Arquivo Anual: 2015

VEREADOR REGINALDO ARAÚJO DISSE QUE BRASIL MERGULHOU NA LAMA COM A CHEGADA DA DEMOCRACIA

CÂMARANa sessão da Câmara de Vereadores, de ontem (31), o vereador Reginaldo Araújo,  em seu discurso lembrando o fim do Regime militar há 51 anos, lamentou tudo o que aconteceu naquela época, “um período triste, um período terrível, então nós precisamos lembrar e eu quero lembrar desse dia também, mas eu quero lembrar que naquele momento você percebia que o Brasil tinha uma alma, não era apenas um estado, mas era uma nação… Homens e mulheres derramaram lágrimas para termos um país democrático. E aí vem a democracia, quando chega essa democracia você vê esse país afundado numa lama desgraçada, numa lama de misérias de infâmias, você vê o Brasil hoje totalmente afundado num mar de sujeiras, num mar de corrupção”, analisava o vereador que depois disse que o Brasil ainda não tem uma democracia plena, pois ainda está engatinhando para isso.

Não entendi nada, afinal a democracia veio ou não veio?

Mais adiante, no seu discurso, o vereador falou que a ditadura foi o período mais nojento da história do Brasil e jamais gostaria de ver de volta esse período. Voltou a falar de novo que nós vivemos uma democracia, mas não suporta é ouvir o discurso de alguns quando dizem que ‘no Brasil atual há corrupção porque no Brasil do passado também já houve isso’, disse que quem quer fazer certo não olha para o passado, não olha para o retrovisor, “o que existe hoje é um bando de gente que não tem vergonha na cara”, com certeza o vereador deveria estar se referinndo ao partido dele o PP, o partido que mais tem gente envolvido no esquema de corrupção, atualmennte, são 32 políticos do PP, contra 7 do PT.

Mais iteressante mesmo foi quando o vereador Adailton, pediu um aparte ao vereador e questionou sobre o que ele tinha dito sobre a democracia, “eu quero discordar de parte do discurso que Vossa Excelência fez, dizendo que, ‘o início da democracia levou o Brasil a se afundar no mar de lamas’“, disse o vereador Adailto, que foi interrompido pelo vereador Reginaldo dizendo que não teria dito aquilo, e insistiu dizendo que não teria dito. Esquece fácil o vereador, está lá em cima as palavras do vereador que nós gravamos em nosso celular. Adailton seguiu dizendo, “na fala de Vossa Excia. fica parecendo que a democracia ela é responsável hoje, por tudo que está acontecendo e eu não concordo”, concluiu o vereador Adailton.

Reginaldo continuou seu discurso discordando do que o vereador Adailton teria ouvido e disse: “Obviamente que Vossa Excelência ouviu mal e irá verificar depois na reprodução do áudio. Obviamente que eu seria um idiota se tivesse dito isso”, falava o vereador, convicto de não ter dito o que realmente disse.

 

LULA: ‘DELATORES SÃO BANDIDOS QUE VIRARAM HERÓIS’

luklaEm discurso no Sindicato dos Bancários de São Paulo para sindicalistas e lideranças políticas de esquerda, ex-presidente Lula defendeu o ajuste fiscal, convocou os movimentos sociais a defenderem a presidente Dilma Rousseff, e disse que está indignado com a corrupção; ele afirmou ainda que os delatores da Operação Lava Jato, caso de Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa, “são bandidos que passaram a virar heróis”: “Já o bandido pega 40 anos de prisão, vai fazer delação premiada e vira herói. Diz ‘ouvi falar’, ‘eu acho que…’ e nem precisa de juiz, a imprensa já condenou”. (247)

A aprovação da PEC 171/93, representa uma verdadeira afronta à Carta Magna de 1988

Por Israel Ventura Mendes*

israel51 (cinquenta e um) anos depois, o 31 de março volta a assombrar. A aprovação da PEC 171/93, na Comissão de Constituição e Justiça, na Câmara Federal, representa uma verdadeira afronta à Carta Magna de 1988, além de ser uma ameaça velada à dignidade de adolescentes, exposto a situação de risco.

É certo que o caminho para a aprovação e uma Emenda Constitucional é árduo, haja vista o nosso sistema ser rígido, de tal sorte que é preciso aprovação em dois turnos nas duas casas legislativas por 3/5 de seus membros, para só então ser promulgada a referida Emenda pela Mesa do Senado Federal, entretanto a simples possibilidade de tramitação da redução da idade de imputabilidade penal por si só reflete o anseio de uma sociedade vulnerável a intervençõesmidiáticas atreladas ao direito penal do inimigo, calcado na ideiade que “bandido bom seria bandido morto”.

Ocorre que, segundo dados do Ministério da Justiça,(2014) apenas 0,013 % dos adolescentes que respondem a medidas socioeducativas, cometeram ato infracional contra a vida. É importante salientar isso porque, a priori, no sistema de hoje, a medida de internamento só é permitida em casos excepcionais, nos atos infracionais equivalente aos crimes contra vida, muito embora haja decisões reiteradaspermitindo o internamento em ato infracional similar ao tráfico de drogas.

Então, caro leitor, pode-se extrair dessas informações, que, primeiro, o adolescente, com 12 a 18 anos incompletos, não fica impune ao cometer um ato infracional, fica submetido às medidas socioeducativas do Estatuto da Criança e do Adolescente, que, se são ineficazes é devido ao fracasso de políticas públicas voltadas a habilitação do menor infrator, segundo, essa sensação de que cada vez menores estão cometendo crimes mais bárbaros é inverídica, passada por uma mídia sensacionalista que gosta de ganhar ibope encima da tragédia alheia.

Daí então querer submeter essa parcela da sociedade a um sistema carcerário falido e que promove a disseminação da violência é retirar qualquer esperança de (re) socialização desses indivíduos, em paralelo, alguns Estados Norte Americanos estão a promover o aumento da idade de imputabilidade penal, justamente porque é nessa idade em que há uma melhor capacidade de recuperação, coisa que, o
sistema de Fundações hoje, no Brasil, não oferece.

É inadmissível que setores da sociedade civil como associações de psicólogos, professores, o Ministério Público, Associação de Magistrados e a própria OAB, órgão ao qual faço parte, tenham se manifestado contra a essa PEC de 22 anos, e tenha sido ignorada de forma tão veemente pela classe política.

A sociedade como o todo tem que entender que a punibilidade por si só não resolve a questão da violência, que por sinal, é uma questão social. Investimento em saúde, cultura, lazer, EDUCAÇÃO, moradia, emprego, em longo prazo ameniza, não acaba com a violência, haja vista que esta é inerente ao homem, de outro modo, a possibilidade de redução da idade penal de 18 para 16 anos, em curto prazo gerará novas propostas para reduzir para 14, 12, olhe lá se algum parlamentar, no exercício de suas razões não queira propor que o próprio nascituro já responda criminalmente pelos seus atos, tão ineficaz e maléfica é está medida.

Agora, só nos resta que o Congresso recupere ou adquira um mínimo de discernimento para que tal projeto não siga adiante, ou se não, que caiba ao Supremo Tribunal Federal realizar o controle repressivo, caso contrário, o 31 de março voltará a ser um dia que não trará boas perspectivas ao futuro da nação.

*Israel Ventura Mendes é advogado

Cairu adere ao programa “Pacto pela Educação”

EDUCARO município de Cairu aderiu nesta segunda-feira(30) ao programa “Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação”, do governo estadual. O prefeito Fernando Brito assinou um termo de compromisso durante o evento de lançamento do programa, que ocorreu no Senai/Cimatec, em Salvador e contou com a presença do governador Rui Costa, prefeitos de 308 municípios baianos, além de secretários estaduais e municipais.

ALIANÇA ENTRE DEM E PV PODE RUIR

acmA aliança do PV da vice-prefeita Célia Sacramento com o DEM de ACM Neto “começa a ficar fragilizada e, nos bastidores políticos, a ruptura já é quase dada como certa”, segundo reportagem do jornal Tribuna da Bahia; “membros do PV”, conforme a publicação, dizem que a relação ficou estremecida “após os sucessivos deslizes” de ACM, que estaria ignorando demandas da legenda e dando pouca atenção aos seus integrantes; rompimento deve ser discutido em reunião da executiva estadual do PV no próximo dia 13. (247)

DEMÓSTENES DISSE QUE CAIADO FAZIA PARTE DA REDE DE AMIGOS DE CACHOEIRA

caidaoEx-senador Demóstenes Torres diz que campanhas do líder do DEM de 2002, 2006 e 2010 foram bancadas pelo pivô da Operação Monte Carlo; “Ronaldo fazia sim parte da rede de amigos de Carlos Cachoeira”, escreve ele no artigo “Ronaldo Caiado: uma voz à procura de um cérebro”, publicado nesta terça no Diário da Manhã; “Siga o dinheiro”, completa, sugerindo investigação das contas das campanhas do democrata; Demóstenes acusa ainda o senador Agripino Maia e outros integrantes de sua chapa em 2010 no Rio Grande do Norte de terem se beneficiado de um “esquema goiano”, com intermediação de Caiado; por fim, disparou: “Você rouba, mente e trai”. (247)

JUCÉLIA E FERNANDO NO PROJETO EDUCAR PARA TRANSFORMAR – UM PACTO PELA EDUCAÇÃO

jucéliaA prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, e o prefeito de Cairu, Fernando Brito, participaram na manhã desta segunda-feira (30), do lançamento do projeto Educar Para Transformar – Um Pacto pela Educação.  As diretrizes que vão nortear a educação na Bahia foram apresentadas pelo governador Rui Costa no Senai/Cimatec, em Salvador. Na oportunidade, Jucélia E Fernando assinaram um Termo de Compromisso de Adesão ao projeto. Participaram do evento mais 307 prefeitos e representantes das administrações municipais. As propostas do Pacto são baseadas em cinco eixos básicos: colaboração entre Estado e municípios, fortalecimento da educação básica, educação profissional, parcerias com as escolas e a integração entre as famílias e as escolas.

GAMBOA ESTÁ REFORMANDO O SEU FLUTUANTE

O terminal marítimo da Gamboa do Morro, administrado pela Muniz & Muniz está atualmente trabalhando para ampliar o seu flutuante. Inicio desse ano, a empresa que administra os terminais da Ponta do Curral, Morro de São Paulo e Gamboa realizou diversas intervenções em seus terminais para melhorar ainda mais o atendimento dos inúmeros turistas e moradores dessas localidades. O terminal do Ponta do Curral teve implantado e duplicado o seu novo pier quando foi arrastado pelos fortes ventos e chuvas do ano passado.

De acordo com Romilson Muniz, presidente da Associação de Transportes Marítimos do Baixo Sul (ASTRAM), o novo flutuante vai contar com mais espaço e irá melhorar o estacionamento das embarcações e embarque e desembarque dos passageiros com uma maior comodidade.

Outra reivindicação da população da Gamboa é a instalação de um banheiro no terminal. “Já estamos providenciando a instalação de um sanitário no terminal da Gamboa, mais precisamos aguardar a autorização dos órgãos ambientais para não causar danos ambientais. O novo flutuante da Gamboa é mais uma ação da Muniz & Muniz. “Hoje o nosso terminal conta com novos banheiros, assentos de espera, câmera de segurança, atendimento personalizado pelos funcionários da ASTRAM, o que nunca aconteceu quando era administrado pela TWB. Então temos o que comemorar sim! Pelo trabalho, pela união dos marítimos e por acreditar em nossa maior vocação que é o turismo”, disse Romilson Muniz.