Arquivo Mensal: fevereiro 2021

Vereador de Cairu desmente vídeo sobre confusão com Polícia Militar

O vereador Arthur Wense, disse que se desentendeu com um turista agressor de uma amiga sua

Sobre um vídeo que circula nas redes sociais envolvendo o vereador de Cairu, Arthur Oliveira Wense, conversamos com o parlamentar e ele nos disse que o fato ocorreu no domingo (21) quando ele defendia uma amiga, proprietária de um restaurante em Morro de São Paulo, de um turista agressor, e não ontem (27), como alegam.

“Eu jantava com minha família num restaurante de uma amiga nativa, da Ilha, quando a garçonete comunicou que o local estaria fechando, obedecendo a ordem de “toque de recolher” do município, atendemos e nos preparamos para sair”, explicou.

“O problema que gerou a confusão foi porque um casal de turistas resistiram e não queriam sair do restaurante, permanecendo sentados. O casal não gostou de ser solicitado para sair do local e reagiu com violência discutindo com a proprietária do restaurante”, esclareceu.

“Nesse momento fomos em defesa da nossa amiga agredida, para acalmar os ânimos, quando o casal partiu pra cima de minha família também, foi justamente no momento em que a Polícia passava, fazendo uma ronda e resolveram cumprir o papel de estabelecer a ordem”, comentou.

“Tudo ocorreu fora do horário do toque de recolher, estávamos indo para casa cumprir o decreto, mas não poderíamos deixar nossa amiga naquela situação sozinha e fomos em defesa dela, pela postura do turista violento que não queria respeitar a lei”, desabafou.

“Sou representante da minha comunidade e por isso tentaram distorcer os fatos, o que deu má repercursão. Peço desculpas e compreensão por minha atitude, que talvez pudesse ser mais branda, foi o impulso, para defender nossa irmã, que é uma mãe de família e estava na luta”, se desculpou.

Nunca desacatei autoridades, como tentaram imputar, muito menos nunca desrespeitei lei. Na filmagem fico exaltado com o agressor da minha amiga e não contra os policiais, que respeito e admiro”, concluiu.

CAIRU: Nota de Esclarecimento

A Prefeitura Municipal de Cairu/BA esclarece que de acordo com o Decreto publicado pelo Governo do Estado nº 20.254 de 25 de fevereiro de 2021, ficaram estabelecidas novos orientações para enfrentamento à contaminação pelo COVID-19 em todo o Estado da Bahia.

Desta maneira, para o devido cumprimento de tais medidas frente o aumento das internações, ficará permito:

  • A circulação de pessoas nas vias públicas somente, das 05 horas da manhã até as 20 horas nos dias 26/02 a 1º/03; Serão permitidos, nos termos art. 2º do Decreto Estadual, apenas serviços considerados essenciais, assim entendidos:
    • As atividades relacionadas à saúde;
    • Comercialização de gêneros alimentícios: supermercados, açougues, padarias, mercadinhos, mercearias e etc.
    • Todos os serviços relacionados à Segurança e ao enfrentamento da pandemia;
    • Transporte e serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde;
    • Transporte público de passageiros;
    • Serviços de “delivery”.
  • Não será, sob qualquer hipótese, permitida a venda de bebidas alcoólicas nos dias acima especificados.

Cairu, 26 de fevereiro de 2021

Jairo a ‘la Falcão’: “Não vamos fazer lockdown, mas vamos acatar o decreto do governo do estado”

Em foto tirada na inauguração da Emergência da Santa Casa, hoje (25), podemos ver nitídamente o provedor se esquivar do abraço do prefeito

Depois da prefeita em exercício de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, dizer que não acataria o Decreto do Toque de Recolher do Governo do Estado, agora foi a vez do prefeito de Valença, Jairo Baptista, também fazer a birra.

Embora ele tenha tentado se consertar em entrevista no rádio, deixou um certo tom de rebeldia no ar, quando disse que aqui não haverá lockdown, mas que respeitará o decreto do governo do estado. Deu até prá lembrar Falcão, quando diz: Dinheiro não é tudo mas é 100%.

O certo é que, em um município que tem 100% dos leitos de UTI ocupados desde o mês de novembro/2020 e outra parte de pacientes ocupando as UTIs de outras cidades, não pode se dar ao luxo de dizer “não” a regimes de segurança para o povo.

Mensagens revelam que Lavajato inventou depoimentos

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a sétima petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) e anexou as mensagens trocadas pelos integrantes da Lava Jato que revelam irregularidades na condução da Operação.

Entre as novas mensagens a revelação que os procuradores saberiam que a delegada da PF Erika Marena inventou um depoimento, e que isso também teria acontecido em outros casos. “Como expõe a Erika: ela entendeu que era pedido nosso e lavrou termo de depoimento como se tivesse ouvido o cara, com escrivão e tudo, quando não ouviu nada… DPFs [delegado da polícia federal] são facilmente expostos a problemas administrativos” – escreveu Deltan Dallagnol em 26 de janeiro de 2016.

O conjunto das mensagens reveladas até agora mostram várias ilegalidades e combinação entre os promotores e o então juiz Sergio Moro para promover uma perseguição, prisão e eliminação do ex-presidente Lula das eleições de 2018, o que abriu caminho para a eleição de Jair Bolsonaro.

Também revelam que os procuradores da Lava Jato se viam como uma operação de perseguição política, que diversas vezes ignorava leis e procedimentos, escolhia alvos, inclusive em tribunais superiores, colaborava com autoridades estrangeiras, em especial norte-americanas, de forma ilegal e não documentada, e que promovia devassas e quebras ilegais de sigilos fiscais.

Os diálogos mostram que a suspeição do ex- juiz e a anulação dos processos contra Lula não dizem respeito somente ao ex-presidente, mas sobre a justiça brasileira. (IL)

Brasil atinge 250 mil mortos por Covid-19, antes de completar uma ano da primeira contaminação

Números dão a dimensão de uma tragédia. O desta dia 24 é: o Brasil atingiu a marca de 250 mil mortos por Covid-19, em uma contabilidade crescente e assustadora.

Os dados são aferidos com as secretarias estaduais de Saúde pelo consórcio dos veículos de imprensa formado por Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia.

O número macabro foi atingido às 18h03 desta quarta-feira, pouco mais de 24 horas antes de se completar um ano do registro oficial do primeiro caso no país. Até o início da noite, e ainda sem as informações de Amapá e Roraima, o Brasil havia contabilizado 1.420 mortes por Covid e 64.038 casos em um dia, o 35º dia com média móvel de mortes acima de 1.000. (Folha)

CAIRU: Boipeba vai receber torre de telefonia móvel

Velha Boipeba estará recebendo torre de telefonia móvel, instalação autorizada pelo prefeito Hildécio Miereles, que anunciou ontem (23) para o distrito.

Hildécio disse que as comunidades de Gamboa, Garapuá, e São Sebastião serão as próximas a receberem esse benefício.

“O planejamento de ações da Prefeitura de Cairu é para isso: levar educação, saúde, esporte, ações sociais para melhorar a vida dos moradores das ilhas do Arquipélago”, afirmou o prefeito.

Rua dos Médicos, um problema que pode afetar à população por longo tempo

Meus amigos, aínda hoje (24) fui levar meu neto à fonoaudióloga, alí na famosa Rua dos Médicos e juro que, com meus 62 anos de idade, me sinto inteiro e sem nenhuma dificuldade de me locomover, mas pra mim, foi muito difícil entrar naquela rua e chegar até o consultório da fono.

Pelo que vi, terei que suspender as sessões de meu neto por um bom tempo, pois o serviço não está sendo executado. Tinham seis trabalhadores na rua: dois sentados, dois molhando a rua e dois retirando o entulho, muito lentamente. Não vai ser possivel caminhar entre aquela areia, entulho e poeira da rua, sem arriscar a cair e me acidentar. Não quero ser vítima da incompetência de ninguém.

Num resumo do que presenciei : se os médicos, clínicas e laboratórios do local não tomarem uma atitude, a obra pode se estender por muito tempo, não vejo boa vontade em ninguém de conduzir o trabalho para o final.

Aquilo alí parece o caso da vacina no Brasil, ninguém sabe de quem é a culpa por não ter a vacina, mas o descaso existe.