CÂMARA DE CAIRU APROVA A LDO EM PRIMEIRA VOTAÇÃO

A Câmara de Vereadores de Cairu promoveu nesta sexta feira, 12, mais uma sessão ordinária onde foram debatidos diversas ações e projetos para o arquipélago. Presidida pelo vereador Claudio Brito, a principal pauta da ordem do dia foi a aprovação da comissão de finanças e orçamento em primeira votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO).

De acordo com o parecer do presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Abdon Abdala Ché, relator o vereador Alex Sandro dos Santos e o vereador Elias de Jesus Santos como revisor, o Projeto de Lei de numero 415/15 encaminhada pelo chefe do executivo municipal, Fernando Brito que trata da LDO, foi relatado que as disposições constitucionais e legais que regem a matéria em face do exposto, o projeto deve ser acolhido.

O presidente do Legislativo Cairuense colocou em primeira votação e foi aprovado por unanimidade. Transmitido ao vivo pela Rádio Clube de Valença e pela Cairu FM, a LDO trata das diretrizes orçamentárias do município para o exercício financeiro de 2016 e segundo o parecer atende todas as esferas do administrativo.

Segundo o presidente, Claudio Brito, a Câmara Municipal entrará em recesso junino, e a partir de primeiro de julho entra no recesso normal, como rege a o regimento interno da Câmara.

Outro assunto importante que será colocado em apreciação é o Plano Municipal de Educaçãodetermina que todos os municípios deverão adequar ou elaborar seus planos até um ano depois de sua publicação. O trabalho a ser feito envolve levantamento de dados e informações, estudos, análises, consultas públicas, decisões e acordos políticos, e nada disso acontece rapidamente.

Ao final do grande expediente, o vereador aniversariante do dia, Antonio Paulo(Paulinho do Galeão) foi homenageado pelos parlamentares e pelo público presente a sessão ordinária. (ASCOM CAIRU)

Seplan assina convênio que beneficia consórcio Ciapra Baixo Sul

jucéliaA prefeita de Valença Jucélia Nascimento participou nesta quinta-feira (11), da solenidade de assinatura de um convênio entre a Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan) e o Consórcio Intermunicipal do Mosaico das APAs do Baixo Sul – Ciapra Baixo Sul foi firmado no Portal da APA (Área de Proteção Ambiental) do Pratigi, na Serra do Papuã, no município de Ibirapitanga (361 quilômetros de Salvador). O convênio de cooperação técnica e financeira, assinado pelo vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, prevê o repasse de R$ 70 mil para a execução do projeto de estruturação do consórcio. O recurso servirá para a aquisição de veículo, móveis, equipamentos e investimento na sede da instituição.

 

COMÉRCIO DE SANTO ANTONIO DE JESUS CRESCE, MESMO COM RECESSÃO NO PAÍS

saj

“Apesar da recessão do país, nosso comércio vem crescendo”, afirmou o presidente da Associação Comercial de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino

Em entrevista na noite desta segunda-feira (08), o presidente da ACESAJ Genival Deolino comentou sobre a expectativa real do comércio local, segundo ele, mesmo no cenário de crise financeira do país, as vendas terão aumento em relação ao ano anterior. “A expectativa, com a visão que nós temos do comércio de Santo Antônio de Jesus, é muito boa! O São João atrairá milhares de pessoas a cidade, até porque muitas cidades cancelaram o evento, isso já estimula nosso comércio desde o início do mês. Santo Antônio possui uma economia diversificada e com isso temos várias cidades circunvizinhas que compram em nosso comércio, e tenho certeza que teremos um aumento nas vendas em relação ao ano passado, não muito, mas com certeza iremos superar essa fase. Apesar da recessão do país, nosso comércio vem crescendo, não no nível que gostaríamos que estivesse, mas teremos um crescimento, inicialmente nos Dias dos Namorados que é uma data
muito forte.”, afirmou Genival Deolino.

Com uma perspectiva positiva em mente, os empresários locais investiram bastante na renovação dos produtos e serviços que são oferecidos, com isso quem for às compras terá um leque de variedades. “Santo Antônio de Jesus tem um comércio bastante diversificado mesmo nessa “crise” falada, até porque, aqui não é tão forte quanto vem se divulgando, todo o comércio se preparou adquirindo produtos variados e investindo em marketing”, pontuou o presidente.

E para não deixar dúvidas sobre as projeções do “Comércio Mais Barato da Bahia”, Genival deixou um recado que reflete perfeitamente o bom momento da economia local. “Estamos confiantes que teremos uma alavancagem; não da forma que pretendíamos, mas também não teremos redução de vendas, a expectativa é grande para este período junino”, finalizou.

Campanha Junina 2015

Como forma de apoio ao comércio local, as Entidades Empresariais realizam a tradicional Campanha Junina, com objetivo de premiar os consumidores que compram na cidade. O resultado é sempre positivo nas vendas do comércio santoantoniense, pois impulsiona consideravelmente as vendas durante esta época do ano.

O 1º sorteio da Campanha Junina das Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus acontecerá no dia 18 de junho na Praça Padre Mateus a partir das 17h. Serão sorteados 02 caminhões de prêmios, 05 Tv’s 32 polegadas e 10 smartphones. Os cupons continuam sendo distribuídos, a cada R$ 50,00 reais em compras, nas lojas participantes da campanha. Para concorrer, é só preencher todos os campos corretamente sem se esquecer de assinalar a resposta correta: Qual é o comércio mais barato da Bahia? Qualquer pessoa sabe: Santo Antônio de Jesus.

Os cupons podem ser depositados nas urnas padronizadas da campanha espalhadas em todo o comércio, ou na grande urna que será montada no local do sorteio a partir das 15h.

CLAUDIO CACAU LANÇA NOVO PROGRAMA NA EDMAIS FM WEB

edOntem foi o dia que eu tive um tempinho para ouvir o novo programa da Edmais FM, “Romance Edmais”, apresentado pelo radialista Claudio Cacau. Muito bom, excelente programa, fiquei apaixonado (risos)! Claudio me fez voltar ao tempo, nas boas épocas em que ouvíamos esses programas românticos. Hoje, Claudio está mais moderno, com um romantismo de vanguarda, fala ao microfone com sua voz “global”, como diz o deputado Hildécio, e consegue agradar, não só aos heteros, mas também aos homossexuais. “Hoje em dia temos que ser flex, agradar a todos”, disse o radialista que já faz esse estilo desde adolescente. Não entendo bem essa língua do “flex”, mas como Cacau é um vanguardista…

Parabéns Claudio Cacau, seu programa está ótimo!

cc

Claudio Cacau

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SÃO JOÃO DE VALENÇA 2015

 

proLOCAL: PRAÇA DA REPÚBLICA

Dia 20 de junho de 2015 (Sábado)

19h00 – Abertura Oficial – Grupo Ciranda e a Quadrilha da Melhor Idade
20h00 – Forró do Kako
22h00 – BANDA FALAMANSA
00h00 – Banda Pirilampo
02h00 – David Terra e os Indecorosos (Coreto)

Dia 21 de junho de 2015 (Domingo)
16h00 – Arraial Infantil – Grupo Baianos & Cia
18h00 – Apresentação de Quadrilhas Juninas – Mirim (Girassol, Furacão, Esfarrapados, Arraiá do Areal)
20h00 – Grupo Chapéu de Palha (Coreto)
22h00 – BANDA MAGNÍFICOS
00h 00 – Licor de Cacau
02h00 – Lingerie Azul

Dia 22 de junho de 2015 (Segunda-feira)
19h00 – Apresentação do Grupo Ciranda com a Quadrilha da Melhor Idade
19h30 – Grupo Cultural “Pequeno passo para um grande salto”
20h00 – Grupo Chapéu de Palha (Coreto)
22H00 – BANDA SEM RETOQUE
00h00 – Fábio Márcio

Dia 23 de junho de 2015 (Terça-feira)
19h00 – Concurso da Rainha do Milho
20h00 – Grupo Baianos & Cia
22h00 – BANDA CALCINHA PRETA
00h00 – A Patroa
02 h00 – Beto Amazonas

24 de junho de 2015 (Quarta-feira)
16h00 – Encontro de Bumba Meu Boi (Boi Estrela, Boi Mineiro, Boi Fortaleza e Boi de Ouro)
18h00 – Apresentação de Quadrilhas Juninas
22H00 – KARAMBA NA KARA
00h00 – Forró K Delícia

Governo de Valença inicia construção de uma nova praça na Vila Operária

vilaO Governo de Valença, em parceria com o Governo Federal, iniciou nesta quarta-feira (10), os trabalhos para a construção de uma nova praça no bairro da Vila Operária. A materialização da obra se deve ao trabalho da Secretaria Municipal do Planejamento que atendeu aos requisitos da Caixa Econômica Federal (CEF) para a liberação da verba e aprovação do projeto. Os técnicos da Secretaria elaboraram todo o projeto que foi apresentado aos engenheiros da CEF. “A burocracia da Caixa (CEF) exigiu que a nossa equipe se deslocasse por diversas vezes para a sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em Salvador, para fazer os ajustes necessários. Graças a esses técnicos e ao setor de Administração e Controladoria do Município, que tornou Valença adimplente junto aos órgãos públicos, muitos projetos tem sido aprovados, a exemplo das sete creches modelo e a obra da Orla Fluvial”, destacou a prefeita Jucélia Nascimento.

A intervenção contempla uma área equivalente a 2.600 m2, com a requalificação paisagística. A pavimentação de toda a praça será em piso intertravado tipo sextavado e quadrado, ao longo das vias serão distribuídos postes de iluminação e placas de identificação e direção.

O equipamento é fruto de Emenda Parlamentar do deputado federal Luiz Alberto (PT); e conta com recursos federais, através do Ministério do Turismo com apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), na ordem de R$ 448.192,81 e a contrapartida do município. Além da total reestruturação de uma nova praça, será também construída uma nova quadra poliesportiva obedecendo aos padrões da Caixa Econômica Federal.

Santa Casa de Valença realizou primeira cirurgia por vídeo

scA Santa Casa de Misericórdia de Valença realizou na última terça-feira (9) a sua primeira cirurgia porvídeolaparoscopia, também conhecida como cirurgia pouco invasiva. A tecnologia, que até então não existia na instituição, permite a realização de procedimentos realizados com incisões muito pequenas, normalmente de 3 a 10 mm.

Dois pacientes foram beneficiados com as primeiras cirurgias por vídeo da Santa Casa de Valença, na data inaugural do procedimento. Para o paciente Geovani Almeida Nascimento, de 23 anos, a ansiedade inicial deu espaço para tranquilidade e satisfação. “Antes da cirurgia estava ansioso, achei que era mais complicada e estava com muito medo, mas não é como eu imaginava, a experiência que tive foi de um procedimento simples e pouco doloroso. Só em pensar que não vou mas sentir as dores que eu sentia isso me alivia”,  disse Geovani.

As cirurgias por vídeo oferecem inúmeros benefícios em relação às cirurgias abertas (convencionais), como menor dor no pós-operatório, melhor resultado estético, período de internação mais curto, menor perda sanguínea e rápido retorno às atividades diárias.

As marcações para as cirurgias por vídeo continuam acontecendo no ambulatório do Mutirão (Anexo 1), através do SUS, convênios e particular. Os horários de atendimentos são das 13:30 às 16:00 horas (SUS), 13:00 às 14:00 horas (convênios e particular). O agendamento também pode ser feito através da Secretaria de Saúde do Município de origem do paciente. Para a consulta, necessário levar RG, cartão do SUS e exames com até 3 meses da data de realização.

Para informações sobre as cirurgias por vídeo, os contatos são> 75 3641-8400/ 8488.