DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Gostaria de te pedir um favor. Se for possível divulgar em seu blog a caminhada pelo dia da consciência negra em Valença promovida por Célia Praesent que é uma mulher batalhadora pela causa e tem contribuído muito para nossa cultura promovendo arte e educação. As dificuldades para acontecer essa caminhada são muitas mas tenho certeza que ela conseguirá!
Vai ser boa uma discussão sobre esse tema e já faço um questionamento: Porque as secretarias de educação (estado e município) não se envolvem diretamente em um projeto tão importante como esse? Célia está só para organizar e promover o evento! Eu farei o que for possível para ajuda-la. Célia é uma solitária pela causa que abraça assim como eu e por isso me incomodo tanto por saber o quanto é difícil.
Abraços Pelegrini, e mais uma vez obrigada!
Gil.
A produtora de eventos e coreógrafa Maria Celia Praesent, coordenadora do AGAFTER (Associação Grupo Afro Filhos da Terra) tem o prazer de vir através deste convidá-lo(a) para participarem da 3ª Caminhada em Alusão ao Dia da Consciência Negra,com o objetivo de regatar a cultura afro brasileira da cidade de Valença.
Essa Caminhada será realizada no dia 20 de Novembro de 2010 (sábado) concentração na pracinha do Jambeiro às 15:00h, com saída às 16:00h em direção a Praça da República.
“Em entrevista à Carta Maior, Marilena Chauí avalia a guerra eleitoral travada na disputa presidencial e chama a atenção para a dificuldade que a oposição teve em manter um alvo único na criação da imagem de Dilma Rousseff: “o preconceito começou com a guerrilheira, não deu certo; passou, então, para a administradora sem experiência política, não deu certo; passou para a afilhada de Lula, não deu certo; desembestou na fúria anti-aborto, e não deu certo. E não deu certo porque a população dispõe dos fatos concretos resultantes das políticas do governo Lula”.
Para a professora de Filosofia da USP, essa foi a novidade mais instigante da eleição: a guerra se deu entre o preconceito e a verdadeira informação. E esta última venceu.
F Santana
Para o fundador da ONG Educafro, frei David Raimundos Santos, a maior conquista da população negra no governo Lula foi o ProUni (Programa Universidade para Todos), criado em 2004. “Em cinco anos, só o ProUni colocou mais negros nas universidades do que os últimos cem anos de Brasil. E nós, negros, temos a consciência de que o que vai provocar a mobilidade social do povo negro é o acesso à educação de qualidade”.
F Santana
Nos últimos momentos à frente da Presidência da República, o Presidente Lula tem recebido premiações. Ontem, foi anunciado que ele ganhou o prêmio Indira Gandhi para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento de 2010. A condecoração foi cedida por um júri presidido pelo primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.
De acordo com Singh, Lula se esforçou para implementar políticas sociais no Brasil, além de promover o crescimento do país. Esse mesmo prêmio já foi dado ao ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev, em 1987, e ao ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, em 1997.
F Santana
A estudante do último ano de direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) Meire Rose Morais sofreu ofensas com conteúdo racista de uma colega de sala. De acordo com ela, as agressões se deram em uma lista de e-mails. Meire relata que é comum os bolsistas negros do Prouni serem tratados de maneira preconceituosa.
“Ela manda os e-mails com vários contextos que discriminam a questão racial: ‘esse creme que você usa para emplastar seu cabelo’. Ela faz uma ofensa pelos elementos raciais que eu possuo. Eu tenho o cabelo crespo, cacheado e para ele não armar muito eu passo bastante creme.”
F Santana
Acho importante esse dia(2o de Novembro – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA), na medida que propicia uma reflexão sobre o passado, o momento atual e novas diretrizes, JÁ QUE CONSCIÊNCIA NEGRA, é muito mais qua a quantidade de melanina que cada um tem no seu DNA. E PARA ISSO, recomendo essa obra prima de dois monstros sagrados, inclusive um deles fará um grande show hoje em São Paulo que será transmitido pela Globo, após o Fantástico.
Bom domingo a todos e de forma especial a vc Pelegrini e toda a sua família.
http://www.youtube.com/watch?v=sssqBjaTzOU
Fernando Santana vá se tratar… Cê tá doidão! Vá ser LULOPATA assim lá nos quintos, nos sextos e nos sétimos e pare de invadir os posts dos outros pra falar de condecoração de Lula. O POST É SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA E NÃO SOBRE A LULOPATIA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA.
Genial Mille… Essa música é perfeita para demostrar a “perfeita união” das distintas cores… A letra é uma ODE a convivência harmônica.
Deveria tb ter o dia da cons. loira, branca, japonesa e de outras nações que ajudaram a construir o nosso Brasil.
Abaixo a Lulopatia, voce é um otario de marca maior. Otario.
Premio que promove a PAZ! O que mais causa guerra seu otario é o preconceito (religioso, racial, social, cultural e o seu otario)!
Ou relamente i n g n o r a n t e.
F Santana
airton vai, airton vai, airton vai………….. vai buscar dalila, meu bem, vai buscar dalila!
P/ HAJA FLOR – http://www.youtube.com/watch?v=eVn8BZ7baqU
Parabéns Sr. Fernando Santana .Parabéns a Célia e ao povo do bairro do Jambeiro pela comemoração ao dia nacional da consciência negra .Há no momento, no Brasil uma forte onda de pensamentos NEO NAZISTAS espalhando o preconceito de todas as ordens:religiosa, racial,cultural e quando alguém questiona o Prouni como não parte das conquistas de nós negros fico com receio de dá a resposta merecida e não respeitarem o estatuto do idoso e em nome da LIBERDADE de EXPRESSÂO respoderem de forma inocente e mudando de foco como procederam com o Senhor, acima .Parabéns a Pelegrini pela existência do BLOG.Breve saborearei o sorvete melhor de Valença.Deixe só o clima ANTI-PT cessar.Não sou filiada a nenhum partido ,porém amo a liberdade .
Lula recebeu prêmio da paz? AONDE? COM CERTEZA NÃO FOI UM PRÊMIO CREDENCIADO PELA ONU… Deve ter sido o Prêmio de Melhor Projeto Político dado pelo ISO 1,99… Fernado, essa é pra vc que recorta e cola:
Apedreja e chora
Foi bonito. Foi comovente. Lula no Rio, Dilma em Brasília. As lágrimas do criador e da criatura resolveram brotar no mesmo dia, em público, numa sintonia impressionante.
É um bom sinal. O brasileiro adora ser liderado por gente que chora. A plataforma coitada será mantida. Em time que está ganhando não se mexe.
Já era hora mesmo de uma choradinha. O governo Lula começou com o Fome Zero. O governo Dilma se prepara para começar com o Idéia Zero. A paisagem desértica da partilha de cargos e da falta de planos, ornamentada pela assombração da CPMF, assusta qualquer um. É mesmo de chorar.
Mas o choro redime. É fórmula testada e aprovada. Tem sido assim desde o primeiro mandato do PT: se mantém o Banco Central governando, escala-se um ministro Mantega na Fazenda para fingir que faz oposição ao neoliberalismo, e o presidente(a) chora. Não tem erro.
Assim o governo bonzinho pode fazer quase tudo. Até aprovar as pedradas de Ahmadinejad.
Ao se abster de condenar o apedrejamento no Irã, o Brasil mostrou ao mundo sua coerência. Um país que defende a escalada atômica do ditador iraniano não poderia mesmo se preocupar com umas pedrinhas.
O argumento da diplomacia brasileira é cristalino: o país não assinou a resolução da ONU contra as barbaridades de Ahmadinejad porque os direitos humanos devem ser discutidos de maneira holística.
Perfeito. A tortura cubana aos presos políticos também não era holística, por isso o filho do Brasil ficou na dele. Essas coisas que não são holísticas não têm mesmo a menor importância.
Já o choro sincronizado de Lula e Dilma é totalmente holístico. Acontece quase simultaneamente a centenas de quilômetros de distância, em sintonia com as lágrimas dos crocodilos da Austrália, do outro lado do planeta.
É assim que a bondade tem que ser. Holística. Às favas com as pedradas na adúltera do Irã, às favas com a fome de poder e a preguiça de governar, às favas com a gula de arrecadar e a cara-de-pau de ressuscitar a CPMF – nada disso tem importância diante de um governo que chora.
O Brasil não resiste a essa cena: o ex-operário, a mulher e as lágrimas dos oprimidos – caminhando para 12 anos no poder. Coitados!
Por Guilherme Fiuza
Caros Leitores, esse tal prêmio PELA PAZ que o Lula recebeu deve ter sido igual ao JABUTI que o Chico Buarque também recebeu, só que ele ficou em segundo lugar e mesmo assim levou o JABUTI pra casa… Mas o detalhe é que quem ficou em primeiro, ficou literalmente a ver navios… Prêmio principal pra segundo colocado só na cartinha dos PTralhas… Eu recortei essa parte Fernando, pq eu quero que vc leia com atenção: “Ao se abster de condenar o apedrejamento no Irã, o Brasil mostrou ao mundo sua coerência. Um país que defende a escalada atômica do ditador iraniano não poderia mesmo se preocupar com umas pedrinhas.
O argumento da diplomacia brasileira é cristalino: o país não assinou a resolução da ONU contra as barbaridades de Ahmadinejad porque os direitos humanos devem ser discutidos de maneira holística.
Perfeito. A tortura cubana aos presos políticos também não era holística, por isso o filho do Brasil ficou na dele. Essas coisas que não são holísticas não têm mesmo a menor importância.”
– EU SOU FILHO DO BRASIL e esse “cara” não é meu irmão de forma alguma.
Abaixo a Lulopatia 2, o retorno, me perdoe. Voce é um otario.
F Santana
Pra mim Chico Buarque sempre foi personificação modelar- um monumento do perfeito idiota latino-americano,igual a muitos outros,apesar de mais famoso,pois musicalmente brilhante e literariamente medíocre.Minha opinião sobre ele caiu da categoria desprezo para de repulsa e indignação em razão de um episódio ocorrido em Cuba alguns anos atrás…
Três ou quatro jovens “roubaram” uma pequena balsa de madeira para com ela tentar fugir da ilha prisão,propriedade dos irmãos Castro há 51 anos.Foram capturados pela guarda costeira cubana e sumariamente “julgados”,condenados e fuzilados.
Sim,fuzilados.O caso ganhou o mundo e de todos os lados partiram reações indignadas contra a violência brutal do governo de Cuba,pisoteando direitos humanos fundamentais.Todo mundo contra? Não.Um certo cantor,letrista de MPB,poeta e escritor,Chico Buarque de Holanda,se manifestou publicamente defendendo os assassinatos,dizendo que “o regime cubano tem o direito de se defender”.O mais velho dos jovens fuzilados por furtarem um barquinho,tinha 23 anos de idade.
…………..Chico, assim como Lula, são da ESQUERDA SOCIALISTA que não respeita os direitos humanos!
CHICO BUARQUE – O FALSO SOCIALISTA.
Alguém já viu CHICO MOBILIZAR a classe artística prá ajudar vítimas de enchente, como ele fez prá campanha da DIL-MÁ??????? Claro que não!!!! Ele mobilizou agora, exatamente por CORPORATIVISMO, tanto que já lhe rendeu uma graninha sendo premiado com o JABUTI.
……………………Chico, devolva o Jaboti alheio… Que coisa feia, ficar com o Jabuti dos outros.
Meu caro amigo me perdoe por favor
se não lhe devolvo o Jabuti
mas é que agora apareceu um blogeador
que resolveu pegar este guri
Aqui na terra tão jogando futebol
tem muita Dilma, sacanagem e muita Skol
nuns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero lhe dizer é que a coisa aqui tá preta
Minha mutreta prá levar o Jabuti
Que eu vou levando de sacana e de pirraça
e a gente vai roubando que também sem a cachaça
ninguém segura este velhão!
……………………Chico, QUEM TE VIU, QUEM TE VER, QUEM NÃO O CONHECE, NÃO PODE MAIS VER PRA CRER, QUEM JAMAIS O ESQUECE NÃO PODE RECONHECER…. Devolva o JABUTI, Chico, devolva o JABUTI.
O IBAMA não poderia intervir, já que se trata do Jabuti alheio?
Não podemos intervir, pois nesse JABUTI Lula já falou que não é pra mexer, pois ele se reproduz muito no Governo do PT.
e por falar em reprodução do dinheiro público com “fins culturais, sociais e edicereras”, alguém tem notícia do garotinho guloso?
Que pena ver o Chico defendendo facínoras como Fidel. Até o Saramago, revoltado, mandou o regime de Cuba a merda. E essa “intelectualidade” brasileira, que um dia será julgada pela história,defende esse ditador sanguinário, que condenou seu povo à pobreza e à impossibilidade de sonhar!
É uma turma de pseu-intelectuais. Sabem quem é um dos nomes cotados para assumir a Pasta da Cultura? Marilena Chaui, com seu discurso defasado, datado e sem propósito. Uma maravilha! Mas os PTralhas merecem… Quem não merece é o povo brasileiro.
É uma turma DE VENHA A NÓS. Sabem quem é um dos nomes cotados para assumir a Pasta da Cultura? Marilena Chaui, com seu discurso defasado, SUPER DATADO e sem propósito.
O Dia da Consciência Negra é como o Dia do Índio, o Dia do Imigrante, o Dia da Mulher… É apenas uma data para marcar e acho válido, pois direciona o olhar sobre aquele foco e propicia um amplo debate sobre determinadas questões do tal dia a ser celebrado.
Pq a Marilena Chauí entro nesse post de Consciência Negra?
“Essa questão de direitos humanos é ocidental. Nós temos de verificar sempre as culturas”.
Nelson Jobim, ministro da Defesa e comerciante de aviões, ao explicar que a instituição iranina da morte por apedrejamento é só uma questão cultural, obrigando o Brasil que presta a espantar-se com a lembrança de que o Supremo Tribunal Federal já foi presidido até por uma coisa dessas.
“O que temos de ter é uma concepção clara de que o Ocidente não pode impor sua concepção de cultura, ou seja, não é uma cultura universal. São hábitos”.
Nelson Jobim, ministro da Defesa, comerciante de aviões franceses, presidente interino do Clube dos Cafajestes do Brasil e ex-presidente (como é que pode?) do Supremo Tribunal Federal, explicando que a Declaração dos Direitos do Homem é universal, mas não se aplica a países aos quais o governo Lula presta vassalagem.
“Essa resolução não é justa e não contribui com os direitos humanos”.
Mohammad-Javad Larijani, embaixador do Irã, argumentando que, para contribuir com os direitos humanos, a ONU deve apoiar condenações à morte por apedrejamento.
Lula, pq vc se omitiu, cruzou os braços para o apedrejamento da adúltera no Irã? Pq não se posicionou na ONU? Vc não pode receber esse tal prêmio da paz… Vc é indígno!
– Pelegrini, DIREITOS HUMANOS, só pra turma deles… Pra o resto, só cabe os DEVERES HUMANOS!
E que deveres humanos – MORTE POR APEDREJAMENTO… Isso é a barbárie! Pra mim, entre se omitir e atirar a primeira pedra não tem a menor diferença. O “PRINCÍO NAZISTA” é o mesmo – LIMPEZA!
Estamos vivendo na era das antas arrogantes. A combinação funesta de asnice + arrogância, resulta sempre em PETRALHICE! O camarada demonstra QI de samambaia de plástico e ainda se orgulha disso! Credo!
Como todo bom soldadinho de chumbo vc só quer agradar a cú-pula (eu separei a palavra para melhor designá-los).
Como todo idiota útil (antigamente a nós os chamávamos de inocentes úteis, mas depois da bandalheira geral, só podem ser chamados assim) vc é um lambe botas (se quiserem coloquem o “s” antes do “t”) que presta serviços imprestáveis.
É que este PTralhotário estava com hipoglicemia quando escreveu. Ele não havia comido sua ração diária de capim, feno e alfafa, e não conseguia “pensar” direito. Deve ser algum elo perdido entre o Lula e o Tiririca.
Se esses beócios petistóides como Fernando soubessem como servem de ponto de humor qdo se metem a escrever… Pensariam pelo menos duas vezes antes de falar asneiras.
Neonazista é vc, seu idiota… O todo poderoso do Nazismo e braço direito de Hitler – Goebels, ensinou que uma mentira repetida inúmeras vezes acaba sendo aceita como uma verdade e essa é a estratégia dos petistas, POR MAIS ESTAPAFÚRDIA, DELIRANTE, INSANA E RIDÍCULA QUE SEJA e sabe de onde ele tirou essa idéia???????? Da ESQUERDA COMUNA, sua anta!