VALEU VALENÇA!

image

Hoje. Exatamente hoje às 19 horas, do dia 31 de julho de 2010, fazem vinte e nove anos que eu cheguei aqui em Valença para trabalhar no Banco do Estado da Bahia o antigo BANEB. O ônibus parou no terminal, ali, onde hoje funciona a orla de Valença. Saltei e perguntei ao motorista onde eu encontraria um hotel ou pousada para ficar, ele recomendou o Hotel Preto Velho. Hospedei-me por uma semana por lá e depois fui morar no Hotel Universal, da saudosa Dona Matilde, dei muito trabalho àquela senhora. Ali encontrei muitos estudantes da Emarc, onde tive muitos amigos. Meu Deus! Nunca vi tanta gente doida, não sei como dona Matilde suportava tudo aquilo. Nunca mais saí daqui, nem pretendo.

Ano que vem vou fazer um vídeo com uma grande homenagem a cidade que me adotou como filho. Lembro de uma música que tocava em todas as emissoras de rádio e que coincidiu bem com minha vinda, era a música de Paulinho Boca de Cantor: “Valeu”. Valeu, vir para Valença. Aqui construí minha vida, casei, tivemos filhos, criamos e educamos. Valeu, conhecer esse povo tão “hospitaleiro”. É impossível alguém chegar aqui e querer sair de novo. Valeu Valença! “Valeu encharcar essa terra de suor”.

Você pode gostar...

36 Resultados

  1. Antônio DANIEL disse:

    É você sabe que eu não sou muito fã de postar, gosto mais de ler. Ultimamente estou batendo record! Mas você merece!! Parabens primo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Filho não é só aquele natura, mas sim os que adotam, pois melhor que nascer em um local, é muito escolher onde viver.
    Um abração

  2. pelegrini disse:

    Valeu primo!!!

    Abraço.

    PELEGRINI

  3. Reginaldo disse:

    O mesmo onibus que voçe veio deveria levar voçe de volta, pois de gente que não presta a cidade está cheia e voçe é uma desta não temos nada para comemorar só lamentar de uma pessoa como voçe esta na nossa cidade ainda. Fora coisa

  4. pelegrini disse:

    Meu caro Reginaldo, não fale assim, eu tenho um carinho muito especial por essa terra e essa gente, aqui construi meus sonhos e enterrarei, posso não ter servido para você, uma pena, gostaria de ter sido útil. Lembro de toda a história dessa terra desde quando cheguei, de todos os prefeitos de todas as campanhas políticas, de todos os momentos históricos. Da primeira vez que o presidente Lula esteve aqui, de todos os astros e estrelas da Bahia, Daniela Mercury a chiclete com banana. Acompanhei todos os carnavais, e festas juninas. Vi todos os valencianos que se tornaram atletas de futebol, e também quem se tornou desembargador. Vi valencianos sairem daqui e irem a europa para viver outra vida. Vi também senhor Reginaldo, políticos oportunistas que nem sequer ganharam eleições em Valença e se tornarem prefeitos, usando a justiça para se beneficiarem, vi também senhor Reginaldo, os vermes que se colam nos oportunistas para sugarem o que já foi sugado e vivem como verdadeiros caras-de-pau, sem produzir, sem ao menos saber aplicar um prego numa barra de sabão, e vão vivendo senhor Reginaldo. Porque aqui é um lugar de gente que presta, de gente que não liga muito para besteira. Aqui se coloca pão na mesa de quem joga pedras.

    Um grande abraço,

    Pelegrini

  5. Toinho disse:

    porque ate hoje ninguem lh deu um titulo de cidadão . porque se algum vereador pedir ninguem aprova,zzzzzzzzzzzzzzzzzzz

  6. Borboletinha Romântica disse:

    Lolói Mário, acho que esse seu mal humor é saudade do GAROTO GULOSO e da sua COLHER DE PAU SUPERFATURADA DE 18 reais… Reginaldo, vulgo Rorô de Canô, vê se se enxerga… Eu tô começando a achar que vc é apaixonado por Pelegrini e pq Pelegrini não lhe dá bola, vc o persegue… PELAMORDEDEUS, Pare de ser ridículo… Leo Kret é Leo Kret e Pelegrini é Pelegrini!

  7. FACOM disse:

    Que sorte a de Valença receber tão ilustre presença! Já o msmo não posso dizer de “uma entidade” que veio lá do Recôncavo…

  8. Lana Turner, a maravilhosa! disse:

    Amigo Plegrini, nem sonhe com esse título de cidadão valenciano… Eu já desisti… Vc não é togado… Já disse que só os tocados recebem essa homenagem!

    Vamos dando a volta no mundo, enquanto OS URUBÚS PASSEIAM ENTRE OS GIRASSÓIS!

  9. Nick Ridículo disse:

    Reginaldo, quem veio de ônibus foi vc… Pelegrini veio de avião!

  10. Ninhas e Chicas disse:

    Reginaldo, my love, responda-nos, afinal vc é ou não “xonado” por PELEH? Essa sua implicância e fidelidade ao blog é uma certidão de PAIXÃO ARREBATADORA, viu? Tem comentários seus em todos os posts… E agora os nossos também… Pode procurar… Se vc quer continuar no armário, não dê bandeira, mas se vc quiser sair, conte com nosso estoque de plumas e paetês e muita purpurina!

    E viva as BIBAS! Liberdade as BIBAS! Vou lhe oferecer uma página musical com todo amor e carinho… Ela é do Falção, célebre compositor cantor da nossa MPB:

    Homem é Homem

    Falcão

    O homem nasce sem maldade em parte nenhuma do corpo
    O homem é lobo do homem
    Isso explica a viadagem congênita e a baitolagem adquirida!!!

    Sendo assim quem nunca queimou o anel quando menino,
    queimalo-a quando crescido!!
    e isso explica novamente a história da viadagem adquirida!!!

    refrão
    porque homem é homem,
    menino é menino,
    macaco é macaco e
    viado é viado
    homem é homem,
    menino é menino,
    politico é politico
    e baitola é baitola

    O individuio nasce, cresce
    e adentra ao mundo social e politico,
    filosófico e artístico
    Fica danado, letrado, inteligente e sabido

    conhece tudo, explica tudo
    e discute com bastante elegância
    os rumos da catilogência
    fica suave, delicado e aberto
    a novas experiências

    refrão

    nada de novo no front desse globalizado leso
    a saída é a retaguarda
    e isso explica a evolução da perobagem adquirida

    fica dificil um estudo,
    uma tese, uma análise
    dadores da ciência
    o homem inteligente dá ou dá pq é inteligente

  11. pelegrini disse:

    O Rorô, com certeza, se algum dia for vereador aqui em Valença vai me dar um… rsrsrs

  12. pelegrini disse:

    Borboletinha, eu estou de saco cheio desse Lolói. Ele ao invés de procurar um garoto para saciar os desejos dele, fica querendo um corôa, eu eu não gosto dessa fruta, já disse a ele. Vou acabar entregando ele para o caboclo de Ramiro.

  13. pelegrini disse:

    Gostou Reginaldo Mário? Foi um presente de Ninhas e Chicas.

  14. abilio disse:

    O Reginaldo esta certo ninguem é obrigado a ter um Pelegrini poraqui não .Qual o beneficio que ele trouxe para cidade alias ele que ganha da cidade.Quem estas meninas que ficam dando opinião da cidade sem conchecer ninguem.Que este Pelegrini? O que se sabe dele que tem uma sorveteria e a poucos tempo atras criou um blog .Que fica degridindo a imagens da pessoas de bem da cidade ele estas meninas esta brincando com fogo e pode se queimar, ja ouvimos delegado promotores politicos e outra muito chateada pelo comentarios que este Sr, coloca no seu blog ,Portanto não é uma pessoa bem quista nesta cidade.

  15. OS TRAIRAS DE VALENÇA disse:

    RICARDO HAJE, DANIEL DO DETRAN,MARCOS VENANCIO, MARCELOS BORGES, PERGUNTE A SEU GOVERNADOU VAGAREZZA PORQUE AS 300 MOTOS COMPRADA PELO GOVERNO LERDO ESTA ESTACIONADA NO PATIO DO DERBA, ALGUNS DE LÁ DIZ, É FALTA DE DINHEIRO PARA FAZER O EMPLACAMENTO, E O CRIME CONTINUA, TBÉM VCS JA ESTA PROTEGIDO, O POVO QUE SE DANE.

    esta eu tiro o MARTINIANO DA PERGUNTA, o cara é da CUT e agora só anda de carro brindado,E COM SEGURANÇAS. ja pensou, a cut da de tudo.

  16. Resposta disse:

    Trairas de Valença não são 300 motos chegou mais duzentas são 500 motos novas , não é falta de dinheiro não é treinamento dos novos policias e chegaram mais 200 samu e 567 ambuncias que mais vou lhe responder da agora em diante, um abraco do pt13

  17. Cavalo Alado disse:

    Abílio, que não é o Diniz… Vivemos em uma democracia… Se as autoridades não gostam dos nossos comentários, que hajam dentro da lei e provem que estamos infligindo algum direto do cidadão, ok? Para isso existe a COSTITUIÇÃO FEDERAL que me assegura os direitos.

    Suas ameaçãs são infundadas… Não vimemos mais na ditadura militar ou não estamos sobre o comando dos nazistas… MUITO MENOS DA CUT, apesar de vivermos sobre o governo de um sindicalista armador do polo petroquímico. Reveja seus conceitos!

  18. Fanta Maria disse:

    Momento lindo e maravilhoso! Pelegrini, sai diretamente do espetáculo A BOFETADA para vir aqui parabenizar essa cidade linda que lhe recebeu e que vc retribuí o carinho postando na sua página pessoal… Parabéns a Valença e a Pelegrini que a escolheu!

    Título de cidadão valenciano, o povo já lhe deu… Deixe as formalidades para Lana Turner, afinal quem gosta de peruagem é ela, risos!

  19. Perigosas Peruas disse:

    Abílio, vc é um abil… Quando chega, gruda e fica num visgo só… Muito chato… E nem é gostoso!

  20. Romilsom disse:

    Que é Pelegrini ? contribui para quer em Valença é um tremendo fofogueiro e vejo muitas pessoas não gostarem dele deste quando era funcionario banço ele fazia parte do esquema de Geddel no banço do estado Fora amigo eu comcordo com o Reginaldo e seu Abilio . Não é uma pessoa bem quista por aqui pessoas de fora que o Valenciano na gosta e deste sr faca uma pesquisa.

  21. Raell Costa disse:

    Apesar de só falar mau do PT fico grato em ter uma pessoa que instiga o debate, que não se vende ao provincianismo instaurado por famílias que se acham donas desta cidade, que será sempre “a decidida”.

    Quanto ao título de cidadão, quem sabe um dia você ganha.

    Felicidades,

    ps.: Faça sua lista !!

    A Lista
    Oswaldo Montenegro
    Composição: Oswaldo Montenegro

    Faça uma lista de grandes amigos
    Quem você mais via há dez anos atrás
    Quantos você ainda vê todo dia
    Quantos você já não encontra mais…
    Faça uma lista dos sonhos que tinha
    Quantos você desistiu de sonhar!
    Quantos amores jurados pra sempre
    Quantos você conseguiu preservar…
    Onde você ainda se reconhece
    Na foto passada ou no espelho de agora?
    Hoje é do jeito que achou que seria
    Quantos amigos você jogou fora?
    Quantos mistérios que você sondava
    Quantos você conseguiu entender?
    Quantos segredos que você guardava
    Hoje são bobos ninguém quer saber?
    Quantas mentiras você condenava?
    Quantas você teve que cometer?
    Quantos defeitos sanados com o tempo
    Eram o melhor que havia em você?
    Quantas canções que você não cantava
    Hoje assobia pra sobreviver?
    Quantas pessoas que você amava
    Hoje acredita que amam você?

  22. Anja Purpurinada disse:

    Romilson, procure um analista… Essa sua paixão por Pelegrini está lhe enlouquecendo!

    As vezes penso ser inveja… O blog dele bate todos os recordes de acesso e é uma referência… Já o seu jornaleco… Me poupe e continue sonhando com o Jô, mas sonhe muito, viu?

  23. FACOM disse:

    O bom é só escrever o que eles querem? Quando me refiro a eles, me refiro aos poderosos… Esse tempo já passou… O Brasil resistiu a uma ditadura militar, inclusive na imprensa… Jornais como O MOVIMENTO e EM TEMPO poderão provar o que dizemos… Apesar do PASQUIM ter sido destruido e muitos jornalistas de outros meios de comunicação, exilados, mortos ou torturados… Mas a IMPRENSA SEMPRE RESISTIU… Honrou o seu papel de denunciar as “barbaries do poder”… O Brasil ainda fez um Impeachment de um Presidente da República (tudo bem, que hoje ele é aliado e amigo de infância de Lula, também um neopetista como Claúdio e Ramiro) e ainda tem gente que escreve fazendo ameaças a liberdade de expressão? PELAMORDEDEUS, isso é de uma ignorância redundante… Também vai querer o que, como um histórico como o dele, com sua cultura vastíssima e seu vernáculo “em cima”? Só podia dar mesmo em ameaças rasteiras e infundadas. Aliás, quem está no poder, que trate de ANDAR NA LINHA, que esqueça a Lei do Gerson de tirar vantagem de tudo e SEJA HONESTO, prime pela JUSTIÇA, TRABALHE para honrar seu salário, que com certeza, o povo saberá reconhecer.

    Agora o que não podemos é nos deixar ameaçar por “esses tanquinhos” saidos lá do Nazismo… Ususrfruimos o que conquistamos, a liberdade de expressão… Pela morte e por seu corpo nunca encontrado, sempre penso no pai do grande jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva… Como ele, milhares de famílias viram seus pais, filhos, irmãos, sobrinhos sumirem nas dependências dos PORÕES DA DITADURA…

    Portanto, quem ameaça, respeite a história e da próxima vez, apresente contas honestas e não superfaturadas que jamais INVENTAREMOS, mas não queira nos obrigar a esquecer a história!

    Nana, Lina, Mille, Nina, Elena, Marcinha, Luís Carlos, Leo, Mário e Oliveira.

  24. A CIGANA DE HILDÉCIO disse:

    E por falar em HISTÓRIA, por onde anda a famosa COLHER DE PAU SUPERFATURADA NA GESTÃO DO GAROTO GULOSO HÁ 18 REAIS? Alguém tem notícia? TUTAKAMON está cobrando… Fique atento, essa colher é amaldiçoada, tanto para quem tocou nela, como para quem se beneficiou do superfaturamento…

    E pensar que esses vereadores ainda aprovaram as contas desse GAROTO GULOSO com foguetórios… Uma vergonha… Depois não querem que o povo fale!

  25. FACOM disse:

    Pelegrini,

    Bom dia! Por favor, faça chegar o nosso comentário com o pedido da diferencação entre blog e jornal ao jornalista Raí Ramos e quando ele responder, sendo possível, dê um destaque, colocando-o como post principal. Acreditamos que quando postamos sobre esse assunto não fomos levados em conta em virtude de não sermos de Valença ou ainda sermos estudantes e jovens. Ele, um jornalista competente e experiente, com um jornal sério e como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Cairú (acho que é isso, pois vimos o site e amamos), saberá se fazer claro para alguns “nicks” que insistem nessa comparação.

    Gratos,

    Seus amigos da FACOM

  26. Chiquinhas da FACOM disse:

    ” O chicote ficou na escravatura
    E a mordaça, na ditadura…”

    Pelegrini, essa citação é muito usada entre os jornalistas INDEPENDENTES que não se vendem e que fazem uma linha investigativa e de forma especial, que denunciam irregularidades… Pois bem, queremos deixar claro que NÃO ACEITAMOS CHICOTES (temos negros no grupo e até um pobre como costuma de auto-definir Oliveira), chicotadas, ameaças veladas e explicitas… NÃO INVENTAMOS NADA, só comentamos dando a nossa opinião sobre os fatos… Temos “uma pegada de humor”, mas jamais acusamos… No máximo perguntamos e comentamos… É mentira que Cláudio e Ramiro são neo petistas? Não… É mentira que Claúdio nunca ganhou uma eleição? Não… É mentira o episódio da colher de pau há 18 reais? Não… É mentira as contas publicadas da Câmara, onde sua presidente gastou com flores e festas 52 mil reais? Não… É mentira o deboche de Ramiro em várias situações e os DEScalçamentos do “seu” ENGENHEIRO DUDUZÃO? Não… É mentira o MENTIRÃO POR MAIS EMPREGO? Não… É mentira que ele não poderia se inscrever na Justiça Eleitoral e consequentemente cocorrer ao cargo eletivo em virtude de não ter pago uma multa? Não… É mentira que a divulgação no site do MEC sobre a FACE foi “abafada” pelos meios de comunicação de Valença? Não… É mentira o superfaturamento da água de Yemanjá nessa gestão de Ramiro? Não… É mentira que o PT tem PETRALHAS E PETRAOTÁRIOS? Não… Então não nos venham querer colocar mordaça… E dizemos mais… Não exploramos mais as barbaries do poder valenciano pq não temos TEMPO, mas o que se posta aqui e no blog do NINJA, nós lemos tudo… Portanto, chicotadas e mordaças, dêem nos seus eleitores de cabresto, a nós não!

    Texto elaborado por Mille, Nina, Nana, Elena, Lina e Marcinha, as Chiquinhas da FACOM.

  27. Chiquinhas da FACOM disse:

    Complementando: Deixamos a ESCRAVA ANASTÁCIA na Igreja do Pelourinho e não temos nenhuma tendência a ter nossa LÍNGUA CORTADA… Quanto mais ameaças surgirem, mas nós comentaremos!

    O AI-5 foi uma das páginas mais triste dessa história… Olhe bem,a liberdade de expressão se dá em todos os níveis… Temos um presidente que faz apologia ao cigarro, que debocha dos gays, que defende a guerrilha, que fala bobagens sem parar e faz bobagens sem parar… Além de falar errado demais… Temos uma candidata que mente que tem mestrado e doutorado, sem nunca ter escrito uma tese, que é atéia assumida e vai na Assembléia de Deus, vai pedir Benção ao Papa… Gentemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm… Isso sim que é SURREAL…. Com essa entidade e os poderosos que estão se sentindo incomodados com os nossos comentários, nós deixamos a LANA TURNER! Para vocês, só mesmo ela… Risos!

  28. Chiquinhas da FACOM disse:

    A ENTIDADE REFERIDA AI EM CIMA, é um certo sr. de meia idade que tem mil homens e mulheres dentro dele e que fica a nos ameaçar com seus mil nicks e que está com saudade do GAROTO GULOSO, apelido de Cláudio que aprendemos no mural do jornal dele… Ele publicava esse apelido carinhoso de Cláudio, mas Pelegrini não PODE… OH! Santa!

    Vá comer vatapá com a colher de pau de TUTA, vá lindão! Sim, pq nem de feio podemos chamar aquela “peça”!

  29. Ga guinho disse:

    Mille, volta pro Tonhu. Mas leve o dinheiro que você (segundo o Tonhu) surrupiou do seu pai.
    Filha desnaturada e desumana.

  30. Lana Turner disse:

    Mon cher Ga guinho, seu charme é inenarrável e sua sugestão, MARAVILHOSA… Aquela Ilha do Tonhu, no litoral catarinense é tudo de bom… Vc sabia que uma vez eu levei o Bradd Pitt prá lá e ficamos uma semana completamente anônimos? Baby, foi tudo de bom… Cet homme… Eu concordo plenamente com vc, Angelina Joly “surrupiou” o pai, é uma péssima filha, desnaturada, desumana e aquele tanto de filho é só pra posar em foto… Bradd me disse que eles são casados só por contrato, que ele a acha magrela, ossuda e muito bocuda… Disse que a separação deve acontecer com o fim do contrato, que é em dezembro de 2012, acredita? Olha, nem pra Hildegard Angel eu falei isso… Babado forte, só pra vc… Tipo bem “conversinha de comadre”, viu? Não vá espanhar no seu jornal, viu mon cher?

  31. Márcia disse:

    Lana Turner, vc também conhece a Ilha de Tonhu no litoral catarinense? Minha nossa, vc é mesmo rodada… E ainda foi pra lá com o Brad Pitt? PELAMORDEDEUS, vc é minha ídola! Kkkkkkkkkkkkk!

  32. Lina disse:

    Lana Turner, Ga guinho não guardou segredo… O Baixo Sul inteiro até N. York já sabe o que Brad Pitt acha de Angelina Joly e que vcs ficaram uma semana na Ilha de Tonhu no litoral Catarinense… Cara fofoqueiro!

  33. Rapaz Pobre e Interesseiro disse:

    Essa Ilha de Tonhu deve ser muito cara … Pôxa, será que eu arranjo alguma namorada pra me levar pra lá? Em todo caso vou deixar meu email de “abate” – garotogulosoegostoso@terra.com.br

    Aguardo propostas de mulheres interessadas! Mas por favor, só mulheres!

  34. Leo disse:

    De novo essa ILHA DE TONHU? Kkkkkkkkkkkkkkk… Ga guinho, eu recomendo não brincar com essas CHICAS… São conhecidas como PERIGOSAS PERUAS, vc pode se queimar… Sabe como é… Mulheres inteligentes, ricas, lindas e poderosas e todas, absolutamente todas MUITO TEMPERAMENTAIS… Quando botam uma coisa na cabeça, ninguém tira… E agora com essa tal de Lana Turner no grupo, é que ninguém segura mesmo… No ano passado, no Dia Internacional da Mulher, eu recebi 1.567 emails falando sobre a mulher… MAGRA, ALTA, BAIXA, GORDA, FILHA, MÃE, AVÓ, TIA, SOBRINHA, POBRE, RICA, CULTA, SEM INSTRUÇÃO, DOUTORA, CAMPONESA, DOMÉSTICA, PERUA, BATALHADORA DO PÃO DE CADA DIA E TAMBÉM DAS CALORIAS QUEIMADAS COM MUITA BATALHA NAS ACADEMIAS, PLASTIFICADAS, SEM PLÁSTICAS, MASTECTOMIZADAS, DE SILICONE… Rapaz, foi tanto email que eu cheguei a ficar tonto… Queria casar com todas… MULHER é um ser realmente especial… Não sei como tem cabra que não gosta… Mas se ligue gaguinho, essa turma de mulheres é até bem pior que os 4 marmanjos do grupo… Mas se for como ela disse… Se vc partir pra baixaria, baixamos também… Elas saem e nós assumimos os comentários… É pegar ou largar… Pense e resolva, decida! A escolha é sua… Mas eu se fosse vc, não desafiaria a fúria dessas CHICAS!

  35. Leo disse:

    ESQUECI: Tinha email de mulher de 20, de 30, de 40, de 50, de 60, de 70 e até de 80 anos… Fico encantado com as mulheres… Cada fase tem sua beleza!

    Brother, vá dar um mergulha na Ilha de Tonhu e procure relaxar… Vc está muito tenso… Vc é um só e nós somos 10… Eu particularmente, não quero massacrar vc, mas se vc continuar ofendendo as minhas amigas de forma gratuita, terá troco, ah, isso terá com certeza… Somos todos amigos de infância, nos cuidamos e nos defendemos uns aos outros como verdadeiros guardiões… Se ligue e pense bem!

    Boa noite!

  36. Marcinha disse:

    Reginaldo, Toinho, Abílio, Romílson… É isso ai Pelegrini… Embora vc seja um homem vivido, experiente, não está percebendo que ele já entrou no seu jardim…

    “No caminho com Maiakovski

    Na primeira noite, eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim.
    E não dizemos nada.
    Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada.
    Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
    E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.”

    Encerro a minha investigação por aqui… Acho que já lhe dei dados suficientes para você comprovar… Foi muito rica e proveitosa a minha experiência nesse blog, como a sua amizade e o contato com seus comentaristas… Desejo realmente muita sabedoria para enfrentar os poderosos!

    Carinhosamente,

    Marcinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *