DO VIRA-LATA AO PROTAGONISMO, UM BRASIL QUE NÃO SE ABAIXA MAIS

Na Folha de São Paulo, Waldemar Magaldi Filho nos convida a virar o jogo mental do “complexo de vira-lata” e enxergar o brasileiro não como submisso, mas como símbolo da mais poderosa das qualidades humanas: a adaptabilidade.
Em vez de aceitar o olhar do colonizador ou do imperialista como espelho, o autor propõe que miremos no que realmente somos: uma mistura única, resiliente, criativa e altiva, exatamente como o vira-lata que não precisa de pedigree para ser genial
A crítica às ameaças autoritárias de Donald Trump ao Brasil funciona como um estopim para refletirmos sobre nossa constante necessidade de validação externa. É hora de romper com o “complexo de colonizado”, que internaliza a inferioridade e busca tutores.
Somos um país soberano, diverso, pacífico e forte, que já enfrentou ditaduras, proclamou república, e não precisa de “pais” políticos nem de tutelas estrangeiras.
Ao defender nossa identidade, nossa história, e nossa democracia, resgatamos também o orgulho de ser brasileiro, esse ser miscigenado, engenhoso, que já passou da hora de assumir o protagonismo no mundo.
Sim, somos vira-latas, mas daqueles que sabem morder quando precisam e jamais abaixam a cabeça.
O Julgamento de Jair Messias Bolsonaro A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta quinta-feira (11/09/2025), por quatro…
O mais importante: e o nível dos professores?!
Rapaz, ele não tá errado não, errado mesmo é esse vereador ganhar o salario de motorista, quer dizer .... esse…
Isso e funcionário querendo fazer mídia kkkkkkkkk teve um aumento de salário vive babando ovo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
vamos ver até onde vai essa FAKE NEWS ,Esse bolsonarista da internet só tem funcionários puxa saco ,bando de baba…