UMA VIAGEM NO TEMPO COM IRENE DÓREA

teatro Navegando na internet encontrei um artigo de Irene Doréa Nascimento Britto, Graduada em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em que ela fala sobre o Teatro Municipal de Valença, patrimônio, memória e preservação. Irene cita pessoas e artistas de nossa terra assim como o radialista Dorgival Lemos o poeta Otávio Mota, o saudoso José Leal, Dona Amalita Lacerda Matos que trabalho como bilheteira do teatro, muitas outras pessoas e o grupo de teatro GOTA.

Leiam que é muito interessante. O link é este: http://www.uesb.br/anpuhba/anais_eletronicos/Irene%20D%C3%B3res%20Nascimento%20Brito.pdf

Você pode gostar...

14 Resultados

  1. Rodrigo mario disse:

    Errada,não é somente do Blog de Pelegrini que, erra a data,que era 2009,colocou,1987,o blog Bahia Noticias, um dos mais conceituados blog de politica do Brasil,saiu com esta hoje sextta-feira 16 de dezembro,( certo) hoje 18 de dezembro, portanto todo,muito tem seus erros,e ninguem é chamado de anafabeto por isto, para muita,gente qualquer tipos de erros a pessoa é taxada de anafabeto, existe uma coisa chamada revisão, e as vezes, as pessoas, se passa, eu vou ficar ligado, qualquer erro destes eleitores deste blog e vou comentar porque criticar é facil não olhar o rabo de quem está criticando. é bom BÔAS FESTAS.

  2. Volta Já disse:

    Temo que esse patrimônio cultural Valenciano se torne um palanque eleitoral em 2010.
    Tomara que eu esteja errado!

  3. Marcelo Menezes disse:

    Bicho foi demais, gostei muito da viagem, fantástica! A irene poderia fazer mais, contar um pouco mais de nossa história. Lembro do tempo de criança naquela Praça da Lagoa, hoje Praça da República, meus pais nos levava para brincar por ali, lembro daquele teatro, que já não funcionava. Deus quanta saudade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Valeu Irene, li seu artigo todo. Obrigado por nos levar de volta ao tempo!

  4. Marcelo Queiroz Jr. disse:

    Parabéns Irene Dóres!

    Sua rubrica no artigo publicado faz-nos recordar com alegria a verdadeira essência da nossa querida cidade.
    Realmente existem vários bens em Valença considerados patrimônio histórico e cultural e alguns deles já se encontram tombados pelo IPAC. A ausência da atenção e carinho da gestão pública para com esses patrimônios magníficos nos leva a uma tristeza sem igual.
    Pelegrine gostei da divulgação do link sobre o artigo da Irene, seu Blog com certeza acrescenta e muito para os cidadãos Valencianos.

    Abraços Fraternos, MQJR.

  5. pelegrini disse:

    Obrigado Marcelo!

  6. Mille disse:

    Rodrigo, nem eu, nem nenhum dos meus companheiros da FACOM o chamamos de ANALFABETO… NUNCA! Inclusive pq temos a compreensão que até mesmo aquelas pessoas que não sabem ler e escrever o nosso idioma, que não é seu caso, possuem uma leitura de mundo… Somos todos “FREIRIANOS”… Nós acreditamos que esses seus erros tão primários, na verdade são “estratégias” de marketing pra ser diferente e vender jornal, criar polêmica… Ou falar a língua “do povão” e com isso, ter a identificação popular… Só isso… Estratégia, puramente estratégia, que de certa forma, ajudamos a reforçar quando o censuramos! Esse seu papel de vítima é patético e não lhe cabe!

    Olhe isso: … “E a cigana analfabeta
    Lendo a mão de Paulo Freire”… Esse trecho é da música de Chico Cesar, BÉRADÊRO…

    Bom dia a todos!

  7. Picolino disse:

    Rodrigo, tudo que este Blog se ref a voce tem um objetivo, audiencia.

    Só voce tem midia para fazer os leitores deste Blog se manifestarem e proprociaonar audiencia.

    Voce tem ate direito de chupar todos os picoles de graça ai na sorveteria, porque é quem mais movimenta o Blog.

    Picolino

  8. pelegrini disse:

    Nem todos Picolino.

  9. Rodrigo Mario. disse:

    Não vou perder mais meu tempo abrindo este blog já mandei recado pelo o jornal,este blog não mim ajuda em nada, é um blog de intriga,só serve, para o dono ficar polular e vender, o bagulho dele ( NÃO VIM PARA EXPLICAR E SIM PARA CONFUNDIR) burros são voçes e anafabetos, pois o meu tema sempre foi este de Não explicar nada ninguem , o papel deste blog fazer intrtiga não ajuda em nada, veja o blog do Portal do Baixo Sul e outros, voçe aprende algunas coisas aqui é só intriga coisa de brega,de mulher ruim,

  10. José da Hora disse:

    Caro Pelegrini,
    Através do seu blog chegamos a esse belíssimo trabalho da Irene Dórea. Aos dois, nossos agradecemos por esta oportunidade de discutir esta matéria.
    Quando a Orquestra Fred Dantas esteve em Valença no dia 10.11.09, aniversário da Cidade, o palco para a apresentação daquele espetáculo foi armado em frente do Teatro Municipal de Valença, espaço este fruto do trabalho da Irene.
    Naquele dia ví quando o Teatro tremia, gemia, gritava pedindo socorro e por fim ouvia-se o clamor. Quis comentar aquela CENA, até que o tempo nos presenteou com esta matéria e por si só quem lá esteve vai lembrar do episódio; Usava-se a Praça Pública para apresentação de uma Orquestra (bonita apresentação), enquanto que à sua frente estava um fantástico Teatro, proprício para o evento de portas fechadas, com teto caindo, forro despencando, àrea dos fundos (quintal) invadido, acervo estragado, estatuetas que enriquecia sua fachada retiraqdas e hoje em local ignorado. etc. etc.etc.
    Tudo em nome do descaso, do desprezo, do desinteresse, da falta de comprometimento do desdém e outras coisas mais.- Questão que segundo o que alí está escrito, não é de hoje.
    -É necessário reproduzir em impresso o texto da Irene para distribuir com a população que ainda não tem acessso a internet. -Afinal, esta é uma luta que deve ser de todos!!!!!!

  11. pelegrini disse:

    Rodrigo,

    Só publico os seus comentários porque acho você muito engraçado, para não dizer ao contrário. O único bagulho que teve por aqui foi seu pasquim, trazido por Geddel, que até hoje não entendo porque ele faz tanta propaganda daquela porcaria. Aqui mesmo ninguém lê. A última vez que apareceu um exemplar dessa asneira por aqui, um garoto de 14 anos fez questão de jogar no lixo, e esse garoto por coincidência é sobrinho de Geddel.

    Economize seus papéis fedidos, não mande mais pra cá não pois ninguém quer perder tempo lendo aquilo, cultura inútil.

    Tenho um carrinho de picolé aqui sobrando, tá pensando em mudar de vida? Venha vender picolé que é melhor para você.

    Você já passou da idade de fazer palhaçada, tá muito velho para estar brincando com coisa de homem. Não esqueça que nenhuma digital no mundo coincide. Um dia você pega num pau de m…

  12. Leo disse:

    Rodrigo, cara vc é muito, muito, muito… E eu só não lhe dou um beijo, pq sou alérgico a homem!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    mE POUPE, rORÔ DE cANÔ, ME POUPE!
    aSSIM MESMO, DESSE JEITO!

  13. visão politica 2012 disse:

    se a prefeitura e o ministério publico não tomar conhecimento, a população de valença vai perder o resto deste patrimônio de valença,quem estra neste predio e vai até o fundo do imóvel pode ver que a dona do restaurante da LIDIA, ja tomou o quintal deste prédio, e nem os vereadores nem prefeito faz nada,uma vergonha, quem vendeu este terreno do fundo deste imóvel para beneficiar dona lidia.

  14. visão politica 2012 disse:

    pelegrine veja com zé da hora e o vereador jairo se eles sabem do que esta acontecendo com fundo deste imóvel, veja que enorme construçaõ, fizeram um ELO, UMA CURVA NO FUNDO, TOMANDO PARTE DO TEATRO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *