Colunista da Cultura critica trabalho de Maisinha e irrita SBT
Quinze dias depois de ter ido ao ar, a crítica de um comentarista do "Jornal da Cultura" ao trabalho da menina Maísa, do SBT, ainda provoca polêmica e reações. A crítica foi feita por Carlos Novaes, durante uma série da emissora sobre trabalho infantil. Novaes criticou o fato de Maisinha trabalhar e, segundo ele, desperdiçar a infância. O SBT não engoliu a crítica.
Melhor desempregada e com fome…
Por meio de sua assessoria, o SBT informou que comentaria a declaração, mas que "não apenas Maísa, mas todas as crianças que trabalham no SBT têm a situação regularizada e autorização por meio de alvará da Vara da Infância. As crianças também têm acompanhamento psicológico e de rendimento escolar." (FOLHA)
NOSSO COMENTÁRIO
É verdade, sempre aparecem uns críticos para se meterem no que não é da conta. Com certeza não deram aos pais de Maísa uma solução para tirar a menina da televisão e sobreviver sem ela. Por isso nosso país está uma lástima, por causa desses intelectuais de m… que só sabem criticar, mas nunca conseguem dar soluções para os problemas sociais.
Acredito que a situação da pequena Maísa é exploração do trabalho infantil sim!Será que as pessoas só vêem como exploração quando a questão é com as pessoas de baixa renda? E cadê o tempo que Maísa tem para brincar? Nesse tempo ela está gravando. Mesmo com acompanhamento psicológico é uma responsabilidade grande para a pequena apresentadora, que pela idade deveria apenas brincar e estudar.
Rosilda, nossas crianças de baixa renda estão só na escola hoje em dia, já viu como anda elas? É de dar pena, vendendo drogas, roubando, matando e você ainda acha que nesse país criança pode ter vida digna desse jeito? Deixe as crianças trabalhar, esqueça essa questão de trabalho escravo infantil, eu sempre trabalhei desde os meus 8 anos de idade e sinto saudade daqueles tempos. Não temos condições de ter nossas crianças assim num país desse onde a corrupção anda desenfreada e a droga tomou conta de todos. Vamos aplaudir Maísa que trabalha e dá exemplo a outras crianças.
Então vc acha que a solução para os problemas do Brasil é colocar as crianças para trabalhar? Eu também trabalho desde os 10 anos e não via aquilo como trabalho e sim como diversão.Ás vezes minha mãe dizia para mim e meus irmãos:”Quero ver quem trata mais peixe? Quem ganhar eu dou uma pipoca.” Eu e meus irmãos e via isso como lazer, mas ela não. Ela via via isso como uma ajuda a ela. E quantos pais colocam seus filhos, crianaças em trabalho pesado e que põe em risco a vida deles.
Voltando para o caso de Maísa:O Estatuto da Criança e do Adolescente ampara todas as crianças independente da sua classe social. Portanto, uma criança na idade da pequena Maísa (ainda que seja lindo o desempenho dela em frente as câmeras), deveria está brincando.Imagine uma coisa: Quando a criança está lá brincando com outras crianças ela dar um de repente e diz: “Não quero mais brincar”. E a brincadeira acabou alí,ela é criança e não quer mais.
Então na situação de maísa que talvez não veja a questão de ser apresentadora como algo sério. Se ela diz: “Agora não quero mais gravar…Quero fazer outra coisa…” será que eles vão respeitar a vontade dessa criança? Ou será que vão dizer: “Não Maísa. agora vc vai ter que gravar, temos um programa a cumprir.” será que isso não é explorar a vontade dela?
Rosilda, criei os meus filhos estudando e trabalhando, ajudando em casa. Brincadeira pra eles foi só até quando tinham 5 anos, depois disso passaram a estudar e trabalhar. Brincadeira é pra quem não tem o que fazer mesmo. Se sente tanta pena de Maísa, deveria entender que, tem muitas crianças que brincam o dia todo e gostariam de estar no lugar dela, mesmo sendo impostas ao trabalho. Criança gosta é de estar com barriguinha cheia, dormir em caminha boa, ser respeitado como gente. Analise aí quem tem mais esses privilégios, as crianças que brincam ou Maísa? Se eu tivesse filho que pudesse desenvolver um trabalho como o de Maísa eu iria gostar muito. Trabalho é tudo!