PREFEITO FERNANDO BRITO LEMBRA O DIA DO AMIGO




Meus amigos, quando eu penso que a gente está evoluindo, que estamos nos definindo, que estamos cumprindo o direito ideológico, para nos afinarmos de um lado, acabo me decepcionando. Vejam bem esse fato: um cara murcha aqui da cidade que se acha o “bam bam bam” da política, criou um site e nesse seu site de notícias, bem ao estilo “ctrl C”, “ctrl V”, publicou uma notícia velha do deputado Hildécio Meireles, essa notícia é datada de 07 de agosto de 2014. Não entendi porque ele fez isso, pois puxou todo o contéudo do site Bahia Notícias, até a foto do deputado, em que falam de uma conta rejeitada e de uma suposta devolução de dinheiro que o ex-prefeito teria que fazer, além de umas contratações de OCIPs, para fugir da exigência de concurso público, mas não fez sequer, um breve comentário, pelo menos pra explicar o motivo da publicação.
Será que foi só por ódio, porque tomou um ponta-pé na bunda do deputado?
Mas que babaquice! Agora o deputado não serve mais a esse cara murcha, e agora começa apedrejar o parlamentar, com certeza a pedido de Ricardo Moura, pelo que eu sei a ligação dele é com Ricardo, diz que é o grande marqueteiro do grupo. Imagina!
Toma jeito cara murcha! Não está vendo que está ficou ridículo pra você? É assim que você fica nas padarias e esquinas da vida de Valença, chamando as pessoas de mal caráter e estelionatário? Que moral você tem pra isso?
Eu não só votei no deputado como também consegui 5 votos para ele, a prefeita Jucélia também nunca atrapalhou a caminhada do deputado aqui em Valença, afinal, precisamos desse trabalho de Hildécio em nossa região. Agora, o cara que era convidado para todos os eventos do deputado, almoçava ao lado do deputado, foi assessor parlamentar desse deputado, ganhou dinheiro na campanha trabalhando como “o marqueteiro”, vem agora querer detonar, cuspir no prato que já comeu. Deixa isso pra a gente, que somos de políticas contrárias, mesmo assim não vamos jogar contra ele, pois precisamos da sua luta, precisamos somar pra nossa região, e não ficar destilando ódio como você faz, porque os seus interesses são apenas pessoais.
Deputado Hildécio, a gente está aqui pra somar, quando for pra criticar vamos criticar e quando for pra elogiar, também faremos. Mas não comungamos desse tipo de política porca que querem fazer em nossa região.

Foto: Adriano Pereira
Por Ricardo Vidal*
Nesse mês de Julho, dois sobrados antigos de Valença se tornaram notícias: a demolição do que pertenceu ao finado Aloísio Evangelista da Fonseca na Rua Comendador Madureira e o desmantelamento daquele onde funcionou a Casa Pernambucana, na Praça da Independência. Com isso, nossa cidade perdeu mais dois prédios do nosso já muito desfalcado patrimônio histórico e cultural e entra novamente na contramão do desenvolvimento – principalmente como cidade “turística” (sic). E está mais do que na hora da Prefeitura e da Câmara de Vereadores darem um basta nesse crime de lesa-pátria.
Refiro-me como crime de lesa-pátria o descaso e a rapina contra o nosso patrimônio que estamos sendo submetidos. Todos os povos e cidades desenvolvidos sabem que os primeiros passos para se ter um futuro próspero é conhecer e preservar seu passado, sua memória histórica. Roma, Paris, Buenos Aires e Pequim só são as cidades pujantes de hoje (metrópoles modernas e respeitadas no mundo) porque souberam preservar os marcos do seu passado. E ninguém se engane: são prédios arquicentenários como a Cidade Proibida e a Fonte de Trevi que atraem os turistas. Mas essa preservação não se dá apenas pelo turismo. Conhecer o próprio passado através de monumentos é o primeiro passo para se e levar a auto-estima da cidade e fazer sua população batalhar pelo progresso. Não existe romano ou portenho que não se encha de orgulho quando discorre sobre a história de sua cidade. E quem conhece REALMENTE a história de Valença da Bahia (por sinal, muito riquíssima e de fazer inveja a muita cidade grande do estado) AMA nossa cidade.
Mas preservar um patrimônio não significa deixá-lo intocado e “morto”, nem impedir a chegada de novos prédios e empreendimentos para nossa cidade. Como lembrou meu confrade acadêmico Francisco Neto (em mensagem no Facebook), preservar significar da um uso social ao patrimônio. È conservá-lo e fazê-lo um local urbanisticamente “vivo” dentro da cidade, seja como prédio comercial, seja como centro cultural – como no caso da Galeria dei Ufizzi, antigo prédio administrativo transformado em museu na cidade de Florença. E quando aos novos empreendimentos, Valença dispõem de muitos terrenos que se constituem em novas fronteiras imobiliárias, a exemplo do Novo Horizonte. Construir nesses locais (em lugar de demolir o centro) ajudar a fazer crescer nossa cidade – como o bom senso e a prática em demonstrado no mundo afora.
Devido a esse valor ESTRATÉGICO do patrimônio histórico para o desenvolvimento que se faz necessário uma ação mais enérgica e pró-ativa do poder público. Neste caso é que vemos o descaso e a inépcia da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Valença em relação a esse setor. Até agora não se viu uma ação concreta da Prefeitura no que se tange a conservação e preservação de nosso prédio histórico – seja com campanhas de conscientização, seja com investimentos diretos. Pelo contrário, em junho passado ocorreu à mutilação da fachada do Theatro Municipal promovido por um funcionário da própria prefeitura. Por outro lado, caberia nossa Câmara Municipal seguir o exemplo de Fortaleza e aprovar uma Lei Municipal de Tombamento, incentivando a prática da preservação do patrimônio histórico, mesmo dentre os particulares. Espera-se que, com a próxima da próxima eleição municipal, tanto a prefeita como os vereadores façam algo para corrigir essa mancha que atrapalhará os votos dos que querem se reeleger.
Diante dos fatos, torna-se urgente que o povo e o poder público valenciano (nem que seja por interesse eleitoreiro) abrace a causa da preservação do nosso patrimônio, através de ações concretas e enérgicas. Isso se quiser termos mesmo cidade viva do qual falar….
*Ricardo Vidal – Escritor, especialista em Estudos Linguísticos e Literários – UFBA. Membro da AVELA (Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes)
Vi há pouco no Facebook uma publicação de revolta do cidadão Fernando Pereira, proprietário de uma rádio comunitária em Boipeba, onde ele informa que seu estúdio foi arrombado na madrugada de hoje e teve seus equipamentos saqueados e outros danificados. Não creio que homens de bem possam ter feito isso, com certeza foi alguém com o instinto mal, só não sabemos com que intuito a pessoa fez isso.
É preciso que se investigue quem foi o autor dessa sandice e porque fez essa maldade, afinal o jovem locutor disse que tem esse instrumento apenas como canal de informação, entretenimento e utilidade pública. Nenhum mal pode fazer a alguém.
Ainda frio, mas sem descartar a possibilidade de Duda disputar a eleição de Valença, Hildécio faz uma breve analise do jovem advogado.

Apesar de ter lado, o site 247 mostra a notícia com imparcialidade. Leio todos os dias, acesso de meia em meia hora e posso garantir que, nem mesmo os jornalões tem a credibilidade que eles têm.
O 247 ferve, parece que seus jornalistas vivem uma euforia 24 horas por dia, são reportagens quentes, que na maioria das vezes são furos de notícias deles. Geralmente quando é notícia de outro órgão de imprensa eles dão os créditos e muitas vezes é para comentar em cima daquela notícia.
O 247 tem uma meta, não só ele, mas quase toda a blogosfera, detonar com o grande PIG, que tem por finalidade desestabilizar o governo, em prol da grande elite.
Leiam! Vale a pena conhecer um jornalismo diferente dos que costumamos ver na Globo, Veja, Folha de São Paulo e Estadão. Esse imprensa que nos enfia goela abaixo o que eles bem querem e entendem.

Se ligue! Hoje o nosso convidado é o Secretário de Planejamento de Valença- BA.: Alexandre Aquino, com o tema: Planejamento sustentável numa cidade turística. Participe: 75-3641-0366/Zap-75-8813-3434. Acesse:www.edmaisfm.com.br

Com essa onda da oposição ficar tentando desconstruir o governo de Fernando Brito, publicando em redes sociais, mentiras, atribuindo a ele a culpa das demissões, e falta de merendas e aulas nas escolas de Cairu, foi que Fernando pediu para postar uma página musical para os vereadores Igor e Diego, que ultimamente tem chorado muito por causa dos resultados de uma pesquisa encomendada pelo governo do estado, que dá Fernando com vantagem de sobra.
Na voz de Nenho, desconsiderando Pablo, pra ficar mais brega ainda, “Chora não Bebê”.
[…] medida confirma uma informação que já havia sido antecipada pelo Blog do Pelegrini em 22 de maio, quando publicamos…
Valeu, Eliezer, a satifação foi minha de viajar com um dos profissionais mais gabaritado da área.
Meu caro, Será que o povo vai prestigiar esses "eventos"?! Espero que tenha sucesso em cada bairro, que se valorize…
Profissional exemplar
Querido Pelegrini, que satisfação te conhecer pessoalmente, gratidão pelas palavras de reconhecimento. Sempre digo que "quem não vive pra servir,…