MP investiga esquema de fraude em licitações para concurso público na Bahia

image

Li no A Tarde on line: O Ministério Público Estadual, na comarca de Nova Soure, investiga a suposta formação de um cartel composto por empresas que estariam atuando em conjunto para “maquiar” disputa por serviços de realização de concursos para prefeituras e câmaras municipais no interior do Estado.

O Promotor diz: “Recebemos a denúncia e estamos apurando uma aparente fraude no processo licitatório para a realização de concursos na Bahia”.

Também falou que: “Se esta informação se confirmar, estaremos diante de um vício insanável que determina a nulidade de diversos concursos no Estado”.

A notícia nos chamou a atenção pelo motivo de haver uma empresa da cidade de Alagoinhas envolvida no esquema, e como houve suspeita de fraude no concurso da câmara de Valença, e a empresa que realizou o concurso é de lá (Seleta Consultoria), isto nos chamou a atenção. Porém não foi citado o nome dessa empresa. Como as águas vão rolar, vamos ficar atentos.

Fonte: A Tarde on line

9 Respostas para MP investiga esquema de fraude em licitações para concurso público na Bahia

  1. francisco novembro 2, 2009 às 8:11 am #

    10/2009 às 19:53 | COMENTÁRIOS (9)
    Municípios da Bahia têm mais casos de corrupção
    Vítor Rocha,do A TARDE

    >>Confira o site da Transparência Brasil, que fiscaliza o poder público contra corrupção

    Os municípios baianos registram os maiores índices de corrupção do País, de acordo com levantamento feito nas inspeções da Controladoria Geral da União (CGU) entre os anos de 2001 e 2004. Os dados foram publicados na tese Efeitos da corrupção em indicadores sociais, do doutorando em ciências sociais pela Universidade Federal de Pernambuco Clóvis Alberto Vieira de Melo.

    Ele demonstra como a corrupção dificulta a oferta de serviços sociais, especificamente nas áreas de Educação e Saúde. “Ela é um elemento que interfere, mas não o único”, explica o pesquisador.

    Foram 128 desvios de recursos públicos nas 38 cidades investigadas pela CGU na Bahia. A média é de 3,37 casos por município baiano, e São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, lidera o ranking nacional com 11.

    Outros municípios baianos recordistas são Itaberaba e Santa Terezinha, com oito casos, e Teofilândia (7). Entre as dez cidades com o maior número de desvios de verba, a Bahia tem sete; o Maranhão, dois; e Minas Gerais, um.

    Na média de ocorrências por município, a Bahia é seguida pelo Maranhão (2,76), Alagoas e Amazonas (2), e Sergipe (1,91). Acre tem o menor índice (0,14). A média nacional é 1,37, com 556 municípios considerados.

    O pesquisador ressalva que a Bahia não pode ser considerada o Estado mais corrupto do Brasil porque as escolhas dos locais inspecionados pela CGU se dão por sorteio, o que impossibilita a comparação.

    O estudo também não leva em conta o volume de recursos desviados, só a quantidade de registros. “A proposta não é analisar estados”, pondera Melo. “O sorteio da CGU leva em conta os municípios com até 400 mil habitantes, o que representa mais de 90% do total”, lembra.

    Abandono – A corrupção gera prejuízos para além do esvaziamento dos cofres públicos, de acordo com a tese de Melo, apresentada na última quinta-feira, 29, no 33º encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, em Caxambu (MG).

    O dinheiro desviado resulta em redução da oferta de serviços sociais. A pesquisa compara os dados da CGU com os índices sociais de educação e saúde do mesmo período e conclui: “Quanto mais corrupção, menos as políticas públicas atingem os objetivos planejados”.

    Nas cidades sem desvio de verba, o índice de abandono escolar no ensino fundamental foi de 7,21% em 2004. Nos municípios com quatro casos de corrupção, o número pula para 16,16% – aumento de 124%. O quadro se repete para taxa de reprovação: 14,97% nas cidades sem corrupção e 22,5% nas com quatro casos – 50,6% de incremento.

    A Bahia ajuda a comprovar a tese. Além de ter os municípios mais corruptos, o Estado registra a terceira maior taxa de abandono escolar no ensino médio e a quarta maior no ensino fundamental, com 20,9% e 15,2%, respectivamente. Os dados são do Ministério da Educação (2005).

    AVALIAÇÃO: Boa 3 votos Imprimir Enviar Fale com a redação QUANDO DIGO QUE NÃO ACREDITO EM PESQUISAS,OU SERÁ QUE O TRIBUNAL DE VALENÇA FAZ TBÉM MAQUIAGEM, PQUE TEM VEREADOR COM TANTAS DENUNCIAS DESTE MUNICIPIO, AINDA NÃO SAI NA LISTA DE CORRUPTO, OU SERÁ QUE A SOCIEDADE ESTA VIVENDO MARAVILHAS EM VALENÇA,6 ANOS DE VARIAS DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO, DO SOBRINHO AGORA O TIO,PRESIDENTE DE CAMARA NÃO FOI APROVADO CONTAS, NO OUTRO DIA CONTAS APROVADA, COISA DE VALENÇA, O VEREADOR JAIRO TEM 18 DENUNCIA AO MINISTÉRIO PUBLICO SOBRE DESVIO DE DINHEIRO, COMPROVADO, E NADA ATÉ AGORA, ESTE TCM DE VALENÇA NÃO FUNCIONA, É UM ORGÃO POLITICO, PODEM LEVAR PRA OUTRO LUGAR, QUEREM LEVAR PRA SANTO ANTONIO, QUE VÁ, PORQUE VALENÇA E OS MUNICIPIOS DA REGIÃO ESTA AFUNDANDO,A POBREZA A CADA DIA AUMENTA, NADA SE FISCALIZA, OU OS VEREADORES SÃO VERDADEIROS MAQUIADORES JUNTO COM SEUS PREFEITOS, E VALENÇA NESTA PESQUISA NÃO SAI, COISA DO TIO RATO.

  2. José da Hora novembro 2, 2009 às 9:49 am #

    Caro Pelé,
    O texto do Francisco,leia acima,no seu último parágrafo traz uma forte dose de indignação e que acredito não ser só dele. -É, sim, nossa também!.
    Lei 9.452/97 – estabelece que as prefeituras devem informar sobre a liberação de recursos federais à Câmara de vereadores, partidos políticos, sindicatos de trabalhadores e entidades empresariais com sede no Município. -Esta lei não pegou por aquí.
    Portanto, consulte:
    http://www.stn.gov.br
    http://www.portaldatransparencia.gov.br
    http://www.contaspublicas.gov.br
    ou então ligue para obter informações a respeito de leiberações de recuros para Valença =0xx.61.3216.1851 ou Fax 3216.1856.

    Boas consultas, sucesso.
    José da Hora

  3. pelegrini novembro 2, 2009 às 11:47 am #

    Ok Zé, vou pesquisar essas informações.

    Abraço.

  4. carlos ferreira do santos dezembro 10, 2009 às 11:40 pm #

    MUNICIPIOS DE TABOCAS DO BREJO VELHO0-BAHIA
    eu carlos estou aqui para falar da minha cidade de tabocas do bre-jo velho-bahia.aqui tambem esta tendo concursos.mais as coisas mais gualvis e as corruspçâo,e os delvios dos dinheiros publicos fedel da bahia , que nâo acabar. e tei mais no 8 anos dos manda-ntos de 2001 até 2008 ele ex-prefeitos gilmar ribeiros da silva,so delvios ,e agora ele colou seu passeiro dos seu partido DEMOCRAT–ICOS-DEM,PÓ COMPRAR DE VOTOS.SEU NOME E JOSE CAVARCANTE DE ARAÚJO ELEITOL PO COMPRAR DE VOTOS , E FOI DENUNCIAS TAMBEM,MAIS NÂO ADI-ANTOU PORQUE A JUSTIÇA DA BAHIA E FALHA.QUEREMOS JUSTIÇA AQUI NA NOSSA CIDADE POR QUE AQUI JÁ VIROU CIDADE DA CORRUSPÇÂO.

  5. KELVEN DE SOUZA OLIVEIRA fevereiro 2, 2010 às 10:53 am #

    OLÁ, MEU NOME É KELVEN,TENHO 18 ANOS, MORO EM SERRA DOURADA BAHIA, E ESTOU AQUI PARA REIVINDICAR OS MEUS DIREITOS…A LADROAGEM, BANDIDAGEM E IRRESPONSABILIDADE(NÃO SEI, ESPECIFICAMENTE SE FOI DA EMPRESA SR CONCURSOS E PERQUISAS OU DOS PRÓPRIOS REGENTES DA CIDADE DE TABOCAS DOBREJO VELHO),DEVEM SER DOS DOIS…IMPONDO NA PROVA QUESTÕES MAL ELABORADAS E GABARITO COM RESPOSTAS SEM PÉ NEM CABEÇA…ONDE JÁ SE VIU TABOCAS TER SIDO EMANCIPADA EM 2002…? POR FAVOR PEÇO A COMPREENSÃO DE TODOS VCS PARA QUE ISSO SEJA MUDADO…ACERTEI 20 PONTOS E NO GABARITO CONSTA QUE ACERTEI APENAS 14…PELO AMOR DE DEUS ONDE ESSE PAÍS VAI PARAR? DEUS DO CÈU…
    PEÇO QUE REVEJAM ESSA CITUAÇÃO…ANALISEM AS QUESTÕES ATENTAMENTE, TENDO COMO RESULTADO UMA CONCLUSÃO SATISFATÓRIA…AFINAL EU PAGUEI R$ 40,00 PARA ESSA #$@%$#@%$@%…TENHO PLENA CONVICÇÃO DAS RESPOSTAS E ISSO NÃO É JUSTOOO!!!

    KELVEN DE SOUZA OLIVEIRA

    AGRADEÇO!!!

  6. KELVEN DE SOUZA OLIVEIRA fevereiro 2, 2010 às 11:01 am #

    se o prefeito for realmente justo e não corrupto …essa situação vai mudar

  7. manoel vitor fevereiro 2, 2010 às 4:41 pm #

    NENHUM VEREADOR DE VALENÇA FISCALIZA AS LICITAÇÕES, POUCAS LICITAÇÕES TEVE ANUNCIO EM VALENÇA, PRINCIPALMENTE NA MERENDA ESCOLAR,NA SAÚDE, OLHA AS VERBAS FEDERAIS NINGUÉM FISCALIZA, E O GOVERNO FEDERAL MANDA A SOCIEDADE FISCALIZAR, MAIS OS VEREADORES DE VLENÇA NÃO TEM COMPETENCIA DE MANDAR O PREFEITO COLOCAR NO MURAL E PUBLICAR NA INTERNET COMO MANDA A LEI.

    LIGA MEU POVO,VEREADORES COLOQUE ESTE TELEFONE EM MURAL NAS ESCOLAS PARA OS MENINOS DENUNCIAR REF AS MERENDAS CORRETAS, COMPRE OU FAÇA UMA VAQUINHA DE 500 FOLHAS DE PAPEL OFICIO E COLOQUE EM LUGAR QUE OS ALUNOS POSSAR LIGAR É GRATS 0800-61-6161 O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PEDE PRA LIGAR.

  8. willian fevereiro 26, 2010 às 6:05 pm #

    gostariade saber se esta informação foi confirmada, se ja chegaram aum resultado sobre as investigações

  9. pelegrini fevereiro 26, 2010 às 6:52 pm #

    Willian, nunca mais acompanhei esse caso.

Deixe um comentário