquinas removendo terras para se plantar LARANJAS e nascer ACÁCIA MANGIUM.

  4. Antônio DANIEL disse:

    Parafraseando nosso amigo Ricardo Moura na campanha de 2000. “Reage Valença”. Precisamos tirar Valença desse buraco urgente!!!!!!!!!!!!!!

  5. ROBERTO CARLOS disse:

    A quem interessa a alienação política do povo valenciano?

    Com muito bons olhos vejo o surgimento de vários grupos com o propósito de discutir politicamente os problemas de Valença. O surgimento dos mesmos refere-se não só ao amadurecimento político, mas também ao anseio e a necessidade de mudança do quadro administrativo municipal e legislativo.
    Valença uma cidade de aproximadamente 100 mil habitantes, que mesmo de forma precária abriga serviços e valores que atraem cerca de 6 municípios visinhos a fazerem parte do cotidiano munícipe agregando receita e desenvolvimento a Valença. Por decorrência do mau funcionamento local, essa sobrecarga benéfica sobrecarrega nossos sistemas existentes. O exemplo disso podemos citar a ineficiência do transito e da Santa Casa, ambos sofrem por não estarem devidamente adaptados as necessidades a qual transformam Valença a cidade pólo do Baixo sul.
    Existem caminhos para minimizar as deficiências que competem com o desenvolvimento da nossa cidade. Um deles e de grande importância, é a comunidade participando ativamente do processo político, com certeza o esclarecimento inibira a atuação descompromissada de políticos que habitualmente usam em benefício próprio o que deveria ser objetivado à comunidade como um toldo. Outro aspecto que também se refere ao primeiro e a execração desses maus feitores que nos provam não ter princípios éticos e morais fazendo da corrupção o seu diário de bordo e seu norte magnético.
    Vamos mudar, não vamos oportunizar a corrupção temos que dizer não aos ladrões. Não citarei nomes, mas todos sabem quem são e que logo eles estarão travestidos de salvadores querendo mais uma vez nos enganar. Vamos viver o inédito na política local acredito que desses grupos é que poderá surgir nomes novos com a verdadeira concepção que é fazer valer o titulo de “ Valença Capital do Baixo Sul’’. Louvemos os grupos preocupados em renovar nossa historia e repudiamos os oportunistas que acreditam que Valença é o quintal de seu bolso, das suas conquistas inescrupulosas ou o degrau para as suas benesses.

    Renova Valença!
    Acorda Valença!
    Inova Valença!
    Ressuscita Valença!
    Pensa Valença!

    Só não aceitaremos mais é a CORRUPÇÃO em VALENÇA.

  6. Devemos repensar, renovar, ressuscitar, inovar, acordar e muito mais, porém para que isso aconteça devemos todos estarmos unidos. Ricardo, Guido, Martiniano, Irmã Raquel, Zé da Hora, Hilton e tantos outros, para que possamos mudar esta situação ridícula que se encontra a nossa querida Valença.
    PENSEM NISSO! Caso isso não ocorra em 2012, iremos continuar com os sangue sugas da família Queiroz, mandado todo mundo ir para a ……………….!

  7. uai disse:

    o núcleo de saúde da ufrb foi para santo antônio. e até agora valença nem sabe se terá mesmo um campus. onde estava o pt de martiniano e o de borges que não conseguiram esse núcleo de saúde pra valença, já que ela é o polo do baixo sul e a santa casa não aguenta a demanda?

    perguntar não ofendi.

  8. anonimo disse:

    pq o pt não trouxe a saúde da ufrb pra Valença?

  9. Dr. ZOIÃO disse:

    Poderia ser a melhor em tudo!!acredito que santo antonio de jesus não tinha condições de ser a melhor,hoje é por desonestidade dos que governaram valença neste 5 mandatos passados,agora vendo hoje a radio rio una denunciando buracos nas ruas e calçamentos derretendo,é só o povo ir na internet e ver na pagina TCM e ver despesas gastas em calçamentos na cidade, chega a mais de 1.000.000milhão gasto com calçamentos e recumperação de ruas,ontem eu dando uma olhada, ví que o prefeito gastou mais de 840.000,00mil só nas recumperação de escolas e não ví nenhuma escola recumperada comforme manda as leis e como manda a licitação e os processos,agora nenhum vereador sabe e nenhum vereador acompanha as obras e não ler os processos licitatórios, fica o prefeito sozinho fazendo o que quer com seus laranjas e fantasmas, e o povo de valença destruindo seus carros,motos e bicicletas,ainda o prefeito armengueiro como gosta de gozar com a cara do povo ainda diz, isso é emprego.

  10. disse:

    pq o pt não quis, do mesmo modo que o aeroporto foi pra lá e não veio pra cá. simplesmente pq o pt não quis. onde tava martiniano e borges que não fizeram nada?

  11. Gabriel disse:

    Já deu mais do que tempo prá esse ptzinho trazer benefícios prá Valença! CINCO ANOS!!!! É que ele é ruim mesmo. E ainda querem enfiar Martiniano goela abaixo…ME POUPE!

  12. Mário disse:

    Até que enfim encontro neste Blog comentários dos Srs. Wolf Moutinho e Gedel Lobão quando o primeiro enfocou assuntos relevantes sobre a condição de vida na Cidade de Valença – Bahia e o segundo o parabenizou pela explanação aqui feita.
    Assim sendo, também aproveito aqui à oportunidade afim de colocar meus préstimos a favor de uma Cidade melhor e decente, onde se possa fazer política voltada aos seus munícipes.
    detetive@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *