Ciapra realiza reunião para estabelecer prioridades para o Baixo Sul
Prefeitos e representantes do Consórcio Intermunicipal Ciapra Baixo Sul se reuniram na manhã desta terça-feira (07), no Hotel Portal Rio Una para estabelecer uma pauta de prioridades para a região. De acordo com Isravan Barcelos, prefeito de Ibirapitanga e presidente do Ciapra, o objetivo é apresentar ao Governo do Estado e deputados com bases eleitorais nos 15 municípios que compõem o Consórcio, algumas demandas consideradas essenciais para o desenvolvimento do Baixo Sul. Para a prefeita de Valença Jucélia Nascimento, a união e o fortalecimento do Ciapra com a inclusão de novos municípios credenciam os prefeitos a reivindicarem melhorias para a região. Entre as sugestões de Leandro Ramos, prefeito de Igrapiúna, estão a situação dos lixões, ponto crítico em todos os municípios da região, e mesmo, com a prorrogação do prazo pelo Governo Federal para 2020, as ações para sua erradicação devem ser priorizadas. Além da problemática do lixo, Ramos, sugeriu que a pauta de reivindicações constasse ainda a requalificação da BA 001 entre Nazaré e Camamu. Segundo ele, a estrada deverá seguir um novo conceito, com ênfase no meio ambiente e a construção de uma estrada agroecológico. Outros pontos levantados como prioridades por Leandro foram: tratamento dos resíduos sólidos, plano de saneamento básico, criação de um fundo da saúde para custear exames e procedimentos de alta e média complexidade e a implantação da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). O representante da prefeita de Camamu, Emiliana Assunção, Zequinha da Mata, acrescentou ainda a questão da Santa Casa de Misericórdia de Valença.
Participaram da reunião, os prefeitos Jucélia Nascimento (Valença), Irasvan Barcelos (Ibirapitanga e presidente do Ciapra), Fernando Brito (Cairu), Ivo Peixoto (Gandu), Leandro Ramos (Igrapiuna), Carlos Azevedo (Nilo Peçanha), Valdemir Jesus Mota (Presidente Tancredo Neves), Antônio Brito (Taperoá), e Lázaro Oliveira (Teolândia).








No feriado do 2 de Julho foi a vez de uma multidão participar no distrito da Gamboa, em Cairu, da festa-magna de São Pedro. A programação do evento contou com procissões marítima e terrestre, missa solene, premiações das três mais belas embarcações e shows musicais.
Diversas embarcações desfilaram no trecho Galeão-Gamboa reconduzindo a imagem do santo ao seu autêntico altar, numa alegre e devota missão em honra ao Padroeiro dos Pescadores.
Para o prefeito Fernando Brito, a procissão marítima de São Pedro é uma das mais bonitas manifestações culturais de Cairu. “Gosto de participar das tradicionais festas do nosso município, porque nelas estão misturados os princípios da nossa formação e da nossa força comunitária. É muito bonito vivenciar, por exemplo, a interação entre o Galeão e a Gamboa na homenagem a São Pedro. É uma confraternização que ultrapassa o ato religioso, simbolizando a fé, a harmonia e o caráter solidário do povo cairuense”, afirmou o prefeito.
Funcionários, prestadores de serviços e parceiros da Santa Casa de Misericórdia de Valença estão organizando um “abraçaço” em prol da instituição. A ação representa um gesto simbólico de adesão ao Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do SUS, chamando atenção para a grave crise financeira vivenciada pelas Santas Casas em todo o país.
Déficit da Santa Casa de Valença já é de R$ 1,4 milhão
Funcionários e grupos organizados iniciam mobilização nas redes sociais
O prefeitura de Valença, através da Secretaria da Educação realizou na última quarta-feira (01) no Cemep da Igreja Matriz, a 4ª Conferência Municipal da Saúde. Com o tema: Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas. Direito do Povo Brasileiro, o evento contou com as presenças da prefeita Jucélia Nascimento, de Ionete Nery, secretária Municipal da Saúde; Alex Matos, representando o Núcleo Regional de Saúde (NRS); de agentes comunitários de saúde, além de 60 delegados que, juntos com os participantes, irão identificar os problemas da saúde no município e apontar soluções.
Aconteceu no sábado dia 04/07/2015 o I° ENCONTRO PEDAGÓGICO DOS COLABORADORES DO IESTE EDUCACIONAL, contando com a participação de diversos professores colaboradores do Ieste vindos de varias cidades da Bahia como Jequié, Itiruçú, Salvador,Ubatã,Vitoria da Conquista, Planalto, Manoel Vitorino, Vale do Jequiriá e outros.
MUITO SHOW !!! CONHECIMENTO, DIVERSÃO & CIDADANIA !!
Hoje a grande atração da Procissão de São Pedro em Valença, foi um trio elétrico gigante que travou na esquina da Rua Duque de Caxias com a Rua Marechal Floriano. O trio deve ter sido feito para cidades de avenidas largas, mas como Valença tem ruas estreitas, não deu certo e a carreta levou uma hora entalada entre essas duas esquinas de rua, causando um enorme engarrafamento em toda a cidade que atingiu até a BA.
Essa festa de São Pedro já foi muito boa no passado, quando aquela comunidade de pescadores se reuniam e faziam uma pequena quermersse entre eles. Depois foi ganhando proporções de festa grande e provocando sérios problemas entre a população, aumento da violência, ganância por dinheiro e poder, entre políticos e membros da igreja. Virou palco político para um grupinho do Tento, com o apoio do ex-prefeito Claudio Queiroz. Tomou proporções tão absurdas que hoje eles já dizem que a gestora não deveria ter feito o São João e sim a Festa de São Pedro.
[…] medida confirma uma informação que já havia sido antecipada pelo Blog do Pelegrini em 22 de maio, quando publicamos…
Valeu, Eliezer, a satifação foi minha de viajar com um dos profissionais mais gabaritado da área.
Meu caro, Será que o povo vai prestigiar esses "eventos"?! Espero que tenha sucesso em cada bairro, que se valorize…
Profissional exemplar
Querido Pelegrini, que satisfação te conhecer pessoalmente, gratidão pelas palavras de reconhecimento. Sempre digo que "quem não vive pra servir,…