Acelerador de partículas LHC quebra recorde mundial de energia

image

Colisor superou marca que pertencia a experimento americano.
Feixes de prótons circularam a 1,18 tera eletrovolts (TeV).


O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) já é o acelerador de partículas de energia mais alta do mundo, depois que feixes de prótons circularam nesta segunda-feira (30) a 1,18 tera eletrovolts (TeV), informou o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em francês).
O número bate o recorde mundial anterior de 0,98 Tev, alcançado pelo colisor Tevatron do Fermi National Accelerator Laboratory, nos Estados Unidos.
"Este evento constitui um importante marco no caminho rumo ao programa de física do LHC em 2010", no qual se chegará até os 7 TeV (3,5 TeV por feixe), segundo uma nota o centro de pesquisa.
"Continuamos nos adaptando sobre como está sendo simples o manejo do LHC", declarou o diretor-geral do CERN, Rolf Heuer, que, no entanto, se mostrou prudente ao afirmar que "seguimos passo a passo, ainda há muito a ser feito antes de começar a física em 2010".
A próxima meta é aumentar a intensidade dos feixes até o Natal antes de extrair maiores quantidades de dados das colisões.
Para isso, o CERN deve garantir que uma maior velocidade dos feixes possa ser manuseada de maneira segura e que seja possível assegurar condições estáveis para os experimentos durante as colisões, o que se espera que leve cerca de uma semana.

Para a construção do LHC foram investidos 12 anos de trabalho, cerca de 4 bilhões de euros, e o esforço combinado de 7 mil cientistas.

Fonte: G1

6 Respostas para Acelerador de partículas LHC quebra recorde mundial de energia

  1. CLONE do Ismário dezembro 9, 2009 às 1:35 pm #

    Só falta o tio Ramirinho querer comprar esse troço, superfaturar, e lucrar milhões. Né ismário?

  2. anônimo dezembro 9, 2009 às 5:42 pm #

    vc não sabia? ele já comprou e disse que vai colocar a turma da câmara pra dar uma voltinha… E cláudio, com inveja, disse que também quer um tb, afinal ELE É O MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA RECENTE DE VALENÇA!

    bjs ismarinho!

  3. Nana dezembro 9, 2009 às 5:44 pm #

    http://www.youtube.com/watch?v=ijCwWsG_IBg – Para Lina que perdeu o juizo…………………………..Ismários? Me poupe!

  4. maria do jacaré dezembro 9, 2009 às 10:48 pm #

    quem leu o jornal atarde de 9/12, pode ver na coluna de samuel celestino,onde ele fala do TCM, segundo ele, é o maior cooperador das falcatruas de prefeitos baianos, verdade, vejo que, com tantas contas aprovadas com resalvas, prefeitos e vereadores que não paga as multas,pra que serve O tal de TCM, um verdadeiro cabide de emprego, enquanto as prefeituras falida por gestores canalhas,o povo sofrendo, as cidade a cada dia se acabando, e os prefeitos cada dia mais ricos. T.C.M = transações contabilizada de maracutaias.

  5. JOÃO CABEÇA QUENTE dezembro 9, 2009 às 10:51 pm #

    o tio ramiro quer mais dinheiro, quanto custa esta maquina, ela só faz notas de 100,00, mande o preço amigo.

  6. Turista Abelhão dezembro 13, 2009 às 2:43 pm #

    Quando a GVF vai, realmente, libertar minha Lina?

Deixe um comentário