Arquivo Anual: 2015

UM PONTO DE VISTA: ISNAR PÕE HILDÉCIO EM SAIA JUSTA

Isnar, assessor parlamentar de Hildecio Meireles, deputado estadual, causou indignação na comunidade jurídica Valenciana, com mais uma de suas parlapatices, ao insinuar prática, via rede social, expressamente proibida pelo estatuto da OAB, qual seja a captação ilícita de cliente para um advogado, que ainda não se sabe o nome, mas, que suspeita-se quem seja, objetivando, claramente se aproveitar de uma situação vulnerabilidade do usuário de telefonia celular, usando como pano de fundo o intento de uma suposta ação contra o grupo de telefonia “Oi”. Em sua convocação Isnar disponibiliza até seu endereço para que as pessoas o procurem. Nada escondido, tudo às claras.

Segundo contam, os advogados assim que souberam, excomungaram o assessor parlamentar Isnar, e expressaram que o “rabula” “jamais deveria ter agido dessa forma, sem antes se certificar da licitude de suas ações”.

Nesse mesmo tom, Isnar e o advogado “Mister M”, receberam, via outra rede social privada, a repulsa de boa parte das manifestações de advogados naquele espaço. “Os escritórios estão ai, estudo e dedicação não podem ser substituídos por casuísmos”,  vociferaram os advogados pela rede.

O problema é que ficou no ar, uma possível mácula no iniciado mandato de Hildecio Meireles, tendo em vista que, ver novamente um nome de sua assessoria e confiança envolvido em disse-me-disse, arroubos de perseguições, em nada contribui para com a boa imagem do mandato.

Num caso como esse, tão grave, a melhor resposta não deve ser o silêncio do deputado da região, sob pena de conivência com as tontices do assessor, mas ante a isso, uma explicação pública viria a calhar, pois assim a OAB e a cidade esperam, além do mais, um sábio ditado calça como uma luva a situação que se apresenta: “Quem com cães se deita, com pulgas se levanta”.

Mexeu com o cu do cão pensando que era uma rosa.

Leiam a convocação do assessor de Hildécio, abaixo:

isnar

INTOLERÂNCIA E ORTODOXIA NA JUSTIÇA BAIANA

Por Irene Dóres

Um velho ditado popular diz que  “quem sabe o peso da justiça é quem sofre a injustiça” , e estudante valenciano  Heráclito Barbosa no meiado do mês de março sofreu na pele o que dizer esse ditado. Mas eu devo mesmo dizer é “quem sabe o que é racismo e preconceito é quem o sofre na pele”, agora o ditado está equalisado.

Ditados a parte, ontem amanheu estampado nas paginas de um  dos jornais mais bem circulados da Bahia, a manchete “Estudante é expulso de fórum por se recusar a tirar adereço do candomblé”. Primeira coisa a pensar foi primeiro de abril! Depois retornei a pagina e percebi que era verdade. O estudante em questão é filho da yalorixá Bárbara do Terreiro Caxuté, participante ativo  do Candomblé, estudou no IFBa e hoje se encontra cursando o quarto semestre do bacharelado em Humanidades da  Universidade da Integração da Lusofonia Afro Brasileira (Unilab).

Heráclito ou Táta Luangomina, (seu nome de camdomblé), só queria autenticar os seus documentos no Fórum de Santo Amaro da Purificação, mas para a Juíza daquela comarca e o seu funcionário de portaria ele estava descomposto, porque usava seu o eketê, gorro litúrgico que os homens de religiões de matrizes africanas costumam usar. E a Juíza a que preceito pertence? Ao da Justiça ou da intolerância? Proibição de bermudas e camisetas é natural e compreensível, mas a um gorro liturgico na cabeça, isso é inaceitável; que o rapaz retirasse para mostrar ao segurança, como ele sugeriu é aceitável, mas proibir a entrada e enxotar uma pessoa do ambiente do judiciário por estar usando um gorro do candomblé nos dias atuais é desreipeito a própria lei que o judiciário através dos seus juízes, tem como meta garantir a  execução em defesa dos cidadãos brasileiros.

Se essa moda pegar no Brasil os homens do candomblé não estarão sozinhos para sofrerem descriminação e intolerância porque os Judeus também terão que retirar seus kipás para “respeitar” as detrminações de pessoas ortodoxas e  intolerantes como essa juíza de Santo Amaro e o funcionário que agrediu o estudante. E as freiras nem chegrão aos portões do  fóruns. Parece que a Juíza não se lembrou ao redigir sua portaria, que vivemos num Estado laico e com culturas diversas devidamente protegidas pela Constituição.

Nesse episódio, o estudante Heráclito pôde perceber o quanto uma vitima se encontra sozinha quando precisa da ajuda do judiciário e órgãos protetores. O Centro de Referência Nelson Mandela, da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial, disse não poder ajudar e que ele procurasse outra instituição. Na Corregedoria de Justiça do TJ os preceptores ao invés de receber a carta denúncia do rapaz, o orientou a retornar para casa e enviar a denúncia através de um email. Parece brincadeira, mas é verdade, o ato presencial está sendo substituido pela prática na rede. O cara está lá com o documento na mão e tem voltar para casa para enviar pela internet, coisa esquisita.

E não ficou só por aí,  Assessoria do TJ, fortaleceu a titude discriminatória e intolerante da magistrada dizendo que “o vestuário é um dos elementos integrantes a conferir solenidade no atuar na esfera do Poder Judiciário”, mas aonde estava a indescência do rapaz? Num adereço religioso? aonde estava a incompatibilidade com o ambiente? Incompativel é a má prestação de serviço, filas enormes nos cartórios e preços altíssimos para serviços essenciais;  incompatível é um processo durar tanto tempo parado que o interessado morre e não vê a sentença; incompatível é a falta de servidor  e o acumulo de trabalho assim como a colocação de funcionários sem qualificação para atender ao público e promover uma confusão desse tamanho além de não atender as necessidades da população. Com isso o TJ deveria se preocupar, não com um gorro religioso.

E o jovem Heráclito continuou peregrinando até chegar ao MPF o qual se comprometeu a analisar o caso. Ufa pelo menos isso, uma análise, já é uma progressão! Espero que Táta Luangomina não se cale, não desista, não tema, pois todas as conquistas que nós os negros, e ultimamente os brasileiros em geral  tivemos, custou muita luta. Lutamos antes contra a escravidão, lutamos depois pela liberdade de ir e  vir, e de poder falar. Hoje lutamos pelo respeito ao ser humano como integrante de uma sociedade igual; pela manutenção de nossas práticas culturais e religiosas que cada vez são mais atacadas. Precisamos garantir nossos direitos e quem deveria zelar por isso nos despreza. Precisamos ter muita consciência e educação para nos reconhecer como pessoas iguais seja qual for o seguimento religioso ou sexual. E o caminho para isso é o estudo, este desperta a consciência crítica e torna o ser humano mais forte. Preconceito e intolerância não podem superar a consciência.

Deputado sugere criação de plano de trabalho na Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo

HILDECriar um plano de trabalho que elabore e apresente propostas ao governo do estado. Essa foi a sugestão dada pelo presidente do colegiado, o deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB),em reunião da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizada na última terça-feira (31), na Assembleia Legislativa da Bahia. Segundo o parlamentar, ele já havia sugerido que a comissão elegesse seis ou sete temas sobre os maiores problemas do ponto de vista da infraestrutura, do desenvolvimento econômico e do turismo da Bahia

IGRAPIUNA: COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR NEILTON LIMA MOREIRA ESTÁ DE CARA NOVA!

IGRAModerno, aconchegante e acessível. Essa é a nova visão do Colégio Estadual Professor Neilton Lima Moreira, situado no município de Igrapiúna, que vem recebendo uma série de intervenções em sua estrutura física com o objetivo de atender o público local. As ações são resultado do excelente trabalho desempenhado pela gestão escolar, através da diretora Tatiana Reis, em parceria com o Núcleo Regional de Educação 06, representado pela Diretora Regional de Educação, Professora Flordolina Angélica de Andrade. A unidade de ensino conta hoje com o prédio totalmente reformado, sistema de ar condicionado em todas as salas do pavilhão administrativo, pedagógico, laboratórios e salas de aula, lousas de vidro branco e serigrafado, quadra poliesportiva, acessibilidade nas dependências da instituição, novas carteiras escolares, sistema moderno de iluminação entre outras ações.

TAPEROÁ: Colégio Estadual Antonio Balbino teve aprovação recorde de estudantes nos Processos Seletivos do IFBA e IF Baiano

O Colégio Estadual Antonio Balbino, situado no município de Taperoá, teve uma expressiva aprovação de estudantes concluintes do ensino fundamental I nos processos seletivos do Instituto Federal da Bahia e Instituto Federal Baiano. No total, 16 estudantes da unidade de ensino foram aprovados nas seleções.

Confira a lista de aprovados:

Ana Beatriz Lacerda Teles (IFBA e IF Baiano)

Ângela Márcia Souza Santos (IFBA e IF Baiano)

Aryane Cabral Bonfim (IFBA)

Gabrielle Souza Araújo de Oliveira (IFBA e IF Baiano)

Edvânia Duarte da Silva (IFBA e IF Baiano)

Thais dos Santos Bomfim (IFBA e IF Baiano)

Carlos Gustavo Magalhães de Queiroz (IFBA e IF Baiano)

Leonardo Anselmo Campos Magalhães (IFBA e IF Baiano)

Ruan Rocha da Paixão (IFBA)

Nataly Costa Lisboa (IFBaiano)

Hanna Pascoal dos Santos (IFBaiano)

Dainara de Jesus dos Santos (IFBaiano)

Isabelle Sousa Lacerda (IFBaiano)

Larissa dos Santos Lisboa da cruz (IFBaiano)

Ana Clara Lisboa Rosendo (IFBaiano)

Anna Thayrine Cardoso dos Santos (IFBaiano)

Hildécio cobra esclarecimentos sobre taxas, em audiência com diretor do Detran

HILDEA Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Alex Lima (PTN), realizou hoje, terça-feira (31), uma audiência pública com a presença do diretor geral do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Maurício Bacelar, para cobrar esclarecimentos sobre o aumento de 128% da taxa de vistoria dos veículos no estado. Na oportunidade, o deputado estadual, e vice-presidente desta comissão, Hildécio Meireles (PMDB) ressaltou que o reajuste foi um projeto de lei de iniciativa do governo do estado e que foi votado pela Assembleia em dezembro do ano passado, mas recebeu voto contrário da bancada de oposição.

CAIRU: CÂMARA ITINERANTE

CAMEm sessão ordinária realizada na ultima sexta feira(27), o plenário da Câmara de Vereadores de Cairu aprovou diversas moções e indicações para o executivo municipal. O presidente do legislativo, Cláudio Brito comandou a reunião e encaminhou as proposições dos edis.Cláudio Brito anunciou aos vereadores o seu mais novo projeto de Câmara Itinerante, no qual a participação popular terá um maior destaque nas mais diversas localidades do arquipélago de Cairu. Já está agendada a Sessão Itinerante para o dia 10 de abril, na Gamboa do Morro. “È nossa intenção percorrer todas as localidades, escutando e trazendo para o plenário as discussões dessas comunidades. Por isso, a importância da Câmara Itinerante. E também a transmissão dessas sessões pela Rádio Clube de Valença. Iremos onde o povo está”, disse Brito.