MARTINIANO E VANUZIA ASSINAM O PACTO PELA JUVENTUDE
Por Késsia Campos – Assessora de Comunicação da Juventude PT 13
Aconteceu na noite da última quarta feira (19), no CEMEP, ao lado da igreja Matriz de Valença, a assinatura do Pacto pela Juventude. O evento contou com a presença de Wladimir Cardoso, coordenador de políticas públicas de juventude do governo do estado da Bahia; Rodolfo Mendonça, Assessor de Politicas Publicas de Juventude do Dep. Zezeu Ribeiro; Martiniano Costa, candidato à prefeitura de Valença e da sua vice, Vanuzia, além dos candidatos a vereadores da Coligação Por uma Valença Melhor.
O Pacto é uma proposição das organizações da sociedade civil que compõem o Conselho Nacional de Juventude para que os governos federal, estadual e municipal se comprometam com as políticas públicas de juventude em suas ações e programas, e aos candidatos a prefeitos e vereadores para que incorporem as demandas juvenis em suas plataformas eleitorais.
Para o Coordenados de Politicas Públicas de Juventude(PPJ), Wladmir Cardoso, a assinatura do Pacto pela Juventude é de fundamental importância. “Precisamos de candidatos que tenham compromisso com a juventude, que coloque a juventude no foco das discussões, que lutem por políticas públicas para a juventude e que transformem as políticas públicas em políticas de Estado.” Afirmou Wladmir.
De acordo com Martiniano Costa, a presença das Políticas Públicas de Juventude será fundamental em seu governo. “As Políticas de Juventude São Prioridades em meu governo. Como prova disso foi que a 60 dias antes da Homologação de minha candidatura convidei a todos os jovens em um evento para construir esse novo modelo de se trabalhar políticas de Juventude aqui em nosso município, a partir do dia primeiro de Janeiro de 2013 nós vamos iniciar um trabalho com um Sistema Municipal de Juventude, para que nas reuniões do secretariado quem estiver com a pasta de juventude, possa fazer suas colocações e dizer o que a juventude esta precisando.”, disse o candidato.
O evento ainda contou com a participação dos jovens de diversos bairros da cidade, da Zona Rural, bem como Agremiações, Pastorais e Movimentos Sociais.
Eleições 2012 – Comissão esteve reunida na segunda-feira (17).
A Comissão Executiva Nacional do PT, reunida no dia 17 de setembro, avaliou a conjuntura internacional e nacional, em especial a situação eleitoral, aprovando ao final a seguinte nota:
1.O PT apóia as medidas adotadas pela presidenta Dilma e pelo governo brasileiro, em defesa da economia popular e dos interesses nacionais. Estas medidas –entre as quais se destaca a redução da taxa de juros e das tarifas de energia elétrica— já se demonstraram essenciais para proteger o Brasil dos impactos da crise internacional, que continua se agravando.
2.A vitória do PT nas eleições municipais de 2012 deve ser vista nesta mesma perspectiva: trata-se de fortalecer nosso projeto nacional, de um Brasil soberano, politicamente democrático e socialmente justo.
3.Tendo isto em vista, a Comissão Executiva Nacional do PT convoca a militância petista, nossos filiados e filiadas, nossos simpatizantes e eleitores, nossos parlamentares e governantes, para uma batalha do tamanho do Brasil: em cada cidade, pequena, média ou grande, trata-se de obter grandes votações, elegendo vereadores e vereadoras, prefeitos e prefeitas. E fazendo a defesa de nosso Partido, do ex Presidente Lula, de nossos mandatos e lideranças, bem como do legado dos nossos governos, que melhoraram as condições de vida e fortaleceram a dignidade do povo brasileiro.
4.A mobilização geral de nossa força militante é a condição fundamental para nosso sucesso nos dias 7 e 28 de outubro. Pois é a militância consciente quem desfaz as mentiras, demarca o campo, afirma nosso projeto, reúne nossas bases e alianças, construindo vitórias não apenas eleitorais mas também políticas.
5.Em cada bairro, em cada escola, em cada empresa, em cada movimento social, nas redes sociais, a militância petista – com nossa estrela e bandeiras – está chamada a mais uma vez cumprir seu papel histórico, de arquiteta e alicerce das grandes mudanças no Brasil.