Câmara de Turismo vai fazer reunião no Morro nesta quinta-feira 16

MORROSerá nesta quinta-feira (16/7), o V Encontro de Trabalho da Câmara de Turismo da Costa do Dendê, em 2015. A reunião acontecerá no Morro de São Paulo, no salão de convenções do Hotel Portaló, a partir das 10 horas.

Pela manhã, o Sebrae trabalhará com parceiros e empresários buscando a formação de “grupos focais”, para atuação estratégica em inovação e competitividade das micros e pequenas empresas do setor do turismo.

À tarde, a programação contará com a apresentação da relação dos cursos do Senac ainda para este ano, apresentação, pela Bahiatursa, do calendário de eventos da Bahia, a participação da Costa do Dendê no Salão Baiano de Turismo e no Festival do Interior, análise da proposta para a realização da Segunda Edição do Festival Gastronômico “Sabores do Dendê”, apresentação da proposta de elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo Náutico da Costa do Dendê, além da aprovação da nova logomarca da Câmara Técnica de Turismo.

A Câmara Técnica de Turismo da Costa do Dendê, cuja diretoria executiva é formada por Júlio Oliveira (Presidente\Valença), Maurício Tavares (Vice-Presidente\Maraú) e Michele Costa (Secretária\Cairu) tem como parceiros permanentes o Sebrae, Senac, Secretaria do Turismo do Estado da Bahia, Bahiatursa, Abrasel, Abih e Suinvest, entre outros.

Valença: Alteração no trânsito

trânsitoDando continuidade ao trabalho que visa melhorar o sistema viário e a mobilidade urbana em Valença, o Departamento municipal do Trânsito   está realizando, a partir desta terça-feira (14 novas mudanças no trânsito de veículos do centro da cidade. As intervenções são a partir da antiga Telebahia, na Rua Quintino Bocaiuva, sentido Praça da República. Os motoristas que se deslocam para o centro da cidade devem seguir pela Rua Guilherme Paternostro e, como alternativa, seguir pela Rua Benjamin Constant (Rua da Auto Escola Valença), sentido Praça da República. Essas mudanças estão acontecendo em fase experimental. ASCOM

Em mensagens interceptadas pela PF, empreiteiro cita encontro com Aécio Neves

aécio

Tucano confirmou reunião com ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, em 2012. Empresário é acusado de cartelizar licitações de obras da Petrobras e pagar propina a diretores da estatal

A Polícia Federal interceptou, pela Operação Lava Jato, trocas de mensagens por celular do ex-presidente da OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, que fazem menção ao senador tucano e candidato derrotado à Presidência da República, Aécio Neves.

A interceptação mostra um diálogo entre Pinheiro Filho, também conhecido como Léo Pinheiro, e o então diretor da área Internacional da construtora, Augusto Cezar Ferreira Uzeda.

Nas mensagens, o ex-presidente da OAS cita que teria um encontro com Aécio Neves. Ele questionava Uzeda se ele poderia receber, em dezembro de 2012, o embaixador moçambicano Murade Murargy, pois estaria com o tucano.

“Vou confirmar sua ida. Nesse mesmo horário vou estar com Aécio”, diz trecho da mensagem do réu na Lava Jato. Pinheiro Filho é acusado de cartelizar licitações de obras da Petrobras e pagar propina a diretores da estatal.

Menos de duas semanas após a mensagem do ex-presidente da OAS, Aécio Neves foi lançado pré-candidado a presidente da República. Em nota, o tucano confirmou o encontro.

Aécio Neves também é citado em delação premiada do doleiro Alberto Youssef. Segundo ele, o senador dividia propina de uma diretoria de Furnas com o ex-deputado do PP José Janene, morto em 2010.

A exemplo de Yousseff, a procuradora Andréia Baião, da PGR-RJ, em 2010, descreveu a empresa Bauruense como intermediária que repassava os recursos arrecadados pela estatal para financiar a campanha de 2002 de candidatos da oposição (PSDB e DEM), como os eleitos Alckmin (governador SP), Serra (presidência) e Aécio Neves (governador MG).

APRESENTAÇÃO PROJETO AME – MORRO DE SÃO PAULO

ameAconteceu em morro de São Paulo dia 07 de julho do ano corrente no Hotel Portaló a apresentação do projeto AME.

O AME é um projeto social criado pela Iniciativa Privada em parceria com o Poder Público Municipal que visa criar ferramentas de educação cidadã, social e ambiental através da cultura e da prática esportiva, inserindo no contexto das crianças e jovens de Morro de São Paulo a ideia de que cuidar das pessoas e do lugar onde vivem é a única forma de deixar um futuro melhor para Morro de São Paulo e as próximas gerações.

ameO evento contou com a presença do prefeito municipal de Cairu, Fernando Brito e comitiva, empresários, artistas, músicos, educadores sociais e lideranças comunitárias.

O projeto é uma contra partida empresarial para amenizar os impactos sociais negativos que prejudica direta ou indiretamente toda a sociedade do Morro de São Paulo. O projeto foi idealizado e construído por membros do empresariado, membros do executivo municipal, representante da juventude e educadores sociais, sendo os mais efetivos na criação e apresentação  Ingrid Batista, Luciano Neves, Carlos Correa, Luciana Moutinho, Adelaide Ribeiro, Carlos Alberto, Júlio Iaquinto, Karina Amarante e Educadores Sociais.

ameInicialmente o projeto vai estruturar e dá manutenção nas seguintes escolinhas: Tapirandu (futebol), Luvas de ouro (boxe), Escolinha Mãos de Luz (reciclagem e criação de arte com material recolhido do lixo), Escola Moleke Surf School, Biblioteca Comunitária e Cinema Itinerante.

Após toda explicação do projeto aos empresários, muitos firmaram o compromisso em patrocinar as atividades apresentadas via projeto e elogiaram a iniciativa e a ideia inovadora.

ame“O projeto responde aos anseios da juventude deste lugar que por falta de incentivo ou estrutura acaba se afastando da pratica do esporte e da cultura e infelizmente segue caminhos que agridem toda a cadeia familiar e social de Morro de São Paulo” disse um empresário presente no evento.

É uma iniciativa nova em Morro de São Paulo e uma proposta inteligente ao empresariado e ao poder público e o turismo local e regional só tem a ganhar com o projeto.

MAIS UM DO PARTIDO DE CLAUDIO QUEIROZ (PP) É ALVO DE AÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL

onteEx-ministro das Cidades e ex-presidente do Partido Progressista (PP), Mário Negromonte foi um dos alvos da ação da Polícia Federal que cumpre mandados referentes a inquéritos da Operação Lava Jato nesta terça-feira (14).

Mário, irmão de Adarico Negromonte (um dos presos na operação), foi um dos citados na delação do doleiro Alberto Youssef, que comandava esquema de propina em contratos de empreiteiras com a Petrobras.

A Polícia Federal cumpre 11 mandados na Bahia nesta terça e fez busca e apreensão na casa de Negromonte no prédio Maurice Ravel, no Alto do Itaigara, em Salvador, e em seu gabinete no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), de onde ele é conselheiro. (247)

O PP é o partido que mais tem gente envolvida em esquema de corrupção no Brasil, supera até mesmo o PT que é tão bombardeado pela mídia. Aqui em Valença o PP é representado pelos políticos, Claudio Queiroz (ex-prefeito) e Reginaldo Araújo (vereador).

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Cairu reafirma o compromisso com a gestão pública do município, o respeito à legislação e a transparência nas contratações de funcionários.

Dessa forma, vem esclarecer que está cumprindo o planejamento fiscal e adequação do quadro funcional para a manutenção das obrigações legais do município, além de atender as recomendações dos órgãos de controle que determinam a admissão de funcionários, através de concurso público ou processo seletivo temporário para provimento de vagas.

A administração municipal de Cairu vem se esforçando para limitar-se a indicação de pessoas para ocupar exclusivamente cargos de confiança em funções comissionadas, como determina a lei (Artigo 37, parágrafo 2 da Constituição Federal), acatando assim as recomendações do Tribunal de Contas dos Municípios sobre a gestão de mão de obra no município, buscando a transparência na seleção de profissionais especializados.

– Dentro desse planejamento, 400 vagas foram abertas em MAIO DE 2015, através de processo seletivo REDA, amplamente divulgado, para contratação temporária em substituição as vagas de contrato de pessoal de apoio técnico – até então sob vínculo “precário”, segundo o Tribunal de Contas dos Municípios. A seleção realizada contou com quase de 2 mil inscritos e os resultados já foram publicados, estando em fase de convocação dos aprovados;

– os funcionários desligados do quadro de contratados no início de JULHO 2015 poderão ser admitidos se tiverem sido aprovados no processo seletivo já realizado para as áreas da Saúde (23 vagas) e da Educação (277 vagas). Um estudo está sendo realizado para a realização de um novo processo seletivo REDA que contemple as demais áreas, ainda este ano;

– o número de vagas ofertadas via processo seletivo foi maior do que o número de contratados desligados, prevendo o atendimento das demandas do município;

A Prefeitura de Cairu ainda esclarece que tais mudanças já eram esperadas, uma vez que o processo seletivo REDA foi realizado com antecedência.

O planejamento de Recursos Humanos do município de Cairu está sendo realizado em várias etapas e será concluído com a realização de Concurso Público, com previsão para dezembro de 2015,  para provimento de todo o quadro de pessoal de todas as secretarias municipais.

________________________
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Cairu – BA

Cairu participa do Fórum Estadual de Turismo

CAIRUA secretária do Turismo de Cairu, Graça Peleteiro, participou do Fórum Estadual de Turismo da Bahia, que aconteceu na sexta-feira(10), em Salvador. O evento contou com as presenças do secretário Estadual do Turismo, Nelson Pelegrino, do superintendente de Investimentos em Polos Turísticos da Setur, Fernando Ferrero, do presidente do Sindicato das Empresas de Turismo da Bahia, Luiz Augusto Leão, entre outros representantes das diversas zonas turísticas do Estado.

DUAS MIL PESSOAS VÃO AO ESTÁDIO ANTONIO SEREIA PARA FINAL DE CAMPEONATO VALENCIANO

sereia

Por Magno Jouber

A prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, compareceu na tarde deste domingo (12) no estádio Antônio Sereia, para acompanhar a final do campeonato valenciano de futebol. Mais de 2 mil pessoas foram assistir o jogo entre os times do Bolívia e Flamengo. Na oportunidade, a prefeita inaugurou oficialmente a nova iluminação do Estádio.

sereiaUma bela festa foi proporcionada pelas duas torcidas, que vibraram com os lances da partida vencida pela equipe do Bolívia pelo placar de 3×0, sagrando-se campeã de 2015. O Campeonato contou com  apoio integral do Governo de Valença, que reformou todo o estádio,  inclusive colocando a nova iluminação.

sereiaO apoio do governo de Valença tem contribuído para a organização e realização de competições em diversas modalidades esportivas na cidade. Esse apoio ao futebol, por exemplo, vem permitindo aos desportistas assistirem campeonatos  bem disputados e com recordes de público, como foi o deste ano. “Independente de quem venceu, o mais importante é a disputa esportiva sadia e a alegria e a vibração das torcidas que proporcionaram um belo espetáculo”, disse Jucélia, se referindo à partida deste domingo. Acompanharam a prefeita, secretários, diretores e colaboradores. Entre os presentes, desportistas e o desembargador Sinésio Cabral.