MULTIDÃO MARCA PRESENÇA NO ENCONTRO EM ADESÃO A CAMPANHA DE JOSIAS GOMES E PAULO RANGEL EM VALENÇA

rui e josias Foi realizado neste domingo (17) na Associação Atlética de Valença o primeiro encontro do partido dos trabalhadores – PT para adesão as candidaturas do Deputado Federal Josias Gomes -1312 e do Deputado Estadual Paulo Rangel- 13113.

Estavam presentes o deputado estadual Paulo Rangel, representando também o deputado federal Josias Gomes, que participou no mesmo dia do velório do candidato a presidência Eduardo Campos, o dirigente estadual do Partido dos trabalhadores – Martiniano Costa, a Secretária de Relações Institucionais do PT Valença – professora Flordolina Angélica, o Vereador do Partido dos Trabalhadores em Valença – Adailton Francisco, o Coordenador Territorial do Partido dos Trabalhadores e presidente do PT de Valença – Jonas Andrade, o ex candidato a prefeito do Município de Presidente Tancredo Neves – Tonho do Bó, o presidente do PT de Camamu e Coordenador do Núcleo Executivo do Baixo Sul, Eduardo Azevedo, o presidente do PT de Piraí do Norte, Gerônimo Pimenta e diversas lideranças da cidade e zona rural que vieram em caravanas trazer o apoio as candidaturas de Paulo Rangel e Josias Gomes.

Em clima de muita festa, alegria e disposição, a militância do partido dos trabalhadores e lideranças políticas da região ressaltaram a luta histórica de dois grandes homens públicos que realizaram a frente de seus mandatos grandes obras para o desenvolvimento dos municípios baianos.

DEPUTADO FEDERAL QUE FAZ ACONTECER

Em Valença, o mandato do Deputado Federal Josias Gomes realizou grandes ações para o município e para toda a região do Baixo Sul. Josias ajudou a implantar a agência do Banco do Nordeste em Valença, além de ter sido um dos articuladores para a vinda de 05 novas escolas de ensino médio na zona rural de Valença, situadas nos distritos de Serra Grande, Jequiriça, Orobo, Guaibim e Bonfim. Josias também foi parceiro na construção do alojamento e refeitório da antiga EMARC de Valença, agora IFBaiano, além da reforma da agência dos Correios, a implantação do Centro Estadual de Educação Profissional do Leste Baiano – que hoje ocupa o prédio do antigo COESVA.

“Só no ano passado foram movimentados cerca de 35 milhões de reais em créditos para agricultores e empresários do Baixo Sul. Valença depois do BNB vive outra história”, ressaltou Martiniano Costa, destacando a importância deste equipamento público para o desenvolvimento da região.

DEPUTADO ESTADUAL DE NOSSA CONFIANÇA

rui e josias IIPaulo Rangel foi aclamado pela militância ao citar as realizações dos governos petistas na Bahia e no Brasil e passou a confiança ao público presente de quem concorre à reeleição e tem retorno bastante positivo nos municípios que tem inserção política. “O que mais me realiza nessa campanha é passar nas cidades onde tive voto nas outras eleições e ouvir das pessoas que meu mandato valeu a pena e deve continuar. Mais que pedir votos, gosto de saber que quem votou em mim vai votar de novo porque ficou satisfeito com o atendimento às reivindicações e porque atendi as expectativas com meu trabalho. Isso pra mim é gratificante e me deixa emocionado e confiante pra continuar lutando, agora por Valença e região, que adotei como prioridade para o meu próximo mandato”, destacou o deputado.

“Tenho orgulho de chamar Paulo Rangel de ‘deputado da gente’. Essa frase que é o slogan de campanha dele encaixa muito bem no perfil de um político que se aproxima da sua militância. Um cara simples e que tem resultado e competência comprovada porque nas cidades que ele representa, o feed-back positivo é impressionante. Foi isso que nos fez escolhê-lo: a certeza de ter um representante à altura do povo de Valença, que respeita os que o colocaram lá. As pessoas das outras regiões são as melhores testemunhas do trabalho dele na Assembleia e acredito que ele será mais uma voz forte pra defender as causas de Valença e região. Confio nele, voto e recomendo”, afirma a professora Flor Andrade.

Participaram do encontro cerca de 450 pessoas, entre elas, lideranças estudantis, profissionais da imprensa (Simone Capetinny da Rio Una, Pelegrini do Blog, Rodrigo Mário e Ricardo Lemos da Rádio Clube de Valença – programa Espaço Aberto / Rolando na Orla e Jornal do Baixo Sul), lideranças da zona rural e políticos da região.

Presenças também de Joilson Amaro (APLB Costa do Dendê); do ex-vereador Gama, da professora Rosângela Góes, de Antídio do Saruê; dos líderes populares Jailton Alves, Jair Alves, Joedson Costa e Zé de Américo de Serra Grande; Davi do Bonfim, do professor Edilton Arandiba, das professoras Cláudia Tomé, Claudiana Pereira, dos professores Camilo, Lucas Café e Ademário Oliveira, do ex-secretário municipal Ieié e diversos outros representantes.

Colégio Estadual Onildo Raimundo de Cristo realiza amistosos com a rede municipal de ensino

onildoO Colégio Estadual Onildo Raimundo de Cristo, situado no distrito do Orobó, realizou na tarde do ultima quarta-feira (13) amistosos de futebol.

onildo IIFruto de uma parceria entre o Onildo e o Colégio Municipal Manoel Cosme Alves, os jogos envolveram os estudantes e professores das duas instituições, promovendo uma integração entre as duas escolas. Cordialidade, amizade, educação e companheirismo foram as marcas deixadas dentro do campo durante os amistosos.

onildo IIIPara o diretor do Onildo, professor Lucas Café, “Apesar dos estudantes do Onildo terem ganhado em campo, todos saíram vencedores da atividade. Agradeço de coração a todos os envolvidos neste processo, desde os estudantes, nosso bem maior, e principalmente aos professores e profissionais ligados a área do esporte, faço um agradecimento especial aos gestores do Colégio Municipal Manoel Cosme Alves, a professora Ana Rita e a professora Liliane, que acreditaram que poderíamos realizar uma pratica pedagógica conjunta”, finalizou o Diretor.

A Espetacularização da Morte de Campos

Por Professor Ailson Oliveira

A morte de Eduardo Campos e a possibilidade de Marina Silva deixar a posição de candidata a Vice-Presidência e encabeçar a chapa de sua Coligação mudou momentaneamente o cenário político eleitoral para a Presidência da República, mas a questão ideológica vem perdendo força para o apelo emocional, o que por certo despolitiza o processo eleitoral.

Com a morte de Eduardo Campos, o nome de Marina Silva estava longe de ser consenso na coligação e principalmente no seu atual partido, o PSB, devido o interesse da ambientalista de garantir o registro do Partido Rede Sustentabilidade e das divergências em relação ao agronegócio.

Diante do fraco desempenho do PSB nas pesquisas de intenção de voto nos estados e do aual momento de comoção nacional, os principais líderes passaram a defender Marina Silva como o nome natural para substituir Eduardo Campos para revitalizar as campanhas dos correligionários. Tal postura sinaliza despolitização do processo eleitoral que pode apresentar resultados imediatos, mas não se manter até o dia das eleições e favorecer a Presidente Dilma.

A exposição midiática tem peso no comportamento do eleitor, mas não é suficiente para o (a) candidato (a) obter êxito no dia da eleição. No caso em análise, garantir a passagem para o segundo turno. É necessário considerar que Marina Silva precisa da energia vital nos estados que é o palanque competitivo. As atuais pesquisas mostram que isso está longe de acontecer e não parece uma estratégia adequada espetacularizar a morte de Eduardo Campos porque o eleitor não é só emoção, ele acompanha os fatos, vivencia a dinâmica dos acontecimentos políticos e se identifica com alguns modelos de gestão, os quais costumam embasar o seu voto.

Os Correligionários sabem que com Marina Silva como candidata a Presidência da República não há expectativa de legado algum para o PSB devido sua disposição em registrar o Partido Rede Sustentabilidade. Então ela seria apenas uma alternativa para tentar salvar candidaturas que estão em perigo nos estados. Renata como candidata a Vice-Presidente é parte deste pragmatismo político e também alternativa para manter viva a forte comoção do eleitor brasileiro com a morte de Eduardo Campos.

Alguns analistas podem dizer que o nome de Marina se impõe porque antes da definição das candidaturas ela já despontava nas pesquisas com chances de ir para o segundo turno com Dilma Rousseff. Na ocasião, a ambientalista tinha 24% e hoje tem 21%, o que garante momentaneamente a segunda colocação. Mas não podemos esquecer que ela terá dificuldade para lidar com as divergências internas e principalmente para apresentar uma proposta alternativa capaz de convencer o eleitor de que se trata de uma candidatura que representa a mudança na política.

A reviravolta no cenário político atual a partir do episódio com Campos cria expectativas de mudança de governo, mas não se sustentará caso a maioria do eleitorado que são de classes consideradas menos favorecidas da sociedade não se sinta convencido que terá com Marina Silva um país com melhores condições de vida e com justiça social.

DILMA SOBE EM APROVAÇÃO AO GOVERNO

dilma sobeAs realizações do governo Dilma começam a ter maior reconhecimento. A aprovação dos brasileiros à gestão da presidenta disparou, subindo seis pontos percentuais em apenas um mês. Hoje, 38% dos brasileiros consideram o governo Dilma ótimo ou bom. Os dados são da pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (18).

Consideram o governo regular outros 38% dos entrevistados, o que totaliza 76% de avaliação favorável da gestão Dilma.

TENDÊNCIA
Além do salto de seis pontos na avaliação máxima, houve uma queda de mais seis pontos percentuais entre os que ainda avaliavam mal o governo, e esse grupo diminui consideravelmente.

Dilma tem 36% no Datafolha e Marina empata com Aécio

No último levantamento divulgado pelo Datafolha mantém a presidenta Dilma Rousseff à frente na disputa presidencial. Ela registrou 38% das intenções de voto, mesmo índice registrado na pesquisa anterior.

Em segundo lugar está Marina Silva (PSB), com 21% da preferência do eleitorado, está tecnicamente empatada com Aécio Neves (PSDB), que registrou 20%.

Considerada a margem de erro de dois pontos percentuais da pesquisa, ambos estão tecnicamente empatados.

Marina foi inscrita como vice na chapa de Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no último dia 13, mas pode ser oficializada candidata nesta semana.

O estudo foi realizado entre os dias 14 e 15 deste mês e ouviu 2843 eleitores. Realizado ainda sob o impacto da tragédia que matou Campos, a simulação para segundo turno traz Marina tecnicamente empatada com Dilma. A candidata do  PSB registrou 47% das intenções, contra 43% da presidenta.

No cenário em que Aécio foi considerado, Dilma venceria o segundo turno por 47% a 39%.

CONDER E SEDUR EXECUTAM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO EM VALENÇA

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), está executando obras de drenagem e pavimentação em diversas cidades do interior da Bahia.

Na próxima quarta-feira (20), a partir das 10h, o governador Jaques Wagner, representantes da CONDER e autoridades locais assinam a Ordem de Serviço para autorização do início das obras de pavimentação em 10 importantes vias de Valença.

Serão contempladas com pavimentação asfáltica as Ruas Abel Aguiar (Triana), Vereador Antônio Souza (Tamarineiro), João Leonardo da Silva (Urbis), 10 de Novembro (Vila Operária), Gabriel Emílio Café (Trecho da Rua Álvaro Maciel – Jacaré), a 3ª Travessa Oldack Nascimento (Graça), a Travessa 10 de Novembro (Vila Operária), além das Avenidas José Andrade Soares (Novo Horizonte), Aurelino Ribeiro Novaes (Dendezeiros) e Daniel Ribeiro Soares (Novo Horizonte).

As obras totalizam mais de 38,5 mil m² de área requalificada. Os recursos para a realização das intervenções são provenientes do BNDES e Governo do Estado, totalizando um investimento de mais de R$ 1,3 milhão, que conta também com a contrapartida do município.

Quando a sua candidatura parecia definitivamente enterrada, eis que surge o imprevisto lhe é restituído

Por Jorge da Silva Aguiar*

Andava deprimido e cético com relação à Política, sentindo saudades daquele tempo em que, no vigor da nossas juventudes, acreditávamos numa utopia que, se por um lado, tornou-se realidade e, a seu tempo, trouxe seus frutos, é verdade, apresenta-se hoje como um projeto esgotado, com poucas perspectivas cada vez mais remota de de ir além do que já foi feito, no que diz respeito à realização de avanços e conquistas e, por outro lado, com perspectivas cada vez maiores de uma degeneração do que aquilo que um dia o nosso tão amado partido representou. Penso que a fé, a crença e amor, muito mais que a pura ideologia nos impossibilitou de continuarmos adotando com o nosso partido a postura crítica que com ele aprendemos a adotar em relação aos absurdos cometidos no mundo da política, quando éramos nada, quando não passávamos de uma oposição com poucas chances de eleger sequer um vereador de interior, quanto mais um Presidente da República. O advento do poder touxe-nos a possibilidade de colocar em prática muito dos princípios históricos que defendíamos, o Partido cresceu, mas desgraçadamente, juntamente com o trigo, disseminou-se o joio e toda espécie de vicissitudes que terminaram a transformar os nossos sonhos em pesadelos. As disputas internas, os frequentes escândalos, do Mensalão aos desvios envolvendo a Petrobrás, dos conchavos políticos e alianças espúrias que terminaram por contaminar as nossas ingênuas pretensões de que o Partido não se corromperia. Neste ínterim, criticamos (e até demonizamos) alguns companheiros de luta que, talvez por terem uma noção mais clara dos rumos para os quais as coisas estavam se encaminhando, resolveram abrir mão de vantagens, posições, cargos, e privilégios e investirem no resgate dos sonhos que se tornaram inviáveis, dentro do barco petista, tendo a coragem e a ousadia de inventar novos caminhos, como foram os casos da combativa Heloísa Helena, do idealista Cristóvam Buarque, de Marina Silva e tantos outros…

E, acompanhando os últimos fatos ocorridos, dominado pela tristeza de um acidente que inviabilizou a candidatura daquele que, por muito tempo, fora um parceiro político nosso, é que ocorreu-me o pensamento de que nem tudo está perdido. Dizem que Deus escreve certo por linhas tortas, pois, quando o TSE , com o aval do Governo inviabilizou o registro da candidatura de Marina Silva, através da criação da “Rede” e quando a sua candidatura parecia definitivamente enterrada, eis que surge o imprevisto lhe é restituído, não apenas a possibilidade de sua sua candidatura como “cabeça de chapa”, mas agora em condições infinitamente melhoradas, tendo em vista o legado deixado por Eduardo Campos e, neste sentido, para mim que havia desistido de sonhar politicamente, este homem injetou nas minhas veias novo ânimo com a frase que proferiu em sua última entrevista, na véspera de sua partida: NÃO VAMOS DESISTIR DO BRASIL.

E, como Cristão Católico, que sou, ocorreu-me meditar nas sábias palavras do Evangelho abaixo transcritas:

(Lucas 14: 11):
– Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado
(Mateus 20:16):
– Assim, pois, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos.
(Coríntios 12:10):
– Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte.

“A Ficha Caiu”

*Professor e filósofo