O evento da União dos Derrotados Pelo Retorno da Velha Política Oligárquica da Bahia não faltou apenas gente

Por Raell Costa

raelOntem, sexta-feira, como todo cidadão que preserve seu único momento de igualdade neste país, o direito ao voto, acompanhei o evento do grupo opositor as conquistas da comunidade baiana nos últimos 8 anos.

Em um evento carregado de abuso do poder econômico, desrespeito à legislação eleitoral, e uma movimentação substancialmente difundida entre seus correligionários (a União dos Derrotados), unidos pela vontade de retornar aos seus postos de destaques no cenário político regional, interrompidos, abruptamente, pela soberania do povo valenciano que optou pela mudança real nas esferas de poder eletivo – colocando gente como a gente no Poder – superando o ranço de mandatários organizados em oligarquias que, oportunamente, aproveitavam-se da miserabilidade do povo, a fim de manter seus status e cargos a serviço de uma elite pouco preocupada com a real situação do município.

O evento inexpressivo – analisando todo o esforço, expectativa e orçamento empenhado – mostrou em seu palanque e discurso que:

Primeiro, apostando na memória curta das massas, o candidato oposicionista se apresenta como “o novo” e “a mudança”. Ora, como pode ser mudança uma raposa de 70 anos que governou a Bahia por 8 anos; sendo Senador por mais 4; participando de um grupo que governou o Estado por mais de 30 anos.

Segundo, sem apresentar sequer uma proposta para Valença – já que o anel rodoviário já está no planejamento do governo estadual, dentro do projeto da Ponte Salvador-Itaparica – o candidato ao governo pelo DEM utilizou sua fala para atacar não só a gestão atual, como também, professores e policiais, os qual chamou de “desqualificados” e “pouco úteis” respectivamente. Calma, Paulo, fora esses professores quem você não dava aumento, nem do salário mínimo, por anos, e são os policiais que recebiam o pior salário do Brasil, não tinham coletes, armamento, viaturas, muito menos o cumprimento da Lei da GAP o Art. 92 do EPM em sua gestão, e o não pagamento da URV, também cabe a ambas categorias?

Terceiro, por que ao falar em Segurança Pública por que não lembrou a comunidade que fora você e seu palanque que trouxe o Presídio para Valença?

Quarto, ao atacar a Saúde por que não informou que seu grupo quase deixa a Santa Casa fechar as portas por falta de equipamentos, reajuste de convênios e repasse, ou que, nem a “maldita regulação” existia, e todas as pessoas iam direto para o HGE morrer nos corredores. Pois, o Hospital Regional de Santo Antônio nunca foi concluído, mesmo após cerca de 20 anos de iniciado a construção?

Quinto, porém, não menos importante, acreditando no marketeiro e no discurso coxinha anti-petista, Pouco, falou que não precisaria mostrar o que fez em Valença, pois o que estava em jogo não era mais isso (‪#‎vamoscomparar‬?), era a vontade do povo de reencontrar o caminho do desenvolvimento. Qual desenvolvimento, o da Cesta do Povo de portas fechadas; dos 28% da população desempregada; do rombo de 180 milhões deixados por sua administração; da Bahia campeã nacional em analfabetismo?

Para mim, no evento da União dos Derrotados Pelo Retorno da Velha Política Oligárquica da Bahia não faltou apenas gente. Faltou o que nunca teve, a vontade de olhar nos olhos do povo, abrir os ouvidos para saber qual são seus anseios. Faltou humildade para reconhecer seus erros; Faltou caráter para assumir compromissos reais com gente que teve acesso aos direitos nos últimos 12 anos e quer ampliá-los. Afinal quem experimentou do filé não quer voltar a comer chupa-molho.

É Paulo… Em seu palanque faltou quase tudo que um homem de boa vontade prioriza. A única coisa que sobrou foi o cheiro da naftalina dos armários e arquivos de desesperança e desrespeito com o povo da Bahia que seus dois governos deixaram, sem saudade alguma.

DE ARREPIAR: “SOBRE ONTEM E SOBRE HOJE”

             Do perfil de Rosângela Figueiredo, no Facebook

ROSÂNGELA

Gente, tudo muda em volta de nós, menos o discurso político da maioria dos candidatos. Eles estão tão fora do cotidiano da população! Usam o mesmo jargão o tempo todo! Da minha janela, pude ver e ouvir as falas de alguns deles, verdadeiros mestres na arte de dizer o óbvio, as frases feitas em cascata, inclusive as saudações às mulheres bonitas (e as não tão bonitas, não?) mas, lamentavelmente, incrivelmente, uns atores canastrões, porque desatualizados. Ei, mandem fazer uma pesquisa IBOPE (é,tem que ser o IBOPE, senão eles ficam sabendo de quase tudo mesmo) para saber o que pensa a população brasileira sobre o que é preciso fazer hoje, o que precisa de foco nas políticas públicas, o que é emergencial e estrutural a ser feito, INCLUSIVE (não, não é principalmente, porque a sociedade brasileira se enxerga melhor, sem depender tanto da classe político-partidária) pelos sistemas de governo que incluem os processos eleitorais altamente necessários numa sociedade democrática, mas que são hoje de uma patética desatualização. Essa pesquisa, quem sabe possa traduzir, por segmento profissional, faixa etária, gênero, escolaridade e por região do Brasil, como está o sonho dos brasileiros hoje em relação ao Brasil, que já é a quinta potência econômica mundial, mas que ainda precisa vencer os gargalos estruturais. Isso! Façam isso, senhores candidatos, antes de vir à praça pública tirar o sossego noturno e aumentar o stress diurno dos que já saíram dessa era da política e vocês não.

Mas, pra adiantar, aqui vão alguns “toques” sobre o discurso: Não é mais “o que o outro não faz e eu fiz”. Isso nos faz lembrar mais ainda o que vocês não fizeram quando puderam fazer, ou traz à lembrança o que vocês fizeram à revelia do que era o sonho do povo, ou mesmo a necessidade elementar do povo. Não é mais só elogio às mulheres bonitas. Elas não são mais só bonitas, são inteligentes também e dão conta de governar inclusive o país. Ah, e são todas bonitas, as feias estão só na propaganda para compreender o que as deixa se sentirem feias sem o serem.

Por fim, caso precisem de um discurso de emergência, adianto-lhes que, possivelmente, esses sonhos e necessidades irão aparecer em destaque mais ou menos assim: Educação com valorização dos professores pela formação continuada em serviço e remuneração condizente com a relevância da profissão, a partir de seleção e recrutamento único via certificação federal MEC, além de programa nacional de eliminação do analfabetismo funcional com letramento literário ou LEITURA nas escolas). (Esse é o gargalo atual). Segurança Pública com investimento contínuo na formação dos policiais sobretudo na humanização e modernização das polícias também tecnologicamente e por um programa antidrogas “retado”, leia-se: prevenção de base junto com a sociedade em todos os níveis, com a repressão ao tráfico de armas e drogas, além do desarmamento gradual da sociedade. (Esse é um gargalo enorme). Saúde é lição de casa: MONITORAMENTO SOCIAL dos serviços públicos com avaliação dos atendidos imediatamente ao atendimento tanto médico, quanto o de exames e atendimento hospitalar, além de programa EDUCATIVO nacional de controle e prevenção das doenças recorrentes da população nas escolas e domiciliar, pelos PSF e agentes de saúde. A questão AMBIENTAL é diretamente responsável pelos maiores problemas de saúde hoje. SAÚDE deve priorizar cuidados com a água, nutrição sustentável e descarte/tratamento do lixo domiciliar, hospitalar, industrial (logística reversa dos rejeitos e embalagens). Atenção, parlamentares e candidatos ao parlamento, essa tarefa é de vocês PRIORITARIAMENTE, e dos gestores municipais principalmente. (2 gargalos: baixa eficiência do controle social atual e lerdeza nas decisões sobre o saneamento básico) Mobilidade pública e transportes: aproveitamento da infraestrutura investida na realização dos eventos mundiais para modelar a eficácia de uso desses equipamentos, inclusive os estádios, integrando seu uso ao fomento do esporte nos programas de prevenção às drogas e culturais da juventude. Além disso, GRATUIDADE do transporte público, já que essa é a única opção da população de menor renda. Se há a necessidade de investimento nesse setor é a criação do “Bolsa-transporte”. Basicamente é isso. Propostas em vez de problemas. Projetos viáveis e sustentáveis econômica e socialmente. Isso é um Brasil do presente. Ah, mas para tudo isso se efetivar mais agilmente na prática, a REFORMA POLÍTICA tem que entrar na agenda, porque ainda não vai aparecer no IBOPE!

Rosângela Góes de Queiroz Figueiredo

SE NÃO FOSSE A FORTE CAMPANHA DO CANDIDATO HILDÉCIO A VERGONHA DO COMÍCIO DE PAULO SOUTO SERIA PIOR

 

geddelSe não fosse Hildécio a vergonha seria maior

Meus amigos, na sexta-feira (25) tive que viajar a Salvador e não pude ver o comício da coligação “Unidos pela Bahia”, mas procuro sempre saber como foi que aconteceu o evento por ambos os lados e tirei a seguinte conclusão: a última vez que vi um comíco aqui em Valença em que participava o velho ACM e toda a sua comitiva, não foi muito bem vinda, eram meia dúzias de gatos pingados e o candidato era nada mais, nada menos, que Claudio Queiroz (carlista de nascença), que conseguiu tomar o poder de Dr. Renato na base do tapetão e ficou conhecido como prefeito de coxa, pois, nem mesmo aquela comitiva formada pelo então ministro Waldeck Ornelas, o velho ACM, o arrogante Aleluia e outros bichos mais, conseguiram dar a vitória ao mancebo prefeito.

Ontem eu soube que se não fosse a forte campanha de Hildécio Meireles aqui na região talvez a Praça estivesse vazia e os candiatos do DEM e PMDB, poderiam estar falando para o vento ou para as almas. Nem mesmo a vinda do atual prefeito de Salvador, ACM Neto, fez o povo ir à Praça da República. Parece que os tempos são outros hoje em dia, lembro que uma vez o velho ACM carregou pelas ruas de Valença uma multidão numa época em que a cidade tinha menos que quarenta mil habitantes. E hoje, com pouco mais de cem mil habitantes, o neto (ACM) e os outros candidatos juntos não conseguem botar mais que mil pessoas numa praça. Também pudera, um amigo que assistiu ao comício me disse que, Paulo Souto não apresentava uma proposta sequer de governo, só sabia falar mal do PT e de seus membros, relembrava das obras que trouxe pra Valença, assim como: a estrada que liga NazaréXValença (e hoje está acabada), o aeroporto (que só agora estão conseguindo botar pra funcionar), o aterro sanitário que nunca funcionou, dentre outras obras que ninguém lembra mais. Só não quis lembrar do famigerado presídio que ele e Heraldo Rocha nos deram de presente para tirar a  tranquilidade do nosso povo.

É claro que a festa foi de Hildécio e não foi deles, mas como eles mesmo dizem:  ACM Neto é considerado o “melhor prefeito do Brasil”. Agora pergunto: onde estão os 42% dos votos de Paulo Souto, pelo amor de Deus!? Será que só Valença não vota neles? Me façam uma garapa!

Não é fácil chegar em uma cidade onde a prefeita desfruta de boa popularidade e ainda por cima tem apoio do governo do estado, para tentar fazer comício, sem nem ao menos trazer uma bandinha de Chiclete ou Ivete para tentar animar. Aí meu irmão… é só decepção. A prefeita Jucélia tem popularidade boa entre a população e pouco brinca em serviço, assim que soube que o comício do grupo foi um fiasco, já começou a trabalhar na campanha de Rui, colocando out dooor e faixas nas ruas, para mostrar a força dela no município.

Só vou dizer uma coisa, Hildécio que hoje tem eleitores do grupo do PT e do grupo da prefeita e é um candidato que está bem conduzido na sua campanha, esse sim, merece ter destaque, mas os demais… pelo amor de Deus! Não ganham nem mesmo para a farinha.

Agora, faço a pergunta que muitos em Valença gostariam de fazer: Cadê os 42% de Paulo Souto que figuram na pesquisa do IBOPE? Não entrevistaram Valença. Parece que estão mesmo largados!

Comandante Geral da Polícia militar visita Valença e anuncia rondas na zona rural e a construção da Base Comunitária de Segurança

castroO comandante Geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, coronel Alfredo Castro, esteve na manhã desta sexta-feira (25), em Valença, para reafirmar a construção da Base Comunitária de Segurança no bairro da Bolívia. No bojo das novidades, o comandante anunciou também a intensificação de rondas noturnas na sede e implantação na zona rural. “Isto não é uma proposta. É para ser executado”, disse o coronel, que garantiu ainda mais uma viatura para a zona rural. As ações são em atendimento às solicitações do governo de Valença que tem buscado a melhoria da segurança pública para município.

castro IIOs secretários Hilarino (Lau) Barreto (Estradas e Rodagens), Jailton Azevedo (Infraestrutura), Ademar Barreto (Administração); o comandante da 33ª CIPM, major Paulo Salustiano; e os vereadores Adailton Francisco, Agostinho Junior, Antônio Heraldo (Lelo) e Fabrício Lemos fizeram parte da comitiva que visitou a Creche Casinha Feliz, local escolhido para a implantação de uma base fixa provisória, enquanto aguarda a base definitiva ficar pronta. Logo em seguida, todos se dirigiram à Escola Municipal Clemenceau Teixeira, onde ao lado, será edificada a Base de Valença.

Moradores acompanharam as autoridades e se mostraram confiantes com a novidade. Voltaram a dizer que a base provisória mudou radicalmente a realidade do bairro e que a presença dos PMs acabou o clima de tensão que existia.

Antes de retornar a Salvador, o coronel Castro visitou a sede do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), onde se encontrou com a prefeita Jucélia Nascimento e anunciou diretamente aos agricultores presentes a implantação das rondas na zona rural. “Estou muito feliz em constatar que Valença está fazendo o dever de casa. Visitei agora há pouco o Clemenceau e constatei que ali está sedo feita uma obra de saneamento básico. Também na creche Casinha Feliz pude observar a reforma feita pela Prefeitura e a atenção que este governo tem dado as crianças e jovens. Ações como essas, de infraestrutura urbana e social, também contribuem para o combate à violência e à criminalidade ”, disse.

De acordo com o planejamento da Secretaria de Segurança pública do Estado da Bahia, em setembro 1.400 policiais serão formados e segundo o coronel Castro, o contingente de Valença será reforçado. “A Base exige equipamentos, mas também recursos humanos”, disse.

Ascom – Governo de Valença

SAMU COMPLETA DOIS MESES COM MAIS DE 200 ATENDIMENTOS

SAMUApós dois meses de sua inauguração, o SAMU 192 de Valença se consolida como uma das principais ações de governo já realizadas no município. O projeto, que é do Governo Federal, chegou a Valença no dia 15 de maio, graças ao empenho do governo municipal, através da Secretaria de Saúde, e ao empenho pessoal da prefeita Jucélia Nascimento. De acordo com dados da coordenação do Serviço, já foram realizados cerca de 200 atendimentos aos chamados para o 192. Chamados estes que podem ser  feitos gratuitamente por telefones fixos e móveis e através das operadoras Oi, Claro, Tim e Vivo.  

PROJETO ECOARTE

ecoEcoarte – O talento em defesa do meio ambiente é o projeto que a secretaria do Meio Ambiente de Valença, com a participação da secretaria municipal da Educação e apoio do Conselho do Meio Ambiente – Codema, vem desenvolvendo como parte das políticas públicas praticadas pelo município em favor da educação ambiental. A ação é inovadora. e visa incentivar e despertar de forma criativa, um novo olhar da população para as questões socioambientais. Leva em conta a condição de a arte, por sua ampla variedade de linguagens e aplicações, poder ajudar na formação de novos conceitos, possibilitando uma reestruturação dos contatos entre o homem e o meio. Diferenciado, portanto, na sua estratégia de construir e disseminar o saber ecológico, o projeto é pautado em apresentações de filmes na cidade e na zona rural, palestras, saraus e concurso de artes visuais envolvendo alunos das escolas públicas de Valença.

SESSÃO NOSTALGIA

Quem não se lembra desse vídeo do presidente da Câmara, vereador Bertolino, dando entrevista à TV Bahia e contando como foi aquele fatídico dia do quebra-quebra em Valença (24/02/2011), quando o povo revoltado quebrou a Câmara de vereadores e invadiu as lojas do então prefeito da época, Ramiro Campelo de Queiroz, revoltados com a violência que devastava a cidade?

Vamos relembrar dessa redublagem, quando ele falava para a repórter que os vereadores estavam na Câmara naquele dia tirando o cochilinho da tarde, quando tudo aconteceu.

DAMÁSIO EDUCACIONAL UNIDADE VALENÇA-BAHIA

damasio

Prepare-se para concursos públicos de nível médio.
Venha conhecer o nosso curso e assistir uma aula sem compromisso, teremos imenso prazer em recebê-lo (a).
Aos sábados: de 19 de julho a 20 de dezembro de 2014

• Língua Portuguesa: 40 aulas
• Matemática: 35 aulas
• Informática: 25 aulas
• Direito Constitucional: 25 aulas
• Raciocínio Lógico: 40 aulas
• Direito Administrativo: 40 aulas
• Ética no Serviço Público: 15 aulas
• Lei 8.112/90: 20 aulas
• Interpretação de Textos: 10 aulas

Ligue: (75) 3641-2514