Arquivo Anual: 2015

NOTA: PMHIS terá mobilização na Praça Admar Braga Guimarães nesta sexta

A partir das 08 horas desta sexta-feira, 27, a equipe encarregada da Mobilização do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS), em Valença, vai estar em atividade na Praça Admar Braga Guimarães. A presença do PMHIS no local aproveita o espaço e o momento da Primeira Feira de Economia Solidária realizada pelo Governo de Valença, através da Promoção Social, dando culminância ao Março Mulher, em Valença.  As pessoas que comparecerem ao evento serão alvo da aplicação de  um questionário  que é parte da instrumentalização construção do  Plano.  O diagnóstico será embasado por entrevistas feitas com , no mínimo, dois moradores de cada comunidade ali representada. Além de contar com a presença de várias comunidades da cidade, a Feira deve também atrair a participação de grupos de pessoas vindas da zona rural, o que deve enriquecer ainda mais os dados da pesquisa.  As entrevistas, amostragens e discussões que fazem parte da construção do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social de Valença e vem trabalhando o município por setores seguem encaminhamentos traçados em reuniões  das quais fazem parte, com o Governo de Valença,   representantes  da sociedade civil e de diversas entidades.

GLOBO DERRETENDO

williamÉ, coitada da Globo, cada dia que passa seu império vai mais se desabando. Ontem a Globo registrou uma das mais baixas médias de audiência em dias úteis, segundo Ricardo Feltrin, colunista do Uol.

A média de audiência esta noite foi de 20 pontos, que é equivalente ao índice do telejornal global em um sábado de feriado prolongado.

Na segunda-feira passada a média foi de 29 pontos. A segunda-feira de Carnaval, por exemplo, deu 25 pontos na Grande SP (cada ponto = 67 mil domicílios). Os dados consolidados do Ibope só serão divulgados amanhã e podem sofrer pequena variação (geralmente nunca maiores que um ponto).

Dez anos atrás a média do “JN” era de 35,8 pontos na Grande São Paulo. (UOL)

Dizem que, “quem com ferro fere, com ferro será ferido”, é o fim do império, destrui-se por si só, uma emissora que teve seus tempos de glória, com apoios a militares, dando golpes em governos e crescendo com a miséria do povo. Atualmente não pode sequer gravar entrevistas as ruas ou em movimentos populares porque logo aparece o cõro: “o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”, aí ninguém fica por perto, porque senão o bicho pega pra rapaziada que trabalha na emissora.

 

ENQUETE PARA VER O MELHOR CANDIDATO A PREFEITO PARA DISPUTAR COM O CANDIDATO DO GOVERNO

quarteto

Eu soube que o deputado Hildécio depois do encontro regional, antes de ir pra Salvador, reuniu-se com os pré-candidatos (só não compareceu o vereador Jairo), e disse que irá mandar fazer uma pesquisa, pra saber quem está em melhores condições para que ele apoie, afinal de contas as eleições já estão aí. Se o deputado gostasse de ler o blog ele iria saber quem está em melhores condições, toda vez que faço essas pesquisas o nome que fica em primeiro lugar é o do advogado Duda. Alguns candidatos dizem que ele anda convidando pessoas em redes sociais para votarem nele. Porque os outros também não fazem a mesma coisa? Ora! Deixem de ciúme e façam o mesmo. Lembre-se que os números do blog podem não bater com os das pesquisas, mas em compensação acerta na classificção. Nunca perdemos uma!

Vamos sair na frente e vamos fazer outra enquete e vamos provar ao deputado que nossas enquetes tem mais credibilidade que as pesquisas encomendadas. Qual dentre os quatro é o melhor para disputar as eleições para prefeito com o cadidato do governo?

Comunidade católica de Guaibim festeja seu padroeiro, São José

LEVI

Prefeita Jucélia e o jornalista Levi Vasconcelos a festa de São José no Guaibim

Os festejos em homenagem a São José, padroeiro de Guaibim, tiveram o seu ápice neste domingo (22), com as atividades religiosas do dia da festa em louvor ao santo. A programação começou logo cedo, às 06 horas, quando aconteceu a alvorada festiva,  prosseguindo com a Oração do Santo Ofício, às 08h;  missa solene às 09h30  e a procissão, às 11:30. A prefeita de Valença Jucélia Nascimento, ao lado da sua equipe de governo, participou do evento. Nesta segunda (23) será realizada a tradicional Entrega de Ramo, encerrando, assim, os festejos.

Secretaria da Juventude participa do Fórum Estadual de Promoção da Igualdade Racial

SEC JUVA ampla representatividade e um caráter plural de discussões marcaram a abertura da 12ª Reunião do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial, na quarta-feira (18), em Salvador. O evento seguiu até sexta-feira (20), contou com uma extensa programação, entre debates sobre as conquistas e desafios na execução de políticas destinadas à população negra, na perspectiva dos organismos governamentais nos municípios, além da atuação do Governo do Estado neste campo. A abertura das atividades, coordenadas pela Sepromi, contou com a presença de diversas secretarias estaduais, como Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Educação (SEC), Saúde (SESAB), Políticas para as Mulheres (SPM), Desenvolvimento Rural (SDR) e Coordenação de Desenvolvimento Agrícola (CDA).

O titular da secretaria Municipal da Juventude, Antônio Daniel, participou do fórum representando a prefeita Jucélia Nascimento, e trouxe para a plenária importante discussão acerca dos programas para a juventude. “Temos a obrigação de pontuar em riqueza de detalhes para o Governo do Estado, que temos uma numerosa juventude negra na nossa Valença e precisamos também levar a política de igualdade para todos, e, é claro de forma macro. Este é mais um momento de busca, e com certeza não levará muito tempo para executarmos ações para o público do tão exitoso Programa Nacional Juventude Viva.”, pontuou.

A titular da Sepromi, Vera Lúcia Barbosa, destacou o papel dos gestores e gestoras no desenvolvimento de políticas públicas que sejam capazes de “alterar e melhorar a qualidade de vida da população negra de seus municípios”. Para ela, além do desafio de transversalizar as políticas e gestar recursos, trata-se de fazer uma disputa ideológica diária. “É importante apoiar este espaço legítimo, colhendo dados, informações e dialogando sobre a realidade dos municípios”, disse Vera Lúcia. A titular da pasta ressaltou, ainda, o esforço para interiorização de políticas, incentivo à criação de conselhos, o fortalecimento do Programa Nacional Juventude Viva, organismos municipais e valorização dos espaços representativos da sociedade civil para conquistas sociais mais profundas.

A socióloga Vilma Reis, representando o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia (CDCN), lembrou a necessidade do empenho coletivo pela regulamentação de pontos do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, para ela considerado instrumento fundamental na implementação de “verdadeiras políticas de Estado”. Ela lembrou do pioneirismo da Bahia com a criação da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa e implantação do Centro de Referência Nelson Mandela.

A abertura do Fórum de Gestores também contou a presença de personalidades e órgãos da relação de parcerias institucionais, a exemplo de Matilde Ribeiro, ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e atual professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); dos representantes da Fundação Cultural Palmares, Fábio Barreto; do Banco Mundial, Fernando Blanco, dentre outros integrantes da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

CASA DAS ARTES FAZ DOAÇÃO DE ALIMENTOS PARA O LAR DOS VELHINHOS DE VALENÇA

CASA DAS ARTESCom a realização do projeto da Casa das Artes, que acontece no Centro de Cultura Olivia Barradas promovendo cursos de diversas linguagens artisticas, os coordenadores Adilson da Bahia e Fabiana Sousa fizeram a entrega na manha de hoje(17) dos alimentos recolhidos durante as inscrições.

O presidente do Grupo de Ação Comunitária de Valença/Lar dos Velhinhos, Francisco Porto Negrão participou da doação dos alimentos ao lado do coordenador do Centro de Cultura Olivia Barradas, Otávio Mota e da coordenadora, Fabiana Sousa. A realização do projeto de Dinamização do Espaço Cultural é da Casa das Artes/Centro de Cultura Olivia Barradas, com o apoio financeiro do Fundo de Cultura/Secretaria da Cultura e Fazenda e apoio da Valença FM/Rádio Clube de Valença, Jornal Valença Agora e Gráfica Prisma.

Os cursos de teatro, artes visuais, hip hop, circo, pintura, percussão, escultura, dança, maquiagem artística estão acontecendo no Centro de Cultura Olivia Barradas. O projeto contempla, crianças, jovens e adultos.

Segundo os organizadores do Projeto de Dinamização do Espaço Cultural, Adilson da Bahia e Fabiana Sousa, o projeto  visa estimular o espaço cultural Centro de Cultura Olívia Barradas, com a parceria da Casa das Artes e um coletivo de artistas de Valença, no ato de contribuir com o planejamento, organização e gerenciamento de atividades de diversas linguagens como artes visuais, cênicas, dança, música para o público a partir de 10 anos. Oficinas com proposta sócio ambiental terão aulas e visitas técnicas organizadas em 1 por mês na Praia de Guaibim, distrito de Valença.

O objetivo é oferecer oficinas e workshop no segmento artístico para crianças, adolescentes e adultos da cidade de Valença, contemplando diversas linguagens artísticas.