Arquivo Anual: 2015

DEPUTADO DESTACARÁ DEMANDAS DO BAIXO SUL COM SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA DA BAHIA

hildeO deputado Hildécio Meireles na terceira reunião da Comissão de Infraestrutura, ontem (10), disse que ficou definido que a audiência Pública com o Secretáriode de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, acontecerá na próxima terça-feira. “Tivemos a oportunidade de convidar o secretário de Infraestrutura para participar da nossa comissão na próxima terça-feira e, na oportunidade, ele vai explanar sobre o planejamento da secretaria para o exercício de 2015. Neste momento, todos os deputados presentes também poderão tirar dúvidas em relação aos seus interesses específicos”, salientou Hildécio.

O deputado ainda disse que, destacará algumas demandas da região do Baixo Sul durante a audiência com o secretário.

CAIRU: III Encontro Pedagógico reúne profissionais da educação

enncontro pedagógicoCairu realiza o III Encontro pedagógico com o tema, “Cuidar e educar: uma relação de responsabilidades mútuas entre a família e a escola”, o evento que começou dia 9, proseguirá até o dia 13 com vasta programação para os professores. O encontro reúne todos os profissionais de educação

Cairu tem o melhor ensino de toda a região, os profissionais usam programa do Sistema Positivo, coisa que só escola particular faz. É nesse momento que a Secretaria Municipal de Educação apresenta as ações, projetos e programas planejados para o ano letivo, tanto na Educação Infantil, quanto nos Ensinos Fundamentais I e II, EJA, além do Ensino Médio nas ilhas do arquipélago, em sintonia com o Núcleo Regional de Educação 6 (ex-Direc-5).

enconNa abertura do Encontro o prefeito Fernando Brito ressaltou a nesessidade desse trabalho para o ensino e disse que as portas do gabinete estará aberta para os professores e que ouvirá todas as demandas. ” “Não basta apenas a gestão municipal construir novas escolas e capacitar os profissionais da educação”.

A Secretária de Educação, Isabela Brito, disse que o encontro é um momento de Educação e que agora é a hora de definir metas para a educação, contextualizando o papel do profissional junto à comunidade em prol da educação de qualidade.

VALENÇA: Nunca se fez tanto por estradas na zona rural

cannoasCom mais de 2,2 mil km de estradas vicinais, a zona rural de Valença se apresenta ao longo dos anos como um dos principais desafios aos gestores do poder público municipal. É muito chão de rodovias internas a exigir da prefeitura constante manutenção para condições, pelo menos razoáveis, de trafegabilidade! Apenas como parâmetro, a distância entra o estado da Bahia e São Paulo é pouco mais de 1,45 mil km. Um cenário, portanto, que vem exigindo da atual administração toda atenção possível. 

jequiPredominantemente situadas em zonas que agregam grupos de agricultores familiares, localidades como Gereba, Jequiriça, Orobó, Candimba, Serra Grande, Unamirim e Várzea, entre outras, estão com suas estradas recebendo os cuidados do Governo de Valença, principalmente com serviços de patrolamento e encascalhamento, e na recuperação de pontes de madeira e construção de pontes em concreto.  

biéEm parceria com os governos do estado e federal, a Prefeitura adquiriu duas novas motoniveladoras e uma retroescavadeira, além de contar com outras máquinas de prestadores de serviços. Em apenas dois anos, os trabalhos se intensificaram e nunca se recuperou tantas estradas como agora. Para isso, o planejamento estratégico da Secretaria de Estradas e Rodagens definiu cinco frentes de trabalhos em 2014, divididas por zona e priorizando as principais vias como as estradas do Orobó e Jequiriçá. Além disso, setores que há mais de 20 anos não tinham manutenção, a exemplo de Serra do Abiá, foram também contemplados. Houve ainda a recuperação de pontes e construção de outras em concreto como a ponte do Paulo, Maria de Bié, entre outras.

zéuEm 2015, com a chegada do verão, os serviços foram intensificados e estradas continuam sendo recuperadas. Os trabalhos prosseguem, por exemplo, nas regiões da Formiga, Jequiriçá, Canoas, Riachão da Serra, Gereba, Serra Grande, Riachão da Serra, Saruê, Jetimano

AGORA O VEREADOR QUE QUISER SE ELEGER QUE CORRA ATRÁS DO VOTO

SENADO

Pec 40 jogou água fria nos oportunistas

O Senado aprovou ontem (10), em primeiro turno, a Proposta de emenda à Constituição (PEC) 40, que acaba com as coligações eleitorais em eleições proporcionais. Elas valerão apenas para as eleições majoritárias. A PEC 40 é uma das que fazem parte da reforma política. Na prática, a PEC estabelece que os partidos só poderão se coligar nas eleições para cargos do Executivo – federal, estadual e municipal – e para o Senado. Dessa forma, ficam proibidas as coligações para as disputas à Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras de vereadores municipais. Pela proposta, não será mais possível, por exemplo, que dois partidos que não alcançaram o número necessário de votos para atingir o coeficiente eleitoral se unam para eleger um candidato. Também não haverá mais substituição de parlamentar eleito por um suplente de outro partido. A PEC foi aprovada em primeiro turno, mas somente o texto base, sem a análise das emendas apresentadas. Um calendário especial para a conclusão da votação de primeiro turno e para o segundo turno também foi aprovado pelos senadores. A expectativa é que a votação final aconteça na próxima semana, quebrando os interstícios das três sessões de discussão necessárias para sua votação.

GUARDA MUNICIPAL COMENTA SOBRE PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO E PEDE APOIO AOS VEREADORES

GSM

Na Tribuna Livre os Comandantes da Guarda, Robson e Rodrigo explanaram sobre o Projeto de Reestruturação da Guarda

Ontem na sessão da Câmara de Vereadores de Valença, a Guarda Municipal usou a Tribuna Livre para pedir apoio aos vereadores no que diz respeito ao Projeto de Reestrutuação da Guarda Civil Municipal de Valença. O assunto mais debatido é sobre o uso de armas pela Guarda, que já foi homologado pela presidenta da República, porém cada munícipio depende do seu gestor para autorizar o treinamento para que a guarda possa fazer uso dessaa armas.

A Guarda, antes de tudo, precisa ganhar o apoio da população. É preciso esclarecer através de debates em escolas, associações e imprensa, assim como fizeram ontem na Câmara, apresentando o projeto, para que a população possa entender como será o uso dessas armas e quem poderá portar uma delas. Sabemos que o funcionário público faz concurso para trabalhar como guarda, escriturário etc…, mas não fizeram o concurso sabendo que um dia poderia portar uma arma, o que exige treinamentos e testes, do mesmo jeito que a Polícia Militar faz. Por isso é bom que se esclareça para a população dar o seu aval.

PISIT MOTA LOTOU CENTRO DE CULTURA

PISIT

Pisit Mota é ator e educador, graduado na Universidade Federal da Bahia (Ufba). No seu currículo artístico constam mais de 30 filmes, dentre eles Na Terra do Sol, Folhinha Verde, Quem é Marginal, Rimund e o Futibó, Reversos, Diga Alô, Pau Brasil, Quincas Berro D’Água, O Homem que não dormia e A Pelada, que está em cartaz nos cinemas de Salvador desde meados de outubro do ano passado

A passagem de Pisit Mota por Valença foi calorosa e com muito humor, o ator baiano de Canavieiras, já tem uma bagagem enorme, suas mais de 60 milhões de visualizações de a +1 filmes na internet já é um grande cartão de visitas. Pisit ficou conhecido por suas participações na TV, dentre elas, a Futura, Educadora e Globo.

Quem foi ao Centro de Cultura nos dias 6 e 7 pode ver um grande show desse artista talentoso e que ainda é um grade educador.