Ciapra realiza reunião para estabelecer prioridades para o Baixo Sul

ciapraPrefeitos e representantes do Consórcio Intermunicipal Ciapra Baixo Sul se reuniram na manhã desta terça-feira (07), no Hotel Portal Rio Una para estabelecer uma pauta de prioridades para a região.  De acordo com Isravan Barcelos, prefeito de Ibirapitanga e presidente do Ciapra, o objetivo é apresentar ao Governo do Estado e deputados com bases eleitorais nos 15 municípios que compõem o Consórcio, algumas demandas consideradas essenciais  para o desenvolvimento do Baixo Sul. Para a prefeita de Valença Jucélia Nascimento, a união e o fortalecimento do Ciapra com a inclusão de novos municípios credenciam os prefeitos a reivindicarem melhorias para a região. Entre as sugestões de Leandro Ramos, prefeito de Igrapiúna, estão a situação dos lixões, ponto crítico em todos os municípios da região, e mesmo, com a prorrogação do prazo pelo Governo Federal para 2020, as ações para sua erradicação devem ser priorizadas. Além da problemática do lixo, Ramos, sugeriu que a pauta de reivindicações constasse ainda a requalificação da BA 001 entre Nazaré e Camamu. Segundo ele, a estrada deverá seguir um novo conceito, com ênfase no meio ambiente e a construção de uma estrada agroecológico. Outros pontos levantados como prioridades por Leandro foram: tratamento dos resíduos sólidos, plano de saneamento básico, criação de um fundo da saúde para custear exames e procedimentos de alta e média complexidade e a implantação da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). O representante da prefeita de Camamu, Emiliana Assunção, Zequinha da Mata, acrescentou ainda a questão da Santa Casa de Misericórdia de Valença.

 

Participaram da reunião, os prefeitos Jucélia Nascimento (Valença), Irasvan Barcelos (Ibirapitanga e presidente do Ciapra), Fernando Brito (Cairu), Ivo Peixoto (Gandu), Leandro Ramos (Igrapiuna), Carlos Azevedo (Nilo Peçanha), Valdemir Jesus Mota (Presidente Tancredo Neves), Antônio Brito (Taperoá), e Lázaro Oliveira (Teolândia).

Um grupo de criminosos, chefiado por um advogado, pede a morte de Lula no Facebook

nardy

O advogado Nardy, chefe do grupo criminoso

O antipetismo está forte nas redes e os crimes digitais ganham também força. Desde o dia 8 de abril foi criado um grupo público chamado “Morte ao Lula” no Facebook, com a foto de um caixão na capa e a participação de mais de 1500 pessoas.

O dono da página é um advogado de Bragança Paulista (SP) que adora reclamar da justiça. “Há cinco anos atrás sofri uma agressão gratuita na rua por um sujeito drogado e tive essa lesão. O marginal ficou impune e pasmem eu é quem estou sendo processado”, escreveu Marcio Luiz Curci Nardy, ao lado de uma foto dele de olho roxo. Também é um admirador assumido do ator Kevin Costner e de Fórmula 1.

Nardy abastece a conta com uma mistura de informações do UOL, da Veja e da ISTOÉ com montagens mentirosas do ex-presidente petista e notícias visivelmente falsas. No repertório também estão incluídos dados da Folha Política, página vinculada ao Movimento Contra Corrupção e coisas dos Revoltados On-Line.

Outra página, menor e com 30 pessoas, também foi criada com o nome “Morte a Dilma”.

Um traço comum nas postagens são os textos em caixa alta. “ESTE GRUPO VISA ENTERRAR ESSA FIGURA QUE ACABOU COM A VIDA DE MILHARES DE BRASILEIROS”, diz a frase que descreve o bando.

Com um crime deste tipo à solta na internet, segundo os princípios do Marco Civil da Internet, o PT e o próprio Lula podem pedir o acesso ao IP e a mais informações sigilosas de Marcio Luiz Curci Nardy para abrir um processo judicial.

As divergências políticas que deveriam ocorrer de maneira civilizada foram levadas à insanidade no Facebook. E é de se estranhar que a rede social não tenha tomado nenhuma medida para apagar tal página, enquanto censura fotos de seios femininos segundo seu algoritmo pré-programado.

Não se deve calar diante de uma ameaça de morte aberta na rede. Especialmente em uma democracia como o Brasil. (DCM)

FESTA DE SÃO PEDRO EM GAMBOA

são pedroNo feriado do 2 de Julho foi a vez de uma multidão participar no distrito da Gamboa, em Cairu, da festa-magna de São Pedro. A programação do evento contou com procissões marítima e terrestre, missa solene, premiações das três mais belas embarcações e shows musicais.

são pedroDiversas embarcações desfilaram no trecho Galeão-Gamboa reconduzindo a imagem do santo ao seu autêntico altar, numa alegre e devota missão em honra ao Padroeiro dos Pescadores.

A prefeitura de Cairu mais uma vez premiou os barcos mais expressivos, que cumpriram o regulamento da saudável competição, atuando sob os itens da originalidade, animação, disciplina e ornamentação.

A escolha das melhores embarcações ficou a cargo do grupo de jurados formado pelos comunicadores Dorgival Lemos (Rádio Clube de Valença), Cláudio Cacau (EDMais FM) , Rodrigo Mário (Rolando na Orla), Ricardo Lemos (Jornal do Baixo Sul), Washington Pelegrini (Blog do Pelegrini) e Genildo Amaral (Cairu FM), sendo que os barcos premiados este ano foram: “Neto Real” (primeiro lugar), “Pedra Dourada” (segundo) e  “Bonjour Bahia” (terceiro colocado).

são IIPara o prefeito Fernando Brito, a procissão marítima de São Pedro é uma das mais bonitas manifestações culturais de Cairu. “Gosto de participar das tradicionais festas do nosso município, porque nelas estão misturados os princípios da nossa formação e da nossa força comunitária. É muito bonito vivenciar, por exemplo, a interação entre o Galeão e a Gamboa na homenagem a São Pedro. É uma confraternização que ultrapassa o ato religioso, simbolizando a fé, a harmonia e o caráter solidário do povo cairuense”, afirmou o prefeito.

Além de Fernando Brito, marcaram presença na festa de São Pedro da Gamboa a primeira-dama Adriana Brito, o presidente da Câmara Cláudio Brito, o ex-prefeito Manuel Peleteiro, secretariado municipal, vereadores, amigos, imprensa e assessores.

Funcionários e parceiros promovem “abraçaço” em prol da Santa Casa de Valença

scFuncionários, prestadores de serviços e parceiros da Santa Casa de Misericórdia de Valença estão organizando um “abraçaço” em prol da instituição. A ação representa um gesto simbólico de adesão ao Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do SUS, chamando atenção para a grave crise financeira vivenciada pelas Santas Casas em todo o país.

O “abraçaço” deve reunir cerca de 400 pessoas, que, vestidas de branco, darão as mãos, contornando todo o quarteirão ocupado pelo hospital. A Polícia Militar e o Departamento de Trânsito da cidade de Valença darão suporte ao movimento.

Autoridades locais e regionais já confirmaram presença na ação. Antes do “abraçaço”, eles vão participar da inauguração de novas unidades assistenciais da Santa Casa de Valença, com dois espaços para Fisioterapia e um prédio anexo para atendimento do Mutirão de Cirurgias Eletivas e Ouvidoria. O deputado federal Antônio Brito, o Presidente da Federação das Santas Casas e Entidades Filantrópicas da Bahia, Maurício Dias, a Prefeita da cidade de Valença, Jucélia Nascimento, o Deputado Estadual Hildécio Meireles, o Prefeito de Cairu, Fernando Brito, o Presidente da Câmara de Vereadores de Cairu, Cláudio Brito e o Presidente da Câmara de Vereadores de Valença, Antônio Agostinho Silva Junior, são algumas autoridades já confirmadas.

scDéficit da Santa Casa de Valença já é de R$ 1,4 milhão

A Santa Casa de Valença vem sofrendo os reflexos da crise na saúde. Desde o ano passado, a instituição vivencia cortes nos valores repassados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), que hoje já somam um montante de R$ 1,4 milhão.

Além dos cortes da SESAB, o sub-financiamento do SUS vem estrangulando o orçamento da Santa Casa de Valença, já que o valor pago não cobre o custo dos serviços. Segundo a Confederação das Santas Casas, o déficit do valor pago às Santas Casas por procedimento realizado pode chegar a 200%.

A Santa Casa de Valença realiza mais de 100 mil atendimentos anuais, com serviços de urgência e emergência 24h, partos, atendimentos ambulatoriais, internamentos e cirurgias, além dos serviços multidisciplinares, como fisioterapia.

scFuncionários e grupos organizados iniciam mobilização nas redes sociais

Na manhã desta segunda-feira (06), o provedor Guido Araújo Magalhães Junior reuniu colaboradores da Santa Casa de Valença, objetivando conscientizar sobre a crise financeira que afeta a instituição. A equipe comprou a causa e já iniciou uma mobilização nas redes sociais, chamando atenção para a importância do apoio à Santa Casa. Familiares, escolas e grupos organizados, a exemplo da OAB da cidade de Valença, também já garantiram apoio ao “abraçaço”, que será promovido na sexta-feira, 10.

Valença realiza 4ª Conferência Municipal da Saúde

ioneteO prefeitura de Valença, através da Secretaria da Educação realizou na última quarta-feira (01) no Cemep da Igreja Matriz, a 4ª Conferência Municipal da Saúde. Com o tema: Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas. Direito do Povo Brasileiro, o evento contou com as presenças da prefeita Jucélia Nascimento, de Ionete Nery, secretária Municipal da Saúde; Alex Matos, representando o Núcleo Regional de Saúde (NRS); de agentes comunitários de saúde, além de 60 delegados que, juntos com os participantes, irão identificar os problemas da saúde no município e apontar soluções.

A 4ª Conferência Municipal da Saúde atende a uma convocação através do Decreto 1906/2015, de 01 de junho, assinado pela prefeita Jucélia Nascimento.

A secretária Ionete Nery relacionou durante a Conferência, algumas ações realizadas por sua Secretaria, entre elas: as novas obras e reformas das Unidades de Saúde de Guaibim, Bolívia II e Feira Livre; a reconstrução e inauguração da Policlínica,  reforma do espaço e inauguração do SAMU, Além disso, o início da construção da Unidade Tripla do Novo Horizonte, construção da Academia da Saúde da Orla, Reforma do CAPS, início da reforma da UBS do bairro do Tento. Também  foram adquiridos seis novos gabinetes odontológicos e novos veículos para a Saúde.

I° ENCONTRO PEDAGÓGICO DOS COLABORADORES DO IESTE EDUCACIONAL

iesteAconteceu no sábado dia 04/07/2015 o I° ENCONTRO PEDAGÓGICO DOS COLABORADORES DO IESTE EDUCACIONAL, contando com a participação de diversos professores colaboradores do Ieste vindos de varias cidades da Bahia como Jequié, Itiruçú, Salvador,Ubatã,Vitoria da Conquista, Planalto, Manoel Vitorino, Vale do Jequiriá e outros.

1° Etapa do evento aconteceu pela Manhã na Sede do Ieste Educacional Valença , onde foi ministrado Palestra pelo Prof.Dr.Francisco Neto sobre as diversas nuances da educação Superior, assuntos institucionais,Acadêmicos ,Pedagógicos e outros

A 2° Etapa do evento á Tarde aconteceu na Cabana do Dekinha na praia de Guaibim, com muita descontração, confraternização, som ao vivo, Homenagens aos Colaborares Destaque do Ieste Educacional

ieste IIMUITO SHOW !!! CONHECIMENTO, DIVERSÃO & CIDADANIA !!

Convite para os inscritos no Programa Minha Casa, Minha Vida, em Valença

A prefeitura de Valença, através da secretaria do Planejamento e Desenvolvimento, está convidando as novaspessoas pre-selecionadas para o Residencial Nova Valença, do Programa Minha Casa, Minha Vida, para a primeira reunião que vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 13 de julho, às 03 horas da tarde, no CEMEP, ao lado da igreja Matriz.

Assuntos da reunião: orientações e mobilização para as etapas seguintes do empreendimento.

A lista com o nome dos pré-selecionados e convocados está disponível no SAAE, Fórum, CREAS, CRAS do Tento, Jacaré e Baixa Alegre, na agência da Caixa Econômica, prefeitura e secretarias municipais da Saúde, Planejamento e Promoção Social.

PROCISSÃO DE SÃO PEDRO, A CADA DIA ESVAZIA MAIS E MAIS

sãoHoje a grande atração da Procissão de São Pedro em Valença, foi um trio elétrico gigante que travou na esquina da Rua Duque de Caxias com a Rua Marechal Floriano. O trio deve ter sido feito para cidades de avenidas largas, mas como Valença tem ruas estreitas, não deu certo e a carreta levou uma hora entalada entre essas duas esquinas de rua, causando um enorme engarrafamento em toda a cidade que atingiu até a BA.

Algumas pessoas dizem que foi o dono da igreja que provocou tudo isso, pois quando disseram que teria um mini trio para o percurso, ele foi o primeiro a dizer que não queria, e só queria um trio que fosse carreta. Infelizmente esse trio trouxe muitos trantornos para a população, provocou falta de energia por quase todo o percurso que passou, arrancando fios elétricos e de telefone.

são XEssa festa de São Pedro já foi muito boa no passado, quando aquela comunidade de pescadores se reuniam e faziam uma pequena quermersse entre eles. Depois foi ganhando proporções de festa grande e provocando sérios problemas entre a população, aumento da violência, ganância por dinheiro e poder, entre políticos e membros da igreja. Virou palco político para um grupinho do Tento, com o apoio do ex-prefeito Claudio Queiroz. Tomou proporções tão absurdas que hoje eles já dizem que a gestora não deveria ter feito o São João e sim a Festa de São Pedro.

É cada uma que eu vejo, um bando de interesseiros querendo se aproveitar da fé do povo para se promoverem. A única coisa que lota de gente nessa festa, é o lado profano, porque a festa religiosa em si, a cada dia que passa diminui, mais e mais.

Tá na hora desse povo exigir de voltar e remontar suas origens. O Bairro do Tento no seu romantismo exige, coisas culturais e de fé, e não essa ganância de alguns para se aproveitar e se dar bem, tanto na pólítica como no lado financeiro. Temos que acabar com esse grupinho político que só se elege fazendo clientelismo.

No fim, com tão pouca gente eles ainda ocupam três viaturas, a da Polícia Militar, a da Guarda Municipal e uma ambulância, para acompanhar meia dúzia de gatos pingados. É a falência da fé católica, cada dia pior, com seus dirigentes cabeçudos e interesseiros.

Interessante de tudo isso é, que nem quem queira carregar o andor se encontra mais, hoje o santo está indo de carrinho, porque não se encontra quem queira carregar. Quanta fé, heim!?