Asteroide 2024 YR4: A Ameaça Que Quase Foi (Mas Ainda Pode Ser Para a Lua)

Embora o asteroide 2024 YR4 tenha deixado os astrônomos em alerta com um risco inicial de colisão com a Terra, as novas observações mostram que estamos praticamente fora de perigo. O mesmo, no entanto, não pode ser dito da Lua, que ainda enfrenta uma chance de 4% de ser atingida.
O destaque vai para o papel do Telescópio Espacial James Webb, que fez observações detalhadas do objeto — o menor já analisado por ele —, ajudando a refinar seu tamanho, forma, rotação e trajetória. Ainda que o risco para a Terra tenha praticamente zerado, um possível impacto lunar pode gerar consequências indiretas, como o aumento de detritos espaciais que ameaçam nossos satélites.
A boa notícia é que a chance de nada acontecer ainda é muito maior. Em maio, novas observações poderão trazer uma resposta mais definitiva. Até lá, seguimos de olho — e com os dedos cruzados para a Lua escapar ilesa.
Pois é bem assim, exemplos não faltam desse tipo de atitude basta olhar para Brasília.
Parabéns Pelegrini por essa excelente matéria!
Não só ao Prefeito dou meus Parabéns, mas em especial ao Governador Jerônimo Rodrigues por ter aceito a EMENDA do…
[…] dignas de nota triste, como enterrar uma baleia em plena faixa de areia, como ocorreu em Valença, em novembro…
Como Levi Vasconcelos,só queremos o melhor pra Valença. Isso aí Marcos Medrado mostre mesmo o seu potencial. Só quem ganha…